Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac 27" 2017 - Possibilidades de Upgrade


Del Rei

Posts Recomendados

8 minutos atrás, gilvanproskater@hotmail.co disse:

entoa 576 e so a Mao de obra, o ssd tem q levar 

Sim... Claro.
Só um bom SSD já começa na faixa dos mil reais.

Mas mesmo pra mão de obra achei aceitável. Aqui perto me cobraram 720 reais.
Instalar um SSD internamente tem um resultado muito melhor que usar em case externa. Por 576 vale o investimento (se for confiável).

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, gilvanproskater@hotmail.co disse:

entoa 576 e so a Mao de obra, o ssd tem q levar 

Se não for autorizada, o valor está caro! Pelo que eu já pesquisei, o valor numa gira em torno de R$ 400 ~ 500.

Ontem liguei para algumas que estão funcionando, infelizmente a iOne mais próx. de mim continua fechada. O resultado foi o seguinte, das que obtive retorno:

- OMNI Natal
Upgrade para um SSD Sata: comprar o disco com eles e só tem dois modelos, Crucial BX-500 ou Sandisk. Valor: R$ 1900 em até 6x, é para rir kkkkkkkk
Upgrade do SSD-blade: em torno de R$ 4000 para a versão de 128 GB.
OBS: não aceitam o proprietário levar nenhum disco, mesmo que compatível.

- myMac Asa Sul Brasília
Upgrade SSD Sata: R$ 480 - proprietário leva o disco + adaptador de 3,5"
Upgrade SSD-blade: previsão de algo em torno de R$ 3000, não me repassou um orçamento preciso.

Já consultei uma AT de Fortaleza, eles cobravam R$ 400 pelo upgrade para SSD Sata, somente mão de obra, o proprietário leva o disco (melhor). Parece que não há uma padronização com relação a este tipo de serviço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegaram minhas memórias HyperX (2 x 8 GB ), compradas na Kabum. Instalei junto as "originais" (SK hynix - nunca ouvi falar desse marca) e o iMac não inicializou. Tela preta, sem nenhum som, somente as ventoinhas ligadas. Tentei redefinir o SMC, a NVRAM ou PRAM e nada! O LED de atividade da case da Ugreen não indicava nenhuma atividade.

Removi as "originais" e deixei apenas as novas. Pronto, reinicializou normalmente, apesar de se notar uma pequena demora para tela ligar de fato, se comparado antes da instalação (pode ser coisa da minha cabeça). De teimoso ainda coloquei as memórias "originais" novamente, mas nada! Instalei seguindo padrão do dual-channel.

Comparei o resultado dos benchmarks e o upgrade não gerou tanta melhoria. Pelo menos agora dá pra abrir o famigerado Photoshop sem travar kkkkkk

Captura de Tela 2020-07-22 às 00.00.14.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, rodolfonarrow disse:

Chegaram minhas memórias HyperX (2 x 8 GB ), compradas na Kabum. Instalei junto as "originais" (SK hynix - nunca ouvi falar desse marca) e o iMac não inicializou. Tela preta, sem nenhum som, somente as ventoinhas ligadas. Tentei redefinir o SMC, a NVRAM ou PRAM e nada! O LED de atividade da case da Ugreen não indicava nenhuma atividade.

Removi as "originais" e deixei apenas as novas. Pronto, reinicializou normalmente, apesar de se notar uma pequena demora para tela ligar de fato, se comparado antes da instalação (pode ser coisa da minha cabeça). De teimoso ainda coloquei as memórias "originais" novamente, mas nada! Instalei seguindo padrão do dual-channel.

Comparei o resultado dos benchmarks e o upgrade não gerou tanta melhoria. Pelo menos agora dá pra abrir o famigerado Photoshop sem travar kkkkkk

Captura de Tela 2020-07-22 às 00.00.14.png

eu coloquei 2x adata de 16gb e subiu tranquilo junto com as originais, totalizando 40gb 

depois vou colocar mais 2 poentes de 16gb p deixar 64 

ai da p brincar, tenho um ssd NVME da Asgard nunca vi mas parece que a velocidades dele e uns 1500mg so preciso comprar o adaptador da orico e testar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, gilvanproskater@hotmail.co disse:

2x adata de 16gb e subiu tranquilo junto com as originais

@gilvanproskater@hotmail.co o modelo delas é o AD4S2133W8G15-B? Qual seu iMac? Verifiquei aqui no site da ADATA e a única especificação diferente (aparentemente) das HyperX é a latência. Ela é 17 e 14 nas HyperX. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, rodolfonarrow disse:

@gilvanproskater@hotmail.co o modelo delas é o AD4S2133W8G15-B? Qual seu iMac? Verifiquei aqui no site da ADATA e a única especificação diferente (aparentemente) das HyperX é a latência. Ela é 17 e 14 nas HyperX. 

