Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trackpad do MacBook PRO 13 falhando


michelcampi

Posts Recomendados

Olá pessoal, tenho um MacBook Pro de 13 pol MB990BZ, a partir de hoje, meu trackpad começou a falhar, ele está funcionando normalmente, e derrepente ele começa a falhar aos comandos, não responde conforme os movimentos com o dedo no trackpad, e o cursor muitas vezes pula de uma área da tela para outra, coisa de loco!!!

Já resetei minha EFI, e o problema ainda persiste, o que será que está acontecendo? Alguém já passou por este problema?

Eu tinha o MouseZoom instalado, removi achando que o problema fosse com ele interferindo no funcionamento correto do trackpad, mas persistiu o problema.

Não é sempre que está ocorrendo, mas tem momentos que dão umas bugadas feias.

Já procurei na net por alguma atualização e vi que não tem nada, estou usando o Snow Leopard 10.6.2 totalmente atualizado.

Alguma sujestão para o problema pessoal?

Obrigado pela ajuda desde já!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal,

Fiz testes rodando o Ubuntu 8.10 via Live CD no MAcBook Pro e o problemas com o trackpad ficaram mais aparentes, apresentando a desorientação do cursor do trackpad, pude constatar com este teste de que o problema não está no Snow Leopard.

Agora pode ser o que o problema seja de firmware, pois quando cheguei em casa agora a noite, iniciei o Snow Leopard, e está tudo dentro dos conformes, o problema ainda não apareceu de maneira grave como esta se apresentando hoje no período diurno e tarde no meu serviço.

Pensei que pudesse ser a energia, desconectei o cabo MacSafe para deixa-lo somente na bateria e ver se a desorientação do cursor conforme o movimento com um único dedo no trackpad voltava a acontecer, o problema persistia, cheguei a pensar até que a luz (lâmpada fluorescente) do ambiente pudesse a vir interferir, mas nada.

Notei que quando o problema aparecia, eu tirava o MacBook Pro que estava na mesa e apoiava-o em cima de minha mão e o problema sumia parcialmente, depois inclinei o MAcbook para frente, e percebi que ele também parava com a birutisse de não responder corretamente aos comandos do trackpad. Não dá para entender.

Notei hoje ao chegar em casa que o problema não apareceu até o momento em que redigi esta mensagem, porém percebi que no trackpad na parte inferior bem próximo a borda e ao alumínio, ele deixa de responder em algumas situações quando passo o dedo ali naquela região, no restante do trackpad, está funcionando normalmente, nas laterais próximos as bordas e na parte superior.

Que coisa mais estranha.

O pior é que tava tão contente com meu Macbook, acho ele um excelente notebook, bem reforçado, durável, tenho um cuidado extremo com ele, com relação a limpeza, transporte dentro de luva de notebooks antes de coloca-lo na mochila e ainda vai e me aparece um problema destes.

Moro em Ribeirão Preto-SP, aqui em minha cidade tem uma assistência autorizada Apple que se chama aHead, é a única de Ribeirão e toda a região aqui de minha cidade. Porém, conheço situações em que o pessoal de assistências técnicas fazem troca de peças sem necessidade, tiram peças boas e novas, e colocam peças já rodadas, isto eu acho uma puta sacanagem, e fico com medo de levar meu MacBook Pro, até estas assistências sacanas e enroladas, que levam até semanas para diagnosticar o problema e fazer o reparo.

O resto do notebook está tudo ok, a tela é maravilhosa retroiluminada por Leds, nem se compara com meu MacBook White MB403LL. Tá show a maquina e agora vai e me aparece este estranho e incomodo defeito.

Fiz até testes com o um mouse USB e meu Mouse Bluetooth da Microsoft, e o cursor se comportou normalmente no momento em que o trackpad estava doido.

Não sei mais o poderia ser, desconfio mesmo que pode ser alguma instabilidade da EFI que deve controlar o trackpad diretamente.

