Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como o Time MAchine funciona?


dfonte

Posts Recomendados

To usando o Time Machine mas tenho algumas dúvidas sobre o funcionamento dele

1) Diz que ele faz backup de hora em hora ele faz o backup e no fim do dia ele compila tudo. Como assim? Se tiver tudo igual de uma hora pra outra ele ignora um desses? Ou ele compila todos os arquivos que apareceram no dia e cria apenas uma instância? ou outra coisa?

2) Em que momento ele apaga os backups antigos? quando enche o HD?

3) Quais os programas que são compatíveis com o tme machine? Agenda, Mail, iphoto... Infelizmente não funciona com o iTunes...

4) Alguém tem informação adicional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

To usando o Time Machine mas tenho algumas dúvidas sobre o funcionamento dele

1) Diz que ele faz backup de hora em hora ele faz o backup e no fim do dia ele compila tudo. Como assim? Se tiver tudo igual de uma hora pra outra ele ignora um desses? Ou ele compila todos os arquivos que apareceram no dia e cria apenas uma instância? ou outra coisa?

2) Em que momento ele apaga os backups antigos? quando enche o HD?

3) Quais os programas que são compatíveis com o tme machine? Agenda, Mail, iphoto... Infelizmente não funciona com o iTunes...

4) Alguém tem informação adicional?

Fala Danilo! Eu também tenho grande curiosidade sobre o algoritmo, mas vamos lá…

O TM basicamente é um backup incremental com uma interface ímpar e simplicidade extrema.

1. O backup de hora em hora serve apenas para as últimas 24 horas. Então você pode voltar uma versão do arquivo para qualquer hora das últimas 24 horas. Do último mês ele mantém um arquivo mensal. Eu não lembro de períodos maiores do que isso. Se você deixou o computador ligado por 24 horas mas nem mexeu nele, não se preocupe que não duplicou nada em seu HD de backup. No máximo alguns kbytes foram adicionados de informações do TM.

2. Exato! Ele apaga os backups mais antigos quando enche o HD.

3. Todos. Não é bem por programa, mas por arquivo mesmo. É que os arquivos de configuração mantém uma boa interface com o programa. Não entendi o porquê do iTunes. Mas por exemplo, se você mantém as suas músicas fora do HD principal elas não vão ser backupeadas. Porém como o arquivo que contém as informações da Library fica no HD principal, as referências para estes arquivos (em um XML) podem ser recuperadas ou não. Ou seja, você veria em sua lista isso.

Se você quis dizer que não mostra as músicas quando você vai navegando pelas "janelinhas do tempo", acho que é porque a Library é lida quando o iTunes é carregado. Mas se não me engano no próprio vídeo de apresentação da Apple ele exibe o iTunes como exemplo. Acho que não entendi bem a pergunta, rs.

4. Hm… Talvez, rs. Eu fico bastante curioso de como ele faz no sistema de arquivos no HD de backup. Estou no trabalho ainda, em plena 21h16m. Depois eu comento mais sobre isso!

Detalhe melhor o problema da questão 3, please.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele é baseado na estabilidade e segurança do Mac OS X (como o sistema de arquivos HFS+), automaticamente rastreia mudanças de arquivos, e controla permissões e acessos privilegiados de usuários. Em poucas palavras: funciona com mais informações do que qualquer outro software de cópia e sem precisar incomodá-lo.

O que eu li uma vez é que uma das diferenças do TM para os demais é a seguinte: os demais vão fazer o scan de todos os seus arquivos e pastas novamentes e comparar com os backups anteriores. Alguns vão se basear somente na data de modificação e se o arquivo foi deletado ou criado desde o último backup. Outros vão analisar conteúdo… Enfim, demora. O sistema de arquivos do Mac porém é mais inteligente. Ele tem inteligência para o TM perguntar "hey, o que mudou desde a hora tal?" e responder sem fazer esta scan, porque estas informações de modificações são registradas no sistema de arquivo. Por isso ele é mais rápido. Então ele seleciona facilmente os arquivos a serem backupeados quando chegar o momento de backup.

No primeiro backup, o TM copia o todo o conteúdo do computador para o disco de backup. Ele copia tudo, exceto caches e outros arquivos que não são requeridos para restaurar seu Mac para o estado original e os que você configura para não copiar (claro). Então ele cria referências para todas as atualizações de seus arquivos. Eu acho bacana o modo como ele exibe os dados no HD de backup.

Exemplo: vamos supor que você tenha 120GB de informações em HD quando o TM executou o primeiro backup. Logo o HD de backup terá 120GB de coisas (vamos desconsiderar que ele não copia caches, arquivos temporários e tal). Você vai no HD de backup e ele vai ter uma pasta com a data e hora deste backup. O conteúdo é um espelho do / (root) do seu HD.

Daí você copia um arquivo de 2GB para a máquina. O seu HD de backup terá 122GB depois do segundo backup. A pasta do TM vai ter uma segunda pasta com a data e hora deste segundo backup. Um espelho exato do root do HD.

E aí que está a parte incrível: se você for ler o tamanho das 2 pastas, uma estará com 120GB e a outra com 122GB. Se você navegar até o Desktop da primeira, você não encontra o arquivo, mas encontra no Desktop da segunda. E todos os arquivos que estão na segunda pasta (porque ele contém um espelho exato do HD, toda aquela estrutura, não apenas o arquivo de 2GB) estão na primeira, exceto o de 2GB. Eles não estão duplicados. Os da segunda pasta não são alias/atalhos. De alguma forma ele faz com que o Finder exiba assim para você.

(Cada setinha que volta no tempo pela interface gráfica exibe o conteúdo de uma das pastas de quais comentei. O número de cliques possíveis na seta é o mesmo número de pastas.)

Se você deletar a primeira pasta não sei o que ocorre. De uma certa forma os da segunda fazem referência a eles, e não são duplicata. Eu tenho curiosidade sobre como ele gerencia isso internamente. Mas acho que preciso estudar primeiro o sistema de arquivos do Mac. (O TM funcionaria com outro sistema de arquivos? Nem sei!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E respondendo à primeira questão baseando-se no site da Apple:

Tempo é tudo.

Toda hora, todo dia, um backup do seu Mac é feito automaticamente desde que seu disco de backup esteja ligado ao seu Mac. O Time Machine salva os backups de hora em hora para a pasta 24 horas, backups diários para a pasta mensal, e semanalmente todos os backups que forem mais antigos que um mês. Somente arquivos criados e depois deletados antes do próximo backup não serão incluídos no backup de longo termo. Em outras palavras: Você estará bem coberto.

Eu tinha me equivocado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...