Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Meus arquivos que subi no iCloud Drive estão ocupando um espaço no SSD que não deveriam ocupar.


Rick Levy

Posts Recomendados

Olá!

Meu Macbook Pro Mid 2012 originalmente veio com uma HD de 750Gb.

Recentemente substitui o leitor de DVD por uma SSD de 250Gb. A intenção é deixar na HD original arquivos antigos e de pouco acesso/uso.

Adquiri iCloud Drive 200Gb e nele subi arquivos que estavam na HD original do meu MacBook.

Porém vejo que esses arquivos além de estarem no iCloud Drive (visualizo todos eles quando entro no iCloud.com e também através do app Arquivos do iPhone) estão também ocupando um espaço na SSD (conforme mostram imagens em anexo). 

Ressalto que esses arquivos que subi no iCloud vieram direto da HD e nunca estiveram na SSD.

Por que esses arquivos ocupam espaço na SSD? 

Minha intenção ao assinar o iCloud era justamente liberar o máximo de espaço possível nos 2 discos rígidos internos - tanto a HD antiga (de 750Gb) como a SSD nova de 250Gb).

Alguém pode me explicar se estou fazendo algo de errado?

Abraços e aguardo retorno.

Slide1.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rick,

As imagens que vc postou estão em baixa resolução, estão muito difíceis de ler. Não ficou claro, mas o HDD está na baia do DVD? Senão recomendo desta forma, SSD (com o MacOS) no lugar do HDD e o HDD (de 750 Gb) no local do DVD.

Se você selecionou a opção do iCloud Drive para guardar dados do Desktop e Documentos e Pastas, será assim mesmo. O MacOS vai manter os arquivos nos discos locais E no iCloud Drive, fazendo o gerenciamento/atualização automaticamente. Caso o espaço livre do discos local estejam acabando, então o MacOS mantém apenas "atalhos" neste (dos arquivos mais antigos para os mais novos até liberar espaço "suficiente") e quando vc precisa utilizar tal arquivo é feito o download do iCloud Drive de forma automática (tb dá pra fazer manualmente pelo Finder, clicando na nuvenzinha ao lado do nome do arquivo).

Ah, arquivos da pasta Download não vão no iCloud Drive, só ficam no disco local mesmo.


Olha o video abaixo sobre o iCloud Drive.

https://macmagazine.uol.com.br/post/2020/05/14/video-dominando-o-icloud-drive/

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @AdrianoGH, tudo bem?

Quando mandei "reformar" meu Mac, já existia a HDD (era o único disco rígido interno) e foi retirada sim a bandeja de CD/DVD, mas imagino que a SDD entrou no espaço físico antes ocupado pela bandeja, e a HDD ficou instalada onde já estava.

O MacOS hoje roda na SSD. Todos os outros arquivos (músicas, filmes, fotos, textos, planilhas.... tudo) continuam na HDD, pois a SSD eu quero deixar o mais limpo possível, com apenas os projetos que estou usando no momento. Terminando de usar esse projeto, aloco ele na HDD. E assim pretendo seguir.

Portanto, quando fiz o upload dos arquivos no iCloud Drive, todos eles sairam diretamente da HDD para a nuvem. Nenhum saiu ou passou pela SSD. Por isso acho estranho ter uma "espaço" (ou pasta, diretório... desculpa, mas não sei o nome correto disto) chamado iCloud Drive ocupando um lugar na SSD. Veja isso na imagem OcupaSSD, agora em melhor resolução. Quando printei essa imagem, o balão informando o quanto o iCloud Drive está ocupando na SSD não apareceu, mas é 62,93Gb, que é a mesma quantidade de Gb ocupada no iCloud Drive, conforme imagem OcupaiCloudDrive.

Ah, eu não ativei a opção Pastas Mesas e Documentos, (imagem opcoesiCloudDrive), pois minha pasta Documentos da SSD está vazia (está tudo na HDD), e eu prefiro selecionar manualmente quais arquivos desejo subir no iCloud Drive.

Minha primeira pergunta é: se o iCloud Drive é como se fosse um disco rígido, porém na nuvem; e os arquivos que estão nele sairam de uma HDD, por quê aparece na SSD esse espaço ocupado pelo iCloud Drive?

Se precisar de mais informação, é só me avisar.

Abraços e muito obrigado por toda disponibilidade para me ajudar.

 

 

 

opcoesiCloudDrive.png

OcupaiCloudDrive.png

OcupaSSD.png

Editado por Rick Levy
nomear as imagens
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rick,

Realmente é "interessante"! rsrsrs

Olhei no meu e tb tem espaço ocupado pelo iCloud Drive, que juntamente com documentos e fotos, que ocupam o maior espaço no meu disco local.