Postem mensagens pessoal, quem tiver algum problema parecido com o que o ocorreu comigo, vamos trocar algumas informações e tentar chegar num consenso.

Assim que tiver novos relatos sobre o trackpad, eu posto aqui pra gente discutir.

Obrigado a todos.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

michelcampi e todos os outros

vcs tem passado o dedo no trackpad certinho???

de vez em quando, raramente, acontece comigo essas desorientações que falaram.

Mas percebi que o problema é no passar do dedo no trackpad, :)

Esse trackpad além de ser supersensível, é de vidro, e para funcionar legal, o dedo tem que ta bem sequinho.

Também percebi isso ai que vc disse de o trackpad não responder na parte inferior próximo a borda do alumínio,

eu penso que não é defeito, que já vem assim, isso deve acontecer porque ali é parte dos "botões" direito e esquerdo,

se configurar pra ser assim.

Aqui uso o SL blz e até agora todos os comandos do trackpad funcionam legal.

Já fizeram o update para o SL 10.6.2, esta versão corrigi alguns problemas com o trackpad???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

michelcampi e todos os outros

vcs tem passado o dedo no trackpad certinho???

de vez em quando, raramente, acontece comigo essas desorientações que falaram.

Mas percebi que o problema é no passar do dedo no trackpad, :blink:

Esse trackpad além de ser supersensível, é de vidro, e para funcionar legal, o dedo tem que ta bem sequinho.

Também percebi isso ai que vc disse de o trackpad não responder na parte inferior próximo a borda do alumínio,

eu penso que não é defeito, que já vem assim, isso deve acontecer porque ali é parte dos "botões" direito e esquerdo,

se configurar pra ser assim.

Aqui uso o SL blz e até agora todos os comandos do trackpad funcionam legal.

Já fizeram o update para o SL 10.6.2, esta versão corrigi alguns problemas com o trackpad???

Olá Ramon,

Olhe que fato curioso, hoje de manhã ao chegar no meu trabalho, logo liguei meu MacBook Pro 13 e comecei a trabalhar nele, e então aquelas falhas que estavam ocorrendo com o trackpad voltaram a se manifestar novamente, percebi que se eu usar o trackpad com uma unica mão, sem apoiar o punho ou encostar na carcaça do MacBook Pro, ele dava pau (gerava o mal funcionamento) e a partir do momento que eu encostasse com a minha outra mão no Top Case, o problema sumia, que coisa maluca, tá parecendo que é pau de aterramento.

Não tem explicação para isto:

com as duas mãos encostadas no corpo do MacBook Pro, o trackpad funciona normalmente.

com uma unica mão usando o trackpad, o mesmo começa a apresentar defeito, desorientação total com relação ao cursor exibido na tela.

Dúvida, será que é problema de aterramento? Já usei o notebook somente a na bateria e o problema também persistia?

Será problema interno de aterramento mal feito no trackpad no processo de montagem do MacBook Pro?

Ou será algum defeito lógico do trackpad, sendo necessário até a troca do mesmo?

Com relação ao dedo, estava totalmente seco nos testes realizados, o trackpad limpo, e foram feitos testes com 3 pessoas diferentes ao tocar no trackpad e então o defeito aparecer grotescamente, se o problema fosse apenas comigo, com o meu dedo, certamente não iria apresentar deifeito com os colegas meus que testaram aqui e puderam comprovar que estava horrivel, impossivel de usar o trackpad naquelas condições, falhando completamente, e o cursor pulando aleatóriamente na tela.

Editado por michelcampi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal,

Estava procurando respostas para este problema no trackpad quando encontrei este fórum.

Quando aconteceu o problema a primeira fez, testei várias coisas, reinicie, desliguei, atualizei e até reinstalei o Snow e nada continuava, o problema.

