Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas para formatar MacBook Pro mid 2009


gustavoamos

Posts Recomendados

Pessoal, socorro!

Comprei recentemente um macbook pro mid 2009 usado no enjoei.com e tenho problemas para ressetar, nunca tive mac, somente pc e só lidei com o windows, embora tenha facilidade pra me adaptar ao novo sistema... 

Alguém me dá uma luz de como recuperar esse mac, eu acho que fiz besteira. Vou contar a história em partes:

- O dono do macbook pro cuidou mto bem dele, pra um note de 10 anos ele está intacto, porém algumas alterações foram feitas, ele expandiu a ram para 4gb, adicionou um hd e retirou a entrada de cd/dvd. O note conta com um ssd de 200 and a half gigas e um hd de 500. O sistema operacional que tava instalado nele era o El Capitan.

- Assim que chegou o note (ontem, 02/06/2020) vi que algumas coisas do antigo dono ainda estavam salvas no safari, como senhas, tinha algumas músicas no itunes e só. Por uma questão de privacidade eu quis formatar o pc e pesquisei em um site que me ensinou a reiniciar com as teclas command + R e lá tentei segui o passo a passo para a reinicialização porém antes de começar a baixar ele pede para eu me logar com a conta icloud na app store e quando efetuo o login ele diz "Esse Item está temporariamente indisponível." "Tente novamente mais tarde".

- Reiniciei, adicionei a minha conta icloud e tentei apagar o usuário dele (único usuário registrado lá) e criei um meu, apareceram umas mensagens avisando algumas coisas e eu não dei atenção, confirmei com a senha e ele pediu para reiniciar, reiniciei mais uma vez, quanto retornei percebi que alguma coisa estava errada, os ícones do hd e do ssd não apareciam mais na desktop, uma pasta de download com um símbolo vermelho e um risco branco, na lateral inferior, ficava aparecendo na barra de apps como se tivesse aberta, quando clicava nada acontecia e depois vi que várias pastas (documents, downloads, musics, etc...) também estavam como esse símbolo como se houvesse erro ou bloqueio, tentava acessar e ele dizia que eu não tinha permissão para isso.

- Imaginei que fosse erro por ter apagado a conta do administrador e criado uma nova.

- Pesquisei em fóruns e pessoas que foram orientadas pela própria Apple em suportem, disseram para realizar uma série de comandos para recriar a conta de administrador, tentei, mas o problema persistiu.

- Toda vez que reiniciei o note as alterações que eu fazia não ficavam salvas, os apps que baixei ficavam pelo menos.

- Tentei baixar o chrome e consegui, mas ele não abria.

- Tentei fazer uma instalação para um novo sistema mais atual como o sierra ou mojave com patch do dosdude1, mas não consegui concluir porque não conseguia verificar a dmg na hora da conclusão, dava erro todas as vezes.

- Vi um tutorial na internet que ensinava a formatar pro sistema de fábria sem pendrive ou qualquer outra coisa, lá ensinava a formatar o disco que eu queria instalar, formatei, mas não deu pra concluir a reinstação do sistema pelo mesmo problema de cima... antes de começar a baixar ele pede para eu me logar com a conta icloud na app store e quando efetuo o login ele diz "Esse Item está temporariamente indisponível." "Tente novamente mais tarde" e fica parado nisso.

Agora quando eu entro eu não consigo acessar nada ele vai direto pra página de reinicio do mac e é só isso que dá pra fazer, fica parado, não consigo instalar, nem tentar por ele a instalação do sistema operacional.

Tentei um método de instalação através de um pendrive bootavel pelo windows e deu super errado pq o pendrive nem aparece mais quando conecto no meu pc, vi nos comentários que algumas pessoas tiveram o mesmo problema. 

Não fiz back up de nada, fui tentando sem conhecer o sistema e me arriscando

Alguém por favor me ajuda!

IMG-20200602-WA0008.jpeg

20200602_233346.jpg

20200603_020657.jpg

20200603_020700.jpg

20200603_020705.jpg

20200603_020735.jpg

Editado por gustavoamos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

19 minutos atrás, palhano disse:

Já tentou fazer esse procedimento com o cabo de rede?

Se não me falha a memória, acho que li algo aqui no fórum mesmo, falando algo relacionado a esse erro ao tentar fazer o procedimento conectado pela WiFi!




http://instagram.com/pratikinformatica - RJ

Olá, acabei de tentar o procedimento com i cabo e aparece a mesma mensagem de erro. 

Também acabei de falar com o suporte da apple por telefone e me orientaram a tentar logar com o Apple ID do antigo dono e se não der certo preciso criar um pen drive bootavel de um mac, estou tentando alguma forma, mas esse problema parece bizarro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma instalação USB a partir de outro Mac. Quando se trata de versões antigas do macOS este é indiscutivelmente o melhor método pra evitar qualquer problema. Quando o fizer, desative o Wi-Fi. Se você tiver algum tipo de erro, abra o terminal e altere a data para alguns anos atrás. 100% de certeza que irá funcionar.

Baixe a DMG do sistema desejado (verifique compatibilidade com seu modelo) no link abaixo, descompacte ele e jogue o .app dentro da pasta Aplicativos.

themacgo.com/category/macos/

Use este método para criar a instalação:

support.apple.com/pt-br/HT201372

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Crie uma instalação USB a partir de outro Mac. Quando se trata de versões antigas do macOS este é indiscutivelmente o melhor método pra evitar qualquer problema. Quando o fizer, desative o Wi-Fi. Se você tiver algum tipo de erro, abra o terminal e altere a data para alguns anos atrás. 100% de certeza que irá funcionar.

Baixe a DMG do sistema desejado (verifique compatibilidade com seu modelo) no link abaixo, descompacte ele e jogue o .app dentro da pasta Aplicativos.

themacgo.com/category/macos/

Use este método para criar a instalação:

support.apple.com/pt-br/HT201372

Abrs.

Muito obrigado pela atençao!

Consegui resolver o problema, precisei logar na conta do antigo dono na hora de ressetar o sistema e inclusive tive que fazer esse procedimento de alteraçao da data. Depois do reset instalei o mojave com o patch do dosdude1.

Era bem simples, a grande questao era a formataçao que estavasendo impedida porque precisava do ID Apple do primeiro dono. A mulher que me atendeu no suporte da Apple pensou nessa possibilidade e eu tentei... funcionou perfeitemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido! 

Consegui reinstalaro El Capitan logando na conta iCloud do primeiro dono, como me orientou a técnica da Apple via telefone. Durante a instalaçao tive um problema e resolvi alterando a data pra 11 de nov de 2011 no terminal. O El Capitan foi reinstalado e o mac zerado, consegui utilizar normalmente.

Despois dessa dor de cabeça instalei o Mojave para conseguir ter acesso a alguns apps que nao baixavam mais no El Capitan e ele está funcionando perfeitamente com um desempenho impressionante dado sua idade. O que um ssd nao faz...

Agradeço muito a comunidade que me deu dicas e respondeu ao meu problema, aqui só tem fera!

 

Captura de Tela 2020-06-04 às 08.41.05.png

Editado por gustavoamos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...