Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac ou Windows?


Greatauk

Posts Recomendados

Pessoal, boa noite. EM breve terei de adquirir um novo computador, e pelo visto será novamente um notebook. 

Já li muito e vi muito sobre a potência e versatilidade dos Macs, mas queria com o tópico colher mais informações, então separei algumas dúvidas que tenho e que talvez possam ser esclarecidas:

1) Quem sempre usou windows sentiria algum impacto negativo?

2) O uso de dualboot através do bootcamp (acho que é isso) permite o uso de windows sem falhas? OU ainda assim elas aconteceriam como num hackintosh?

3) O mito de "Mac só serve pra quem é designer ou dj" é válido? Sou advogado e estou entrando no mundo da programação, e para o Direito o MAc é esquecido, pelo menos aqui em MG.

4) Macs antigos continuam poderosos após um upgrade (SSD e RAM)?

5) Qual seria um defeito comum num Macbook Pro de 2010 a 2013? Valeria a pena adquirir um? São defeitos reparáveis?

6) Air ou Pro? Considerando o uso descrito no item 3?

7) Existe algo que desabone um modelo específico ou ano específico?

Agradeço a quem se dispuser a responder e a qualquer dica que me ajude a pensar nisso. Ah, e da mesma forma me disponho a esclarecer qualquer ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - É questão de gosto pessoal. O único impacto será aprender um sistema novo, mas isso faz parte de qualquer adaptação. Eu não me vejo mais usando Windows, e quando preciso usar sempre me aborreço com algum aspecto da experiência.

2 - O uso do Windows através do bootcamp é perfeito, assim como um hackintosh feito por um hackintosher experiente também é perfeito. Se pretende usar o bootcamp, fique atento se for pegar um MacBook em que o SSD seja soldado à placa (como um Pro Late 2012) ou um em que já não seja mais SSD 2.5" (até Mid 2012). Não invista seu dinheiro numa máquina pra depois descobrir que não cabem os dois sistemas + dados e que não dá pra fazer upgrade de armazenamento ou que fica caro como acontece com os NVMe.

3 - Isso não existe. O Mac serve para o que o usuário quiser. É um computador como qualquer outro e com um sistema operacional poderoso, cheio de ferramentas pra basicamente tudo. O fraco do Mac é gaming, mas puramente por questões comerciais.

4 - Depende do uso. SSD e RAM não podem compensar outros fatores como processamento e processamento gráfico, então vai realmente depender da sua necessidade.

5 - Não compre MacBook Pro de 15" entre 2009 e 2011. São modelos com grande incidência em problemas no chip gráfico. Eu também não recomendaria HOJE nada mais antigo que 2013. É um conselho controverso. Pode ser sim que uma máquina 2011 atenda sua necessidade, mas comercialmente falando compensa comprar uma máquina seminova que já não atualiza mais e que a partir de agora irá desvalorizar consideravelmente?

6 - Isso depende da tua necessidade. Para o direito tanto faz... Texto, planilha, navegação... Um MacBook White dá conta. Mas vai programar o que?

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

1 - É questão de gosto pessoal. O único impacto será aprender um sistema novo, mas isso faz parte de qualquer adaptação. Eu não me vejo mais usando Windows, e quando preciso usar sempre me aborreço com algum aspecto da experiência.

2 - O uso do Windows através do bootcamp é perfeito, assim como um hackintosh feito por um hackintosher experiente também é perfeito. Se pretende usar o bootcamp, fique atento se for pegar um MacBook em que o SSD seja soldado à placa (como um Pro Late 2012) ou um em que já não seja mais SSD 2.5" (até Mid 2012). Não invista seu dinheiro numa máquina pra depois descobrir que não cabem os dois sistemas + dados e que não dá pra fazer upgrade de armazenamento ou que fica caro como acontece com os NVMe.

3 - Isso não existe. O Mac serve para o que o usuário quiser. É um computador como qualquer outro e com um sistema operacional poderoso, cheio de ferramentas pra basicamente tudo. O fraco do Mac é gaming, mas puramente por questões comerciais.

4 - Depende do uso. SSD e RAM não podem compensar outros fatores como processamento e processamento gráfico, então vai realmente depender da sua necessidade.

5 - Não compre MacBook Pro de 15" entre 2009 e 2011. São modelos com grande incidência em problemas no chip gráfico. Eu também não recomendaria HOJE nada mais antigo que 2013. É um conselho controverso. Pode ser sim que uma máquina 2011 atenda sua necessidade, mas comercialmente falando compensa comprar uma máquina seminova que já não atualiza mais e que a partir de agora irá desvalorizar consideravelmente?

