Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Rick Levy

Meus arquivos que subi no iCloud Drive estão ocupando um espaço no SSD que não deveriam ocupar.

Posts Recomendados

Olá!

Meu Macbook Pro Mid 2012 originalmente veio com uma HD de 750Gb.

Recentemente substitui o leitor de DVD por uma SSD de 250Gb. A intenção é deixar na HD original arquivos antigos e de pouco acesso/uso.

Adquiri iCloud Drive 200Gb e nele subi arquivos que estavam na HD original do meu MacBook.

Porém vejo que esses arquivos além de estarem no iCloud Drive (visualizo todos eles quando entro no iCloud.com e também através do app Arquivos do iPhone) estão também ocupando um espaço na SSD (conforme mostram imagens em anexo). 

Ressalto que esses arquivos que subi no iCloud vieram direto da HD e nunca estiveram na SSD.

Por que esses arquivos ocupam espaço na SSD? 

Minha intenção ao assinar o iCloud era justamente liberar o máximo de espaço possível nos 2 discos rígidos internos - tanto a HD antiga (de 750Gb) como a SSD nova de 250Gb).

Alguém pode me explicar se estou fazendo algo de errado?

Abraços e aguardo retorno.

Slide1.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rick,

As imagens que vc postou estão em baixa resolução, estão muito difíceis de ler. Não ficou claro, mas o HDD está na baia do DVD? Senão recomendo desta forma, SSD (com o MacOS) no lugar do HDD e o HDD (de 750 Gb) no local do DVD.

Se você selecionou a opção do iCloud Drive para guardar dados do Desktop e Documentos e Pastas, será assim mesmo. O MacOS vai manter os arquivos nos discos locais E no iCloud Drive, fazendo o gerenciamento/atualização automaticamente. Caso o espaço livre do discos local estejam acabando, então o MacOS mantém apenas "atalhos" neste (dos arquivos mais antigos para os mais novos até liberar espaço "suficiente") e quando vc precisa utilizar tal arquivo é feito o download do iCloud Drive de forma automática (tb dá pra fazer manualmente pelo Finder, clicando na nuvenzinha ao lado do nome do arquivo).

Ah, arquivos da pasta Download não vão no iCloud Drive, só ficam no disco local mesmo.


Olha o video abaixo sobre o iCloud Drive.

https://macmagazine.uol.com.br/post/2020/05/14/video-dominando-o-icloud-drive/

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi @AdrianoGH, tudo bem?

Quando mandei "reformar" meu Mac, já existia a HDD (era o único disco rígido interno) e foi retirada sim a bandeja de CD/DVD, mas imagino que a SDD entrou no espaço físico antes ocupado pela bandeja, e a HDD ficou instalada onde já estava.

O MacOS hoje roda na SSD. Todos os outros arquivos (músicas, filmes, fotos, textos, planilhas.... tudo) continuam na HDD, pois a SSD eu quero deixar o mais limpo possível, com apenas os projetos que estou usando no momento. Terminando de usar esse projeto, aloco ele na HDD. E assim pretendo seguir.

Portanto, quando fiz o upload dos arquivos no iCloud Drive, todos eles sairam diretamente da HDD para a nuvem. Nenhum saiu ou passou pela SSD. Por isso acho estranho ter uma "espaço" (ou pasta, diretório... desculpa, mas não sei o nome correto disto) chamado iCloud Drive ocupando um lugar na SSD. Veja isso na imagem OcupaSSD, agora em melhor resolução. Quando printei essa imagem, o balão informando o quanto o iCloud Drive está ocupando na SSD não apareceu, mas é 62,93Gb, que é a mesma quantidade de Gb ocupada no iCloud Drive, conforme imagem OcupaiCloudDrive.

Ah, eu não ativei a opção Pastas Mesas e Documentos, (imagem opcoesiCloudDrive), pois minha pasta Documentos da SSD está vazia (está tudo na HDD), e eu prefiro selecionar manualmente quais arquivos desejo subir no iCloud Drive.