As que eu peguei foram

essas 

image.jpg

O meu imac e in 5k 2019

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, gilvanproskater@hotmail.co disse:

depois vou colocar mais 2 poentes de 16gb p deixar 64 

ai da p brincar

Mal eu pergunte, você vai brincar de que com tanta memória ram. Pense bem se não é exagero. Eu sempre considero que daqui uns anos posso querer trocar de máquina, então melhor equipar apenas com o que precisa no momento. A gente sempre pensa em fazer upgrade, mas na medida em que o Mac vai apresentando um ou outro problema você acaba pensando melhor se não é o caso de trocar, e ainda tem a desvalorização. Tenho um iMac 27" 2011 e poderia fazer upgrade de GPU e placa wifi/bluetooth, mas já está apresentando instabilidades, já consertei uma placa, então acaba não passando confiança. Ah, e tem um SSD 1TB Samsung Evo, acho que é o modelo 850, e que logo logo deve valer 1/3 do iMac. Se um dia não valer o conserto, ao menos tenho ele para extrair da máquina kkk

Sobre o tema deste tópico, estive lendo que o modelo 2017 possui algumas coisas em comum com o 2019. Por exemplo, possuem a mesma placa wifi/bluetooth, então acho que não há possibilidade de upgrade nesse caso. Pelo que li no site iFixit, diferente do iMac 2011, desde o iMac 2012 não é mais possível upgrade de GPU, porque ela é soldada. Comentaram que talvez seja possível o upgrade de CPU, mas é de difícil acesso. Uma matéria do MacWorld informa o que é possível:

Can I upgrade my 27in iMac?

  • 2017 iMac: CPU, Hard drive, SSD, Logic board, Display, RAM, fans, speakers, etc
  • 2015 iMac: CPU, Hard drive, SSD, Logic board, Display, RAM, fans, speakers, etc

Can I upgrade my 21.5in iMac?

  • 2017 iMac: CPU, Hard drive, SSD, Logic board, Display, RAM, fans, speakers, etc
  • 2015 iMac: Hard drive, SSD, Logic board, Display, fans, speakers, etc

Se desse para "catar" alguma coisa do iMac Pro seria um ótimo upgrade, mas ele utiliza um desenho interno totalmente novo. Na verdade internamente é um verdadeiro novo iMac, diferente de tudo que há nos modelos de entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/07/2020 at 17:36, gilvanproskater@hotmail.co disse:

Cara notei uma coisa no meu imac ele tem 2t de fusion q veio nele, eu instalei o Catalina em ssd normal e coloquei p testa a velocidade com speed disk test, Que deu em torno de 420mg de escrita e leitura, quando fui testar o fusio ele deu 750mg de escrita e 2550mb de escrita o por que será 

Cara, só pra tirar a dúvida... Nesse SSD "normal" que você fala, é um SSD externo, né?
Por acaso seu iMac também demora uns 20 segundos pra aparecer a maçã na inicialização? Quando instalo o SO no disco interno ele inicia normalmente.

O meu passou a demorar assim desde atualizei uma vez o SO (não lembro exatamente qual foi). Li em vários tópicos, inclusive gringos, muita gente reclamando também.

 

 

Em 22/07/2020 at 00:02, rodolfonarrow disse:

Chegaram minhas memórias HyperX (2 x 8 GB ), compradas na Kabum. Instalei junto as "originais" (SK hynix - nunca ouvi falar desse marca) e o iMac não inicializou. Tela preta, sem nenhum som, somente as ventoinhas ligadas. Tentei redefinir o SMC, a NVRAM ou PRAM e nada! O LED de atividade da case da Ugreen não indicava nenhuma atividade.

