Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Calibrando Bateria


Marcelo Augusto

Posts Recomendados

  • Respostas 245
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Endy, vc já calibrou a sua alguma vez?

Se não, pode esperar, a maioria diminui, mas depois volta, afinal,

posta um screenshot ai da sua carga. usa o coconut, é mais detalhado.

Não, meu Macbook é novo e ainda não calibrei, ela tem apenas 7 ciclos e 100% de Health.

Eu estou achando que é um mau negócio calibrar, acho que vou usando ela do modo que estou usando (deixo chegar em 3% de carga depois carrego ela totalmente e deixo plugada por umas 3 horas com 100%) e vou seguindo assim.

Estou achando muito estranho isso do health diminuir após calibrar =O

To com medo de fazer isso =O

Vou baixa o coconut e depois posto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa Endy,

a minha bateria então ta ótima.

Comparei com a sua e com outras pelos screenshot, embora sejam modelos diferentes, a minha ta blz (to mais tranquilo agora).

Olha ai.

Calibrar parece mesmo ser uma idéia não muito legal, mas tem que calibrar.

Vou calibrar de novo daki uns 2 mês.

post-9038-1257794657_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não deixei baixar muito que nem vc, coloquei na carga umas 23h30m com uns 32% de carga e fui dormir,

tirei agora de manhâ, 6h30 tbém. Ainda não liguei pra ver o resultado.

Assim que ligar NEO, mostra o resultado ai pra nós.

Onde vc viu gerenciador do Mac OS X pra avaliar a bateria?

Então, na verdade eu quis me referir ao medidor da bateria do próprio mac (aquela ao lado do relógio), geralmente deixo ela mostrando o tempo restante de bateria e não a porcentagem. Ontem (antes de calibrar) olhei e tava em 98% com ela tecnicamente com carga plena.

Hoje - depois que calibrei na última noite - foi pra 99% :(

Btw:

capturadetela20091109s2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, na verdade eu quis me referir ao medidor da bateria do próprio mac (aquela ao lado do relógio), geralmente deixo ela mostrando o tempo restante de bateria e não a porcentagem. Ontem (antes de calibrar) olhei e tava em 98% com ela tecnicamente com carga plena.

Hoje - depois que calibrei na última noite - foi pra 99% :)

Btw:

capturadetela20091109s2.png

Caramba NEO,

tua bateria ta boa mesmo.

Entendi sobre o medidor do MAC, achei que fosse algum diferente.

A minha carga original é igual a sua, 5450mAh. Mas a capacidade de carga sua é maior que a padrão.

Alguma dica pra aumentar o rendimento? Já que a minha não chegou nos 5400mAh.

Como faz o uso da bateria?

Você calibra direto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o seu modelo, a carga prometida é só 4100???

Puxa, para os modelos MB990 e MB991, são cerca de 5450 prometidos pela Apple.

Uma boa carga a mais.

A minha carga está abaixo da prometida pela Apple, média de 4330, 97% de health, mas ta durando bem.

É... infelizmente sim.. tanto que a bateria dura no maximo 4hjoras, 4:30 nakele uso racionalizado...

Lá lá lá lá láaaaa, eu não estou vendo nada disso!! Isso não me interessa!!! wacko.gif wacko.gif wacko.gif

ahahaha Deixa doidaooo mesmo isso

Taí o status com o coconut, está ótima =D

Não sabia que a capacidade dela era tão grande xD

Estou pensando seriamente em continuar com meu uso normal sem calibrar =O

Dura quanto sua bateria, com o brilho no meio, usando apenas o SAFARI e o iTunes, e o Adium e o Skype?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba NEO,

tua bateria ta boa mesmo.

Entendi sobre o medidor do MAC, achei que fosse algum diferente.

A minha carga original é igual a sua, 5450mAh. Mas a capacidade de carga sua é maior que a padrão.

Alguma dica pra aumentar o rendimento? Já que a minha não chegou nos 5400mAh.

Como faz o uso da bateria?

Você calibra direto?

