Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Workflow de fotografia com MacBook Pro 2020 base ou iMac 4k i3


Vitor Hugo Rebellato

Posts Recomendados

Bom dia colegas! Primeiro post meu aqui!

Estou me decidindo entre 2 máquinas para o meu fluxo de trabalho e se alguém puder me ajudar, agradeço!

Sou fotógrafo e trabalho principalmente com Camera Raw, Capture one e Photoshop, para fotografia de retratos. e eventualmente edição de vídeos simples, sem grandes edições de cor, etc...

Para vocês terem ideia, eu tenho atualmente um Acer E5 573G com i7 5500U 8gb RAM com GeForce 920m e SSD 240gb que está pedindo água (notas no Geekbench 5 - Single-Core Score: 753 ; Multi-Core Score: 1540) e vou relegar a segundo plano logo! Uso a tela Dell U2414H. Basicamente uso o notebook como desktop kkkk.

Estou analisando um upgrade pra Apple: entre MacBook Pro 2020 i5 base ou iMac 21" Retina i3 com Radeon 555X. Meu orçamento está permitindo apenas um desses por enquanto.

Alguém do fórum que use  uma dessas máquinas Apple  pode relatar a experiência com elas aqui? Roda bem para fotografia e processar arquivos raw? Quais os prós e contras de cada uma das máquinas acima?

P.s.: Sobre o iMac cogito instalar o sistema num Samsung T5  e fazer boot por usb-c para compensar o HD interno lento e não ter este gargalo.

Desde já agradeço a atenção de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Vitor Hugo Rebellato disse:

Bom dia colegas! Primeiro post meu aqui!

Estou me decidindo entre 2 máquinas para o meu fluxo de trabalho e se alguém puder me ajudar, agradeço!

Sou fotógrafo e trabalho principalmente com Camera Raw, Capture one e Photoshop, para fotografia de retratos. e eventualmente edição de vídeos simples, sem grandes edições de cor, etc...

Para vocês terem ideia, eu tenho atualmente um Acer E5 573G com i7 5500U 8gb RAM com GeForce 920m e SSD 240gb que está pedindo água (notas no Geekbench 5 - Single-Core Score: 753 ; Multi-Core Score: 1540) e vou relegar a segundo plano logo! Uso a tela Dell U2414H. Basicamente uso o notebook como desktop kkkk.

Estou analisando um upgrade pra Apple: entre MacBook Pro 2020 i5 base ou iMac 21" Retina i3 com Radeon 555X. Meu orçamento está permitindo apenas um desses por enquanto.

Alguém do fórum que use  uma dessas máquinas Apple  pode relatar a experiência com elas aqui? Roda bem para fotografia e processar arquivos raw? Quais os prós e contras de cada uma das máquinas acima?

P.s.: Sobre o iMac cogito instalar o sistema num Samsung T5  e fazer boot por usb-c para compensar o HD interno lento e não ter este gargalo.

Desde já agradeço a atenção de todos!

Se está falando de máquinas novas, olhando para o iMac com a 555X, você tem um melhor conjunto nesta máquina do que no MBP 13 de entrada, que tem apenas a Intel Iris integrada na CPU.

A CPU é praticamente a mesma coisa. E com a maior velocidade e melhor resfriamento do iMac você deve obter melhor performance geral no fim das contas.

No iMac ainda é possível fazer upgrade de RAM. É um trabalho infernal, mas dá https://www.youtube.com/watch?v=K8ehvLmLmpw. No MBP é o que vc pedir na compra e fim.

Os iMacs 2020 são todos com SSD agora, mas pode usar seu T5 também. A avaliar na hora que estiver com ele em mãos o que te atende melhor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rafael Scheid disse:

Se está falando de máquinas novas, olhando para o iMac com a 555X, você tem um melhor conjunto nesta máquina do que no MBP 13 de entrada, que tem apenas a Intel Iris integrada na CPU.

A CPU é praticamente a mesma coisa. E com a maior velocidade e melhor resfriamento do iMac você deve obter melhor performance geral no fim das contas.

No iMac ainda é possível fazer upgrade de RAM. É um trabalho infernal, mas dá https://www.youtube.com/watch?v=K8ehvLmLmpw. No MBP é o que vc pedir na compra e fim.

Os iMacs 2020 são todos com SSD agora, mas pode usar seu T5 também. A avaliar na hora que estiver com ele em mãos o que te atende melhor.