Removi as "originais" e deixei apenas as novas. Pronto, reinicializou normalmente, apesar de se notar uma pequena demora para tela ligar de fato, se comparado antes da instalação (pode ser coisa da minha cabeça). De teimoso ainda coloquei as memórias "originais" novamente, mas nada! Instalei seguindo padrão do dual-channel.

Comparei o resultado dos benchmarks e o upgrade não gerou tanta melhoria. Pelo menos agora dá pra abrir o famigerado Photoshop sem travar kkkkkk

 

Seu computador trava só pra abrir o Photoshop?
Quando eu rodava o SO no Fusion interno, o Photoshop não chegava a "travar" mas quando eu clicava com o botão direito numa imagem e clicava em "Abrir com..." às vezes aparecia "Carregando..." e ficava uns segundos ali. Quando instalei o SO no SSD externo melhorou consideravelmente todas a performance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado que no meu iMac 21.5" 2011 (aquele modelo "gordo" que tinha entrada de CD/DVD) nunca havia aparecido esse "Carregando..." quando selecionava Abrir com...
Tudo rodava liso. E era configuração de entrada....

Só passei a ver isso quando mudei pro iMac 21.5" 2015, que era na configuração mais top disponibilizada (sem ser as customizadas). Fiquei pasmo. Apple resolveu afinar os iMacs e fez um downgrade no HDD, de 7200 pra 5400 rpm pra caber. Tá de piada. Comprometeu a performance só pra ficar mais fino. Foi aí que passei a usar SSD externo. Nem se comparava a performance.

E mesmo no 27" 2017 cheguei a ver esse "Carregando..." algumas vezes, enquanto ainda rodava tudo no Fusion. Mesmo a parte HDD do Fusion sendo 7200 rpm...

Eu não sei se os programas passaram a ser muito mais pesados, ou se a configuração dos iMacs não acompanhou a evolução dos programas....

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gilvanproskater@hotmail.co disse:

Instalei um ssd vnme com um adptador orico, e coloquei nele o sistema testei e deu 850mb eu curti deu mais q o ssd normal 

Mas me diz aí... Usando o SO num SSD externo, na inicialização a maçã demora uns 20 segundos para aparecer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gilvanproskater@hotmail.co disse:

Instalei um ssd vnme com um adptador orico, e coloquei nele o sistema testei e deu 850mb eu curti deu mais q o ssd normal 

Aqui deu acima dos 1000 em alguns momentos, mais constante próx aos 900 MB/s.

 

2 horas atrás, Del Rei disse:

Nesse SSD "normal" que você fala, é um SSD externo, né?
Por acaso seu iMac também demora uns 20 segundos pra aparecer a maçã na inicialização? Quando instalo o SO no disco interno ele inicia normalmente.

O meu passou a demorar assim desde atualizei uma vez o SO (não lembro exatamente qual foi). Li em vários tópicos, inclusive gringos, muita gente reclamando também.

@Del Rei acho que ele tava falando de um SSD Sata. Depois que usei o nvme na case da Ugreen, fiz os testes de inicialização e não vi diferença significativa entre ele e o HDD interno. Realmente demora mais ou menos isso para o logo aparecer, mesmo usando o nvme. Na época deu em torno de 50s para inicializar com o externo. Um teste agora só não é válido pq a instalação do SO não está limpa, vou colocar o Catalina do zero, fiz uma besteira aqui e precisei reinstalar por cima do anterior.

 

2 horas atrás, Del Rei disse:

Seu computador trava só pra abrir o Photoshop?
Quando eu rodava o SO no Fusion interno, o Photoshop não chegava a "travar" mas quando eu clicava com o botão direito numa imagem e clicava em "Abrir com..." às vezes aparecia "Carregando..." e ficava uns segundos ali. Quando instalei o SO no SSD externo melhorou consideravelmente todas a performance.

Não, tinha poucas abas do Chrome e o Lightroom também abertos. Ele iniciava normalmente e carregava a foto, mas na hora de fazer qualquer edição ou mesmo arrastar a janela, entrava no carregando e só voltava depois de reiniciar. Fiz o teste tanto com o sistema no HDD quanto no nvme externo (na época estava com os dois, tava testando o externo) e foi o mesmo comportamento.