Minha primeira pergunta é: se o iCloud Drive é como se fosse um disco rígido, porém na nuvem; e os arquivos que estão nele sairam de uma HDD, por quê aparece na SSD esse espaço ocupado pelo iCloud Drive?

Se precisar de mais informação, é só me avisar.

Abraços e muito obrigado por toda disponibilidade para me ajudar.

 

 

 

opcoesiCloudDrive.png

OcupaiCloudDrive.png

OcupaSSD.png

Editado por Rick Levy
nomear as imagens

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rick,

Realmente é "interessante"! rsrsrs

Olhei no meu e tb tem espaço ocupado pelo iCloud Drive, que juntamente com documentos e fotos, que ocupam o maior espaço no meu disco local.

Pelo que pesquisei, me PARECE que seria um "cache" que o serviço utiliza para gerenciar a sincronização entre o disco local e a nuvem (iCloud).

https://www.macworld.com/article/3015540/why-is-icloud-storage-occupying-space-on-my-hard-drive.html

MAS, no seu caso, não sei qual seria a "lógica" disso ocupar tanto espaço no seu SSD sendo que não tem nada sincronizado com iCloud.

Mesmo assim, acredito que caso necessite deste espaço futuramente o SO deve liberar.

Vamos ver se mais alguém sabe sobre este assunto. Tb fiquei curioso!

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rick Levy, o iCloud Drive funciona de forma sincronizada com a pasta de mesmo nome no seu mac e nos igadgets, bem como as pastas Documentos e Mesa, caso você as marque nas configurações. Não interessa de onde vieram os arquivos, eles serão sincronizados com essas pastas, e se você apagar das pastas localmente, apaga tbem na nuvem porque é sincronizado. 

Me parece que a saída pra você seria o seguinte:

1 - copie os arquivos do iCloud DRive no seu HD (o de 750GB), caso eles não estejam mais lá;

2 - desative o icloud drive do seu mac, desmarcando-no nas opções do iCloud. Isso irá fazer a pasta iCloud Drive desaparecer (que você chamou de espaço), e com ela tudo o que estava dentro;

3 - suba novamente todos os arquivos pelo icloud.com. 

4 - se não quiser ocupar seu HD com os arquivos, apague-os. 

Desse jeito, pra você ter ter acesso aos arquivos, ou colocar novos arquivos lá, só pelo icloud.com. Só consigo pensar nessa saída pra continuar usando o serviço apenas como um disco de backup, sem repetição de arquivos no SSD, porque não há como mudar a pasta iCloud Drive de lugar, o que te permitiria colocá-la no seu HD e ocupar espaço só nele, caso fosse esse seu intuito inicial. 

Se a sua inteção é manter realmente um espelho do que você tem no computador, sua opção seria mudar de serviço para um que te permita escolher pastas específicas para sincronizar. Uso o One Drive e o Google Drive, e ambos permitem fazer isso (o One drive na verdade permitiria colocar a pasta de sincronização dele onde você quiser, o que dá na mesma). Na minha opinião, sua melhor opção é mudar de serviço.

Se você achar outra solução, compartilhe com a gente. 

Abs. 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi @roberktum, muito obrigado pela explicação.

Amanhã com calma testarei esses procedimentos, mas já lhe adianto que para mim parece bem plausível 😉

Se for assim mesmo, realmente terei que considerar a mudança de assinatura de serviço de armazenamento virtual.

 

Só uma dúvida que tive agora: se os arquivos do iCloud Drive estão ocupando espaço físico na SDD, eles deveria estar lá também, certo?

Fiz uma busca (partido da raiz "Meu Mac") por um arquivos que que subi no iCloud Drive, e o retorno que obtive foi que ele está na nuvem (pois eu subi) e na HDD (sua origem). Não deveria também aparecer na SSD? Veja na figura.

Muito obrigado pela ajuda e amanhã volto para lhe contar como foi o teste.

