Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual iMac comprar?


Luciano Nogueira

Posts Recomendados

Fala galera

 

Estou com uma grana pra atualizar meu computador de trabalho, já que estou de home office e quero trocar meu notebook Lenovo por um iMac.

Considerei comprar a máquina por gostar do ecossistema Apple (já tenho outros dispositivos) e também por conseguir usar bons programas de edição de foto e vídeo (iMovie, Lightroom) no meu tempo livre, sem preocupação com memória etc..

Mas aí vem a questão: Qual iMac comprar? (Já que não tenho dinheiro suficiente pra comprar um novo)

Pesquisei muito e achei os modelos dos anos 2011 e 2012 com boas configurações e um preço que eu consigo pagar.

 

E aí queria saber se vocês indicam investir nessas máquinas? Ainda é um investimento OK considerando o custo-benefício? Acham que ainda vai ter atualização pra eles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luciano Nogueira disse:

Mesmo os modelos mais antigos? Como o de 2011 ou 2012?

Sinceramente acho perigoso colocar grana em modelos que estão com quase 10 anos. Pense que na pior das hipóteses o Imac 2012 esta sendo usado desde a metade de 2013... São máquinas excelentes, robustas e duráveis... mas envelheceram. Pense no longo / médio prazo pois são máquinas que já caminham para o fim de sua vida útil (entenda útil como "podem parar de funcionar a qualquer momento e para consertar vai custar um preço próximo do que ela custa"). As atualizações de sistema são basicamente patchs de segurança, nada de rodar o MacOs do ano.

Meu iMac de trabalho é um Mid 2011 com 240gb SSD e 12gb RAM. Tenho ele desde o lançamento e fará 9 anos em agosto deste ano. Ele atende para o uso do dia a dia para produção de arquivos para web e impressos, assim como videos em 1080p. O sistema estacionou no High Sierra e recebe atualizações de segurança. Ele é bastante estável e está bem dimensionado para o desempenho deste hardware. Em desempenho é próximo ao MacBook Pro 2017 de entrada (que inclusive tenho como maquina secundária). A ideia é continuar com esta máquina enquanto funcionar e ir juntando a grana para comprar uma nova quando ele não for capaz de atender profissionalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Vinicius Vasques disse:

Sinceramente acho perigoso colocar grana em modelos que estão com quase 10 anos. Pense que na pior das hipóteses o Imac 2012 esta sendo usado desde a metade de 2013... São máquinas excelentes, robustas e duráveis... mas envelheceram. Pense no longo / médio prazo pois são máquinas que já caminham para o fim de sua vida útil (entenda útil como "podem parar de funcionar a qualquer momento e para consertar vai custar um preço próximo do que ela custa"). As atualizações de sistema são basicamente patchs de segurança, nada de rodar o MacOs do ano.

Meu iMac de trabalho é um Mid 2011 com 240gb SSD e 12gb RAM. Tenho ele desde o lançamento e fará 9 anos em agosto deste ano. Ele atende para o uso do dia a dia para produção de arquivos para web e impressos, assim como videos em 1080p. O sistema estacionou no High Sierra e recebe atualizações de segurança. Ele é bastante estável e está bem dimensionado para o desempenho deste hardware. Em desempenho é próximo ao MacBook Pro 2017 de entrada (que inclusive tenho como maquina secundária). A ideia é continuar com esta máquina enquanto funcionar e ir juntando a grana para comprar uma nova quando ele não for capaz de atender profissionalmente.

Obrigado por compartilhar seu ponto de vista!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive dois iMacs e agora estou com um Mac mini. Comprando Mac novo desde 1999 aqui.

Minhas dicas: 

- Tem hora certa para comprar Mac, que é período de dólar baixo. Neste período, você tem que aproveitar e enfiar o pé na jaca. Em geral, um Mac desktop para uso não profissional vai te atender por cerca de 10 anos. 

- O iMac tem o defeito de implicar em uma troca de monitor, teclado e mouse toda vez. Isso deve custar mais. 

