Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Air esquentando


Gustavo Entringer

Posts Recomendados

Boa noite, amigos

Comprei um Macbook air 2019 há menos de um ano e toda vez que vou usá-lo, mesmo sem exigir muito, apenas assistindo alguns vídeos ou lendo PDFs a temperatura dele sobe astronomicamente. O aparelho está novo, não sofreu nenhuma avaria nesse meio tempo e, só utilizei carregador e cabos originais. Contudo, mesmo com todas essas medidas, aplicativos como o Macs Fan Control, registram temperaturas de 80 - 100 graus no dia-a-dia.

Como proceder com tal fato? É normal ter esse aumento tão grande na temperatura do aparelho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Em 19/07/2020 at 21:31, Gustavo Entringer disse:

Como proceder com tal fato? É normal ter esse aumento tão grande na temperatura do aparelho?

Gustavo infelizmente é o calcanhar de Aquiles da Apple essa má gestão de arrefecimento.  Meu pro chega a quase 100 graus também, ja tive um Air que isso também era normal. 
Eles pecam pela obsessão ao silencio. 

Esses dias agora o Linus Tech fez um experimento com um Macbook Air colocando outro sistema de arrefecimento e o computador ganho muito em desempenho de hardware. 

Se tiver paciencia assista que vale a pena:
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Tenho um Macbook Air 2019 A1932.
Passei pelo mesmo problema de alta temperatura.

Tentei as seguintes solucoes 

1 - troca da pasta termina sem melhora expressiva 

2 - usar sem case sem melhora expressiva 

3 - usar o controle de cooler e deixa sempre em 100% melhorou um pouco

4 - colocar termo pads melhorou mais bastante trabalhando em conjunto com o cooler a 100%

Mas a conclusao que cheguei lendo esse topico e que inflezmente e super normal essas maquinas trabalharem entre 60 a 100 graus, mesmo que seja apenas vendo um video no youtube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/07/2020 at 18:32, Rodrigo Araújo Silva disse:

Gustavo infelizmente é o calcanhar de Aquiles da Apple essa má gestão de arrefecimento.  Meu pro chega a quase 100 graus também, ja tive um Air que isso também era normal. 
Eles pecam pela obsessão ao silencio. 

Esses dias agora o Linus Tech fez um experimento com um Macbook Air colocando outro sistema de arrefecimento e o computador ganho muito em desempenho de hardware. 

Se tiver paciencia assista que vale a pena:
 

 

Você está corretíssimo !!!

Gostaria de contribuir com seu comentário, colando um comentário que fiz num outro post, mas que é a mesma dúvida do outro.

"Eu tenho uma opinião um pouco diferente com relação a confiar nesta parte do projeto da Apple sobre arrefecimento.

Não por ser Eng. Mecânico e ter estudado "Materiais" e "Termodinâmica, mas sempre fui curioso antes de ter feito engenharia. E no caso dos projetos de arrefecimento dos Macs da Apple sempre percebi, desde o meu iMac 2011, que a Apple sempre tentou trabalhar equilibradamente o "Ruído" e a "Velocidade da(s) Ventoinha(s)".

Quando comprei meu iMac 2011 comecei a pesquisar e ler em fóruns como este, e me deparei com uma grande quantidade de usuários com problemas de queima de CPU e GPU, e analisando meu iMac percebi aquele equilíbrio que citei anteriormente como (Ruído x Velocidade da(s) Ventoinha(s)). 

Esse equilíbrio é o conforto auditivo equilibrado com o arrefecimento, e é o que ocorre em qualquer Mac, quando o processamento é exigido, entra(m) a(s) ventoinha(s) com uma velocidade calculada de acordo com as temperaturas da CPU e GPU, ou só da CPU quando não há GPU dedicada.

Então pensei sobre a questão das queimas crônicas dos iMacs: "E se o sensor de temperatura (Termístor) estiver lendo uma temperatura errada, por exemplo, ter perdido sua tolerância por algum tipo de defeito, ou por estar "mascarado" por acúmulo de poeira ? Como evitar ?