Parei para tentar imaginar o que poderia ser, já que não era software. Em algum momento da reflexão percebi que na empresa nunca tinha dado problema algum, só em minha casa que esse problema acontecia, como disse o michelcampi, cheguei a achar que poderia interferência da lanpada do meu quarto, porque na cozinha e nos outros quartos, na sala e em qualquer outro cômodo da casa funciona tudo a mil maravilhas. Mais alguns momentos de reflexão.... e acho que encontrei o verdadeiro problema que está fazendo o track DO MEU macbook ficar biruta. Possuo uma dessas mesinhas com cooler para usar sentado na cama, elas deixam o mac inclinado para frente, foi só eu tirar ele da mesinha que voutou a funcionar tudo 100%... Fazem três dias que estou testando para realmente ter certesa que a inclinação é o problema.

Cheguei a seguinte conclusão: Quando coloco ele na mesinha inclinada, depois de uns 40 minutos começa os problemas, quando tiro o mac e coloco em uma superficie plana, volta ao normal. Então só pode ser no MEU CASO a inclinação mesmo.

Um grande abraço para todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal,

Estava procurando respostas para este problema no trackpad quando encontrei este fórum.

Quando aconteceu o problema a primeira fez, testei várias coisas, reinicie, desliguei, atualizei e até reinstalei o Snow e nada continuava, o problema.

Parei para tentar imaginar o que poderia ser, já que não era software. Em algum momento da reflexão percebi que na empresa nunca tinha dado problema algum, só em minha casa que esse problema acontecia, como disse o michelcampi, cheguei a achar que poderia interferência da lanpada do meu quarto, porque na cozinha e nos outros quartos, na sala e em qualquer outro cômodo da casa funciona tudo a mil maravilhas. Mais alguns momentos de reflexão.... e acho que encontrei o verdadeiro problema que está fazendo o track DO MEU macbook ficar biruta. Possuo uma dessas mesinhas com cooler para usar sentado na cama, elas deixam o mac inclinado para frente, foi só eu tirar ele da mesinha que voutou a funcionar tudo 100%... Fazem três dias que estou testando para realmente ter certesa que a inclinação é o problema.

Cheguei a seguinte conclusão: Quando coloco ele na mesinha inclinada, depois de uns 40 minutos começa os problemas, quando tiro o mac e coloco em uma superficie plana, volta ao normal. Então só pode ser no MEU CASO a inclinação mesmo.

Um grande abraço para todos

Interessante. :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste em uma outra dessas bases para noot, percebi que deu o mesmo problema, porém até mesmo com ela sem inclinação também deu problema. Quando desligo os cooler's o problema termina. Testei também em um noot STI e um HP, obtive o mesmo resultado, todos eles dão problema quando os cooler's estão ligados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom Dia Pessoal,

Estou revivendo o tópico por que estou passando por problemas semelhantes.

A algum tempo eu venho percebendo que quando eu clico e arrasto algum documento da mesa, ou então para redimensionar uma janela, o trackpad está falhando, ou seja se quero arrastar um icone da esquerda para a direita no meio do caminho o icone se solta, parando.

Quando vou redimensionar uma janela, nunca consigo redimensionar todo de uma vez só, precisando fazer esse movimento no mínimo umas 3 vezes.

Alguém está passando por algum problema parecido?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Pessoal,

Estou revivendo o tópico por que estou passando por problemas semelhantes.

A algum tempo eu venho percebendo que quando eu clico e arrasto algum documento da mesa, ou então para redimensionar uma janela, o trackpad está falhando, ou seja se quero arrastar um icone da esquerda para a direita no meio do caminho o icone se solta, parando.

Quando vou redimensionar uma janela, nunca consigo redimensionar todo de uma vez só, precisando fazer esse movimento no mínimo umas 3 vezes.

Alguém está passando por algum problema parecido?!

Já me ocorreu esse problemas umas 3x mas felizmente sumiu, pensei que teria que levar para a AT, estava realmente falhando, passava o dedo e a seta ficava parada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já me ocorreu esse problemas umas 3x mas felizmente sumiu, pensei que teria que levar para a AT, estava realmente falhando, passava o dedo e a seta ficava parada

Pois é SuperTek, que bom que no seu caso sumiu sozinho.

