Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

UPGRADE iMac (Retina 4K, 21.5-inch, 2017)


digitaldesign

Posts Recomendados

Olá!

Tenho um  iMac (Retina 4K, 21.5-inch, 2017) que nunca foi aberto (ainda com Fusion Drive e seus 8GB de fábrica)

Estou pensando em já fazer um upgrade na RAM e no SSD. Quero colocar na configuração máxima possível - quanto de ram é o máximo para esse modelo e sugestões de peças SSD E RAM

Alguém puder me ajudar, eu agradeço muito!

Screen Shot 2020-09-25 at 14.19.29.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, digitaldesign disse:

Olá!

Tenho um  iMac (Retina 4K, 21.5-inch, 2017) que nunca foi aberto (ainda com Fusion Drive e seus 8GB de fábrica)

Estou pensando em já fazer um upgrade na RAM e no SSD. Quero colocar na configuração máxima possível - quanto de ram é o máximo para esse modelo e sugestões de peças SSD E RAM

Alguém puder me ajudar, eu agradeço muito!

Screen Shot 2020-09-25 at 14.19.29.png

32GB recomendado pela Apple. Não duvido que se colocar 64GB ele funcione, mas seria ideal testar antes de adquirir as memórias. Digo isso pois o 27" suporta 64GB, que o 21.5 só tem 2 slots.

Essa máquina tbm tem processador em socket, não é soldado, se interessar de alguma forma. Acho que esse Core i5 ainda não tinha HT, se quiser trocar com por um i7 com HT.

Mas acho que 64GB (se funcionarem) e o i7 dos 27" seriam muito investimento pra pouco lucro. Só tava delirando aqui mesmo nas possibilidades hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, digitaldesign disse:

A garanti dele já acabou... Valeu pelas dicas galera.

E quando ao SSD? Tava procurando o samsung x5 thunderbolt

mas não encontrei aqui no Brasil..

Se vai abrira máquina pelas memórias, já coloca o SSD lá dentro. Obviamente que ainda pode ter um SSD externo.

Drives externos Thunderbolt são perda de dinheiro. São pouquíssimos modelos, caríssimos, geralmente voltados para profissionais e para grandes armazenamentos, novamente mais comuns para profissionais que tem a necessidade de toda a velocidade do Thunderbolt e pagam os tubos por isso.
Acredito que o SSD dentro da máquina no lugar do HD irá te suprir com tranquilidade.

Sobre a maquina, ela tem internamente um SSD de 32GB (https://tidbits.com/2017/08/07/imac-1-tb-fusion-drives-have-smaller-ssds/), que acredito que seja deixado de lado ao colocar o SSD internamente, pois terá zero ganho de fazer Fusion com dois SSDs, ou pode até ter perda aí com mais uma camada de software fazendo onda no meio do caminho. Esse Fusion Drive nunca me convenceu muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 25/09/2020 at 14:26, digitaldesign disse:

Olá!

Tenho um  iMac (Retina 4K, 21.5-inch, 2017) que nunca foi aberto (ainda com Fusion Drive e seus 8GB de fábrica)

Estou pensando em já fazer um upgrade na RAM e no SSD. Quero colocar na configuração máxima possível - quanto de ram é o máximo para esse modelo e sugestões de peças SSD E RAM

Alguém puder me ajudar, eu agradeço muito!

Screen Shot 2020-09-25 at 14.19.29.png

@digitaldesign blz ?
Quer obter um desempenho top para o seu iMac ?
Samsung Evo / Qvo ou Western Digital.
Os Samsungs são mais caros porém, valem o desempenho que entregam.
Os western digital são ótimas escolhas também.
Abraço.
Carlos Cruz - Técnico Certificado Apple (ACMT).
Apple Consult - Assistência Técnica e Revenda Apple
Tel: 11-98021-3666 (whatsapp)
https://www.facebook.com/appleconsultbr/
Instagram: @apple.consult

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, digitaldesign disse:

Alguém sabe me dizer se esse modelo é compatível com o meu iMac (Retina 4K, 21.5-inch, 2017)? Agradeço!

Memória Crucial, 16GB, 2666MHz, DDR4, Para Notebook, CL19 - CT16G4SFS8266 

 

A princípio sim, mas Macs são bem xiliquentos com memórias.
Veja esta https://m.kabum.com.br/produto/110897/mem-ria-corsair-para-mac-16gb-2x8gb-2666mhz-ddr4-c18-cmsa16gx4m2a2666c18?gclid=CjwKCAjwq_D7BRADEiwAVMDdHvgfjvinIB4nd_fLKIHvYsL2aOQjyvUXZf2-fX5GoNPE1Mhp5kWxixoCYacQAvD_BwE

Tem CL um pouco mais baixo e é da linha específica para Mac. A Crucial  também tem uma linha específica, não sei se a que você viu é.