Pelo que pesquisei, me PARECE que seria um "cache" que o serviço utiliza para gerenciar a sincronização entre o disco local e a nuvem (iCloud).

https://www.macworld.com/article/3015540/why-is-icloud-storage-occupying-space-on-my-hard-drive.html

MAS, no seu caso, não sei qual seria a "lógica" disso ocupar tanto espaço no seu SSD sendo que não tem nada sincronizado com iCloud.

Mesmo assim, acredito que caso necessite deste espaço futuramente o SO deve liberar.

Vamos ver se mais alguém sabe sobre este assunto. Tb fiquei curioso!

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rick Levy, o iCloud Drive funciona de forma sincronizada com a pasta de mesmo nome no seu mac e nos igadgets, bem como as pastas Documentos e Mesa, caso você as marque nas configurações. Não interessa de onde vieram os arquivos, eles serão sincronizados com essas pastas, e se você apagar das pastas localmente, apaga tbem na nuvem porque é sincronizado. 

Me parece que a saída pra você seria o seguinte:

1 - copie os arquivos do iCloud DRive no seu HD (o de 750GB), caso eles não estejam mais lá;

2 - desative o icloud drive do seu mac, desmarcando-no nas opções do iCloud. Isso irá fazer a pasta iCloud Drive desaparecer (que você chamou de espaço), e com ela tudo o que estava dentro;

3 - suba novamente todos os arquivos pelo icloud.com. 

4 - se não quiser ocupar seu HD com os arquivos, apague-os. 

Desse jeito, pra você ter ter acesso aos arquivos, ou colocar novos arquivos lá, só pelo icloud.com. Só consigo pensar nessa saída pra continuar usando o serviço apenas como um disco de backup, sem repetição de arquivos no SSD, porque não há como mudar a pasta iCloud Drive de lugar, o que te permitiria colocá-la no seu HD e ocupar espaço só nele, caso fosse esse seu intuito inicial. 

Se a sua inteção é manter realmente um espelho do que você tem no computador, sua opção seria mudar de serviço para um que te permita escolher pastas específicas para sincronizar. Uso o One Drive e o Google Drive, e ambos permitem fazer isso (o One drive na verdade permitiria colocar a pasta de sincronização dele onde você quiser, o que dá na mesma). Na minha opinião, sua melhor opção é mudar de serviço.

Se você achar outra solução, compartilhe com a gente. 

Abs. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @roberktum, muito obrigado pela explicação.

Amanhã com calma testarei esses procedimentos, mas já lhe adianto que para mim parece bem plausível 😉

Se for assim mesmo, realmente terei que considerar a mudança de assinatura de serviço de armazenamento virtual.

 

Só uma dúvida que tive agora: se os arquivos do iCloud Drive estão ocupando espaço físico na SDD, eles deveria estar lá também, certo?

Fiz uma busca (partido da raiz "Meu Mac") por um arquivos que que subi no iCloud Drive, e o retorno que obtive foi que ele está na nuvem (pois eu subi) e na HDD (sua origem). Não deveria também aparecer na SSD? Veja na figura.

Muito obrigado pela ajuda e amanhã volto para lhe contar como foi o teste.

Captura de Tela 2020-06-03 às 19.08.16.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Rick Levy disse:

Fiz uma busca (partido da raiz "Meu Mac") por um arquivos que que subi no iCloud Drive, e o retorno que obtive foi que ele está na nuvem (pois eu subi) e na HDD (sua origem). Não deveria também aparecer na SSD? Veja na figura.

 

Mas está aprecendo no seu SSD! É que você está confundindo a PASTA do iCloud Drive no seu computador com a NUVEM. Essa janela de informações à direita, que você chamou de nuvem, na verdade é a pasta local sincronizada com a nuvem, sacou? Tanto é que você mesmo destacou que essa pesquisa aí está "buscando em Este Mac". Você só consegue ver a nuvem diretamente por meio do icloud.com, acessando via navegador de internet. 

Portanto, esse arquivo de exemplo aí está em 3 lugares diferentes: no seu HD original, que é a origem; no SERVIÇO iCloud Drive, que é a nuvem e só dá pra acessar diretamente por browser; e na PASTA local chamada iCloud Drive, por ser sincronizada com a nuvem, que aparece na barra lateral do Finder e que está ocupando o seu SSD.