Captura de Tela 2020-06-03 às 19.08.16.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Rick Levy disse:

Fiz uma busca (partido da raiz "Meu Mac") por um arquivos que que subi no iCloud Drive, e o retorno que obtive foi que ele está na nuvem (pois eu subi) e na HDD (sua origem). Não deveria também aparecer na SSD? Veja na figura.

 

Mas está aprecendo no seu SSD! É que você está confundindo a PASTA do iCloud Drive no seu computador com a NUVEM. Essa janela de informações à direita, que você chamou de nuvem, na verdade é a pasta local sincronizada com a nuvem, sacou? Tanto é que você mesmo destacou que essa pesquisa aí está "buscando em Este Mac". Você só consegue ver a nuvem diretamente por meio do icloud.com, acessando via navegador de internet. 

Portanto, esse arquivo de exemplo aí está em 3 lugares diferentes: no seu HD original, que é a origem; no SERVIÇO iCloud Drive, que é a nuvem e só dá pra acessar diretamente por browser; e na PASTA local chamada iCloud Drive, por ser sincronizada com a nuvem, que aparece na barra lateral do Finder e que está ocupando o seu SSD.

O problema é que a Apple parece fazer tudo pra confundir o usuário: 

a) pra começar, usa um nome parecido para dois serviços diferentes: iCloud e iCloud Drive; 

b) usa o mesmo nome do serviço para a pasta sincronizada local;

c) esconde a localização da pasta local como se ela estivesse flutuando na hierarquia de pastas, como se não estivesse em nenhum disco. Ela aparece no mesmo nível do HD ( no seu caso, no mesmo nível dos seus dois discos).

d) coloca algumas coisas pra sincronizar no iCloud "normal", como as notas e lembretes, e outras no iCloud Drive, como o Livros;

e) além de tudo, ainda tem comportamento errático. Eu, por ex, todas as vezes que entro no Livros, vejo que a grande maioria está só na nuvem (preciso clicar na nuvenzinha pra ele baixar o arquivo e eu poder ler), o que é um saco porque não é esse o comportamento esperado, já que a otimização de armazenamento só deveria ocorrer se faltar espaço em disco, o que nunca é o meu caso porque sempre deixo pelo menos 40% livres (li em vários lugares que isso é importante para performance e maior vida útil de discos sólidos). Como o esperado é outra coisa, já fiquei na mão várias vezes, querendo ler mas sem ter internet disponível pra baixar.

Mas como eu disse antes: se você quer os arquivos só na nuvem, ou também no HD mas sem sincronização automática,  provavelmente o procedimento que sugeri vai te atender. Você pode inclusive fazer um atalho para o iCloud Drive e deixa-lo no Dock, pra ficar bem fácil o acesso, mais ou menos como se fosse uma pasta mesmo. Dá inclusive pra personalizar o ícone.

Agora, se você quiser a sincronização no disco que não seja o de inicialização, aí não vejo outra saída que não seja trocar de serviço. 

 Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, roberktum disse:

@Rick Levy, o iCloud Drive funciona de forma sincronizada com a pasta de mesmo nome no seu mac e nos igadgets, bem como as pastas Documentos e Mesa, caso você as marque nas configurações. Não interessa de onde vieram os arquivos, eles serão sincronizados com essas pastas, e se você apagar das pastas localmente, apaga tbem na nuvem porque é sincronizado. 

Me parece que a saída pra você seria o seguinte:

1 - copie os arquivos do iCloud DRive no seu HD (o de 750GB), caso eles não estejam mais lá;

2 - desative o icloud drive do seu mac, desmarcando-no nas opções do iCloud. Isso irá fazer a pasta iCloud Drive desaparecer (que você chamou de espaço), e com ela tudo o que estava dentro;

3 - suba novamente todos os arquivos pelo icloud.com. 

4 - se não quiser ocupar seu HD com os arquivos, apague-os. 

Desse jeito, pra você ter ter acesso aos arquivos, ou colocar novos arquivos lá, só pelo icloud.com. Só consigo pensar nessa saída pra continuar usando o serviço apenas como um disco de backup, sem repetição de arquivos no SSD, porque não há como mudar a pasta iCloud Drive de lugar, o que te permitiria colocá-la no seu HD e ocupar espaço só nele, caso fosse esse seu intuito inicial. 

