Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac 27" ou MBP 16"?


Lilo

Posts Recomendados

Galera, tenho dois macs:

Macbook Pro 15" Retina 2014 - i7 2.2 GHZ QUAD CORE - 16 GB - SSD 256GB

Macbook Air 13" 2017 - i5 1.8 GHZ - 8 GB - SSD 128GB

Meu macbook air está praticamente parado, pois usava ele para viajar, quando saia de casa, mas agora durante a pandemia eu não saio de casa, então ele está totalmente parado. O Macbook Pro eu utilizo para edição de vídeo (After Effects) e para produção musical (Ableton Live).

 

Estou querendo dar um upgrade, pois meu MBP está ficando velho e eu queria ter um pouco mais de performance. iMac 27" me agrada por ter uma tela grande que ajudaria a editar os vídeos e produzir música com uma visão melhor. Macbook Pro tem a vantagem de ser mais portátil, mas eu dificilmente tiro meu MBP atual daqui do meu estúdio, então creio que a portabilidade não seja uma grande vantagem pra mim.

 

Tenho algumas questões me incomodando agora e resolvi criar esse post para ver se alguém consegue me ajudar.

1. Vale a pena vender as duas máquinas que eu tenho para ficar com apenas uma bem melhor? Acredito que o Macbook air está apenas desvalorizando por estar parado aqui e sem nenhuma utilidade. No caso de não valer a pena vender o macbook air, venderia apenas o Macbook Pro na troca.

2. Em desempenho, vale mais a pena um iMac 27" ou um Macbook Pro 16"? O iMac está configurado com i5 3.0GHZ six core e o Macbook Pro tem i7 2.6 GHZ six core e i9 2.3 GHZ eight core.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

1 - Sim! Dado seu relato de uso atual, vale a pena vender as máquinas desde que após a pandemia você continue muito em estúdio. Se for voltar a viajar, deve repensar, talvez fazer isso mas investir no MBP parrudo, que faça ambas as funções, performance no estúdio e portabilidade.

2 - O MBP 16" tem mais performance que o iMac atual em basicamente todas as frentes, rivalizando até com algumas configurações nervosas do iMac Pro atual. A diferença entre o MBP i7 e i9 não é uma coisa absurda, veja o que seus softwares costumam usar com maior intensidade, CPU ou GPU, para ver onde investir. Talvez isso até te permita colocar um pouquinho mais de grana para 32GB de RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre vender dois pra comprar um, acho uma decisão muito pessoal. Depende do que você venha a precisar no futuro. 
 

Quanto às configurações do iMac e MacBook Pro.... honestamente, acho a configuração do iMac uma vergonha. É uma máquina cara e vem com 8 de memória e processador i5. Isso é uma piada. Sem falar que a maior parte do fusion drive é HD mecânico.....
 

Eu tenho um iMac 2017, e coloquei 32 de memória e rodo o SO num SSD externo, que tem um desempenho bem melhor que esse fusion drive lixão, que tem apenas 32GB de SSD. O restante é mecânico! 968GB de HD mecânico num iMac é pra rir.

Mas... eu também faço edição de vídeo e músicas, e certamente a tela grande é uma vantagem maravilhosa. Não me vejo fazendo nada em uma tela pequena de notebook. Mas provavelmente o MBP me daria um desempenho melhor.


Mas quando edito muitos arquivos 4K e a edição começa ficar muito elaborada, o FCPX dá umas engasgadas no render. Davinci então, pior ainda.... 

Estou pra colocar o SO num SSD NVMe externo, que tem um desempenho ainda melhor que meu atual Samsung T5. Provavelmente vai dobrar a velocidade. Mas não sei se o processador i5 vai continuar sendo um gargalo nas edições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Rafael Scheid disse:

1 - Sim! Dado seu relato de uso atual, vale a pena vender as máquinas desde que após a pandemia você continue muito em estúdio. Se for voltar a viajar, deve repensar, talvez fazer isso mas investir no MBP parrudo, que faça ambas as funções, performance no estúdio e portabilidade.

2 - O MBP 16" tem mais performance que o iMac atual em basicamente todas as frentes, rivalizando até com algumas configurações nervosas do iMac Pro atual. A diferença entre o MBP i7 e i9 não é uma coisa absurda, veja o que seus softwares costumam usar com maior intensidade, CPU ou GPU, para ver onde investir. Talvez isso até te permita colocar um pouquinho mais de grana para 32GB de RAM.

Boa! Eu acredito que vou manter meu trabalho apenas no estúdio daqui pra frente e a portabilidade não é algo que atrai tanto (uma tela 27 me atrai muito mais).

