Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

VirtualBox - Drivers da Placa de Vídeo Nvídia 9400M


Posts Recomendados

Gente, estava procurando uma boa solução de virtualização e resolvi testar o VirtualBox.

O programa é muito bom, tranquilo para configurar e instalar o sistema "guest" (ou convidado, como queiram), mas estou enfrentando uma dificuldade:

Não consigo instalar a placa de vídeo do meu Macbook White MC240 nem a pau! (GeForce Nvidia 9400M)

Se você utilizar o Boot camp, beleza! Instala e funciona tudo direitinho...

Testa no virtualbox, pimba, algumas coisas não instalam os drivers nem por decreto!

Será uma limitação desse programa ou tem algum jeito?

Já tentei achar alguma coisa na net, mas até o momento não encontrei.

Certo é que mais de uma pessoa procurando, com certeza encontraremos uma resposta mais rápido.

Vlw galera. Espero que possam me ajudar.

Att.

Fábio Monken

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Você está tentando baixar os drivers do site da Nvidia e instalar no seu computador? Não é assim que funciona - no Virtualbox você instala os "Adicionais de convidado", que tem drivers para o computador virtual do Virtualbox. Dá uma olhada em um artigo que publiquei no Mac Magazine:

http://macmagazine.com.br/2009/06/29/s...aquina-virtual/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está tentando baixar os drivers do site da Nvidia e instalar no seu computador? Não é assim que funciona - no Virtualbox você instala os "Adicionais de convidado", que tem drivers para o computador virtual do Virtualbox. Dá uma olhada em um artigo que publiquei no Mac Magazine:

http://macmagazine.com.br/2009/06/29/s...aquina-virtual/

Tentei instalar via driver baixado pelo site sim...

Além disso, também tentei instalar via drivers que vêm no cd do Leopard... nada.

Não tinha ainda me localizado com os Guest Additions, mas depois de apanhar um pouco e ler novamente o seu post, localizei e fiz a instalação como você mencionou.

Ele instalou um driver chamado Virtual Box Graphics Adapter. Ainda não é o driver da placa mesmo, mas vou tentar outras coisas quando chegar em casa (estou no trampo). Vamos ver.

Bom, melhor do que estava ficou!

Postarei notícias.

Att.

Fábio Monken

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei instalar via driver baixado pelo site sim...

Além disso, também tentei instalar via drivers que vêm no cd do Leopard... nada.

Não tinha ainda me localizado com os Guest Additions, mas depois de apanhar um pouco e ler novamente o seu post, localizei e fiz a instalação como você mencionou.

Ele instalou um driver chamado Virtual Box Graphics Adapter. Ainda não é o driver da placa mesmo, mas vou tentar outras coisas quando chegar em casa (estou no trampo). Vamos ver.

Bom, melhor do que estava ficou!

Postarei notícias.

Att.

Fábio Monken

Quando você roda windows com o BootCamp, você está usando diretamente a sua máquina, por isso ele funciona com os drivers do seu hardware.

---

Quando você roda windows com um programa de virtualização(VirtualBox), o windows estará rodando em uma máquina fictícia, e essa máquina fictícia rodará através do programa de virtualização para utilizar os recursos da sua verdadeira máquina.

-> O computador que roda lá dentro não é o seu.

Ou seja, o hardware conectado ao windows não existe e sua placa de vídeo física não está ligada ao computador "dentro" do VirtualBox. Na verdade o próprio VirtualBox "cria" um hardware para conectar no windows. E através do VirtualBox, as instruções no computador simulado são convertidas e trazidas para sua verdadeira máquina... fazendo tudo parecer o mesmo, e você, por fim, rodando multiplos sistemas ao mesmo tempo.

Por isso os drivers que devem ser instalados com esses programas de virtualização são os que eles mesmos fornecem. São os drivers da máquina virtual simulada pelo programa.(guest additions, etc)

----

Vale lembrar que exatamente por ser um hardware inventado, ele possue limitações, não podendo usufruir 100% do que sua máquina é de verdade.

