Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dá pra colocar 40Gb de RAM no IMAc?


Acquaxster

Posts Recomendados

É o que vou fazer no meu iMac 2017. Inclusive já chegaram aqui os dois pentes de 16 Gb memória ram do AliExpress, que somados aos 8 GB de ram que vieram de fábrica é igual a 40 GB no total. Minha ideia é utilizar para rodar máquinas virtuais ao mesmo tempo e executar outras tarefas normalmente, como manter várias abas do navegador web abertas. Em termos de sistemas, por exemplo, manter o Windows em uma janela e Linux em outra e ainda ficar fazendo outras coisas sem preocupações.

pxyHvkM.jpg

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente não há problema, mas misturar módulos de memórias de modelos, latências, tamanhos, velocidades, voltagens etc etc etc diferentes não é o mais ideal. A chance de haver conflitos é maior. O duro de fazer isso em iMac é que o iMac não é uma boa máquina pra ficar abrindo quando dá na telha, e é justamente por isso que eu particularmente nunca recomendo para os meus clientes. Eu estudo engenharia de software, e não engenharia da computação, rs, sei menos sobre memória do que eu deveria, mas acredito que existe um porquê de montarem as máquinas com módulos iguais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Acquaxster sim, fez um bom negócio, pois é de 2019 e já com upgrades. Mas o que achei de fato estranho é a pessoa estar vendendo uma máquina tão atual.

@BetoGaleazzo você é engenheiro, mas acho que misturou um monte de coisas em um balaio de gatos. Veja bem, as especificações de memória que se pode utilizar no iMac estão descritas no site de suporte da Apple, que foi o que consultei. Acho que você quis dizer tão somente que estas memórias são diferentes da marca utilizada pela Apple, seria isso? Em caso positivo, são mesmo, mas isso é a coisa mais comum, pois como você vai comprar as memórias da Apple? Aliás, até pode comprar, mas devem custar o olho da cara. Sobre a instalação, o iMac de 27" possui fácil acesso a esse upgrade, que qualquer um pode fazer, não precisa enviar para um técnico.

spacer.png

O aparelho possui 4 slots, sendo dois livres para upgrade e dois ocupados com dois pentes de 4 GB, totalizando 8 GB de fábrica. São em pares para habilitar o recurso dual channel.

Já upgrade de SSD, aí sim, precisa abrir a máquina, removendo a tela, o que é um trabalho delicado para quem não tem experiência como eu, exigindo alguns ferramentas mais específicas.

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @sigma7!

Você se equivocou ao interepretar meu comentário.

Eu não sou engenheiro. Eu disse que estudo engenharia de software, e que teria mais propriedade pra falar sobre memória se fosse aluno de engenharia da computação, curso que dá mais ênfase em hardware.

Eu também disse que preferencialmente deve-se instalar módulos idênticos, e quando não forem da mesma marca e modelo, que pelo menos tenham as mesmas especificações técnicas. Por exemplo: eu posso instalar um módulo Kingston de 4GB e 1333mhz com um Corsair 8GB de 1600mhz. Problema algum, irão funcionar (limitados ao clock mais baixo entre os módulos), porém não é o recomendado pelos próprios fabricantes para que se evitem possíveis conflitos. Em momento algum falei pra comprar a mesma marca utilizada pela Apple, só disse que preferencialmente mantivessem as mesmas especificações.

Sobre a instalação dos módulos, nem todo modelo de iMac possui fácil acesso aos slots de expansão. Então se alguém entra aqui, inclusive uma pessoa que nem sequer é membro do fórum e caiu de paraquedas aqui, e vê uma pessoa que se identifica na assinatura como técnico, incentivando algo que não é recomendado oficialmente, ainda mais em aparelhos as vezes necessitam a remoção da tela, não pega bem. Por isso prefiro adotar essa postura de indicar o que é oficialmente recomendado (exceto pelo caso dos hackintoshes, que quem vai fazer já sabe a missa que é).

OFICIALMENTE, a recomendação seria remover os 8GB e instalar os 32GB que você comprou. Essa é a recomendação dos principais fabricantes de computadores e de componentes, porém, de forma alguma quero te dizer o que fazer com seu aparelho, rs, eu reforçaria se fosse meu cliente, apenas.

Abraço!

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sigma7 Pois é. Tb estava estranhando, mas é isso mesmo. Estou com ele aqui em casa.

Imac 27 5K 2019 com nota fiscal, placa Radeon 8Gb e 40 Gb de RAM. Paguei menos de 10 mil. Acho que foi um achado mesmo. Meu objetivo era um MacBook Pro pra edição, mas esse certamente vai me atender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Teoricamente não há problema, mas misturar módulos de memórias de modelos, latências, tamanhos, velocidades, voltagens etc etc etc diferentes não é o mais ideal. A chance de haver conflitos é maior. O duro de fazer isso em iMac é que o iMac não é uma boa máquina pra ficar abrindo quando dá na telha, e é justamente por isso que eu particularmente nunca recomendo para os meus clientes. Eu estudo engenharia de software, e não engenharia da computação, rs, sei menos sobre memória do que eu deveria, mas acredito que existe um porquê de montarem as máquinas com módulos iguais.

