Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro A1502 (2015) não funciona as teclas F1 até F12


Gserafim

Posts Recomendados

Gente, bom dia!

Estou tendo um problema com um MacBook Pro modelo A1502.

O mesmo não permite que eu use as funcionalidades das teclas F1, F2...F12. Já tentei selecionar a opção de "Usar as teclas F1,F2 e etc. como teclas de função padrão", porém, sem sucesso. Tentei também redefinir a NVRAM, novamente, sem sucesso. Por último, tente reinstalar o sistema, o que também não me trouxe solução. A sensação que tenho é que a tecla FN está sempre ativa, de forma ininterrupta, e percebo isso pelo fato de que, ao usar outro MacBook, sem apertar a tecla FN, as funcionalidades das teclas de F1 a F12 funcionam normalmente, já com a tecla FN pressionada, passa a funcionar apenas a tecla F11, onde me direciona a área de trabalho e também a tecla F9, que me mostra a chamada "mesa" me dando a opção de alternar as janelas abertas, e é assim o comportamento deste MacBook que vos falo neste tópico, o que supostamente está com "problema". O tempo todo, pressionando ou não a tecla FN, ele aparentemente só funciona as teclas F9 e F11 fazendo a alternância da tela. As demais funções como brilho ou volume, de fato, não funcionam.

Espero ter sido claro e que, se possível, me ajudem a solucionar esse problema.

Para mais informações, estou a disposição.

Editado por Gserafim
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Bom dia! Não consegui editar o post anterior, minhas sinceras desculpas, entretanto, achei uma solução, ainda que não tenha sido do jeito que eu gostaria (afinal, tive que instalar um software).

De tanto buscar, encontrei pessoas com problemas similares ao meu, e se dispuseram a disponibilizar um link para o download de um software que remapeia o teclado do MacBook, fazendo com que as teclas do F1 ao F12 volte ao seu padrão.

Caso alguém saiba e/ou descubra um método de fazer isso para que as teclas F volte ao seu devido padrão e, sem instalar nada, por gentileza, compartilhe conosco. 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Diego_K disse:

Meu esta com o mesmo problema, foi trocado algo no seu Macbook?
Pelo menos no meu eu percebi depois de uns 2 meses que foi trocado a bateria (recall).
E por conta da pandemia não consegui levar numa autorizada.

Diego, tudo bem? Pois é, eu não alterei absolutamente nada! Eu possuo mais de uma máquina dessa com o mesmo problema, o fato é de que, todas estão com ciclo zero de bateria e, além disso, reparei que estas que apresentam o "defeito" estão com o catalina 10.15.5 e outras peças desse mesmo modelo cujo o sistema é abaixo desse (10.15.1 / 10.15.2 por exemplo) não apresentam defeito algum. No entanto, tentei fazer um downgrade mas sem sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Gserafim disse:

Diego, tudo bem? Pois é, eu não alterei absolutamente nada! Eu possuo mais de uma máquina dessa com o mesmo problema, o fato é de que, todas estão com ciclo zero de bateria e, além disso, reparei que estas que apresentam o "defeito" estão com o catalina 10.15.5 e outras peças desse mesmo modelo cujo o sistema é abaixo desse (10.15.1 / 10.15.2 por exemplo) não apresentam defeito algum. No entanto, tentei fazer um downgrade mas sem sucesso.

Nem tentei fazer o downgrade aqui, pode ser questão de software mesmo.
Qual o software que remapeia o teclado? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dae, irmão

Você fez alguma troca de bateria, teclado ou trackpad? Também vi relatos de o problema ter ocorrido depois deste tipo de reparo.

Usando um teclado externo acontece a mesma coisa?

Resetou a SMC também além da NVRAM? E mesmo que pareça loucura, repita os processos umas 3 ou 4 vezes haha... a informática age de maneiras obscuras as vezes hahaha

Dê boot em Safe Mode e verifique se o comportamento das teclas segue problemático.

Rode o Apple Diagnostics (start pressionando tela D ou Option+D) pra ver se ele encontra alguma encrenca na máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2020 at 12:06, Rafael Scheid disse:

Usando um teclado externo acontece a mesma coisa?

Resetou a SMC também além da NVRAM? E mesmo que pareça loucura, repita os processos umas 3 ou 4 vezes haha... a informática age de maneiras obscuras as vezes hahaha

Dê boot em Safe Mode e verifique se o comportamento das teclas segue problemático.

Rode o Apple Diagnostics (start pressionando tela D ou Option+D) pra ver se ele encontra alguma encrenca na máquina.

No meu caso foi feito a troca da bateria, do outro cara não sei. 
Já resetei a SMC e NVRAM não me recordo. Vou tentar fazer isso tudo e também o Apple Diagnostic.
Do teclado eu não uso o Magic Keybord, por isso não posso informar se acontece a mesma coisa, vou tentar pegar um emprestado pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Diego_K disse:

No meu caso foi feito a troca da bateria, do outro cara não sei. 
Já resetei a SMC e NVRAM não me recordo. Vou tentar fazer isso tudo e também o Apple Diagnostic.
Do teclado eu não uso o Magic Keybord, por isso não posso informar se acontece a mesma coisa, vou tentar pegar um emprestado pra ver.