- Visto que a diferença de valor entre um iMac 27" i5 e um Macbook 16" i7 não é tão grande, visando a longo prazo, além da performance ser melhor, vale mais a pena um MBP, correto? No meu ponto de vista, a única vantagem do iMac sobre o MBP é a tela maior.

7 horas atrás, Del Rei disse:

Sobre vender dois pra comprar um, acho uma decisão muito pessoal. Depende do que você venha a precisar no futuro. 
 

Quanto às configurações do iMac e MacBook Pro.... honestamente, acho a configuração do iMac uma vergonha. É uma máquina cara e vem com 8 de memória e processador i5. Isso é uma piada. Sem falar que a maior parte do fusion drive é HD mecânico.....
 

Eu tenho um iMac 2017, e coloquei 32 de memória e rodo o SO num SSD externo, que tem um desempenho bem melhor que esse fusion drive lixão, que tem apenas 32GB de SSD. O restante é mecânico! 968GB de HD mecânico num iMac é pra rir.

Mas... eu também faço edição de vídeo e músicas, e certamente a tela grande é uma vantagem maravilhosa. Não me vejo fazendo nada em uma tela pequena de notebook. Mas provavelmente o MBP me daria um desempenho melhor.


Mas quando edito muitos arquivos 4K e a edição começa ficar muito elaborada, o FCPX dá umas engasgadas no render. Davinci então, pior ainda.... 

Estou pra colocar o SO num SSD NVMe externo, que tem um desempenho ainda melhor que meu atual Samsung T5. Provavelmente vai dobrar a velocidade. Mas não sei se o processador i5 vai continuar sendo um gargalo nas edições.

Pois é, quando fiz as comparações eu vi que a tela do iMac é algo muito interessante, mas as configurações do iMac, comparadas ao MBP 16", são bem inferiores (exceto pela facilidade de aumentar a mémoria no iMac).

Se tu fosse comprar uma maquina hoje, tu continuaria com um iMac ou prefere investir num MBP? A tela do MBP é um problema para as edições, mas futuramente da pra comprar um monitor e usar o MBP de CPU quando estiver em estudio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Lilo disse:

Boa! Eu acredito que vou manter meu trabalho apenas no estúdio daqui pra frente e a portabilidade não é algo que atrai tanto (uma tela 27 me atrai muito mais).

- Visto que a diferença de valor entre um iMac 27" i5 e um Macbook 16" i7 não é tão grande, visando a longo prazo, além da performance ser melhor, vale mais a pena um MBP, correto? No meu ponto de vista, a única vantagem do iMac sobre o MBP é a tela maior.

Pois é, quando fiz as comparações eu vi que a tela do iMac é algo muito interessante, mas as configurações do iMac, comparadas ao MBP 16", são bem inferiores (exceto pela facilidade de aumentar a mémoria no iMac).

Se tu fosse comprar uma maquina hoje, tu continuaria com um iMac ou prefere investir num MBP? A tela do MBP é um problema para as edições, mas futuramente da pra comprar um monitor e usar o MBP de CPU quando estiver em estudio.

Te respondi lá a MP, mas basicamente é isso, o MBP é muito mais máquina no momento, sendo apenas a tela do iMac a vantagem. E sim, como você mesmo mencionou, pode adicionar um monitor externo e ainda manter a melhor performance e a portabilidade.
Sobre preços também falei lá na MP, pelos que você citou vc consegue máquinas melhores, bem como consegue vender os seus por um montante maior do que o que disse esperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Lilo disse:

Se tu fosse comprar uma maquina hoje, tu continuaria com um iMac ou prefere investir num MBP? A tela do MBP é um problema para as edições, mas futuramente da pra comprar um monitor e usar o MBP de CPU quando estiver em estudio.

Eu continuaria no iMac. Embora MBP possa acoplar monitor (e inclusive teclado, porque detesto teclado de notebook... E detesto o teclado sem fio da Apple... Eu vendi o sem fio e comprei o com fio da Apple), acho que começa a ficar muita gambiarra. Mas pode ser só frescura minha. Acho que com o upgrade de RAM e o SSD NVMe externo já vai me resolver.

Mas... É algo muito pessoal, porque eu não tenho necessidade de levar o computador pra outros cantos - de repente você precise...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te dizer que pela configuração em si, o MBP realmente é mais máquina, mas algo que tu precisa se atentar MUITO é a questão da refrigeração e throttle. Não vai adiantar muito tu ter toda essa cavalaria se o Mac não conseguir refrigerar bem e precisar baixar a potência, na hora que realmente precisar daquele período maior com a força máxima, vai ficar na mão.

