Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Intel Core 2 Duo e os problemas com rede Wireless


Posts Recomendados

Pessoal,

deixa eu estrear este forum novinho em folha!!

Sou novo usuario de Macintosh e, portanto, se escrever alguma besteira, por favor me corrijam. Vou tentar dar todas as informacoes, ser objetivo com o problema e o que eu ja pesquisei. A descricao pode ser longa, mas a ideia eh que tenhamos um ponto de partida. Peco paciencia e por favor leiam ateh o final. Conto com a ajuda de voces!

CARACTERISTICAS DO AMBIENTE

Comprei um iMac 590L:

- 17"

- Intel Core 2 Duo 2 GHz

- 160 GB HD

- 1 GB RAM

- Wireless integrado

- etc (iSight e etc)

O sistema operacional que estou usando eh o Mac OS X 10.4.9

Internet:

Rede sem fio (roteador D-Link WBR-1310)

Provedor: Virtua - 200 Kbps

O PROBLEMA

A performance da rede wireless eh sofrivel (lembra linha discada) e eh intermitente (cai toda hora). Ainda nao tive tempo de fazer testes de modo cientifico (velocidade), mas o fato eh que fica impossivel de ser utilizada.

Achei que o problema poderia ser o roteador ou a conexao com a Internet, mas quando usei o meu notebook PC na mesma rede wireless e no mesmo local, a conexao com a Internet era muito mais rapida e sem drops.

O QUE JAH PESQUISEI

Infelizmente, nao encontrei fontes de pesquisa em portugues (ateh por isto estou tomando a iniciativa de colocar este assunto em pauta).

Entrei no Google e pesquisei em ingles e vi que este problema eh serio (apesar de nao haver nenhum pronunciamento da Apple), muito discutido e ateh agora, aparentemente sem solucao.

Algumas referencias interessantes:

IMac Wireless Security Modes and Performance Impacts

Discussao no MaxFixIt

E o melhor -> Network Performance Evaluation

O QUE JAH FIZ

1 - Jah instalei o iStumbler, avaliei o overlap de frequencias WiFi e coloquei a rede Wireless no canal 1 (que perto de onde uso estah totalmente livre)

2 - Jah ativei o "Use Interferance Robusteness"

3 - Jah tentei o que os forums lah fora estao dizendo e tentei todas as configuracoes possiveis de criptografia da rede wireless (WEP, WPA/TKIP, WPA/AES, WPA2 Personal e etc). O que ficou um pouco melhor foi o WPA/AES (ha uma corrente que diz que o problema eh a encriptacao TKIP).

O RESULTADO DO QUE FIZ

NADA ADIANTOU!! A performance continua muito ruim, ou inviabilizando o uso ou fazendo perder muito tempo (lembra a Internet por linha discada)

COMO ESTOU AGORA

Para poder desfrutar e utilizar este otimo equipamento com uma otima Internet, fiz o seguinte:

1 - Deixei a minha rede wireless "Open" (sem nenhuma criptografia)

2 - Configurei um filtro por MAC Adress no roteador

3 - Desabilitei o Broadcast SSID (tem o inconveniente de se o iMac entrar em Sleep Mode ele nao se reconecta automaticamente)

Em termos de seguranca, ZERO. Mas pelo menos vou conseguir ter um pouco de usabilidade nestas horas. Vou ver se consigo conviver com isto.

Me parece que o problema, como jah discutido em outros sites, eh no processo de criptografia dos pacotes.

ALGUMAS POSSIBILIDADES

1 - A Apple liberar uma correcao (se o problema puder ser consertado via software)

2 - Algum colega achar uma alternativa

3 - Devolver o iMac (ainda devo ter alguns dias e posso devolver ateh 15 dias apos a compra)

4 - Voltar no tempo, furar a parede de casa e passar o bom e velho cabo Ethernet azul.

5 - Conviver com o fato de estar em uma rede wireless aberta, com os pacotes podendo ser "sniffados"

6 - Comprar e tentar utilizar um USB Wireless e ver se funciona

7 - Sentar e chorar inconformado com um erro tao banal (com uma tecnologia wireless jah "madura", como a Apple, que prima por qualidade e otimos produtos dah uma mancada de projetos desta?)

CONTO COM A AJUDA E A OPINIAO DE VOCES!!

Hamilton Hamamoto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Pessoal,

recebi umas otimas dicas de nosso colega Roger no forum Mac News e compartilho com voces aqui a as possiveis solucoes que acabei de colocar lah.

Atualizei, direto do site da Apple:

    [*]AirPort Extreme Update 2007-002 (este update eh pre-requisito para aplicar o update 2007-003)[/*:m:c79e9]

    [*]AirPort Extreme Update 2007-003[/*:m:c79e9]

      A atualizacao 2007-001 eh aplicada somente em Airport Base Station, o que nao eh o meu caso, uma vez que uso um roteador D-Link.

      Apos as atualizacoes 2007-002 e 2007-003 voltei a usar criptografia e, aparentemente, as quedas de conexao cessaram. A performance tambem melhorou e o uso da Internet estah dentro dos padroes normais. Vou tentar usar mais alguns dias e informo voces. Vamos ver como a rede wireless do meu mac se comporta nos proximos dias.

      Espero ter solucionado o unico problema que estava tirando a otima impressao que tive de um computador Macintosh.

      Abracos,

      Hamilton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

as soluções descritas acima funcionaram. Há cinco dias meu iMac está ligado baixando coisas da net, quando não estou navegando, e a conexão não caiu uma única vez.

Não fiz medições científicas, mas a velocidade também está aceitável (tenho serviço de apenas 200 kbps).

Espero que este tópico ajude outras pessoas que por ventura, venham a ter o mesmo problema que eu tive.

Abraços!

Hamilton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...