6 - Isso depende da tua necessidade. Para o direito tanto faz... Texto, planilha, navegação... Um MacBook White dá conta. Mas vai programar o que?

Concordo. Tb n recomendaria Mac anterior a 2013 por conta das limitações às atualizações do sistema operacional.

Vale a pena buscar fóruns de programadores com experiência na linguagem que deseja trabalhar e saber do uso em Mac vs Windows.

Acho tb que quanto pode/deseja gastar seja outro ponto a ser considerado.

No mais, se vc conhece alguém que tenha um Mac e caso possa usar um pouco ele, nem que seja por alguns minutos, acredito ser válido antes de fazer a migração sem nenhum contato prévio, inclusive em loja.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Greatauk disse:

1) Depende muito do que vai usar, no geral praticamente tudo que roda no windows roda no Mac, salvo alguns softwares específicos, então primeiro faça uma lista de tudo que precisa e depois veja se tem para Mac ou pelo menos alguma versão equivalente.

2) Sim e perfeito, além disso pode usar uma maquina virtual para não precisar dar boot.

3) E mito, o único ponto fraco dos Macs e para games, se não e sua prioridade não será um problema

4) Depende do "antigo" o Mac OS 11 por exemplo so irá rodar a partir dos 2013, então aconselho a compra de um modelo 2015+ se não quiser depender de patch.

5) Acho que o principal seria mesmo a questão do MacOs, mais depende do modelo, alguns pro de 15 costumam apresentar alguns problemas mais graves.

6) Para esse vai precisar especificar melhor o uso, principalmente para o que vai desenvolver.

7)dos 2016 ao 2019 o teclado lixo que alguma hora vai dar problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Greatauk disse:

Pessoal, boa noite. EM breve terei de adquirir um novo computador, e pelo visto será novamente um notebook. 

Já li muito e vi muito sobre a potência e versatilidade dos Macs, mas queria com o tópico colher mais informações, então separei algumas dúvidas que tenho e que talvez possam ser esclarecidas:

1) Quem sempre usou windows sentiria algum impacto negativo?

2) O uso de dualboot através do bootcamp (acho que é isso) permite o uso de windows sem falhas? OU ainda assim elas aconteceriam como num hackintosh?

3) O mito de "Mac só serve pra quem é designer ou dj" é válido? Sou advogado e estou entrando no mundo da programação, e para o Direito o MAc é esquecido, pelo menos aqui em MG.

4) Macs antigos continuam poderosos após um upgrade (SSD e RAM)?

5) Qual seria um defeito comum num Macbook Pro de 2010 a 2013? Valeria a pena adquirir um? São defeitos reparáveis?

6) Air ou Pro? Considerando o uso descrito no item 3?

7) Existe algo que desabone um modelo específico ou ano específico?

Agradeço a quem se dispuser a responder e a qualquer dica que me ajude a pensar nisso. Ah, e da mesma forma me disponho a esclarecer qualquer ponto.

Vamos lá. Já passei por essa adaptação.

 

1- Não haverá impactos negativos. Perceberá estabilidade. 

2- Dualboot: Sim, dá pra usar tranquilamente o windows.

3- Mac serve pra qualquer coisa. 

4- Macs antigos continuam funcionando muito bem. Rápidos. Hoje tenho dois. Um air para mobilidade 2017 e um iMac 2008 em casa. o 2008 já tem 13 anos de uso e peguei ele de segunda mão faz uns 3 ou 4 anos. Foi colocado SSD e mais nada. Core 2 duo com 3gb de ram. Nele, rodo windows 10 (familia não se adaptou ao mac) e roda liso, tranquilo e sem stress. Super rápido. A limitação no caso desta máquina está em videos de alta resolução, 4K, videos da GoPro. Exigem da máquina e ela nem quando tava nova suportaria esse tipo de arquivo. Ainda, USB apenas 2.0, pois salvo engano, os macs só receberam USB 3.0 em 2012, o torna a transferencia de arquivos mais lenta, porem usável. De resto, máquina top.

