Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tópicos Fixos


NEO

Posts Recomendados

Fala galerinha, em especial pessoal da moderação.

Abro este tópico pra dar uma idéia bem construtiva referente à criação de tópicos fixos em cada área e dentro desses colocarmos uma listagem com links com os tópicos com temas/assuntos/dúvidas/problemas mais comentados e postados pelo pessoal

Já frequentei fóruns onde isso funciona muito bem e tenho certeza que por aqui seria muito bem vindo, por 2 motivos básicos:

1) Membros da administração/moderação que não têm muita "paciência" com novos usuários e preferem apenas responder aos tópicos com um: "-Isso já foi postado, use a procura", ao invés de indicar o tópico para o novo frequentador, nem que fosse na tentativa de socializar o mesmo, logicamente não vale apenas pro pessoal da moderação uma vez que particulamente já vi membros "comuns" utililizando do mesmo tom na resposta para usuários novos, quem sabe por se achar dono da bola e da razão, e isso não é legal nada ;)

2) O universo da informática é algo muito complexo, vasto e extenso, mas por estarmos trabalhando com um segmento tão específico, entendo que com uma receptividade dessas o usuário pode acabar ficando com um "pé atrás" na continuidade da frequência/retorno ao fórum e por vezes acaba nem voltando mais, particularmente acho isso bastante negativo em um Site/Fórum com o tamanho e popularidade da MM. Conheço muita gente que frequenta apenas o site principal pra olhar as notícias mas não se registra/posta no Fórum por achar o pessoal bem "mal educado" (sem generalizar, claro), acabam por vezes utilizando sites gringos ou da própria apple para consultas simples, a meu ver pessoas que poderiam muito bem ser trazidas para cá a fim de ampliar ainda mais esse pequeno universo de 8000 e tantos membros registrados que temos hoje, à menos que esse não seja o real objetivo do Fórum.

Sou um usuário novo que - mesmo tendo me registrado há cerca de 1 ano, para efetuar pesquisas - comecei a utilizar com mais frequencia apenas após a compra de meu Mac, há menos de 2 meses, e logo nos primeiros posts acabei tomando alertas sobre a utilização do fórum, e quase confesso que quase fui embora :D:P

Enfim, fica a dica... :P

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 15
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

  • 1 mês depois...

Realmente, a criação de tópicos fixos é uma boa iniciativa para iniciantes começarem a adquirir conhecimentos sobre o mundo mac - mais especificamente, sobre o Mac OS X. A partir do dia 15/01, eu mesmo posso criar alguns tutoriais básicos, tipo gravar cd/dvd de dados e imagem .dmg/.iso, utilizar o spaces, mostrar algumas opções do Finder.

Tudo isso que eu disse já falaram em video aulas, mas nem todos as assistem, alguns sequer sabem da existência delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A idéia em si não é ruim.

Eu particularmente sempre fui a favor de se criar um FAQ, aonde as dúvidas básicas e recorrentes seriam descritas. O problema é que os usuários brasileiros de forum não tem disciplina pra ler um FAQ antes de sair postando.

Isso é tão nítido que uma página simples de regras do forum quase nunca é lida, o que já evitaria muita choradeira. Por isso mesmo utiliza-se o sistema de alerta com os usuários, coisa que em forum gringo é muito mais duramente empregado do que o que a gente faz aqui. Lá os moderadores/ admins não tem receio de dar sarrafada quando alguém posta a mesma dúvida pela milhonésima vez, sem mesmo olhar na primeira página de tópicos se um tópico similar já foi postado!

Só ler aqui pra ver que na maioria das vezes é só preciso um pouco de bom senso: http://macmagazine.com.br/forum/index.php?act=boardrules

Por mais que se reclame, acho que toda a nossa equipe é extremamente flexível e deixa passar muita coisa, ao contrário do que se diz. Ser alertado não é necessariamente uma coisa ruim. É somente um sinal de que se deveria ter prestado atenção a algo que não se prestou, normalmente em relação as regras. E é uma maneira de se evitar que a falha ocorra novamente e que o forum fique mais poluído e difícil de se navegar.

Mais uma coisa: o tópico fixo não precisa ser criado por moderadores. A gente pode fixar um tópico, e se você tiver realmente animado com a sua idéia, pode criar o tal tópico-índice para dúvidas recorrentes.

Se a coisa ficar legal, eu falo com o Rafael e a gente fixa.

