Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Procuro Editor de PDF Alternativo ao Acrobat. Editar, Converter e Assinar com Certificado Digital


Posts Recomendados

13 horas atrás, Viniciusrego disse:

Existe na internet assinadores de documentos com certificado digital grátis, ilimitados e confiáveis. Todos possuem site para verificação nos moldes do portal de assinaturas certisign. Segue:

https://www.serpro.gov.br/links-fixos-superiores/assinador-digital/assinador-serpro

https://www.registradores.org.br/AssinadorDigital/

esse último creio que só tenha versão para windows.

obs.: a OAB disponibiliza 200 grátis por mês para assinar digitalmente no portal de assinaturas oab. Pra mim é o melhor serviço e mais bacana. Único com QR CODE para validação da assinatura.

Obrigado pelas dicas, Vinicius. Já conheço ambas as soluções. No caso do Serpro eu estava com problema para utilizar o assinador. Entrei em contato com o suporte e me auxiliaram a resolver o problema. Para macOS, no momento, acredito ser a melhor solução disponível do mercado.

A segunda opção não conheço, pois é para Windows.

Até existem algumas assinadores em Java que "rodam" no macOS, mas por uma configuração determinada pelos desenvolvedores, o programa não consegue buscar a biblioteca do certificado (o desenvolver sempre coloca para ir no C://Windows/... – só que macOS não tem a estrutura dos arquivos dessa maneira). Aí o programa não funciona.

Quanto ao Portal de Assinaturas, sinceramente achei muito confuso e demorado todo o processo. Pra ser honesto, nunca consegui utilizar efetivamente o serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/07/2020 at 14:05, rafaelalvesgb disse:

Obrigado pelas dicas, Vinicius. Já conheço ambas as soluções. No caso do Serpro eu estava com problema para utilizar o assinador. Entrei em contato com o suporte e me auxiliaram a resolver o problema. Para macOS, no momento, acredito ser a melhor solução disponível do mercado.

Opa Rafael, veja se pode me dar um norte no assinador do Serpro.

Eu instalei e nada acontece, rodo o assinador e não aparece opção alguma, tem alguma ideia de como entro em contato com o povo? Se te mandaram um tutorial ou algo do gênero, pode me mandar?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, maxlawbr disse:

Opa Rafael, veja se pode me dar um norte no assinador do Serpro.

Eu instalei e nada acontece, rodo o assinador e não aparece opção alguma, tem alguma ideia de como entro em contato com o povo? Se te mandaram um tutorial ou algo do gênero, pode me mandar?

Abraços.

Max, no meu caso tive que carregar o driver. Para fazer isso, vá no ícone do App na Barra de Menu e clique em "Menu de Opções" > "Configurações" Daí abrirá a janela abaixo. Depois só ir na aba "Carregar Driver" e selecionar o arquivo correspondente.

Screen Shot 2020-07-29 at 17.50.41.png

No meu caso, uso o SafeNet 5110. O driver indicado foi o seguinte:

/Library/Frameworks/eToken.framework/Versions/A/libeToken.dylib

A versão que uso do Assinador é a 2.5.0. Em breve deve sair uma nova versão

O contato do suporte eu consegui no manual do Assinador: assinador.serpro@serpro.gov.br

Demorou um pouco para responderem e houve algumas trocas de e-mail para envio dos logo do programa, mas o técnico que respondeu (Emerson Sachio Saito) foi super atencioso e gentil! Inclusive, fez a indicação do certificado digital do Serpro – NeoID – que é em nuvem e MUITO provavelmente vou passar a usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/07/2020 at 00:12, Viniciusrego disse:

obs.: a OAB disponibiliza 200 grátis por mês para assinar digitalmente no portal de assinaturas oab. Pra mim é o melhor serviço e mais bacana. Único com QR CODE para validação da assinatura.

Isso. Foi o que mencionei no link. 
Pro meu uso dá que sobra. E vc ainda escolhe como quer o QR code, se na mesma página, se em outra separada, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma expressão usada no interior de São Paulo que define algo rápido, ligeiro....

Seguinte, eu não consegui usar o meu GD com o caminho do driver indicado para o Safenet. Para usar o GD eu tenho que apagar o caminho do driver indicado e daí ele funciona a contento mas daí o Safenet não funciona, não tem opção de usar os dois ao mesmo tempo....

Em tempo,

Acabei de testar o Safenet depois de colocar o caminho do driver do token e apagá-lo para usar o GD e funcionou, aparentemente ambos estão funcionando.

Alvíssaras notícias, obrigado a todos, esse assinador do Serpro parece ser muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, maxlawbr disse:

Uma expressão usada no interior de São Paulo que define algo rápido, ligeiro....

Seguinte, eu não consegui usar o meu GD com o caminho do driver indicado para o Safenet. Para usar o GD eu tenho que apagar o caminho do driver indicado e daí ele funciona a contento mas daí o Safenet não funciona, não tem opção de usar os dois ao mesmo tempo....

Em tempo,

Acabei de testar o Safenet depois de colocar o caminho do driver do token e apagá-lo para usar o GD e funcionou, aparentemente ambos estão funcionando.

Alvíssaras notícias, obrigado a todos, esse assinador do Serpro parece ser muito bom.

Entendi. Legal. Fico feliz em ter ajudado. A troca de experiências nesse fórum foi fundamental para eu conseguir peticionar em todos os tribunais.

 

Quanto ao Assinador, creio que isso ocorre porque ambos os tokens utilizam bibliotecas diferentes para fazerem funcionar os certificados. Como eu só tenho o SafeNet, não tenho problema.

No entanto, normalmente não consigo assinar nada pelo PJeOffice com ele, mesmo fazendo indicação do driver. Alguns arquivos dou a sorte de conseguir, mas prefiro o Assinador do Serpro mesmo, inclusive porque no PJeOffice há limitação quanto ao tamanho dos arquivos a serem assinados.

 

Em todo caso, o Suporte do Serpro me disse que em breve lançarão uma nova versão tentando corrigir alguns bugs. Não sei se esse será um deles, mas recomendo entrar em contato com eles expondo essa situação e fazendo essa sugestão de melhoria. E também pra fazer elogios aos trabalhos dos caras, pois, infelizmente pra nós que usamos macOS (e Linux, como tb é meu caso), atualmente essa é a única alternativa funcional – e, por sorte, gratuita. Então acho que vale a pena valorizar os trabalhos desenvolvido pelos caras!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...