5- Existem defeitos latentes em algumas máquinas. Esse video esclarece bem os defeitos de cada um:

Basicamente, os recomendados por este técnico em Apple, são os seguintes:

MacBook Air i7 2013, 2014

MacBook Pro Retina i5 mid 2014

MacBook Pro Retina i7 ate 2013, 2014 (Evitar IRIS only, pegar com GPU)

6- Para seu uso, acredito que o MacBook Air seria perfeito. Pegar com 8gb RAM. Um Pro vai bem, claro.

Tive por pouco tempo um Pro 2012 e é uma maquina espetacular. Mas é mais pesada. Hoje de air estou muito satisfeito.

7: Sobre algum modelo em desabono: O Loius Roussman no video explica os defeitos crônicos de cada modelo. Cabe a você escolher. 

Apple é muito bom mas não existe máquina perfeita. Eu mesmo uso uma máquina que ele não coloca na lista como recomendado, e tá ótima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, obrigado pelas respostas já recebidas.

Vamos lá, meu uso como disse seria para processos judiciais ( e a compatibilidade, segundo alguns colegas da área, não existe) o que me faria usar o bootcamp com uma partição pequena para windows, se bobear até usando um ssd no lugar de um drive ótico (Mas isso seria possível somente nos Macbooks mais antigos certo? tipo até 2015?)

A idade não me pareceu um fator problema, pois vi vídeos de um camarada que meio que recupera os macs do limbo usando ssds e ram, fazendo ediçao de vídeo em macbook white. Usar 4k seria apenas para flar que usa, não tenho pessoalmente a necessidade disso.

Sobre programação, o que estudo atualmente é python, data science e Java. HTML sei que dá pra usar sem dramas (mesmo não sendo linguagem de programação), e não queria gastar rios de dinheiro, mas irei vender um asus pro que tenho então aco que um vlaor até 3 3.5 consigo algo não consigo?

Sobre defeitos, perguntei pois já apareceu oferta de um 2011 com i7, mas o vídeo com problemas e vi que nesses modelos era crônico e muita gente desabilitava e usava a integrada.

Sobre games, sou usuário esporádico, de coisas como Diablo 3 e Starcraft e jogos antigos como Red Alert 2, o que seria fácil de mexer usando o dual boot.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vendi a seguinte máquina:
MacBook Pro 2012 i5 16gb ram 250ssd e retirei o drive ótico e deixei o Hd de 500gb original no lugar dele.
Preço: 3.500
Memória e ssd eram novos, com garantia do fabricante por 1 ano
Máquina boa pra editar vídeos inclusive 4K

O comprador: advogado. Quando saí da casa dele, ele estava instalando aquele aparelho de assinar digitalmente pra eproc




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou advogado e uso mac há 15 anos também para trabalhar. Muitas coisas vão depender do seu perfil e do uso total que você pretende dar ao computador e, especialmente, do tamanho do seu bolso. 

Resumidamente, a relação custo/benefício do mac enquanto ferramenta de trabalho PARA NOSSA ÁREA não compensa de jeito nenhum. Você terá um custo muito alto para um desempenho pior e a possibilidade de muita dor de cabeça, algumas vezes no nível do ridículo. 

Por exemplo, se você como eu usar o Word a fundo, perceberá que a versão para mac fica sempre um pouco atrás da versão para windows, o que é até intuitivo por motivos óbvios. Não que o Word para mac seja ruim, e o 2019 é muito melhor do que era o 2011, mas não tem todas as funções, seja porque não tem memso, seja porque só estão disponíveis se você for assinante do 360 ou seja lá o nome do serviço deles hoje. Se você só usa funções básicas, aí não fará diferença. 

Além disso, mac é o sistema que a turma de TI ama odiar. Quando você precisa se auxílio, é muito comum ouvir "não temos suporte para mac". Simples assim.  E quando você consegue achar a solução por si só na internet, geralmente você encontra alguma coisa aproximada do que você precisa, e aí precisa usar a criatividade para chegar na solução do seu problema específico. 

Algumas situações que seriam prosaicas no windows viram uma epopéia no mac, e muitas vezes sem solução. Encontrar um teclado ABNT2 no padrão apple (command ao lado da tecla de espaço), é dificílimo, o que te prende a determinadas marcas e consequentemnte a preços muito mais altos. Hoje, que eu saiba, só a Logitech fabrica, e tem só uns 2 modelos diferentes, com custo benefício muito ruim, quando comparados a outros teclados ABNT2 no padrão comum. Se você não se importa com ABNT2, aí fica mais fácil, mas mesmo assim as opções são muito menorese mais caras.