Obviamente, cada vez mais os criadores desses programas vão aprimorar o "hardware virtual" para aproveitar melhor todos os recursos do seu hardware.

Hoje em dia, os processadores já são fabricados inclusive com uma tecnologia que permite ele trabalhar com mais de um sistema ao mesmo tempo, e os programas de virtualização mais novos podem usar esses recursos para ligarem seus processadores virtuais quase que diretamente no seu processador, aumentando muito o desempenho.

---

Espero que eu tenha sido claro....

Editado por gmcouto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi sim. Aliás, obrigado pelas explicações.

Eu ainda sou newbee em relação a programas de virtualização de sistemas operacionais, mas tô aprendendo.

Entendi o que você disse. Bom da placa de vídeo eu desencanei. Agora estou tentando fazer um joystick funcionar. Até agora sem sucesso. O driver foi instalado, mas o hardware não é reconhecido. Conecto o joystick e nada. Vou continuar tentando aqui.

Se alguém souber o que fazer e puder dar uma ajuda, agradeço desde já. Enquanto isso, vou apanhando aqui para aprender a mexer nesse virtualbox.

Acho que vou testar o Fusion também. Vou instalar o trial para ver como ele trabalha.

Att.

Fábio Monken

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi sim. Aliás, obrigado pelas explicações.

Eu ainda sou newbee em relação a programas de virtualização de sistemas operacionais, mas tô aprendendo.

Entendi o que você disse. Bom da placa de vídeo eu desencanei. Agora estou tentando fazer um joystick funcionar. Até agora sem sucesso. O driver foi instalado, mas o hardware não é reconhecido. Conecto o joystick e nada. Vou continuar tentando aqui.

Se alguém souber o que fazer e puder dar uma ajuda, agradeço desde já. Enquanto isso, vou apanhando aqui para aprender a mexer nesse virtualbox.

Acho que vou testar o Fusion também. Vou instalar o trial para ver como ele trabalha.

Att.

Fábio Monken

Se não me engano, o VirtualBox não tem a capacidade de 'redirecionar' suas USBs para a USB do computador virtual.

Lembre-se que o computador que está dentro do programa é outro, e tudo que você fizer fisicamente na sua máquina não terá efeito no virtual, se ele não tiver a capacidade de simular a situação.

Soluções pagas de virtualização são capazes de aceleração 3D completa e 'redirecionamento' das USBs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É eu estava verificando isso mesmo. E tem coisas curiosas como identificar a iSight, você instala o driver e mesmo assim ela não aparece disponível... Outra: meu mouse é usb, mas na máquina virtual é ps2. Dentre outras curiosidades.

Ocorreu outra coisa curiosa também. Experimentei instalar um jogo. Instalou legal, tudo tranquilo. A surpresa veio quando tentei iniciar o jogo. Ao tentar iniciá-lo, fui surpreendido por uma mensagem dizendo que ocorreu um erro porque o idioma do jogo precisa ser o mesmo do sistema operacional ou não funcionará. Resultado, instalei o jogo atoa. hauhauhauaha

Pode ser que futuramente, o virtualbox venha a ser um bom programa, mas realmente ainda faltam muitos refinamentos. A vantagem é o fato de ser gratuito. Como minha intenção era jogar aqueles joguinhos que eu já tinha da época do PC, vou ter que tentar encontrar outro programa de virtualização. Como mencionei, vou testar o Fusion.

Mas valeu pela experiência. Aprendi umas coisas novas; afinal, nunca tinha mexido num programa como esse. Eu imaginava que a máquina virtual seria identica à minha e que "só" estaria emulando o WinXP, não o computador inteiro. Vivendo e aprendendo.

Obrigado aos dois colegas pelas valiosas contribuições. O novato aqui aprendeu bastante com isso.

Att.

Fábio Monken

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, só corrigindo um pouco o gmcouto.

O VirtualBox pode direcionar sim as portas USB para o computador que está sendo virtualizado, basta configurar seus filtros. Isso sempre funcionou comigo apesar de vários usuários dizerem que não funciona USB.