Para esse caso, acho que realmente é desleixo dos desenvolvedores dos programas. A regra é vender processamento e parece que ninguém tá mais nem ai pra otimização. Na época que meu macbook tava com 8 GB e rodava uns servidores e aplicações nele, a memória batia picos de 7,9 GB e ele não travava, trabalhava de boa. É ridículo um iMac 27" com as configurações que tem sucumbir só pelo Photoshop. Depois que coloquei os 16 GB, pronto, resolveu o problema kkk fluindo de boa! 

Editado por rodolfonarrow
Acréscimo de informação.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Del Rei disse:

Mas me diz aí... Usando o SO num SSD externo, na inicialização a maçã demora uns 20 segundos para aparecer?

P

meu demora uns 7 segundos na maca e depois mais uns 30 p iniciar, vou fazer testes hj pois trabalho muito com o Photoshop vou ver se teve alguma diferença 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, tudo bem?

Li todo o tópico de vocês e tem bastante informação haha, fiquei confuso em acompanhar.

Tenho um iMac 27" 2017 também e queria fazer um upgrade de HD e CPU nele. Já tenho um pente de memória de 16gb Corsair Vengeance trabalhando junto com as memórias originais, não comprei duas de 8gb pois quero colocar agora uma de 16gb a mais para completar o dualchannel.

Sobre CPU acho que não tem muito segredo, comprar um i7 7700K que é o máximo que esse iMac suporta. Agora sobre os HDs que fiquei com dúvida.

Primeiro, o que é melhor, comprar um SSD Sata ou M.2 NVME? Vi aqui que o NVME tem o perigo de esquentar muito quando colocado na placa, é verdade?

Se for o SSD Sata, dá muita diferença do Fusion Drive? Qual é o modelo que vocês recomendam de 2Tb?

E outra dúvida haha, caso desista de mudar o CPU para não abrir ele, qual a melhor opção para boot externo? SSD Sata ou NVME? Qual a melhor case?

Estou investigando isso agora pra juntar uma grana e tentar comprar na Black Friday, daí vou monitorando os preços.

Muito obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, rodolfonarrow disse:

Aqui deu acima dos 1000 em alguns momentos, mais constante próx aos 900 MB/s.

 

@Del Rei acho que ele tava falando de um SSD Sata. Depois que usei o nvme na case da Ugreen, fiz os testes de inicialização e não vi diferença significativa entre ele e o HDD interno. Realmente demora mais ou menos isso para o logo aparecer, mesmo usando o nvme. Na época deu em torno de 50s para inicializar com o externo. Um teste agora só não é válido pq a instalação do SO não está limpa, vou colocar o Catalina do zero, fiz uma besteira aqui e precisei reinstalar por cima do anterior.

 

Não, tinha poucas abas do Chrome e o Lightroom também abertos. Ele iniciava normalmente e carregava a foto, mas na hora de fazer qualquer edição ou mesmo arrastar a janela, entrava no carregando e só voltava depois de reiniciar. Fiz o teste tanto com o sistema no HDD quanto no nvme externo (na época estava com os dois, tava testando o externo) e foi o mesmo comportamento.

Para esse caso, acho que realmente é desleixo dos desenvolvedores dos programas. A regra é vender processamento e parece que ninguém tá mais nem ai pra otimização. Na época que meu macbook tava com 8 GB e rodava uns servidores e aplicações nele, a memória batia picos de 7,9 GB e ele não travava, trabalhava de boa. É ridículo um iMac 27" com as configurações que tem sucumbir só pelo Photoshop. Depois que coloquei os 16 GB, pronto, resolveu o problema kkk fluindo de boa! 

Pois é.
Essa demora na inicialização é um porre, dobrou o tempo de inicialização. Tem relação com o tal APFS que a Apple implementou uns anos atrás, e pelo visto não vão corrigir isso.

Eu não sei qual Photoshop você usa. Eu pago aquele pacote mensal da Adobe, então uso a versão mais recente. Eu acho que é um programa bem pesadinho. Eu não sou profundo conhecedor nem utilizador de Photoshop, mas pra maioria das coisas que eu faço, a versão CS6 me atendia bem e eu tinha a impressão de ser mais leve. Sem falar nessa coisa chata de precisar de um programa de instalação (CS Cloud), é mais um treco pra instalar....
 