Coisa parecida ocorre com os mouses. Opções muito mais reduzidas, especialmente se você quiser um que interaja perfeitamente com o sistema. Eu você precisará comprar modelos muito específicos, como o próprio mouse da apple que é ridiculamente ruim (até os mais fanáticos não gostam dele), ou precisará usar apps pagos de terceiros, como o Better Touch Tool, como eu faço.

Outro periférico muito comum para trabalharmos em nossa área com um notebook é um monitor externo, certo? Pois é, o mesmo monitor terá um desempenho muito superior em um notebook chinelo windows do que no macbook mais atual possível. Dê uma olhada nos tópicos sobre monitor externo aqui do forum para você ter uma idéia. 

Confira também aqui no fórum as discussões a respeito do uso de certificados digitais no PJe, Projudi, e-Sac e etc. Muita dor de cabeça.

E a cereja do bolo é a dificuldade de assitência e manutenção. Sabe aquela coisa de você ligar para o cara que te presta serviço e ele ir no seu escritório no mesmo dia e simplesmente te entregar o computador com o problema resolvido? Pois é, a não ser que você more numa cidade totalmente fora da curva, isso não existe. Você terá que levar o computador até alguma assistência, que vai te cobrar uma grana, algumas vezes impagável - se é que vão te atender. Exemplo: quero renovar a placa térmica do meu macbook de 2014. Umas das assitências que eu procurei simplesmente não faz, por nenhum preço! Justificativa: autorizadas apple só consertam computadores com menos de 5 anos, e ainda ficou me enxendo o saco com pao de que a lei não obriga etc. Outra, impôs tantos senões e condições, que eu não tive paciência nem de continuar a conversa. Não, não moro em Araxá-MG, moro na capital do país. É realmente ridículo.

Eu detesto windows, uso meu mac para muito mais coisas e utilizo bastante a integração com o iphone,  ipad e airplay, por isso é muito difícil eu parar de usar apple (pelo menos até o ponto em que um macbook passe a custar 50 mil reais). O trackpad do macbook é imbatível, por ex. Mas pensando nele apenas como insumo de trabalho na área do direito, em minha opinião não vale a pena. Mas repito, é muito pessoal. Veja que muitos grandes escritórios há tempos já não acham que compensa sequer pagar pelo Word, e usam o Libre. Realmente depende do seu modelo de negócio.  

Para o lance da programação, aí realmente não tenho idéia.

E, se for comprar, que seja novo com garantia extendida (apple Care, se não mudaram o nome). Resolver problemas dentro do prazo de garantia é bem tranquilo pra quem mora em grandes centros.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Greatauk disse:

meu uso como disse seria para processos judiciais ( e a compatibilidade, segundo alguns colegas da área, não existe)

Complementando minha resposta anterior: isso aí não é verdade. Existe sim e eu uso todo dia, sem problemas, especialmente no PJe. A questão é o que eu disse antes: as opções sempre são mais limitadas e você tem que se virar pra encontrar sozinho as soluções, não dá pra ligar no CNJ e receber a resposta prontinha - lá, aliás, é um desses lugares que eu mencionei que te dirão simplesmente que eles não dão suporte para mac, mesmo que havendo o PJeOffice para mac.  

Eu tive a sorte de ter pesquisado aqui no forum antes de comprar meu certificado, e pelas discussões eu DEDUZI, a partir dos relatos, que o token Safenet 5110 era o mais adequado. Assim, depois da dor de cabeça de configurar tudo  no começo, não tive mais problemas. 

Eu não vejo nenhum sentido em ter um mac pra rodar windows, sinceramente - e olha que quando eu comprei meu primeiro mac, foi com essa intenção, porque eu adorava o combo Windows XP + Microsoft Office + Aurélio eletrônico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ramon alterou o título para Mac ou Windows?
  • 1 mês depois...

Bom, já apontaram bastante coisa, mas como não custa nada dar minha opinião, aqui vai:

Primeiro meu background. Fui usuário de Macs por 1 década e estou no mundo Windows de volta há 6 anos. Macs são legais? Com certeza. O macOS é mais bonito e refinado? Sem sombra de dúvidas. Vai mudar a sua vida? De jeito nenhum.

Vou explicar. Os Macs são máquina muito bonitas, isso é inegável, com um sistema operacional muito mais polido e consistente que o Windows, mas nada disso justifica o preço cobrado. Em outras palavras, o custo x benefício é ridículo. Mas claro, custo x benefício nem sempre é um fator decisivo para todo mundo. Além disso, os benefícios podem ser um tanto subjetivos (satisfação pessoal, reconhecimento social por estar usando uma máquina Apple, necessidade de aplicativos específicos para trabalhar, etc.), sem julgamentos.