 

Não sei como está a situação do MBP 16'', mas a dica é pra avaliar isso em reviews e etc sobre o que comentam pra ver se realmente vai te atender nesse quesito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Daniel Mendel disse:

Te dizer que pela configuração em si, o MBP realmente é mais máquina, mas algo que tu precisa se atentar MUITO é a questão da refrigeração e throttle. Não vai adiantar muito tu ter toda essa cavalaria se o Mac não conseguir refrigerar bem e precisar baixar a potência, na hora que realmente precisar daquele período maior com a força máxima, vai ficar na mão.

 

Não sei como está a situação do MBP 16'', mas a dica é pra avaliar isso em reviews e etc sobre o que comentam pra ver se realmente vai te atender nesse quesito.

No MBP 16" a questão temperatura foi bastante retrabalhada e o termal throttling foi controlado. Inclusive os testes mostraram que, mesmo sendo o mesmo processador dos MBP 15" 2019, a performance geral é melhor, certamente pela questão resfriamento. Foi uma das primeiras coisas testadas pelo reviewers quando ele foi lançado, justamente para averiguar a alegação da Apple de ter melhorado em 30% o sistema de resfriamento.
Até a chegada da GPU 5600m foi uma grata surpresa, pois a performance é bastante superior e mantiveram o TDP dela da mesma forma. Ingrato foi o preço que meteram nesse upgrade hahaha.

Enfim, o MBP 16" é uma máquina realmente irada, sendo até classificada como a volta da Apple ao mundo Pro de verdade, com hardware poderoso e performance constante, além de ter ouvido os profissionais e o mercado em questões como mecanismo de teclado e tecla ESC.
Algumas coisas ficaram pra trás, como slot SD, que a Apple matou matado, e a Touch Bar, um "ame ou odeie" que, pelo jeito, não morre mais haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Macbook 16” + monitor Dell 27” 4K.

Vai ter a tela do iMac com a mobilidade do Macbook.

Aliás, já tive esse setup (Macbook + iMac) e achava que era aceitável, até eu ficar com só um e perceber que era uma grande bobagem ter dois. Independente do que você for comprar, vale demais vender tudo e comprar algo mais potente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal, tenho um MacBook Pro 16" e tenho notado a minha placa gráfica ligada o tempo todo sempre que tenho a máquina ligada a um monitor externo (aparece Alto Desempenho em placar gráfica lá no monitor de atividades), mesmo que eu só esteja usando o Safari. Isso acontece com vocês tbm? Isso tem consumido muito da minha bateria. Até se o monitor estiver desligado, mas o cabo hdmi plugado, acontece isso. 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2020 at 02:29, Lilo disse:

Galera, tenho dois macs:

Macbook Pro 15" Retina 2014 - i7 2.2 GHZ QUAD CORE - 16 GB - SSD 256GB

Macbook Air 13" 2017 - i5 1.8 GHZ - 8 GB - SSD 128GB

Meu macbook air está praticamente parado, pois usava ele para viajar, quando saia de casa, mas agora durante a pandemia eu não saio de casa, então ele está totalmente parado. O Macbook Pro eu utilizo para edição de vídeo (After Effects) e para produção musical (Ableton Live).

 

Estou querendo dar um upgrade, pois meu MBP está ficando velho e eu queria ter um pouco mais de performance. iMac 27" me agrada por ter uma tela grande que ajudaria a editar os vídeos e produzir música com uma visão melhor. Macbook Pro tem a vantagem de ser mais portátil, mas eu dificilmente tiro meu MBP atual daqui do meu estúdio, então creio que a portabilidade não seja uma grande vantagem pra mim.

 

Tenho algumas questões me incomodando agora e resolvi criar esse post para ver se alguém consegue me ajudar.

1. Vale a pena vender as duas máquinas que eu tenho para ficar com apenas uma bem melhor? Acredito que o Macbook air está apenas desvalorizando por estar parado aqui e sem nenhuma utilidade. No caso de não valer a pena vender o macbook air, venderia apenas o Macbook Pro na troca.

2. Em desempenho, vale mais a pena um iMac 27" ou um Macbook Pro 16"? O iMac está configurado com i5 3.0GHZ six core e o Macbook Pro tem i7 2.6 GHZ six core e i9 2.3 GHZ eight core.

 

Sinceramente: Vale mais a pena iMac!

Explico: O iMac é o melhor Mac que existe. Por não ser portátil, não existe preocupação com bateria, economia de energia, peças móveis como teclado, tampa e trackpad.

Na minha opinião só deve optar pelo Macbook quem realmente precisa de mobilidade. Caso contrário, vale muito mais a pena investir em iMac e terá uma máquina muito mais estável e com desempenho garantido no longo prazo.

Eu nem penso duas vezes: Tenho iMac em casa. E para tarefas que demandam mobilidade, vou de iPad. Simples assim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...