 

Incluiria também o iPad Pro de 13" como uma opção viável, nele você terá disponível o Lightroom, Photoshop (ainda capado), Adobe Rush (gratuito) além de outras opções melhor adaptadas.
Mas aí valeria avaliar sua curva de aprendizado para adaptar seu workflow.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Vinicius Vasques disse:

Incluiria também o iPad Pro de 13" como uma opção viável

para o meu fluxo... não tem como fazer backup em hd externo, nem usar a Wacom intuos que tenho para o meu trabalho de retoque... preciso de MacOS mesmo. Se fosse em um sistema que preciso entregar as fotos quase em tempo real, seria uma boa... mas não tenho esta demanda. Valeu pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Vitor Hugo Rebellato disse:

para o meu fluxo... não tem como fazer backup em hd externo, nem usar a Wacom intuos que tenho para o meu trabalho de retoque... preciso de MacOS mesmo. Se fosse em um sistema que preciso entregar as fotos quase em tempo real, seria uma boa... mas não tenho esta demanda. Valeu pela dica!

O iPad Pro permite fazer backup para HDD Externo, sim, via entrada USB-C. Existem uma várias opções de hubs que permitem ligar um USB-A + USB-C + HDMI para monitor externo por exemplo.


A Wacom Intuos seria substituída pela Apple Pencil. Dependendo do modelo com o qual você trabalha, a diferença seria considerável na precisão pois estará fazendo os retoques direto sobre o ponto da foto que será trabalhado, como se estivesse trabalhando com uma mesa da linha Cintiq (que custa na casa dos R$4.000,00).

Sucesso na sua escolha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Vinicius Vasques disse:

O iPad Pro permite fazer backup para HDD Externo, sim, via entrada USB-C. Existem uma várias opções de hubs que permitem ligar um USB-A + USB-C + HDMI para monitor externo por exemplo.

shoow... eu acho que seria muito bom ter um fluxo assim.. mas como eu trabalho com fotos no capture one também.. não é a opção para a minha necessidade... valeu pela dica mesmo assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal... no fim das contas eu escolhi um Mac Mini i3 novo. Para mim vai suprir as necessidades. Tem o dobro da performance pelo Geekbench em relação ao meu atual. E será mais econômico por não ter de comprar dongles, só cabos para usar o USB-C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal... no fim das contas eu escolhi um Mac Mini i3 novo. Para mim vai suprir as necessidades. Tem o dobro da performance pelo Geekbench em relação ao meu atual. E será mais econômico por não ter de comprar dongles, só cabos para usar o USB-C.

Estará muito bem servido! Sorte, saúde e sucesso! Forte abraço!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 08/08/2020 at 20:07, Vitor Hugo Rebellato disse:

Olá pessoal... no fim das contas eu escolhi um Mac Mini i3 novo. Para mim vai suprir as necessidades. Tem o dobro da performance pelo Geekbench em relação ao meu atual. E será mais econômico por não ter de comprar dongles, só cabos para usar o USB-C.

Fala Vitor Hugo, tudo bem ? 
Como tem sido a experiência usando o mac mini de 2018 i3 com 8de ram ? Estou cogitando pegar um tbm trabalho bastante com Photoshop. Tem rodado tudo bem ? Grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vim relatar minha experiência de edição por hobby e a "questão Macbook x iMac". Tenho ambos com as seguintes configurações: 

Macbook Pro 15" Mid 2012 , i7 quad core 2,3GHz, 16GB de RAM (1600Mhz), 256 de SSDGeForce GT 650M com 1GB de memória GDDR5;

iMac 27" 2017, com i5 Quad-Core 3,5 GHz16 GB de RAM (2400 MHz) e Radeon Pro 575 4 GB. O disco é um m2 Samsung Evo 970, numa case da Ugreen (USB-C), rodando o OS via Thunderbolt 3.

Ao comprar o iMac, pensei que as edições iriam fluir de maneira excepcionalmente melhor do que no Macbook, mas para minha surpresa, foi o contrário. O conjunto HDD + 8 GB de RAM simplesmente impossibilitou usar o LR + PS juntos. O iMac travava só de abrir o Photoshop e era necessário forçar o desligamento. Após fazer o upgrade da RAM para 16GB e usar o ssd externo com o OS, realmente mudou da água para o vinho kkkk Porém, ainda tenho a impressão que no Macbook o LR e PS rodam com mais fluidez. Em outro tópico estávamos discutindo o quão esses aplicativos da Adobe estão sem otimização, parecem um buraco negro para RAM. Outro detalhe é que no Macbook uso o Mojave e no iMac o Catalina. Estou meio desconfiado do Catalina, tem apresentado alguns bugs nos últimos meses.

Agora uma coisa é certa, usar a tela 5K de qualquer iMac é um caminho sem volta kkkk olho pra retina do Macbook e parece que estou usando um monitor de tubo hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...