Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém Aqui consegue usar certificados digitais (E-cpf, E-cnpj) no Mac ?


perdomomac

Posts Recomendados

  • Respostas 35
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Olá todos do Forum, bom dia

Consegui acesso ao meu cartão eCPF e eCNPJ pelo leitor GemPC Twin USB

Próximo passo: validar a eNF

Alguém obteve sucesso ?

Rogério Privitera

Ariane Informática

Direto no Snow? Ou via virtualização de algum tipo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos, boa noite

Com o suporte da CertiSign, consegui ter acesso ao meu eCNPJ e eCPF. Acessei as chaves, com o PIN, e até fiz alterações com o PUK.

Isso nativamente no Mac OS X Snow Leopard (10.6.4)

Próximo Passo = Teste para eNF - dia 24 de agosto.

Rogério

Ariane

Ora, essa é uma boa novidade. Eu pessoalmente não entrei em contato com a CertiSign mas outros entram em contato e a resposta não foi frutífera, sendo afirmado que não havia como dar suporte à plataforma da Apple...

Vou verificar com eles como faço. Valeu pela dica!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá a todos, boa noite

Com o suporte da CertiSign, consegui ter acesso ao meu eCNPJ e eCPF. Acessei as chaves, com o PIN, e até fiz alterações com o PUK.

Isso nativamente no Mac OS X Snow Leopard (10.6.4)

Próximo Passo = Teste para eNF - dia 24 de agosto.

Rogério

Ariane

Pode nos avisar como fazer isto?

Quando eu liguei para o numero 0800 que a caixa me providenciou eles disseram que nao tem como fazer no Mac (obviamente nao sabem nada sobre Mac tb e nao querem saber).

Teoricamente o leitor Gem pc twin tem driver para Mac, mas preciso do SafeSign que e um middleware ou coisa parecida que interage entre o driver do Gem PC e o emissor de NFe.

Teoricamente teria que ter o Safesign para Mac, mas quando pesquisei isto nao consegui uma copia (nem comprando) avulsa do safesign para Mac nem nos EUA, nem direto da alemanha da empresa que fez o SafeSign e quando liguei para o GD Burti em SP que forneceu a Caixa com o cartao de identidade digital que comprei eles disseram que o versao do Safesign disponiviel para download em versao windows e linux foi "customizado" segundo algumas obrigacoes da Caixa entao nao sei se versao nao customizado (para Mac) vai rodar como deveria mesmo se conseguir de alguma forma.

Qualquer informacao a mais e muito bem vindo! Tenho gasto dias tentando resolver isto.

Daqui a pouco vou ter que optar por ter um windows SO para emitir NFe que seria uma droga.

Afinal, o seu teste foi um sucesso?

Editado por Macforever
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério

Não deixe de informar como conseguiu instalar certificado digital.

Por favor, bem passo a passo. Diferente do que dizem as operadoras oficiais.

Até o onde sei - pela Certisign - não há como dar qualquer suporte para Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá a todos, boa noite

Com o suporte da CertiSign, consegui ter acesso ao meu eCNPJ e eCPF. Acessei as chaves, com o PIN, e até fiz alterações com o PUK.

Isso nativamente no Mac OS X Snow Leopard (10.6.4)

Próximo Passo = Teste para eNF - dia 24 de agosto.

Rogério

Ariane

Olá a todos e obrigado, Rogério, eu consegui no Mac OS X 1.5.8 acessar meus certificados e-CNPJ pelo Gemalto PC-USB TR (o sucessor do Twin).

No entanto, quando entro no site da CertSign para testar o certificado, dá erro!

Nada funciona… isso é necessário para emitir NF-e, já que não consigo, sequer (por não comprovar a certificação) baixar o software gratuito da Receita DF.

Bem, qualquer outro avanço, será muito bem vindo por todos!

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho procurado informações sobre esse assunto mas até no site da Apple o que encontro não é muito claro e deixa lacunas.

Para ser mais infeliz, tenho um token da CertSign e não consigo fazer funcionar no Snow Leopard de jeito nenhum... Esse tópico deveria ser mais visitado. Fico impressionado como aparentemente não existe muita informação sobre certificação digital no Mac...

Vamos lá pessoal!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou postar agora o meu caso e como foi resolvido.

Por conta do trabalho e determinação do Governo, que está implantando a certificação digital por sistemas administrativos, tenho um eToken (para os que não sabem, algo semelhante a um pendrive) da Alladin.

Depois de muito pesquisar na internet, encontrei um link em outro blog para um programa nativo do Mac, chamado "eToken_PKI_Client_4_55_Mac_0".