Que tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal!!!

eu sou membro recente e li sim os termos, pesquiso topicos antes de postar e qndo da opino como agora...ihi!

olha, o neo me ajudou muito e me moveu a ajudar outras pessoas rapidamente com a ajuda dele

(podem ver nos meu topicos ou post's)

enfim, tem brasileiro que tem boa vontade sim como todos nos, se nao o site nao tava aqui ate hj ne?

entao, ano novo, novos projetos, e este eh um deles...

alfabetizar os MacManiacos de forma didadica, ascessivel e divertida!

se nao eh melhor ir na wikpedia...ihi!

entao vamos tentando, opinando, quem sabe a gente quebra a google, an?!?! ihi!

bobeiras a parte..eu aprovo neo!

quem topa?

abram uma enquete, sei la...

se cada um fizer um pouquinho acontece ne?

bjs

=ˆ.ˆ=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galerinha, em especial pessoal da moderação.

Abro este tópico pra dar uma idéia bem construtiva referente à criação de tópicos fixos em cada área e dentro desses colocarmos uma listagem com links com os tópicos com temas/assuntos/dúvidas/problemas mais comentados e postados pelo pessoal

Já frequentei fóruns onde isso funciona muito bem e tenho certeza que por aqui seria muito bem vindo, por 2 motivos básicos:

1) Membros da administração/moderação que não têm muita "paciência" com novos usuários e preferem apenas responder aos tópicos com um: "-Isso já foi postado, use a procura", ao invés de indicar o tópico para o novo frequentador, nem que fosse na tentativa de socializar o mesmo, logicamente não vale apenas pro pessoal da moderação uma vez que particulamente já vi membros "comuns" utililizando do mesmo tom na resposta para usuários novos, quem sabe por se achar dono da bola e da razão, e isso não é legal nada ;)

2) O universo da informática é algo muito complexo, vasto e extenso, mas por estarmos trabalhando com um segmento tão específico, entendo que com uma receptividade dessas o usuário pode acabar ficando com um "pé atrás" na continuidade da frequência/retorno ao fórum e por vezes acaba nem voltando mais, particularmente acho isso bastante negativo em um Site/Fórum com o tamanho e popularidade da MM. Conheço muita gente que frequenta apenas o site principal pra olhar as notícias mas não se registra/posta no Fórum por achar o pessoal bem "mal educado" (sem generalizar, claro), acabam por vezes utilizando sites gringos ou da própria apple para consultas simples, a meu ver pessoas que poderiam muito bem ser trazidas para cá a fim de ampliar ainda mais esse pequeno universo de 8000 e tantos membros registrados que temos hoje, à menos que esse não seja o real objetivo do Fórum.

Sou um usuário novo que - mesmo tendo me registrado há cerca de 1 ano, para efetuar pesquisas - comecei a utilizar com mais frequencia apenas após a compra de meu Mac, há menos de 2 meses, e logo nos primeiros posts acabei tomando alertas sobre a utilização do fórum, e quase confesso que quase fui embora :PB)

Enfim, fica a dica... :)

[]´s

NEO, iniciativa interessante, e apoio isso, pois há dois meses quando comecei a usar o fórum por dúvidas qto a bateria meu MBP, tive alguns mal educados na cola, coisa normal, mas evitável. Moderadores, atentem-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sou a favor dos tópicos fixos, um dos tópicos eu até vou me mexer e tentar fazer este fim de semana que é a respeito do AutoCAD e seus assemelhados.

Mas outra atitude que acho conveniente dos moderadores seria: Perguntou algo que ja foi respondido? Põe o link e tranca o tópico, deu... evita que se crie um monte de tópicos com informações parecidas, as vezes tenho que ler 3 tópicos pra ir pescando informações em cada um, além de ter que ler várias informações repetidas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas outra atitude que acho conveniente dos moderadores seria: Perguntou algo que ja foi respondido? Põe o link e tranca o tópico, deu... evita que se crie um monte de tópicos com informações parecidas, as vezes tenho que ler 3 tópicos pra ir pescando informações em cada um, além de ter que ler várias informações repetidas!

Tenho uma idéia melhor ainda: se o usuário pesquisar antes de postar pela 890a vez a mesma dúvida, poupa o trabalho do moderador de pesquisar, linkar e trancar o tópico repetido. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma idéia melhor ainda: se o usuário pesquisar antes de postar pela 890a vez a mesma dúvida, poupa o trabalho do moderador de pesquisar, linkar e trancar o tópico repetido. :rolleyes:

Acontece que o fórum é acessado, também, por pessoas completamente leigas. Podem até encontrar o link "Busca" mas tenho certeza que alguns não sabem como realizar uma pesquisa precisa, e nesse caso, o link para a resposta ajudaria.

Mas isso vai de cada um. Eu não vejo problemas em perder 3 minutos e sanar a dúvida de alguém, mesmo porque, na maioria das vezes, acabo aprendendo também.

Enfim.. Fica minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma idéia melhor ainda: se o usuário pesquisar antes de postar pela 890a vez a mesma dúvida, poupa o trabalho do moderador de pesquisar, linkar e trancar o tópico repetido. :rolleyes:

Com certeza! Mas SE acontecer, evita de criar vários tópicos com as mesmas informações, que eu acho que é a pior coisa que pode acontecer no fórum. Trabalho de moderador não é fácil :blink:

Uma coisa que notei é que bastante usuários antigos que eu via postando seguidamente pararam de frequentar o fórum.