E elas funcionarão a 2400 MHz pela limitação PCH/CPU desse modelo.

Parece loucura falar de memórias específicas, mas como citei antes, os Mac são mimizentos com memórias e essas fazem diferença sim.

Editado por Rafael Scheid
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigos, boa tarde.

Estou fazendo um upgrade no meu iMac 4k 2017. Coloquei o ssd internamente e troquei os dois módulos de memória para 16gb cada. Entretanto, deu erro quando rodei o memtest. Levei para assistência com 2 módulos novos e o pessoal me ligou dizendo que tinha dados problema novamente e me sugeriram tentar outra marca.

As que eu levei são Kingston 2400mhz.

Conseguem me dizer se teria melhor resultado com um conjunto de módulos Crucial (modelo CT16G4SFD824A) ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Araujo Felipe disse:

Amigos, boa tarde.

Estou fazendo um upgrade no meu iMac 4k 2017. Coloquei o ssd internamente e troquei os dois módulos de memória para 16gb cada. Entretanto, deu erro quando rodei o memtest. Levei para assistência com 2 módulos novos e o pessoal me ligou dizendo que tinha dados problema novamente e me sugeriram tentar outra marca.

As que eu levei são Kingston 2400mhz.

Conseguem me dizer se teria melhor resultado com um conjunto de módulos Crucial (modelo CT16G4SFD824A) ?

 

Para não ter erro, procure as Corsair Mac Memory. É só instalar e usar.

A Crucial também tem uma linha específica para Macs, mas acredito que as normais deles tbm funcionarão.

Não sei o que passa com Kingston ultimamente, tanto RAM quanto SSD tem dado bastante problema.

Enfim, vai de Corsair e tudo certo.

Sempre resetar SMC e NVRAM quando trocar componentes

Editado por Rafael Scheid
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Rafael Scheid disse:

Para não ter erro, procure as Corsair Mac Memory. É só instalar e usar.

A Crucial também tem uma linha específica para Macs, mas acredito que as normais deles tbm funcionarão.

Não sei o que passa com Kingston ultimamente, tanto RAM quanto SSD tem dado bastante problema.

Enfim, vai de Corsair e tudo certo.

Sempre resetar SMC e NVRAM quando trocar componentes

Obrigado pela resposta, amigo. 
Veja, até achei pela internet esses modelos Mac Memory, mas estou com a máquina parada e os dias pra entregar pra mim são longos. 
 

Eu encontrei em um revendedor local, umas crossair (não mac memory) 2666mhz. Serviria ou melhor ir em busca das de 2400mhz(lá teria a da crucial nessa velocidade ). 

E sendo das mesmas especificações, sabem dizer o que realmente muda nesses modelos “mac memory”?
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Araujo Felipe disse:

Obrigado pela resposta, amigo. 
Veja, até achei pela internet esses modelos Mac Memory, mas estou com a máquina parada e os dias pra entregar pra mim são longos. 
 

Eu encontrei em um revendedor local, umas crossair (não mac memory) 2666mhz. Serviria ou melhor ir em busca das de 2400mhz(lá teria a da crucial nessa velocidade ). 

E sendo das mesmas especificações, sabem dizer o que realmente muda nesses modelos “mac memory”?
 

 

Diferença real no nível de PCB e chips não há, exceto a garantia do fabricante de que ela funcionará com Macs, tendo sido peças construídas com a mesma especificação dos Macs e testadas neles.

No geral, módulos que atendam às especificações dos utilizados nos Macs deveriam funcionar, mas tem coisa que não tem explicação, como o caso da Kingston atualmente, que anda tendo problemas com Macs. A razão eu ainda não descobri.

Sobre as Crucial, são ótimas memórias e devem funcionar sem problemas. das que você encontrou, pode ir com as Crucial que já estão também na frequência nominal do Mac (um match a mais, um problema a menos hehe)

Um pouco mais de bla bla bla técnico hahaha:
Frequência - se ela for acima da especificação do Mac, a RAM funcionará na velocidade máxima permitida pelo Mac. Se for inferior, o Mac funcionará na velocidade dela.
A frequência, se for superior à do barramento do Mac, fará com que haja downclock. Overclock e downclock podem causar instabilidade no funcionamento de componentes, pois estão fora do seu nominal. Para entender como isso pode causar desestabilização, os overclocks extremos, por exemplo, tem ajuste finíssimo de tensão, corrente, latências, temperaturas, etc. E tudo isso tbm pode influenciar em um downclock.
Latência - quanto menor, melhor. Mas da mesma forma, a mudança das velocidades, tensões, correntes, etc., podem influenciar no comportamento da comunicação da RAM com os componentes que se comunicam com ela, causando instabilidade.