@gilvanproskater@hotmail.coEntão parece que o seu está mais rápido que o meu. Quando ligo, ficam uns 20s numa tela quase preta e só então aparece a maçã. A partir daí, em torno de uns 20-25 segundos está iniciado....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, felpsoliveira disse:

Fala pessoal, tudo bem?

Li todo o tópico de vocês e tem bastante informação haha, fiquei confuso em acompanhar.

Tenho um iMac 27" 2017 também e queria fazer um upgrade de HD e CPU nele. Já tenho um pente de memória de 16gb Corsair Vengeance trabalhando junto com as memórias originais, não comprei duas de 8gb pois quero colocar agora uma de 16gb a mais para completar o dualchannel.

Sobre CPU acho que não tem muito segredo, comprar um i7 7700K que é o máximo que esse iMac suporta. Agora sobre os HDs que fiquei com dúvida.

Primeiro, o que é melhor, comprar um SSD Sata ou M.2 NVME? Vi aqui que o NVME tem o perigo de esquentar muito quando colocado na placa, é verdade?

Se for o SSD Sata, dá muita diferença do Fusion Drive? Qual é o modelo que vocês recomendam de 2Tb?

E outra dúvida haha, caso desista de mudar o CPU para não abrir ele, qual a melhor opção para boot externo? SSD Sata ou NVME? Qual a melhor case?

Estou investigando isso agora pra juntar uma grana e tentar comprar na Black Friday, daí vou monitorando os preços.

Muito obrigado pessoal!

Fala, cara!

Vou deixar a maioria das suas perguntas pra galera conhecedora aí...

Sobre SSD externo, acho que a única que vi acompanhando a velocidade do SSD é a case WavLink. Mas é bem mais cara. E tem a da OWC que diz chegar a 1553 mbps (provavelmente leitura). O restante fica na faixa de 1000 mbps na média.... Eu comprei uma da Ugreen e estou esperando o SSD chegar pra testar. E comprei também uma da OWC, mas era pre-order, que só será enviada em agosto (mas não sei o dia exato). E dizem que esquenta mesmo... Algumas cases vem com uma espécie de pasta térmica...

Entre um SSD SATA e um Fusion, o grande problema é que a maior parte (esmagadora) do Fusion é HDD. Então, no dia a dia, o SSD vai se sair bem melhor. Acho que tinha um tópico aqui no fórum que comparava...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Del Rei disse:

Pois é.
Essa demora na inicialização é um porre, dobrou o tempo de inicialização. Tem relação com o tal APFS que a Apple implementou uns anos atrás, e pelo visto não vão corrigir isso.

Eu não sei qual Photoshop você usa. Eu pago aquele pacote mensal da Adobe, então uso a versão mais recente. Eu acho que é um programa bem pesadinho. Eu não sou profundo conhecedor nem utilizador de Photoshop, mas pra maioria das coisas que eu faço, a versão CS6 me atendia bem e eu tinha a impressão de ser mais leve. Sem falar nessa coisa chata de precisar de um programa de instalação (CS Cloud), é mais um treco pra instalar....
 

@gilvanproskater@hotmail.coEntão parece que o seu está mais rápido que o meu. Quando ligo, ficam uns 20s numa tela quase preta e só então aparece a maçã. A partir daí, em torno de uns 20-25 segundos está iniciado....

 

Pois é hj nk

mej teste foi 6 segundos até aparecer a maçã, depois mais 25 p chegar até a tela de

login, estou gostando está mais rápido q o meu outro imac 2017 q

tinha o ssd interno

demorava bem mais, esse ssd nvme e rápido e olha q e uma marca não tá conhecida eu estou usando a enteada usb-c dele no thunderbolt, mas vi q a velocidade e a mesma chega na casa de 800mb, eu não posso ficar olhando vídeos no YouTube da vontade de fazer vários ups, colocar um i9 ( lógico qd o dólar estiver meu mais em conta) qd vi um cara colocando um nvme e chega na taxa de 1800mg interno 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, felpsoliveira disse:

Fala pessoal, tudo bem?

Li todo o tópico de vocês e tem bastante informação haha, fiquei confuso em acompanhar.

Tenho um iMac 27" 2017 também e queria fazer um upgrade de HD e CPU nele. Já tenho um pente de memória de 16gb Corsair Vengeance trabalhando junto com as memórias originais, não comprei duas de 8gb pois quero colocar agora uma de 16gb a mais para completar o dualchannel.