O problema é que a Apple parece fazer tudo pra confundir o usuário: 

a) pra começar, usa um nome parecido para dois serviços diferentes: iCloud e iCloud Drive; 

b) usa o mesmo nome do serviço para a pasta sincronizada local;

c) esconde a localização da pasta local como se ela estivesse flutuando na hierarquia de pastas, como se não estivesse em nenhum disco. Ela aparece no mesmo nível do HD ( no seu caso, no mesmo nível dos seus dois discos).

d) coloca algumas coisas pra sincronizar no iCloud "normal", como as notas e lembretes, e outras no iCloud Drive, como o Livros;

e) além de tudo, ainda tem comportamento errático. Eu, por ex, todas as vezes que entro no Livros, vejo que a grande maioria está só na nuvem (preciso clicar na nuvenzinha pra ele baixar o arquivo e eu poder ler), o que é um saco porque não é esse o comportamento esperado, já que a otimização de armazenamento só deveria ocorrer se faltar espaço em disco, o que nunca é o meu caso porque sempre deixo pelo menos 40% livres (li em vários lugares que isso é importante para performance e maior vida útil de discos sólidos). Como o esperado é outra coisa, já fiquei na mão várias vezes, querendo ler mas sem ter internet disponível pra baixar.

Mas como eu disse antes: se você quer os arquivos só na nuvem, ou também no HD mas sem sincronização automática,  provavelmente o procedimento que sugeri vai te atender. Você pode inclusive fazer um atalho para o iCloud Drive e deixa-lo no Dock, pra ficar bem fácil o acesso, mais ou menos como se fosse uma pasta mesmo. Dá inclusive pra personalizar o ícone.

Agora, se você quiser a sincronização no disco que não seja o de inicialização, aí não vejo outra saída que não seja trocar de serviço. 

 Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, roberktum disse:

@Rick Levy, o iCloud Drive funciona de forma sincronizada com a pasta de mesmo nome no seu mac e nos igadgets, bem como as pastas Documentos e Mesa, caso você as marque nas configurações. Não interessa de onde vieram os arquivos, eles serão sincronizados com essas pastas, e se você apagar das pastas localmente, apaga tbem na nuvem porque é sincronizado. 

Me parece que a saída pra você seria o seguinte:

1 - copie os arquivos do iCloud DRive no seu HD (o de 750GB), caso eles não estejam mais lá;

2 - desative o icloud drive do seu mac, desmarcando-no nas opções do iCloud. Isso irá fazer a pasta iCloud Drive desaparecer (que você chamou de espaço), e com ela tudo o que estava dentro;

3 - suba novamente todos os arquivos pelo icloud.com. 

4 - se não quiser ocupar seu HD com os arquivos, apague-os. 

Desse jeito, pra você ter ter acesso aos arquivos, ou colocar novos arquivos lá, só pelo icloud.com. Só consigo pensar nessa saída pra continuar usando o serviço apenas como um disco de backup, sem repetição de arquivos no SSD, porque não há como mudar a pasta iCloud Drive de lugar, o que te permitiria colocá-la no seu HD e ocupar espaço só nele, caso fosse esse seu intuito inicial. 

Se a sua inteção é manter realmente um espelho do que você tem no computador, sua opção seria mudar de serviço para um que te permita escolher pastas específicas para sincronizar. Uso o One Drive e o Google Drive, e ambos permitem fazer isso (o One drive na verdade permitiria colocar a pasta de sincronização dele onde você quiser, o que dá na mesma). Na minha opinião, sua melhor opção é mudar de serviço.

Se você achar outra solução, compartilhe com a gente. 

Abs. 

 

 

 

Olá!
Fiz os procedimentos que você me explicou e realmente os arquivos que subi para a nuvem saíram da minha SSD, liberando o espaço que estavam ocupando!

@AdrianoGHolha aí a solução!

@roberktum, muito obrigado pela ajuda. E vou começar a considerar a opção de migrar para o Google Drive.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/06/2020 at 16:05, Rick Levy disse:

Olá!
Fiz os procedimentos que você me explicou e realmente os arquivos que subi para a nuvem saíram da minha SSD, liberando o espaço que estavam ocupando!

@AdrianoGHolha aí a solução!

@roberktum, muito obrigado pela ajuda. E vou começar a considerar a opção de migrar para o Google Drive.

Abraços!

"E vou começar a considerar a opção de migrar para o Google Drive."

Era o que iria comentar. Aparentemente o que vc quer é um serviço de "backup" de determinados arquivos em nuvem. O que serviços como Google Drive, OneDrive, Dropbox, Mega etc. fazem melhor.

O iCloud Drive é mais focado em criar uma integração entre dispositivos, reproduzindo os arquivos entre todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...