Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém Aqui consegue usar certificados digitais (E-cpf, E-cnpj) no Mac ?


perdomomac

Posts Recomendados

Olá pessoal !

Estou numa efetuando uma pesquisa sobre o uso de certificados digitais no Mac, e até agora não consegui nenhuma informação concreta sobre isso, tenho uma leitora de cartão GEMPC Twin e no site da Axalto posso efetuar o download dos drivers para Mac porém o Safari não reconhece o meu certificado(nem sei se ele possui repositorio para isso).

Alguem já tentou fazer isso ?

Tenho um token também porém nunca tentei usa-lo

Aguardo respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 35
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

E não tenho certeza, e acho que posso estar falando bobagem, mas o Firefox não possui suporte para isso?

Eu só sei que quase nenhum navegador tem suporte a esses certificados.

No próprio Windows tu pode ver que é quase só o IE que roda na Receita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E não tenho certeza, e acho que posso estar falando bobagem, mas o Firefox não possui suporte para isso?

Eu só sei que quase nenhum navegador tem suporte a esses certificados.

No próprio Windows tu pode ver que é quase só o IE que roda na Receita.

Prezado gmcouto

O firefox tem suporte a certificados da hierarquia ICP Brasil e o IE 6 e 7 apenas o 8 ainda não foi homologado.

Mesmo assim muito obrigado pela resposta !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até pouco tempo me comuniquei com a Certisign no Brasil para saber se havia Certificado Digital que funcionasse em Mac.

A informação foi negativa. Eu já tive um token mas não renovei porque só funcionava em Windows.

Pelo que sei ele até funciona, depois de emitido ! e a emissão hoje só pode ser feita no Windows XP, porém não existe hoje no brasil empresa que preste suporte para Nada em Mac muito menos Certificado Digital.

Qual token você tinha ou tem ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sem chance,

Eu para conseguir colocar meu certificado digital da Thawte no Safari para acessar o Web Outloock aqui da empresa

já foi um parto por imcompatibilidade no keychain, muitas coisas os desenvolvedores nem se preocupam

como por exemplo esse lance de certificado digital.

como Windows impera no mundo da informática, vamos fazer para quem tem maior procura e aceitação

é uma perda de tempo isso, mas infelizmente acontece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sem chance,

Eu para conseguir colocar meu certificado digital da Thawte no Safari para acessar o Web Outloock aqui da empresa

já foi um parto por imcompatibilidade no keychain, muitas coisas os desenvolvedores nem se preocupam

como por exemplo esse lance de certificado digital.

como Windows impera no mundo da informática, vamos fazer para quem tem maior procura e aceitação

é uma perda de tempo isso, mas infelizmente acontece

Estranho você citar isso por que minha duvida é sobre os certificados na hierarquia ICP Brasil Tipo E-cpf, E-cnpj e Nf-e.

Se não me engano o certificado da Thawte é para SSL, e por padrão as AC´s Intermediarias deveriam estar instaladas nos navegadores atualizados tipo Safari, IE, Firefox Etc... a não ser que o certificado em questão seja de teste que tem que ser instalado manualmente AC de teste.

Mesmo Assim Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então,

No lance do SSL da Thawte foi até que tranquilo tirando algumas vezes que tive que instalar por cima

por que ele se perde na hora de ler o certificado e liberar a tela para o login.

Agora o lance da Thwate de PKI amigo, sem chance. Só funciona em Windows mesmo. Foi como eu disse

os caras não estão nem ai, ainda mais sendo tudo brazuca, eles estão se lixando para quem usa Mac

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então,

No lance do SSL da Thawte foi até que tranquilo tirando algumas vezes que tive que instalar por cima

por que ele se perde na hora de ler o certificado e liberar a tela para o login.

Agora o lance da Thwate de PKI amigo, sem chance. Só funciona em Windows mesmo. Foi como eu disse

os caras não estão nem ai, ainda mais sendo tudo brazuca, eles estão se lixando para quem usa Mac

Entendi, O bom é que PKI "pelo menos da a Verisign que é a dona da Thawte" os certificados emitidos com problema ou em caso de substituição por qualquer motivo dentro do prazo de 30 você recebe a licensa consumida de volta mesmo que seja de Adm da PKI.

Dá pra revogar o certificado emitido e correr num Windows emitir fazer uma copia de segurança extensão .pfx e instalar no Mac.

Já tentou fazer isso ?

Estou sem Mac agora para os testes ....

Vlw !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é,

A malandragem é essa mesmo. .pfx e instala no Mac, mas eu larguei de mão, como o pessoal aqui da empresa

que cuida disso eu larguei de mal, falei com o pessoal de T.I que toma conta dessa parada e eles vão entrar

em contato com o pessoal.

eu como sou da consultoria de segurança da informação deixei a bola na mão deles. E meu mac com eles para

ver no que rola, mas cara é uma lástima isso !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é,

A malandragem é essa mesmo. .pfx e instala no Mac, mas eu larguei de mão, como o pessoal aqui da empresa

que cuida disso eu larguei de mal, falei com o pessoal de T.I que toma conta dessa parada e eles vão entrar

em contato com o pessoal.

eu como sou da consultoria de segurança da informação deixei a bola na mão deles. E meu mac com eles para

ver no que rola, mas cara é uma lástima isso !!!

Pois é compartilho da sua opinião !

Vamos fazer assim quando tiver alguma novidade posta aqui eu estou sem Mac no momento e pode demorar até que eu adquira um, acho que sua resposta virá mais facil.

Muito Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Olá pessoal !