Cara, acho que não faço nada de mais não, tanto é que ainda leio os posts sobre o assunto pra ver como o pessoal faz. Faço mais ou menos a mesma coisa que fazia com outros notes, mas no Macbook tem-se a vantagem de uma medição tecnicamente mais precisa.

Se vou usar na energia plugo o carregador antes mesmo de ligar o note, minha bateria tá com 7~8 ciclos agora sendo que de calibragem efetiva e intencional foram só umas 2 ou 3 vezes, estou com o meu há quase 1 mês e meio e a carga apontada pelo coconut (5517~5552mAh, sempre acima da nominal) é exatamente a mesma de quando medi no dia em que liguei ele pela primeira vez e instalei o SL, espero que continue assim por MUITO tempo ;)

Via de regra, quando a carga está acima de 85% eu plugo o carregador, se está pra baixo uso até onde eu precisar, ou até abaixo dos 20~30%, pra daí carregar

A ciclagem faço com a bateria bem baixa mesmo, coisa de 1% (<100mAh no coconut) e menos de 10 min de autonomia, bem depois do aviso falando que o note "pode se desligar a qualquer momento", da última vez usei até restarem apenas 10~12mAh.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal (Em especial a Ramon),

Depois de ver esse tópico o vício de ficar analisando o Health da bateria apareceu de novo comigo.

Pois bem, durante essa semana eu ficava olhando quando estava o Health da Bateria a cada dia, e prestando

atenção como eu estava utilizando o MacBook.

Durante esse tempo, o Heath da minha bateria subiu de 95% para 99%

Segunda-Feira - 95% - Carreguei o MacBook até 100% e continuei utilizando-o com o carregador, depois do uso o desliguei.

Terça-Feira - 96% - Liguei ele de manhã e fiquei usando ele até 70%, coloquei ele em repouso, fui para casa, depois voltei para a faculdade utilizei novamente até uns 30% e voltei a carregar. Depois de carregar, a noite, desliguei ele novamente.

Quarta-Feira - 97% - Quando liguei ele pela parte da manhã, percebi que o Health tinha subido, como ele não carrega quando está em 98 e 99%, fiquei utilizando ele na bateria até 70% e pluguei no carregador.

Quinta-Feira - 98% - No inicio do dia utilizei ele até chegar aos 30% e voltei a carregar normalmente.

Sexta - Feira - 99% - Na sexta percebi que ele chegou aos 99% de Health, e que a bateria estava durando entre 5h30m e 6h30m, utilizando iTunes, Pages, Word e Safari, tendo em vista que meu modelo é o antes do PRO.

---------------

Resumo:

O que eu percebi é que quando mais você utiliza o Macbook com a carga da bateria, o Health dele vai caindo gradativamente e estabiliza em um determinado numero, que no meu caso foi o de 95%.

Mas quando utilizado na maioria das vezes no carregador, o Health não altera e permanece nos seus 99% e 100%.

E percebi também, que outros usuários usam somente o Macbook no carregador, faz a calibragem mensalmente, e o MacBook não sai dos 100%.

Para constar, meu MacBook é o modelo Aluminium antes do PRO, e tem mais ou menos uns 7 meses de uso intensivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Felipe, :lol:

Me ajudou a controlar o "vicio". hehe

Você usou o istatpro ou coconut?

Qual o tempo máximo que costuma deixar em repouso?

Também to nessa ai de olhar todo dia pra ver se chega nos 100%. Coisa de macmaniaco.

Uso o coconut pq acho mais detalhado, embora ele difere um pouco do istat, tem vez que istat ta 98% e coconut 97%.

Pois bem. a minha deve ter estabilizado neste 97%, coisa de 5320mAh.

Meu uso é praticamente assim:

"Durante a semana, vou pra facu e uso fora da tomada até uns 60%, gasta rápido pq uso Airport pra internet, assisto uns videos ou ouço musicas no iTunes(fim de aula, horas vagas), também uso editor de texto, praticamento não uso na facu na tomada, porque ja saio de casa com carga completa. Uso ele bastante e desligo ele com os seus 50, 60%.