Instalei e inseri o eToken, após umas duas tentativas, ele foi acessado pelo programa, conseguindo mostrar meu certificado digital e os demais necessários para a autenticação. Como já havia lido muito sobre o acesso nativo não ser muito viável entre Safari, Mail e outros, fiz o que já havia lido em outros comentários, sobre exportar o certificado e importar para o Keychain.

Exportei e importei. A princípio, o Mail (esse era meu objetivo, enviar e-mail assinados com meu certificado) não conseguia reconhecer ou encontrar o certificado. Ele não constava em "Meus Certificados" no Keychain, mas apenas em "Certificados".

Quem já leu e releu a ajuda do Mail para o envio e recebimento de e-mails assinados, vai notar que ele afirma que o certificado pessoal, presente em "Meus Certificados" é o que é utilizado. Como não aparecia, por mais que exportasse/importasse, fiquei sem saber o que fazer. Não havia encontrado qualquer situação semelhante à minha na internet. Bom, como até então não sabia se quer se havia alguma diferença visual quanto estava na janela de edição do e-mail, criei um certificado autoassinado. Nele, embora quisesse criá-lo para minha conta institucional, o sistema criava em relação a outro e-mail. Posteriormente analisando a agenda de contatos, vi que o sistema utilizava o primeiro e-mail que constava no cartão que me identificava. Nessa hora, depois de horas, já não estava mais sistemático e confesso não saber ao certo como aconteceu. Exclui e criei um certificado autoassinado diversas vezes; fiz o "evaluate" e o "new certificate preference" diversas vezes.

Bom, resultado final, após diversas idas e vindas, percebi que na Agenda meu cartão aparecia com um sinal que hovering sobre ele, apontava que estava digitalmente certificado e no Mail, na conta ao qual estava associado o certificado, passou a constar a opção de assinar digitalmente e encriptar o texto.

Caso encerrado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode nos avisar como fazer isto?

Quando eu liguei para o numero 0800 que a caixa me providenciou eles disseram que nao tem como fazer no Mac (obviamente nao sabem nada sobre Mac tb e nao querem saber).

Teoricamente o leitor Gem pc twin tem driver para Mac, mas preciso do SafeSign que e um middleware ou coisa parecida que interage entre o driver do Gem PC e o emissor de NFe.

Teoricamente teria que ter o Safesign para Mac, mas quando pesquisei isto nao consegui uma copia (nem comprando) avulsa do safesign para Mac nem nos EUA, nem direto da alemanha da empresa que fez o SafeSign e quando liguei para o GD Burti em SP que forneceu a Caixa com o cartao de identidade digital que comprei eles disseram que o versao do Safesign disponiviel para download em versao windows e linux foi "customizado" segundo algumas obrigacoes da Caixa entao nao sei se versao nao customizado (para Mac) vai rodar como deveria mesmo se conseguir de alguma forma.

Qualquer informacao a mais e muito bem vindo! Tenho gasto dias tentando resolver isto.

Daqui a pouco vou ter que optar por ter um windows SO para emitir NFe que seria uma droga.

Afinal, o seu teste foi um sucesso?

Por que não usa um certificado A1 amigo?

Editado por fundidor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa noite amigos,

Eu tenho nos últimos meses estudado muito o assunto.

Tenho alguns modelos de token funcionando Ok em meu Mac.

Posso ajudar você fazer funcionar um token em seu Mac Os X.

O suporte que ofereço é personalizado e o preço é justo.

Faça contato comigo no telefone 21-99775490

ou email: fundidor arroba mac.com (substitua arroba por @)

Obrigado!

www.correiofacil.com/nfe/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...

Comprei um Aladdin etoken Ng OTP 64k/72k instalei o eToken PKI Client 5.0 Mac e qdo plugo o token ele nao reconhece. Ai tentei instalar o eToken PKI Client 4.55 Mac e nao instala. Alguem ja passou por isso? Será que meu token esta com defeito?

Uso Mac OS X 10.7.2 Lion

Editado por diovane
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um Aladdin etoken Ng OTP 64k/72k instalei o eToken PKI Client 5.0 Mac e qdo plugo o token ele nao reconhece. Ai tentei instalar o eToken PKI Client 4.55 Mac e nao instala. Alguem ja passou por isso? Será que meu token esta com defeito?

Uso Mac OS X 10.7.2 Lion

Quando abro o programa eToken PKI Client Properties diz: etokens connected: 0

O que devo fazer?

Alguem pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...