 

Eu comprei um Mac mini agora e me ferrei. Paguei os olhos da cara. Isso porque fiz a besteira de comprar um PC em 2017 (quando meu iMac 2008 completou 9 anos) e agora que precisei usar mais o computador durante a quarentena, tive dificuldades e precisei trocar. 
Se eu tivesse comprado um Macnovo naquela época, teria pagado uns 6k num computador bom que me atenderia até a próxima época de dólar menos caro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ferrari eu desisti recentemente de pegar um Mac Mini por não ter GPU dedicada e somado com um monitor 4k e teclado/mouse sem fio de mesma qualidade (ex: Logitech) batia no preço do iMac 5k 2017 que peguei por R$ 9.500. Vi no Loop Infinito o cara tentando montar um famoso "PC master face" que o povo diz ser melhor, mas ele gastou tanto e ainda errou na coisa, pois a placa escolhida não tinha USB-C e ficou com a porta do gabinete bonitão inutilizada, que no meu ponto de vista nem valeu a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um iMac 2011. Fiz a troca do meu MacBook Pro 13 de 2011 por ele.

Atualmente com 20gb de ram, SSD de 480 e HD de 500gb
Edito vídeos para o meu canal e ele aguenta legal editar em 1080. Claro que gostaria de uma máquina 2012 ou 2013
Mas as pessoas pedem o valor parecendo que está em lançamento de iMac.

Se você conseguir um iMac 2012/13 seria legal até por receber o sistema mais atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, sigma7 disse:

@ferrari eu desisti recentemente de pegar um Mac Mini por não ter GPU dedicada e somado com um monitor 4k e teclado/mouse sem fio de mesma qualidade (ex: Logitech) batia no preço do iMac 5k 2017 que peguei por R$ 9.500. Vi no Loop Infinito o cara tentando montar um famoso "PC master face" que o povo diz ser melhor, mas ele gastou tanto e ainda errou na coisa, pois a placa escolhida não tinha USB-C e ficou com a porta do gabinete bonitão inutilizada, que no meu ponto de vista nem valeu a pena.

 

Sim, num primeiro momento o Mac mini montado em pé de igualdade ao iMac não compensa. Mas pense que quando seu iMac não lhe servir mais, você irá trocar de monitor, teclado e mouse. Enquanto eu trocarei apenas a minha CPU. Claro que também eu aceitei usar um monitor "apenas" full HD, o que tornou o mini ainda mais atraente.
Outro ponto é que o Mac mini atual voltou a permitir upgrade de memória acessível ao usuário, enquanto o iMac, caso o seu seja de 21,5" você tem que essencialmente quebrar a máquina para abrir. 

Você pagou um preço legal no teu iMac 2017, sem dúvida. Comprou máquina com preço antigo e comparou com Macmini com preço de novo. Um iMac hoje com o mesmo processador do Mini (i5 de seis núcleos) está R$15800. 
6 mil reais a mais do que o Mac mini. É uma senhora diferença. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, se não tem necessidade de uso do SO atualizado pode ir tranquilo. Te passo minha experiência como exemplo. Uso um iMac de mid 2010 (modelo 11,2) com um SSD e 12 GB de RAM, upgrades feitos posteriormente, e funciona perfeitamente limitado ao High Sierra. Não dá sinais da idade. Agora, é possível uma falha de hardware por desgaste ? Claro que é, mas tem gente aí usando iMac G5 até hoje enquanto tem gente com Mac de 2 anos com falha de placa gráfica então acho que é meio sorte e cuidado do dono anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, se não tem necessidade de uso do SO atualizado pode ir tranquilo. Te passo minha experiência como exemplo. Uso um iMac de mid 2010 (modelo 11,2) com um SSD e 12 GB de RAM, upgrades feitos posteriormente, e funciona perfeitamente limitado ao High Sierra. Não dá sinais da idade. Agora, é possível uma falha de hardware por desgaste ? Claro que é, mas tem gente aí usando iMac G5 até hoje enquanto tem gente com Mac de 2 anos com falha de placa gráfica então acho que é meio sorte e cuidado do dono anterior.

Idem. Faço suas palavras as minhas.
Melhor um iMac rodando High Sierra liso com updates de segurança do que um Catalina bugado e com diversas incompatibilidade de programas.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...