Dito isso, vamos olhar para o Windows agora. Esse vem melhorando a passos largos desde o lançamento da versão 10, e os maiores problemas que alguém pode ter está muito mais relacionado a hardware ruim (com drivers ruins) que ao software em si. Uma analogia boba que podemos fazer é com aquelas pessoas que diziam que o Android era lento e bugado, mas tendo só experimentado aparelhos ruins de entrada. O mesmo vale para máquinas Windows.

Meu uso do computador, além de ver vídeos e ler notícias, é escrever (escrita acadêmica normal) e programar. Para programar eu uso a dupla WSL 2 + VS Code e é como usar um sistema Unix nativo (tirando o consumo de Ram do WSL, mas nada demais). Programar sempre será melhor num ambiente Unix do que no Windows (a menos que você esteja programando pra Windows, claro), mas o WSL veio pra suprir essa lacuna.

O que eu perco não usando um Mac? AirDrop, AirPlay, Photos, alguns aplicativos nativos como o GoodNotes que uso no iPad e queria muito ter no computador. O que eu ganho não usando um Mac? Opções quase infinitas de hardware, custando sempre menos que algo equivalente do mundo Apple.

Isso não quer dizer, no entanto, que nunca mais terei um Mac. Na verdade, estou aguardando pra ver como serão os novos Macs com ARM. Como disseram acima, "Mac é questão de gosto" e gosto de Macs. Mais do que de PCs Windows. Só que possuir um Mac não mudará a sua vida e você precisará sempre criar desculpas pra si mesmo para justificar o custo desse gosto.

É isso, espero ter contribuído com algo.

Editado por yue
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3-

mac serve pra todos mesmo.

 

MAAAASSS.. eu por exemplo, trabalho num órgão público.. e pra conectar meu computador e alguns programas específicos do órgão, instalei Windows nele.. com o  bootcamp. Pq tem programa q não tem pra Mac.

 

mas como advogado, a não ser q vc use programas especiais (acho q não), não deve ter problema. Veja só se é possível acessar os sites e sistemas dos órgãos que vc precisa , por exemplo do seu tribunal de justiça.. deve dar pq eh on-line acho..

 

Eu estava há mtos anos sem usar Windows. Instalei o win 10.. achei mto bom. Tão bom quanto o Mac. Antes eu achava q Mac era melhor, agora eu acho que o Windows 10 eh tão bom quanto.

 

voce tb vai ter eventuais dores de cabeça com Mac. Eu nunca me dei bem com alguns apps específicos (fotos por exemplo).. e se abrir o fórum vai encontrar mta gente com problemas diversos.

 

ah, IMPORTANTE: parece q certificado digital as vezes da enrosco em Mac. Pode ver que tem uma página grande aqui no fórum.

 

eu uso um certificado que a imprensa oficial de Sp  fez.. e ela q tem q liberar um driver específico pra funcionar, tive q baixar do site dela.. e só consegui funcionar no Windows. Então os documentos que preciso assinar para o trabalho tem q ser no Windows.

 

mas dado q os Windows estão bem razoáveis hj em dia, eu considero trocar meu MacBook por um Windows na próxima. Tenho hj um MacBook Pro retina de 2012. I7 3 geração, 8gb ram e 256 de SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu MacBook deu problema. Na época (1 ano atrás), pelo preço de um Air, eu comprei um desktop com i7 8700, RTX 2070, 64Gb de RAM, nvme 1Gb e um monitor 4k. Eu uso Python pra fazer análise de dados e com o WSL2 não tenho qualquer problema. Hoje acho até melhor que o Mac. Você abre um terminal com Ubuntu, edita no visual studio e tudo ocorre sem maiores dificuldades.

Editado por Sonolento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Comprei um Hackintosh por R$ 3.500,00. A performance dele é superior ao meu Mac Pro Late 2013 com Xeon de 6 núcleos e 64 GB de RAM (paguei R$ 7.000 e gastei ais R$ 1.800 para o upgrade de memória). Estou com Mojave, e sei que upgrade de OS em Hackintosh são complicados. Quer o melhor dos dois mundos: um OS superior a Windows e um hardware passível de qualquer tipo de upgrade e possibilidade de personalizar a BIOS, vai de Hackintosh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...