Sobre CPU acho que não tem muito segredo, comprar um i7 7700K que é o máximo que esse iMac suporta. Agora sobre os HDs que fiquei com dúvida.

Primeiro, o que é melhor, comprar um SSD Sata ou M.2 NVME? Vi aqui que o NVME tem o perigo de esquentar muito quando colocado na placa, é verdade?

Se for o SSD Sata, dá muita diferença do Fusion Drive? Qual é o modelo que vocês recomendam de 2Tb?

E outra dúvida haha, caso desista de mudar o CPU para não abrir ele, qual a melhor opção para boot externo? SSD Sata ou NVME? Qual a melhor case?

Estou investigando isso agora pra juntar uma grana e tentar comprar na Black Friday, daí vou monitorando os preços.

Muito obrigado pessoal!

E ai @felpsoliveira, tudo blz! 

Me arrependi de não ter comprado esses Vengeance kkkk fui de HyperX e elas não foram compatíveis com as originais.

Sobre a CPU, eu li em algum lugar do Macrumors que o 27" 2017 aceitava processadores até a 8ª geração, mas não sei da veracidade disso. Vi em alguns tópicos uns usuários relatando que após a troca o processador chegou a empenar, algo relacionado ao dissipador, mas não foquei aos detalhes, tava procurando outras informações.

Sobre o SSD, vá de NVMe (se vc for usar externamente), muito mais rápido que os SATAs. Se o objetivo é instalar, optaria pelo SATA, é mais seguro. Vi que alguns usuários instalaram uns dissipadores nos NVMe, justamente pra evitar o aquecimento. Sobre os adaptadores, também citam a probabilidade de dar curto, por isso a maioria indica os da Sintech, que tem uma proteção nos conectores. Para evitar tudo isso, só o SSD da OWC, mas já vi relatos de usuários que o instalaram e não passaram dos 1000 MB/s. Pra mim, a case com o NVMe por enquanto tá sendo a melhor opção, os riscos são mínimos kkkkk

Bons discos SATA, como o Samsung Evo 860, WD Red, Crucial MX, etc., vão chegar no máximo aos 500 Mb/s. Com um NVMe e a limitação das cases, vc atingirá velocidades de até 1000 Mb/s. As cases que atingem velocidades acima disso são mais caras que os próprios discos, acho que não compensa agora, estou esperando ficar mais barato. Eles realmente esquentam, estou pensando em adaptar um dissipador aqui na minha da Ugreen kkkkk Por esse motivo indicaria uma que tenha um cooler, estou pensando em pegar uma da Orico na BF.

Com relação a melhor opção, vai muito do bolso kkkk sempre fique atento a limitação da velocidade da case. Não me atentei a isso quando comprei, pela euforia, e estou com um Samsung EVO 970 que tem velocidade máxima na casa dos 3000 Mb/s, mas está capado em 1000 Mb/s pela case. Observar essa relação é importante. Hoje iria de um mais barato e quando as cases/discos ficassem mais acessíveis, compraria outros melhores.

Ah e o Fusion só vai funcionar com discos internos (é o que a Apple informa). Apesar disso, vejo um disco virtual sincronizado com o ssd externo, onde está o sistema. Vou apurar a fundo depois.

@Del Rei também uso a versão paga da Creative Cloud. As versões CS, apesar do raríssimo contato que tive, se mostravam bem mais leves mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um monstro no Macrumors criou esse tópico que computa a maioria das informações sobre o caso dos upgrades: https://forums.macrumors.com/threads/imac-retina-5k-27-inch-2017-cpu-and-nvme-ssd-upgrade-pitfalls-and-tips.2177812/

Sobre o upgrade do SSD, esse tópico também é muito bom: https://forums.macrumors.com/threads/a-list-of-successful-imac-27-2012-2019-ssd-upgrades.2162435/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Del Rei disse:

Fala, cara!

Vou deixar a maioria das suas perguntas pra galera conhecedora aí...