Estou numa efetuando uma pesquisa sobre o uso de certificados digitais no Mac, e até agora não consegui nenhuma informação concreta sobre isso, tenho uma leitora de cartão GEMPC Twin e no site da Axalto posso efetuar o download dos drivers para Mac porém o Safari não reconhece o meu certificado(nem sei se ele possui repositorio para isso).

Alguem já tentou fazer isso ?

Tenho um token também porém nunca tentei usa-lo

Aguardo respostas.

Ola, li hoje sua discussao, nao consegui tb ativar meu Token no Mac a saida que encontrei foi instalar o VirtualBox da sun, instalar uma virtualizaçao do XP, ai sim instalei o cd do certificado digital e blz, toda vez que preciso do certificado digital, entro no windows pelo virtualbox, e sem estresse acesso tudo normal.

Sei que nao é a melhor maneira, mas funciona.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, li hoje sua discussao, nao consegui tb ativar meu Token no Mac a saida que encontrei foi instalar o VirtualBox da sun, instalar uma virtualizaçao do XP, ai sim instalei o cd do certificado digital e blz, toda vez que preciso do certificado digital, entro no windows pelo virtualbox, e sem estresse acesso tudo normal.

Sei que nao é a melhor maneira, mas funciona.

Abraços

Talvez esta empresa aqui possa resolver o problema

http://www.certisign.com.br

Abs

Marcio Negrini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Pois é,

A malandragem é essa mesmo. .pfx e instala no Mac, mas eu larguei de mão, como o pessoal aqui da empresa

que cuida disso eu larguei de mal, falei com o pessoal de T.I que toma conta dessa parada e eles vão entrar

em contato com o pessoal.

eu como sou da consultoria de segurança da informação deixei a bola na mão deles. E meu mac com eles para

ver no que rola, mas cara é uma lástima isso !!!

Estou procurando uma solução destas (para e-cpf e-cnpj e NFe). Achei uma indicação de TOKEN (ProToken NG com pacote de instalação para MacOSX) nesta página http://www.pronova.com.br/downloads/protokenng.php. Não consegui mais nada além disso e tenho dúvidas sobre o funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é,

A malandragem é essa mesmo. .pfx e instala no Mac, mas eu larguei de mão, como o pessoal aqui da empresa

que cuida disso eu larguei de mal, falei com o pessoal de T.I que toma conta dessa parada e eles vão entrar

em contato com o pessoal.

eu como sou da consultoria de segurança da informação deixei a bola na mão deles. E meu mac com eles para

ver no que rola, mas cara é uma lástima isso !!!

Como faço isto? Há um passo a passo disponível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...

Esse tópico é bastante interessante pra mim uma vez que para meu trabalho a certificação digital tem se tornado uma exigência cada vez maior.

Até o presente momento consegui entender que pelo "Acesso às Chaves" pode-se instalar um certificado digital e criar alguma coisa que é necessária para certificar pelo menos e-mails.

Tenho tentado encontrar alguma referência no iWorks para certificar documentos mas não tenho tido sucesso.

Já percebi que existe uma certa confusão entre certificar documentos e assinatura digital, sendo que o termo assinatura digital trás informações sobre a simples inserção de um texto digitalizado correspondente a uma assinatura qualquer ou marca ou ainda ser entendido como certificação digital.

O que tenho ficado impressionado é como essas informações não estão sendo fáceis de encontrar nem no site da própria Apple, nem passo-a-passo ou coisa que o valha.

Para mim, certificação digital é o próximo passo na segurança em informática/internet e, posso estar enganado, mas parece que o assunto não merece o devido destaque.

O Microsoft for Windows já tem incorporada a função de certificar digitalmente um documento. Será que não há como certificar digitalmente um documento do Pages, Numbers and Keynote?

Seria interessante se pudéssemos concentrar essa discussão em um tópico...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Certificação Digital no Mac OS X

Olá rapazes do forum MacMagazine. Necessito do acesso as minhas certificações digitais (eCPF e eCNPJ) para eNF. Estou com problema desde 2008. Acredito se reunirmos forças podemos conseguir resultados sem necessariamente a virtualização.

Serei objetivo : Passo 01 = como acesso o meu leitor de cartão GemPC Twin USB pelo Mac OS X ?

Mantenham contato, qualquer progresso; por favor entrem em contato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é compartilho da sua opinião !

Vamos fazer assim quando tiver alguma novidade posta aqui eu estou sem Mac no momento e pode demorar até que eu adquira um, acho que sua resposta virá mais facil.

Muito Obrigado !

Olá Paulo Henrique

Certificação Digital no Mac OS X

Olá rapazes do forum MacMagazine. Necessito do acesso as minhas certificações digitais (eCPF e eCNPJ) para eNF. Estou com problema desde 2008. Acredito se reunirmos forças podemos conseguir resultados sem necessariamente a virtualização.

Serei objetivo : Passo 01 = como acesso o meu leitor de cartão GemPC Twin USB pelo Mac OS X ?

Mantenham contato, qualquer progresso; por favor entrem em contato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo Henrique

Certificação Digital no Mac OS X

Olá rapazes do forum MacMagazine. Necessito do acesso as minhas certificações digitais (eCPF e eCNPJ) para eNF. Estou com problema desde 2008. Acredito se reunirmos forças podemos conseguir resultados sem necessariamente a virtualização.

Serei objetivo : Passo 01 = como acesso o meu leitor de cartão GemPC Twin USB pelo Mac OS X ?

Mantenham contato, qualquer progresso; por favor entrem em contato

Pois é, interessante até o presente momento não se houve muito sobre certificação digital e afins em macs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...