Muitas vezes, em baixa demanda de processamento, tudo funciona bem pois não estressa o sistema, mas quando estressados, quando todas estas configurações são postas à prova, as incompatibilidades vêm à tona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 06/10/2020 at 01:30, Carlos Eduardo Dos Santos disse:

@digitaldesign blz ?
Quer obter um desempenho top para o seu iMac ?
Samsung Evo / Qvo ou Western Digital.
Os Samsungs são mais caros porém, valem o desempenho que entregam.
Os western digital são ótimas escolhas também.
Abraço.
Carlos Cruz - Técnico Certificado Apple (ACMT).
Apple Consult - Assistência Técnica e Revenda Apple
Tel: 11-98021-3666 (whatsapp)
https://www.facebook.com/appleconsultbr/
Instagram: @apple.consult

Boa tarde Carlos, tudo bem?

Você já instalou o Samsung EVO 970 Plus em algum iMac igual o do tópico? O barramento da placa mãe permite atingir a velocidade máxima do HD?

A Memória Corsair Vengeance, 8GB, 2400MHz, DDR4, Notebook, C16 - CMSX8GX4M1A2400C16 é compatível? 

Grato pela sua atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, joaogauer disse:

Boa tarde Carlos, tudo bem?

Você já instalou o Samsung EVO 970 Plus em algum iMac igual o do tópico? O barramento da placa mãe permite atingir a velocidade máxima do HD?

A Memória Corsair Vengeance, 8GB, 2400MHz, DDR4, Notebook, C16 - CMSX8GX4M1A2400C16 é compatível? 

Grato pela sua atenção.

Boa noite @joaogauer tranquilo ?
Eu nunca fiz a instalação desse ssd então não posso te confirmar se a placa irá rodar no máximo ou não.
As corsair são as melhores para Mac.
Abraço.
Carlos Cruz - Técnico Certificado Apple (ACMT).
Apple Consult - Assistência Técnica e Revenda Apple
Tel: 11-98021-3666 (whatsapp)
https://www.facebook.com/appleconsultbr/
Instagram: @apple.consult

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, joaogauer disse:

Você já instalou o Samsung EVO 970 Plus em algum iMac igual o do tópico? O barramento da placa mãe permite atingir a velocidade máxima do HD?

Encontrará aqui alguns exemplos de usuários que usaram o 970 PLUS e relataram bom desempenho: https://forums.macrumors.com/threads/a-list-of-successful-imac-27-2012-2019-ssd-upgrades.2162435/

OBS: alguns tiveram sucesso no funcionamento após atualização de firmware! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Device: Mid 2017 - 18.3 - MNE92LL/A (3.4Ghz i5-7500, Fusion HDD+32GB blade)

Blade upgrade: 32GB Blade -> 1TB Samsung 970 Evo NVMe SSD

HDD upgrade: 1TB SATA HDD -> SanDisk 2TB 3D SATA III

Speed test: blade 2500 MB/s write, 2900 MB/s read, SATA SSD 450-ish

OS: Mojave 10.14.2

Adapter: Sintech NGFF M.2 nVME SSD Adapter Card, OWC temperature sensor for SATA SSD

Issues after fresh OS install: NONE

 

Device: Mid 2017 - 18.3 - MNE92LL/A (3.6Ghz i7-7700, Fusion HDD+32GB blade)

Blade upgrade: 32GB Blade -> 2TB Samsung 970 EVO NVMe SSD

HDD upgrade: 1TB SATA HDD -> 1TB Samsung 960 EVO SATA SSD

Speed test: blade 2500 MB/s write, 3000 MB/s read, SATA SSD 450-ish

OS: Mojave 10.14.4

Adapter: Sintech ST-NGFF2013-C with additional Kapton tape

Temperature sensor: not used

Issues after fresh OS install and restore: NONE, no sleep or hibernate issues

 

Device: Mid 2017 - 18.3

HDD upgrade: 32GB Blade -> Intel 760P 512GB

Speed test: around 900 MB/s read, 2900 MB/s write

OS: Mojave 10.14.3

Location: New Zealand

Issues after fresh OS install: None

 

Device: Mid 2017 - 18.3 - MNEA2LL/A (3.5Ghz i5-7600, Fusion HDD+32GB blade)

Blade upgrade: 32GB Blade -> 2TB Samsung 970 EVO Plus NVMe SSD

HDD upgrade: 1TB SATA HDD -> -/-

Speed test: ~2850 MB/s read, ~2750 MB/s write

OS: Catalina 10.15.2

Adapter: Sintech ST-NGFF2013-C

Heatsink: EK Water Blocks EK-M.2 NVMe Heatsink

Temperature sensor: not used

Issues after fresh OS install and restore: NONE, no sleep or hibernate issues

Não fazia ideia que precisava de adaptador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...