Pode usar um teclado comum mesmo, as teclas recebem a configuração Apple, só precisa descobrir quais teclas haha. Acho que Ctrl e Shift ficam iguais, Option será o Alt e Command será a Windows Key.
Já dá pra testar também o comportamento das teclas F

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 19/06/2020 at 19:23, Diego_K disse:

Nem tentei fazer o downgrade aqui, pode ser questão de software mesmo.
Qual o software que remapeia o teclado? 

Diego, eu usei esse software para remapear o teclado e funcionou normalmente após a instalação do mesmo: https://karabiner-elements.pqrs.org/

 

Em 20/06/2020 at 12:06, Rafael Scheid disse:

Dae, irmão

Você fez alguma troca de bateria, teclado ou trackpad? Também vi relatos de o problema ter ocorrido depois deste tipo de reparo.

Usando um teclado externo acontece a mesma coisa?

Resetou a SMC também além da NVRAM? E mesmo que pareça loucura, repita os processos umas 3 ou 4 vezes haha... a informática age de maneiras obscuras as vezes hahaha

Dê boot em Safe Mode e verifique se o comportamento das teclas segue problemático.

Rode o Apple Diagnostics (start pressionando tela D ou Option+D) pra ver se ele encontra alguma encrenca na máquina.

Rafael, beleza? Então, a respeito da troca de alguma parte física, eu acredito, repito, acredito não ter acontecido. Não consigo lhe assegurar que tenha, de fato, acontecido ou não, na verdade eu presto serviço para uma empresa que compra este tipo de material e o revende. No entanto, ao que diz respeito aos demais passos que você citou em fazer, posso lhe assegurar que já os fiz e infelizmente não obtive sucesso. Pra ser franco, a única coisa que me resta é testar com um teclado externo e, sabendo agora, executar o diagnóstico da Apple. Ao fazer, dou um feedback aqui para seguirmos contra esse mistério.

Obrigado.

Editado por Gserafim
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Executei o diagnóstico online e nada também.
Em Safe Mode não funciona as teclas também.
Já resetei SMC e NVRAM mais de 4x e nada.
Com Magic Keyboard, funciona, só a luz do teclado que não consegui desligar, pois no teclado não tem essa função, teclado virtual funciona (só não apaga a luz do teclado) e a tecla FN não aparece pressionada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já aconteceu comigo

MacBook Air 2015 11"

Tecla enter deixou de funcionar. Troquei (não na apple)

Após alguns meses, tecla SHIFT disparada. (como no seu caso, a FN). Resultado, só entrava em Safe Mode, já que é o atalho para isso.

Cortei fisicamente na membrana do teclado. Continuo disparada. Solução: Troquei o teclado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, julianorcordeiro disse:

Já aconteceu comigo

MacBook Air 2015 11"

Tecla enter deixou de funcionar. Troquei (não na apple)

Após alguns meses, tecla SHIFT disparada. (como no seu caso, a FN). Resultado, só entrava em Safe Mode, já que é o atalho para isso.

Cortei fisicamente na membrana do teclado. Continuo disparada. Solução: Troquei o teclado.

Mas aqui a tecla FN não esta disparada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Diego_K disse:

Executei o diagnóstico online e nada também.
Em Safe Mode não funciona as teclas também.
Já resetei SMC e NVRAM mais de 4x e nada.
Com Magic Keyboard, funciona, só a luz do teclado que não consegui desligar, pois no teclado não tem essa função, teclado virtual funciona (só não apaga a luz do teclado) e a tecla FN não aparece pressionada.

Fiz exatamente tudo conforme citado e aparentemente obtive os mesmos resultados. Será possível corrigir isso sem o remapeamento do teclado usando do software que indiquei? Usando o software, o Mac volta com suas funcionalidades como se nada tivesse acontecido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Gserafim disse:

Fiz exatamente tudo conforme citado e aparentemente obtive os mesmos resultados. Será possível corrigir isso sem o remapeamento do teclado usando do software que indiquei? Usando o software, o Mac volta com suas funcionalidades como se nada tivesse acontecido. 

Exato, utilizei o software e consegui desligar a luz do teclado, então esta muito claro que é problema de software. 
Vou ver se acho uma versão anterior a que esta instalado ou até mesmo as versões que voce comentou que não ocorre o erro e "formatar" o Macbook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Diego_K disse:

Alguém sabe aonde posso estar baixando as versões anteriores?
Até achei um link direto, porém ao tentar instalar da erro.

https://macmagazine.uol.com.br/post/2020/05/08/como-baixar-versoes-antigas-do-macos/

Nessa matéria do MM tem, parece que direto da Apple. Não li detalhes, mas sei que sendo do MM podemos ir tranquilos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...