Se a sua inteção é manter realmente um espelho do que você tem no computador, sua opção seria mudar de serviço para um que te permita escolher pastas específicas para sincronizar. Uso o One Drive e o Google Drive, e ambos permitem fazer isso (o One drive na verdade permitiria colocar a pasta de sincronização dele onde você quiser, o que dá na mesma). Na minha opinião, sua melhor opção é mudar de serviço.

Se você achar outra solução, compartilhe com a gente. 

Abs. 

 

 

 

Olá!
Fiz os procedimentos que você me explicou e realmente os arquivos que subi para a nuvem saíram da minha SSD, liberando o espaço que estavam ocupando!

@AdrianoGHolha aí a solução!

@roberktum, muito obrigado pela ajuda. E vou começar a considerar a opção de migrar para o Google Drive.

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 04/06/2020 at 16:05, Rick Levy disse:

Olá!
Fiz os procedimentos que você me explicou e realmente os arquivos que subi para a nuvem saíram da minha SSD, liberando o espaço que estavam ocupando!

@AdrianoGHolha aí a solução!

@roberktum, muito obrigado pela ajuda. E vou começar a considerar a opção de migrar para o Google Drive.

Abraços!

"E vou começar a considerar a opção de migrar para o Google Drive."

Era o que iria comentar. Aparentemente o que vc quer é um serviço de "backup" de determinados arquivos em nuvem. O que serviços como Google Drive, OneDrive, Dropbox, Mega etc. fazem melhor.

O iCloud Drive é mais focado em criar uma integração entre dispositivos, reproduzindo os arquivos entre todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Conteúdo Similar

    • Por BetoGaleazzo
      Há umas semanas me perguntaram aqui no fórum se eu tinha alguma recomendação de SSD chinês e eu disse que jamais havia testado um SSD que não fosse das marcas mais populares do mercado. Pois bem, logo depois decidi comprar um SSD do AliExpress e arriscar meu suado dinheirinho para testar.
      A princípio pensei em comprar o tal "KingSpec", mas após breve pesquisa vi um review feito pelo canal Linus Tech Tips e sinceramente broxei. Então acabei encontrando este "XrayDisk", que é vendido na sua própria loja oficial no AliExpress, com cerca de 530 vendas, 51 avaliações de compradores e incríveis 4.9 estrelas (de 0 a 5) nas avaliações.
      O modelo escolhido foi o XrayDisk de 512GB, e o valor pago foi 47,99 dólares (salvo engano no câmbio que comprei ficou em torno de 280 reais com frete e tudo). É um preço assustadoramente baixo para um SSD dessa capacidade e mesmo com o dólar a R$5,50.
      Pois bem, o SSD foi enviado rapidamente pela loja após a compra e chegou até que rápido levando em consideração os atrasos ocasionados pela pandemia. Veio bem embalado, numa caixinha simples.
      Abaixo estão as fotos do produto, minhas impressões e teste realizado com o CrystalDiskMark no Windows 10 Pro.


      O produto tem um bom acabamento em alumínio e a pintura é bonita!
      Abaixo os testes feitos, em uma placa-mãe Gigabyte H97M-D3H (Rev. 1.0), ligado a uma porta SATA III, no Windows 10 Pro, utilizando
      a última versão do CrystalDiskMark (o mesmo utilizado pelo Linus quando testou o KingSpec).
       