Pelo bem do fórum eu acredito que alguma coisa deve ser feita.

A idéia do FAQ e Catálogo de Tópicos eu acho que já é ótima, e não é preciso os moderadores fazerem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza! Mas SE acontecer, evita de criar vários tópicos com as mesmas informações, que eu acho que é a pior coisa que pode acontecer no fórum. Trabalho de moderador não é fácil :rolleyes:

Uma coisa que notei é que bastante usuários antigos que eu via postando seguidamente pararam de frequentar o fórum.

Pelo bem do fórum eu acredito que alguma coisa deve ser feita.

A idéia do FAQ e Catálogo de Tópicos eu acho que já é ótima, e não é preciso os moderadores fazerem...

Yep, com certeza não é necessário que os moderadores o façam, como eu havia dito também. Basta que um usuário crie a parada que a gente pode fixar o tópico sem maiores problemas.

Quanto ao lance de usuários deixarem de postar, isso é algo cíclico. Presumo que vc não tenha percebido o fenômeno por estar aqui há relativamente pouco tempo. Os usuários se renovam. A maioria das pessoas que postavam quando eu, o Rafael, o Batboy e outros mais velhos começaram a postar sumiram faz um bom tempo. Em contrapartida apareceram outros caras bacanas que levam a coisa pra frente, como o G.Couto por exemplo.

É assim mesmo, pode acreditar no que o tio electro diz. :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Yep, com certeza não é necessário que os moderadores o façam, como eu havia dito também. Basta que um usuário crie a parada que a gente pode fixar o tópico sem maiores problemas.

Quanto ao lance de usuários deixarem de postar, isso é algo cíclico. Presumo que vc não tenha percebido o fenômeno por estar aqui há relativamente pouco tempo. Os usuários se renovam. A maioria das pessoas que postavam quando eu, o Rafael, o Batboy e outros mais velhos começaram a postar sumiram faz um bom tempo. Em contrapartida apareceram outros caras bacanas que levam a coisa pra frente, como o G.Couto por exemplo.

É assim mesmo, pode acreditar no que o tio electro diz. :blink:

Electro, desculpa pescar o tópico. Mas hoje me deu vontade de novo de fazer esse FAQ mas temos um problema. Teria como liberar o primeiro post para edição ad eternum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NEO, perfeito e totalmente apoiado smile.gif

Na verdade eu estava para postar um tópico exatamente como o seu e depois de lê-lo e ler todos os replys, é bom saber que não estou sozinho.

Também não entendo porque isso ainda não existe. Ainda essa semana falei sobre isso em outro post aqui do Forum biggrin.gif

Comecei a frequentar o forum pelos mesmos motivos que o NEO e a minha opinião sobre os tópicos fixos não é o lado da "preguiça"como as vezes muitos podem pensar que seria para não ter que ficar procurando assunto.

Os Tópicos Fixos são uma maneira de valorizar a contribuição que usuários dão em despender seu tempo colaborando com outros.

Se você não cria tópico fixos, inevitavelmente duas coisas acontecem: Os usuários mais antigos que já responderem uma mesma dúvida várias vezes chega uma hora que ficam de saco cheio e param de contribuir (E com razão!) e;

Os usuários novos que não estavam ali quando a dúvida que ele tem agora fora respondida no passado, acaba virando "bandido"e este acaba escutando as frases clássicas como "De novo essa pergunta meu?"

Enfim, a ferramenta de busca aqui do Forum é excelente, na verdade e sem querer fazer balão de ensaio, é a única busca de todos foruns que frequentei até hj que realmente funciona

Mas mesmo assim, os tópicos fixos estão mais do que atrasados por aqui. Que estes sejam o PAC do Forum MacMagazine de 2011, bwahahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apoio também a ideia! Criar uma FAQ nao é tao bom quanto fixar topicos, porque assim todos podem, além de aprender, opinar e questionar mais coisas sobre o assunto.

O Forum é muito bom, muito organizaso. Meus parabens a toda equipe. Uma coisa que poderia ser revista sao alguns critérios de trancar tópicos ou alertar usuários, visto que alguem pode cometer um erro por se confundir ou simplesmente ser leigo no assunto, e por causa disso queria aprender sobre aquilo ( e esse era o motivo da criaçao do topico)

Acesso o Forum desde o começo do ano e ja aprendi muita coisa aqui. 2011 vem ai, e com o ano novo algumas mudanças nesse contexto também podem ser bem-vindas!

Mais uma vez parabenizo não só os moderadores e admins, mas a nós usuarios que fazem esse forum se movimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...