Quando chego em casa(cerca de uma hora e meia de viagem :lol:) , coloco na tomada e fica até o outro dia quando eu levo pra facu de novo, então, se uso na hora do almoço, ou fim do serviço, é na tomada. Assim vai a semana inteira.

Quando chega o fim de semana, é só tomada, ai eu tiro um pouco e uso até uns 70% e coloco na carga de novo, só pra movimentar os eletrons da bateria (é eletrons mesmo?), pra parecer com o uso do meio da semana(acho que nao afeta em nada).

Então, paro nos 97%, não aumenta nem de nojo.

Chegou a marcar 6:30 de tempo de duração, mas esse negócio é variado, muda muito.

Vou começar a usar mais na energia, pra ver o resultado.

Fora isso Felipe, quantos ciclos sua bateria já possui?

Editado por Ramon Mac
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ramon,

Cara eu usava apenas o Coconut, mas depois disseram que o iStat era melhor por que ficava no Dashboard, então instalei ele também.

Precisa mesmo falar quantos ciclos meu filho tem?!

Levando em consideração que eu usava ele, até a descoberta dessa semana, na bateria meu filho tem hoje 89 Ciclos completos, tirandos uns 10 de calibragem o resto é tudo de uso mesmo.

Eu acho que é um muito para um MacBook que tem apenas 7 meses de vida, por isso que mudei minha conduta!

Mas é assim mesmo, a unica coisa que me conforta é o fato de que vou comprar um Apple Care em Janeiro, assim caso minha bateria fiquei doida ele cobre e também por que se vende baterias Apple por fora!!

No mais, só isso mesmo!!

Grande abraço Ramon!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PRA FUNDIR A CUCA DA GALERA AINDA MAIS

As baterias de íon-lítio são populares porque têm várias vantagens importantes sobre as concorrentes:

* costumam ser muito mais leves do que outros tipos de baterias recarregáveis do mesmo tamanho. Os eletrodos de uma bateria de íon-lítio são feitos de lítio e carbono leve. Além disso, o lítio também é um elemento altamente reativo, o que significa que é possível armazenar bastante energia em suas ligações atômicas. Significando uma densidade de energia muito alta para essas baterias.

Aqui vai um modo de obter uma perspectiva sobre a densidade de energia. Uma bateria de íon-lítio pode armazenar 150 watts-hora de eletricidade em 1 kg de bateria. Já um pacote de bateria de NiMH (hidreto de metal-níquel) consegue armazenar talvez 100 watts-hora por quilograma, embora o mais comum seja de 60 a 70 watts-hora. Uma bateria de chumbo-ácido tem a capacidade de armazenar apenas 25 watts-hora por quilo. Usando a tecnologia chumbo-ácido, são necessários 6 kg para armazenar a mesma quantidade de energia que uma bateria de íon-lítio de 1 kg. A diferença é enorme [Fonte: Everything2.com] (em inglês);

* elas mantêm sua carga. Um conjunto de baterias íon-lítio perde apenas cerca de 5% da sua carga por mês, enquanto as baterias NiMH perdem 20% no mesmo período;

* elas não apresentam o efeito memória, o que significa que não é preciso descarregá-las totalmente antes da recarga, como acontece com outros tipos de baterias;

* as baterias de íon-lítio conseguem suportar centenas de ciclos de carga/descarga.

Mas isso não significa que essas baterias são infalíveis. Elas também têm algumas desvantagens:

* começam a se decompor assim que saem da fábrica, durando apenas de dois a três anos a partir do dia de fabricação, quer você as use ou não;

* são extremamente sensíveis a temperaturas altas. O calor faz com que as baterias de íon-lítio se decomponham muito mais rapidamente do normal;

* se você descarregá-las completamente, elas não podem mais ser utilizadas;

* um conjunto de baterias íon-lítio deve ter um computador de bordo para gerenciá-la, tornando-as ainda mais caras do que já são;

* há uma pequena chance de que, se uma bateria de íon-lítio falhar, ela se incendeie.