A questão é que ele vem configurado com USB desativada e sem filtro algum, o que faz com que nada seja realmente transferido. Mas basta você adicionar um filtro selecionando todos os dispositivos ou colocar filtro por dispositivo específico que ele passa a funcionar na máquina virtual.

Configurações da máquina virtual > Portas > USB

Habilitar a controladora

De preferência habilite como 2.0 (EHCI)

Clique no Icone de + que tem no canto direito e ele te dará a lista de dispositivos USB atualmente conectados em seu computador, ou você pode clicar no icone da bola azul e criar um filtro manualmente.

---

Sobre o tema inicial, jogos não rodam bem em máquina virtual, não importa qual seja. Eu já testei todas as soluções disponíveis e cada uma fornece uma melhoria específica (alguns jogos rodam ruim em umas e péssimo em outras e vice-versa), ou seja, para jogar não use máquinas virtuais - ainda não existe uma virtualização que rode jogos de forma razoavel.

---

Sobre sua idéia de usar o hardware da própria máquina, instalar os drivers de sua placa de vídeo como você especificou. Existem produtos (não conheço para mac) que oferecem a chamada paravirtualização. Nesse modelo de virtualização o Sistema Operacional passa a reconhecer que está sendo executado em modo virtual (através de drivers específicos) e com isso consegue acessar o hardware diretamente (quase) e extrair todo o potencial do mesmo.

Que eu conheça só existe o Xen (Linux) que tenha paravirtualização. Mas com a idéia lançada e o produto apresentando sua potencialidade já houve interesse das demais empresas de virtualização em oferecer algo semelhante e, até onde eu sei, estão tentando criar um padrão de comunicação entre hóspede e hospedeiro. O mundo da virtualização de hardware ganhará bastante com essa implementação.

Editado por Everson Santos Araujo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, seguinte. Estou fazendo uns testes com uns trials aqui.

VMware Fusion e Parallels.

Todos dois funcionam bem. No entanto, em relação a jogos (sim rodou!) o Parallels teve um desempenho melhor no meu MC240. Ainda sim dá umas travadinhas, mas nada que te impeça de jogar. Fiz um teste com o Need for Speed Underground.

Vou continuar fazendo uns testes aqui.

Att.

Fábio Monken

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É galera... eu bem que tentei, mas no macbook white não rola mesmo. Como o Everson disse, jogo fica complicado.

Depois de rodar, mexer e testar várias vezes e em seguida rodar o jogos no winxp via bootcamp, fica complicado aceitar o desempenho do WMware e do Parallels para jogar, principalmente porque são programas pagos.

Resumo da história: eu queria poder jogar meus jogos de pc sem precisar reiniciar, mas pagando no mínimo U$50 e ainda rodando o jogo bem abaixo do desempenho normal, é melhor reiniciar a máquina mesmo e ser feliz!

Ao menos, por enquanto.

Mas não vamos perder as esperanças! Uma hora esse troço vai funfar legal! Os programas já estão bastante evoluídos.

Além disso, fiz os testes no meu Macbook White, ainda não testei no iMac que tem um processador e uma placa de vídeo melhores. Quem sabe no iMac, o parallels ou o VMware seja uma boa opção?

Assim que eu fizer os testes no iMac também, eu aviso.

Att.

Fábio Monken

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Parallels e o VMWare usam a tecnologia de paravirtualização a nível de software, que realmente é mais lento que usado no Xen e muitos outros para Windows. Mas ainda assim a perda não é tão ruim para a maioria dos usuários domésticos.

O maior problema com essas virtualizações é a RAM, se tu tiver bastante RAM, nas últimas versões desses softwares tem gente jogando vários jogos windows com perda mínima de performance, relacionado ao bootcamp. (jogos na média do Counter-Strike:Source até COD4)

É claro que isso não vai valer para jogos pesados como GTA 4(e outros), que usam muita CPU e muita GPU adoidado.

Claro que tu deve além de ter bastante ram(4GB pelo menos, mais que isso só no Snow e com um MB mais novo) também ajustar a máquina virtual para usar mais RAM(1,5 - 2,0 GB).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...