      As informações no CrystalDiskInfo são bem claras, sem informações genéricas.
      Fiz diversos benchmark runs e as velocidades foram constantes, sempre em torno de 550mb/s de leitura e entre 460 e 480mb/s de escrita. No descrição do produto no AliExpress a loja disse que a velocidade máxima de leitura era 550mb/s e até 500mb/s de escrita. 
      A loja também promete 3 anos de garantia contra defeitos de fabricação.
      Dei uma pesquisada na empresa, que fica em Shenzhen (a meca mundial dos eletrônicos) e parece algo bem sólido (trocadilhos a parte). Eles também vendem SSD M.2, memórias RAM etc. Vale a pena dar uma olhada nos demais produtos deles (link no final desse post).
      No Windows ele boota incrivelmente rápido e a cópia de arquivos fora do ambiente de benchmarking também me impressionou.
      Minhas considerações:
      - O vendedor foi honesto quanto à qualidade do produto e velocidades. Enviou rápido e bem embalado.
      - O produto tem um bom acabamento.
      - O preço é mais do que atrativo para a capacidade de armazenamento e velocidades (levando em consideração este teste inicial).
      Obviamente eu NÃO POSSO RECOMENDAR este produto tomando como base 1 dia de uso e alguns testes básicos, muito menos a clientes. O objetivo da compra e do teste foi realmente testar se viria um pendrivão chinês de má qualidade, mas a princípio eu estou impressionado. Eu também não posso atestar a confiabilidade deste SSD, se é durável, se é confiável em relação à integridade dos dados.
      Continuarei usando no meu PC desktop que uso para jogar e conforme for passando o tempo e uso posto minhas considerações adicionais aqui. Pretendo também assim que der um tempo, abrir ele e verificar a qualidade do PCB e a estrutura eletrônica.
      Eu comprei neste link.
       
    • Por Erika Rezende
      Pessoal, estou com um MacBook pro meados de 2012 e fiz a troca do HD por um SSD 480gb. 
      Tentei fazer o upgrade usando o restaurador, tentei fazer instalação limpa do Catalina usando direto no SSD no local do HD anterior... Mas o único jeito foi colocando o SSD numa case e fazendo a instalação limpa. Quando eu coloco o SSD no conector sata do Mac ele apresenta um erro interno ao copiar dados de destino e não vai. 
      Aí instalei o Catalina normal e tentei colocar o SSD já com o Catalina instalado dentro do Mac.. mas, ele não inicia.. Fica com uma interrogação e não vai.. 
      Aí estou suspeitando do cabo flat... Será que procede?! 
      Com o USB ele funciona normal... Não sei o que fazer...
      Obrigada. 
    • Por bilgo
      Galera, olá prazer.
      Detesto chegar no fórum já pedindo ajuda, mas na internet não consigo encontrar NADA de informação de alguém passando a mesma raiva que eu...
      Bom, comprei um iMac no final de 2018 todo feliz em ter finalmente uma máquina para trabalho, infelizmente cai no conto dos HD de 5400RPM e simplesmente não havia como realizar as minhas tarefas nessa carroça de HD.
       
      No começo desse ano consegui fiz orçamentos para tentar colocar um SSD dentro do computador mas os preços praticados são absurdamente ridículos. Tive orçamentos de mais de 3K para fazer o serviço. Uma máquina que custa o que custa deveria rodar lisa mesmo antes de plugar na tomada na minha opinião. Conversei com alguns amigos, vi na internet sobre o assunto e descobri que uma solução seria usar um SSD externo para melhorar o desempenho da máquina. Virei a chave e fiz o procedimento de instalar do zero o macOS no SSD e só migrar minhas pastas pessoais para o sistema novo.
       
      Estava indo tudo bem até surgir um update no macOS - Como quase toda vez que aparece cliquei para atualizar, porém no meio do update surgiu a seguinte mensagem:
       
      Eu tentei de tudo
      - Inicializar no modo de segurança - Sem sucesso
      - Inicializar no recovery mode - Sem sucesso
      - Limpar o kernel com os atalhos - Sem sucesso
       
      EDIT: Meu iMac não tem o chip T2
      A única alternativa foi realizar a instalação do OS inteira a partir do OS que estava no disco de 5400 original que deixei como backup.
      Entendi que poderia ter sido uma falha daquela instalação específica, mas hoje ao tentar instalar uma NOVA atualização, o problema se repetiu.\
       
      Alguém já passou por essa situação absurda?
      Preciso saber se esse erro já foi evidenciado por mais alguém no planeta e se existe uma solução definitiva que não seja "Não atualize mais seu sistema" - como já li nos forums oficiais da apple gringa com pessoas com outros problemas...
       
