Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

macbook pro dando choque


caiomartins

Posts Recomendados

opa pessoal,

tenho um macbook pro 15", comprado fora, em janeiro deste ano.

sempre usei e nunca deu choque.

cerca de 2 meses, quando ligado na tomada, ele me da um choque ou outro.

moro em pernambuco, e aqui é 220v.

este choque é normal? alguém mais teve isso? resolveram?

valeu a atenção :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

desculpa a ignorancia, mas o que vem a ser "aterramento adequado"/"fio terra aterrado do jeito certo"?

que jeito certo é esse?

eu simplesmente ligo o magsafe de 3 pinos na tomada com o T/bejamim, como sempre fiz :/

Editado por caiomartins
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um choque que dá na hora de encostar, e depois pára?

Se sim, o que provavelmente tem acontecido é eletricidade estática.

A umidade onde você mora está muito baixa, o que facilita o acontecimento dessas coisas.

Eletricidade estática pode se formar com, nesse caso, a fricção de dois objetos de materiais diferentes.

Como retirar/colocar o note na capa por exemplo... (e em locais muito secos, até o ar movimentando pode gerar isso)

A umidade no ar facilita que essa eletricidade formada se "dissipe"...

O choque é bem comum em objetos de metais(já que por serem condutores podem descarregar energia ao toca-los), mas eu nunca presenciei isso.

---

desculpa a ignorancia, mas o que vem a ser "aterramento adequado"/"fio terra aterrado do jeito certo"?

que jeito certo é esse?

eu simplesmente ligo o magsafe de 3 pinos na tomada com o T/bejamim, como sempre fiz :/

Uma tomada aterrada é uma tomada que abrange os três pinos, sem precisar de nenhum T, onde o terceiro pino está ligado a um aterramento/ligação terra

O aterramento correto de uma tomada (praticamente) não existe no Brasil, não conheço uma casa que possua isso. O único lugar que conheço que deve ter é minha faculdade, e olhe lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Caio Martins,

Me acabei de rir aqui, me vi em você!

Também moro em Pernambuco, e sofro de vez em quando essas descargas de energia estática.

Mas como o pessoal disse, antes de você pegar no MacBook pega na parede ou em outro lugar para que possa descarregar sua energia, e no caso do MacBook utilize-o em cima de mesas ou algum outro tipo de suporte, nunca nas pernas.

Aqui em casa tem aterramento, (Uma vara de cobre de 2 metros fixada no chão, onde ela tem um fio que é colocado na tomada de três pinos) e isso nunca evitou esses choquezinhos. E Fabeoc, o choque de quem não tem o aterramento é pequeno mesmo, mas dá uns sustos se você estiver esquecido deles...hehehehehehe, um dos principais problemas de não ter aterramento é que a USB fica dando choque também e pode acarretar problemas com equipamentos conectados a ela.

Uma dúvida já que estamos falando de energia, quando vocês conectam o Magsafe na tomada ele sempre dá um estralo?! Como se fosse um mini curto circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ae...

É o mesmo que quando toma choque quando encosta na lataria do carro.

Antes de encostar no mac coloque a mão na parede ou chão.

é... eu esqueci de dizer que além da máquina, nosso corpo também pode acumular eletricidade estática

Uma dúvida já que estamos falando de energia, quando vocês conectam o Magsafe na tomada ele sempre dá um estralo?! Como se fosse um mini curto circuito?

Aqui acontece dependendo da tomada....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Apenas eletricidade estática, como todos já confirmaram.

O mais provável é que vc esteja "carregado" quando sente a sensação de choque.

Isto acontece de várias maneiras: tapete felpudo, tela de tv de tubo, umidade, roupa, cadeira plástica, ...

Para evitar? :rolleyes: Bom, é culpa da mãe. Mãe natureza. Mas a ideia de encostar na parede ou numa superfície metálica antes de utilizar o seu MacBook é interessante.

Vistoriar sua tomadas ajuda. Chame um eletricista caso vc não conheça o assunto. Se puder, nos locais que mais utiliza o MacBook trocar por uma tomada de 3 pinos e instalar o terra (barra + ligações) seria uma boa. Na minha casa tem - a casa do ferreiro, aqui, o espeto é de ferro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tal do aterramento, para quem não sabe é aquela barra de cobre, de cerca de 2,5 mts, que será fincada na terra e ligada ao sistema elétrico da sua casa. Um bom eletrecista faz isso! Isso será uma coisa que ficará invisível mas surtirá ótimos efeitos.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...