Sobre SSD externo, acho que a única que vi acompanhando a velocidade do SSD é a case WavLink. Mas é bem mais cara. E tem a da OWC que diz chegar a 1553 mbps (provavelmente leitura). O restante fica na faixa de 1000 mbps na média.... Eu comprei uma da Ugreen e estou esperando o SSD chegar pra testar. E comprei também uma da OWC, mas era pre-order, que só será enviada em agosto (mas não sei o dia exato). E dizem que esquenta mesmo... Algumas cases vem com uma espécie de pasta térmica...

Entre um SSD SATA e um Fusion, o grande problema é que a maior parte (esmagadora) do Fusion é HDD. Então, no dia a dia, o SSD vai se sair bem melhor. Acho que tinha um tópico aqui no fórum que comparava...

Ah legal! Estou com bastante medo de mandar abrir meu iMac, estou pendendo para os cases mesmo, mas tem a questão do aquecimento, fico receoso.

A da Wavlink e OWC que você citou são essas né?

https://eshop.macsales.com/shop/envoy-express/thunderbolt-3

https://pt.aliexpress.com/item/4000557577340.html?spm=a2g03.12010612.8148356.19.44915cdfb3Oa0X

A da OWC realmente não fala a velocidade de escrita, e nos comentários da Wavlink tem uma pessoa que postou uma foto de escrita chegando a 400 e poucos, achei que foi baixo, mas o ponto positivo é que vem com dissipador.

São tantos detalhes que eu fico até meio abestado haha

Valeu!

39 minutos atrás, rodolfonarrow disse:

E ai @felpsoliveira, tudo blz! 

Me arrependi de não ter comprado esses Vengeance kkkk fui de HyperX e elas não foram compatíveis com as originais.

Sobre a CPU, eu li em algum lugar do Macrumors que o 27" 2017 aceitava processadores até a 8ª geração, mas não sei da veracidade disso. Vi em alguns tópicos uns usuários relatando que após a troca o processador chegou a empenar, algo relacionado ao dissipador, mas não foquei aos detalhes, tava procurando outras informações.

Sobre o SSD, vá de NVMe (se vc for usar externamente), muito mais rápido que os SATAs. Se o objetivo é instalar, optaria pelo SATA, é mais seguro. Vi que alguns usuários instalaram uns dissipadores nos NVMe, justamente pra evitar o aquecimento. Sobre os adaptadores, também citam a probabilidade de dar curto, por isso a maioria indica os da Sintech, que tem uma proteção nos conectores. Para evitar tudo isso, só o SSD da OWC, mas já vi relatos de usuários que o instalaram e não passaram dos 1000 MB/s. Pra mim, a case com o NVMe por enquanto tá sendo a melhor opção, os riscos são mínimos kkkkk

Bons discos SATA, como o Samsung Evo 860, WD Red, Crucial MX, etc., vão chegar no máximo aos 500 Mb/s. Com um NVMe e a limitação das cases, vc atingirá velocidades de até 1000 Mb/s. As cases que atingem velocidades acima disso são mais caras que os próprios discos, acho que não compensa agora, estou esperando ficar mais barato. Eles realmente esquentam, estou pensando em adaptar um dissipador aqui na minha da Ugreen kkkkk Por esse motivo indicaria uma que tenha um cooler, estou pensando em pegar uma da Orico na BF.

Com relação a melhor opção, vai muito do bolso kkkk sempre fique atento a limitação da velocidade da case. Não me atentei a isso quando comprei, pela euforia, e estou com um Samsung EVO 970 que tem velocidade máxima na casa dos 3000 Mb/s, mas está capado em 1000 Mb/s pela case. Observar essa relação é importante. Hoje iria de um mais barato e quando as cases/discos ficassem mais acessíveis, compraria outros melhores.

Ah e o Fusion só vai funcionar com discos internos (é o que a Apple informa). Apesar disso, vejo um disco virtual sincronizado com o ssd externo, onde está o sistema. Vou apurar a fundo depois.

@Del Rei também uso a versão paga da Creative Cloud. As versões CS, apesar do raríssimo contato que tive, se mostravam bem mais leves mesmo.

 

Bacana, realmente NVME vale mais a pena, o dobro de velocidade de um SATA.

O da Orico que você disse seria este?

https://pt.aliexpress.com/item/4000216195223.html?spm=a2g03.12010612.8148356.17.4be871c7fBmZ5X

Vou ficar de olho em NVME, juntar uma grana e ver no que dá haha

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...