Mas por exemplo se eu colocar 2 pententes de 16gb e 1 de 8gb ambos da mesma marca e modelo só diferenciando a quantidade de memoria não teria problema certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, zagam disse:

Mas por exemplo se eu colocar 2 pententes de 16gb e 1 de 8gb ambos da mesma marca e modelo só diferenciando a quantidade de memoria não teria problema certo ?


Não há problema, nem risco para o aparelho, porém segundo os fabricantes não é o ideal. Vou te dar um exemplo, no meu hackintosh eu tenho memória Corsair e Kingston, porém ambos os módulos, apesar de serem de marcas diferentes, possuem demais especificações idênticas (velocidade, tamanho, latência, voltagem etc).

Outra situação é colocar 3 x 16GB, que também não é ideal e nem comum, mas ainda é melhor do que misturar módulos diferentes (16 e 8, por exemplo). Pode ser que o sistema operacional não aproveite ao máximo os "40GB" e a chance de haver conflitos é maior.

Essa é uma discussão muito antiga... Teoricamente não existe um consenso, mas acredito eu que os fabricantes de computadores e componentes tem um motivo bem embasado pra vender 2, 4, 8, 16, 32, 64 etc, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca tive problemas com nenhuma das situações. Tenho três pentes de ram no meu iMac 2011, porque o quarto não funcionou, e zero problemas. Fiz upgrade de ram também em um notebook, e que fiz hackintosh, e zero problemas. Basta seguir as especificações técnicas descritas no site de suporte da Apple, e não a marca/modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

A marca não importa, mas modelo (entenda por modelo o tamanho, a tensão, a corrente, a latência) importa de certa forma. A princípio não terá problemas em se utilizando memórias com especificações indicadas pela Apple, mas aconselha-se que elas atendam todas às mesmas especificações. Tipo, o motor é flex, mas o bom é usar ou álcool ou gasolina, e não meio tanque de cada um hahaha

Os problemas possíveis são perda de performance devido ao aumento da dificuldade do controlador de memórias e VRM de controlarem funcionamentos e consumos diferentes, travamento durante utilização intensa de recursos, incompatibilidade entre os próprios módulos podendo até impedir o start da máquina.
Também pode acontecer de a própria máquina da Apple, sendo feita com componentes de melhor engenharia e qualidade (discutível em muitos casos haha), rejeitar estas configurações. Eu não colocaria gasolina comum em Porsche hahaha

No geral isso não é problema para máquinas de uso leve, navegação, textos, planilhas, entretenimento, sendo mais impactante em máquinas de alta performance e em PCs que a galera faz overclock, com ajustes mais finos de energia e alto stress das máquinas em testes e usos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 8 GB do iMac não aguentou a nova versão do Photoshop, pediu arrego mesmo kkkkk

Vou acrescentar 16 GB e me veio também essa dúvida. Pesquisando, uns usuários do Macrumors acrescentaram 32 GB (2x16) do modelo HyperX Impact, totalizando 40 GB. Pela latência mais baixa das HyperX, a frequência da memória caiu para 2133 Mhz, na tentativa de equiparar a latência com as de fábrica. O usuário rodou o geekbench para testes e segundo ele, obteve melhor resultado só com os 32 GB da HyperX.

Pra quem quiser acompanhar a longa discussão, aqui o link

Pensando em comprar e ver no que dá, usando a configuração 4-8-4-8 nos slots.

Link do Aliexpress das memórias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rodolfonarrow disse:

Os 8 GB do iMac não aguentou a nova versão do Photoshop, pediu arrego mesmo kkkkk

Vou acrescentar 16 GB e me veio também essa dúvida. Pesquisando, uns usuários do Macrumors acrescentaram 32 GB (2x16) do modelo HyperX Impact, totalizando 40 GB. Pela latência mais baixa das HyperX, a frequência da memória caiu para 2133 Mhz, na tentativa de equiparar a latência com as de fábrica. O usuário rodou o geekbench para testes e segundo ele, obteve melhor resultado só com os 32 GB da HyperX.

Pra quem quiser acompanhar a longa discussão, aqui o link

Pensando em comprar e ver no que dá, usando a configuração 4-8-4-8 nos slots.

Link do Aliexpress das memórias

Sim, os controladores alinham os componentes pelos de menor performance, o que também pode gerar alguma instabilidade nos módulos melhores, pois talvez nunca tenham sido pensados para trabalhar de maneira diferente (caso menos provável, creio eu)

Por fim, memórias de um mesmo set/modelo, com configurações idênticas (e no caso que vc citou, melhores que as antigas) apresentarão melhor performance, desde simplesmente não apresentar problemas até serem mais rápidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...