Durabilidade de uma bateria de íon-lítio

Baterias de íon-lítio são caras, então lá vão algumas coisas que você deve saber se quiser que elas durem mais:

* a composição química íon-lítio prefere descarga parcial à descarga profunda, o que significa que é melhor evitar que ela descarregue totalmente. Como a composição química lítio-íon não tem "memória", ela não é danificada pela descarga parcial. Caso a tensão de uma célula de íon-lítio cair a um determinado nível, ela não poderá mais ser usada;

* elas envelhecem. As baterias de íon-lítio têm um tempo de vida útil que vai de 2 a 3 anos, mesmo se não forem usadas. Por isso, não evite usar a bateria pensando que elas vão durar mais. Além disso, se estiver comprando um novo conjunto de baterias, certifique-se de que é realmente novo. Já sabe, se ele esteve na prateleira da loja por um ano, não vai durar muito. É importante olhar a data de fabricação;

* evite o calor, ele decompõe as baterias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PRA FUNDIR A CUCA DA GALERA AINDA MAIS

As baterias de íon-lítio são populares porque têm várias vantagens importantes sobre as concorrentes:

* costumam ser muito mais leves do que outros tipos de baterias recarregáveis do mesmo tamanho. Os eletrodos de uma bateria de íon-lítio são feitos de lítio e carbono leve. Além disso, o lítio também é um elemento altamente reativo, o que significa que é possível armazenar bastante energia em suas ligações atômicas. Significando uma densidade de energia muito alta para essas baterias.

Aqui vai um modo de obter uma perspectiva sobre a densidade de energia. Uma bateria de íon-lítio pode armazenar 150 watts-hora de eletricidade em 1 kg de bateria. Já um pacote de bateria de NiMH (hidreto de metal-níquel) consegue armazenar talvez 100 watts-hora por quilograma, embora o mais comum seja de 60 a 70 watts-hora. Uma bateria de chumbo-ácido tem a capacidade de armazenar apenas 25 watts-hora por quilo. Usando a tecnologia chumbo-ácido, são necessários 6 kg para armazenar a mesma quantidade de energia que uma bateria de íon-lítio de 1 kg. A diferença é enorme [Fonte: Everything2.com] (em inglês);

* elas mantêm sua carga. Um conjunto de baterias íon-lítio perde apenas cerca de 5% da sua carga por mês, enquanto as baterias NiMH perdem 20% no mesmo período;

* elas não apresentam o efeito memória, o que significa que não é preciso descarregá-las totalmente antes da recarga, como acontece com outros tipos de baterias;

* as baterias de íon-lítio conseguem suportar centenas de ciclos de carga/descarga.

Mas isso não significa que essas baterias são infalíveis. Elas também têm algumas desvantagens:

* começam a se decompor assim que saem da fábrica, durando apenas de dois a três anos a partir do dia de fabricação, quer você as use ou não;

* são extremamente sensíveis a temperaturas altas. O calor faz com que as baterias de íon-lítio se decomponham muito mais rapidamente do normal;

* se você descarregá-las completamente, elas não podem mais ser utilizadas;

* um conjunto de baterias íon-lítio deve ter um computador de bordo para gerenciá-la, tornando-as ainda mais caras do que já são;

* há uma pequena chance de que, se uma bateria de íon-lítio falhar, ela se incendeie.

Durabilidade de uma bateria de íon-lítio

Baterias de íon-lítio são caras, então lá vão algumas coisas que você deve saber se quiser que elas durem mais:

* a composição química íon-lítio prefere descarga parcial à descarga profunda, o que significa que é melhor evitar que ela descarregue totalmente. Como a composição química lítio-íon não tem "memória", ela não é danificada pela descarga parcial. Caso a tensão de uma célula de íon-lítio cair a um determinado nível, ela não poderá mais ser usada;

* elas envelhecem. As baterias de íon-lítio têm um tempo de vida útil que vai de 2 a 3 anos, mesmo se não forem usadas. Por isso, não evite usar a bateria pensando que elas vão durar mais. Além disso, se estiver comprando um novo conjunto de baterias, certifique-se de que é realmente novo. Já sabe, se ele esteve na prateleira da loja por um ano, não vai durar muito. É importante olhar a data de fabricação;

* evite o calor, ele decompõe as baterias.