Pesquisando encontrei alguns aplicativos que tem o poder de dar um "overrride" no sistema automático de controle da da(s) ventoinha(s), programando o controle delas como você achar melhor.

Encontre o "iStat Menus" e desde 2012 o utilizo no meu iMac e em outro Mac que tenho.

Como esse software me dá o poder de controlar a(s) Ventoinha(s), posso nele mesmo programar faixas percentuais de velocidade automaticamente ou manualmente, quando sentir temperaturas altas na CPU e GPU, através do mostrador de temperatura que ele te mostra na "Barra de Menus", e com isso evitar qualquer risco da queima de uma CPU e (ou) GPU.

Depois que criei esse "modus operandi" passei a trabalhar mais tranquilo, e como exemplo, enquanto já li inúmeros relatos de iMacs de 2011 até 2020 queimados pelas suas CPU/GPU, esse meu iMac, já com 11 anos segue funcionando perfeitamente sem nunca ter tido problema algum.

Sobre MacBooks, acho igualmente arriscado, deixar o sistema de ventoinhas no padrão Apple, e com um agravante: Pegando o exemplo MacBook Air da minha esposa, principalmente mulheres, tendem a utilizar os MacBooks no colo, e ao colocar o Mac no colo você pode obstruir aquela parte preta entre a tela e o teclado, onde ocorre a troca de calor. Fora que a parte de baixo do MacBook, a tampa inferior, também serve para trocar calor com o ambiente, por isso que as 4  borrachinhas da tampa inferior tem 2 funções numa mesa, 1ª de firmar evitando deslizar, e 2ª dar uma pequena folga entre a tampa inferiror e a mesa para que a tampa inferior troque calor com o ambiente."

Editado por Engemec
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Leandro Mattos disse:

Tenho um Macbook Air 2019 A1932.
Passei pelo mesmo problema de alta temperatura.

Tentei as seguintes solucoes 

1 - troca da pasta termina sem melhora expressiva 

2 - usar sem case sem melhora expressiva 

3 - usar o controle de cooler e deixa sempre em 100% melhorou um pouco

4 - colocar termo pads melhorou mais bastante trabalhando em conjunto com o cooler a 100%

Mas a conclusao que cheguei lendo esse topico e que inflezmente e super normal essas maquinas trabalharem entre 60 a 100 graus, mesmo que seja apenas vendo um video no youtube.

Para mim o item 3 é o mais essencial, pois você mesmo controla a velocidade da ventoinha dependendo da aplicação que você estiver usando.

Não é tão trabalhoso assim, como alguns podem pensar, ativar uma velocidade maior da ventoinha quando por exemplo você estiver editando um video, ou quando você estiver jogando, ou quando você rodando um software 3D. 

No restante das aplicações como páginas web, editor de texto, planilhas, etc..., o automático do gerenciador de velocidade da ventoinha de terceiros ou no próprio automático do gerenciador de velocidade da ventoinha do Mac se encarrega da tarefa.

Editado por Engemec
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Engemec disse:

Encontre o "iStat Menus" e desde 2012 o utilizo no meu iMac e em outro Mac que tenho.

Como esse software me dá o poder de controlar a(s) Ventoinha(s), posso nele mesmo programar faixas percentuais de velocidade automaticamente ou manualmente, quando sentir temperaturas altas na CPU e GPU, através do mostrador de temperatura que ele te mostra na "Barra de Menus", e com isso evitar qualquer risco da queima de uma CPU e (ou) GPU.

Depois que criei esse "modus operandi" passei a trabalhar mais tranquilo, e como exemplo, enquanto já li inúmeros relatos de iMacs de 2011 até 2020 queimados pelas suas CPU/GPU, esse meu iMac, já com 11 anos segue funcionando perfeitamente sem nunca ter tido problema algum.

Caramba, excelente dica!

Uso o iStats a tempos mas não tinha me ligado nessa função de programar as fans de acordo com o escalonamento da temperatura.

Fiz essa configuração e deu uma reduzida significativa nos picos de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...