    • Por SamuelRR
      Bom dia, só preciso, gentilmente, da ajuda de vocês, sou novo aqui
      Quero fazer um upgrade no meu MacBook Pro 2011, estou pensando em comprar um ssd de 1tb da Kingdian no AliExpress, pois está um preço bacana e nos comentários do anúncio todos falam muito bem dele, mas tenho receio de o slot não ter o melhor encaixe ou não ser compatível...
      alguém pode ajudar-me ?
       
    • Por Antonio Lucas Santos Brito
      Olá, tenho um notbook HP 246 G7. Quero saber como eu posso contratar a consultoria para saber se meu notebook é compatível com o MacOS Catalina. 
       
      Hardware: Retiradas do AIDA64
       
      Processador Intel Core i5-8350u, cache de 6 M, até 3,60 GHz;
       
      Placa-mãe:  Intel Sunrise Point-LP, Intel Kaby Lake-R
      Placa de vídeo integrada Intel(R) UHD Graphics 620 (1 GB).
       
      Aqui está o relatório completo. https://drive.google.com/file/d/1y1abkMyUR4jy5DC53Ol8vQiK7zcqcSZK/view?usp=sharing
       
      Preciso dessa consultoria. Agradeço antecipadamente.
       
      Atenciosamente, 
       
      Lucas Brito
    • Por Lucas Zambotti
      Olá pessoa todas as vezes que tento instalar o MacOs Catalina no meu SSD ele dá a seguinte mensagem, alguém sabe como resolver?

    • Por Rodrigo_Braga
      Olá! Tenho um desktop iMac 21pol mid2010, 3,2ghz Intel Core i3, 4gb 1333mhz ddr3, Gráficos Ati Radeon hd 5670 512mb.
      Ele está lento e gostaria de dar uma sobrevida. O que seria mais indicado para um upgrade: aumentar a memória de 4gb para 16gb (máximo), instalar um SSD, ou ambos (vale a pena ambos)?
      Obrigado. Rodrigo
    • Por Gabriel Azevedi
      Pessoal, tudo na paz? 
      Eu comprei um ssd de 1TB que estava por uma pechincha na kabum, dai veio o problema, vou precisar de um adaptador, mas não sei qual compro, alguém tem alguma recomendação?
      Minha maquina é um MacBook Pro Retina A1502
      Link do SSD: https://www.kabum.com.br/produto/100020/ssd-adata-xpg-sx6000-1tb-m-2-nvme-leitura-2100mb-s-grava-o-1500mb-s-asx6000pnp-1tt-
      Link de um adaptador que vi mas não sei se vai servir: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1326305634-adaptador-macbook-air-2014-2017-ssd-nvme-m2-_JM?quantity=1
    • Por Raul Duelis
      Fala galera. Blz? 
      Eu reparti o SSD do meu MacBook White para deixar uma partição só para o sistema, outra para os arquivos e uma outra para instalar o Windows. Acabei retirando o Windows da máquina e me deparei com dois grandes problemas. 
      O primeiro, é que sou, de certa forma, obrigado a instalar programas e aplicativos na partição que tenho o sistema, o que não sabia. Assim, diversos programas tenho que levar para outra partição manualmente e, mesmo assim, ficam arquivos na partição do sistema. 
      O segundo problema é que fiquei com 3 partições no HD e não consigo de modo algum, deixar apenas duas partições. Não quero formatar o HD e reinstalar tudo do 0 pois tenho muitos softwares para baixar novamente. Alguém sabe como eu posso unir duas partições?

    • Por Fernando FTS
      Boa tarde alguém poderia me dizer se 256gb no iPhone 11 pro é realmente necessário? Pago por um icloud de 200gb, o aparelho de 64gb não me satisfaria? Desde já agradece os esclarecimentos. 
  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      50.105
    • Total de Posts
      424.170
×
×
  • Criar Novo...