Tenho quase certeza que as baterias dos MacBooks, assim como a do meu E71, são de LiPo (Litium Polimerum) e não Li Ion (Litium Ion), uma tecnologia um pouco mais moderna. Não sei se muda alguma coisa do que você falou, mas só para constar.

Editado por wafi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal (Em especial a Ramon),

Depois de ver esse tópico o vício de ficar analisando o Health da bateria apareceu de novo comigo.

Pois bem, durante essa semana eu ficava olhando quando estava o Health da Bateria a cada dia, e prestando

atenção como eu estava utilizando o MacBook.

Durante esse tempo, o Heath da minha bateria subiu de 95% para 99%

Segunda-Feira - 95% - Carreguei o MacBook até 100% e continuei utilizando-o com o carregador, depois do uso o desliguei.

Terça-Feira - 96% - Liguei ele de manhã e fiquei usando ele até 70%, coloquei ele em repouso, fui para casa, depois voltei para a faculdade utilizei novamente até uns 30% e voltei a carregar. Depois de carregar, a noite, desliguei ele novamente.

Quarta-Feira - 97% - Quando liguei ele pela parte da manhã, percebi que o Health tinha subido, como ele não carrega quando está em 98 e 99%, fiquei utilizando ele na bateria até 70% e pluguei no carregador.

Quinta-Feira - 98% - No inicio do dia utilizei ele até chegar aos 30% e voltei a carregar normalmente.

Sexta - Feira - 99% - Na sexta percebi que ele chegou aos 99% de Health, e que a bateria estava durando entre 5h30m e 6h30m, utilizando iTunes, Pages, Word e Safari, tendo em vista que meu modelo é o antes do PRO.

---------------

Resumo:

O que eu percebi é que quando mais você utiliza o Macbook com a carga da bateria, o Health dele vai caindo gradativamente e estabiliza em um determinado numero, que no meu caso foi o de 95%.

Mas quando utilizado na maioria das vezes no carregador, o Health não altera e permanece nos seus 99% e 100%.

E percebi também, que outros usuários usam somente o Macbook no carregador, faz a calibragem mensalmente, e o MacBook não sai dos 100%.

Para constar, meu MacBook é o modelo Aluminium antes do PRO, e tem mais ou menos uns 7 meses de uso intensivo.

O Seu é o MB467? 2,4GHz, 2GB Memoria, Teclaod Iluminado e talz??? SEIS HORAS? DE BATARIA? Pq a minha soh dura 4:30? sera que o Adium faz tanta diferença? Pq eu com o Safari,Adium,Skype e iTunes, é um horror minha bateria, acaba em 4:00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho quase certeza que as baterias dos MacBooks, assim como a do meu E71, são de LiPo (Litium Polimerum) e não Li Ion (Litium Ion), uma tecnologia um pouco mais moderna. Não sei se muda alguma coisa do que você falou, mas só para constar.

" As baterias de lítio-polímero diferencia-se dos sistemas de baterias convencionais do tipo de eletrólito utilizado. O projeto original, que remonta à década de 1970, usa um eletrólito sólido de polímero seco. Esse eletrólito se assemelha a um tipo de plástico filme, que não conduz eletricidade, mas que permita a troca de íons (átomos eletricamente carregados ou grupos de átomos). O eletrólito de polímero substitui o separador poroso tradicional, que é embebido com o eletrólito.

O projeto do polímero seco oferece simplificações com respeito à fabricação, robustez, segurança e geometria perfil fino. Com uma espessura de célula de medição tão pouco quanto um milímetro (0,039 polegadas), os projetistas de equipamentos são deixados à sua própria imaginação em termos de forma, tamanho e forma.

Assim, o lítio comercial células de iões de polímero são muito semelhantes em química e materiais para a sua electrólito líquido peças contrárias."

O que achei uma informacao relevante foi a vida util das baterias contadas por tempo. Acho que até pode ser por isso que o Coconut diz a idade do Mac e ele nao se refere a venda e sim a sua data de fabricacao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...