Mas o que não está me deixando mais doido é que isso ocorre apenas em horas e horas, tem dia que o MB está perfeito e outra que para arrastar um ícone é um sacrifício.

Vou esperar mais alguém emitir uma opinião com os possíveis problemas e manhas para consertar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Pessoal,

Também estou com o mesmo problema o trackpad, as vezes deixa de responder ao click no canto inferior direito.

Já fiz diversos testes e o problema é aleatório, não consigo chegar a uma conclusão o track simplesmente deixa de funcionar.

Olá Fabio,

O seu é o que não tem a bateria removível não é?! No meu caso eu apenas apertei e folguei o parafuso do trackpad e aparentemente o problema resolveu, tirando o fato que não conseguir colocar da mesma forma que tava antes, heheheheheheheee.

Se tiver coragem, abra o MacBook remova a bateria e aperte e folgue o parafuso do trackpad.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fabio,

O seu é o que não tem a bateria removível não é?! No meu caso eu apenas apertei e folguei o parafuso do trackpad e aparentemente o problema resolveu, tirando o fato que não conseguir colocar da mesma forma que tava antes, heheheheheheheee.

Se tiver coragem, abra o MacBook remova a bateria e aperte e folgue o parafuso do trackpad.

Pois é Filipe, o problema e perder a garantia da maquina que tem 5 meses, por hora encontrei uma solução simples.

Entrei na configuração do trackpad e marquei a opção tocar para clicar.

Acho que funcionou, caso o problema volte a ocorrer, vou pensar na possibilidade de abrir.

Vlw !

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o que tenho a dizer e ressaltar, o problema do Trackpad de vidro falhar, é pau de aterramento e eletricidade estatica, o amigo acima que comentou sobre colocar a mesa com os coolers sobre o notebook, certamente deve gerar algum campo eletromagnetico conforme um certo tempo de uso, e como o notebook fica isolado em cima da mesa, vai acumulando algum tipo de estatica, do qual começa a gerar o mal funcionamento.

Mas não se preocupem, o problema de falha do trackpad esta relacionado ao aterramento da energia eletrica e também da mesa onde o notebook está apoiado.

Não é nada grave, e também não é caso de acionar a garantia, pois os caras não vão encontrar defeito, pois para encontrarem o mesmo defeito na assistencia, é necessário simular no próprio ambiente onde o problema se manifesta.

Dica, testem em outras mesas, e em outros lugares para ver se o mesmo se repete.

O Lance de abrir o MacBook Pro para eliminar a bateria e afrouxar os parafusos que seguram o trackpad realmente não é indicado devido a garantia, mas quem quiser arriscar, boa sorte!! (Ao meu ver este procedimento não é necessário tendo em vista que o defeito encontrado é temporario e causado somente em algumas situações bem especificas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o que tenho a dizer e ressaltar, o problema do Trackpad de vidro falhar, é pau de aterramento e eletricidade estatica, o amigo acima que comentou sobre colocar a mesa com os coolers sobre o notebook, certamente deve gerar algum campo eletromagnetico conforme um certo tempo de uso, e como o notebook fica isolado em cima da mesa, vai acumulando algum tipo de estatica, do qual começa a gerar o mal funcionamento.

Mas não se preocupem, o problema de falha do trackpad esta relacionado ao aterramento da energia eletrica e também da mesa onde o notebook está apoiado.

Não é nada grave, e também não é caso de acionar a garantia, pois os caras não vão encontrar defeito, pois para encontrarem o mesmo defeito na assistencia, é necessário simular no próprio ambiente onde o problema se manifesta.

Dica, testem em outras mesas, e em outros lugares para ver se o mesmo se repete.

O Lance de abrir o MacBook Pro para eliminar a bateria e afrouxar os parafusos que seguram o trackpad realmente não é indicado devido a garantia, mas quem quiser arriscar, boa sorte!! (Ao meu ver este procedimento não é necessário tendo em vista que o defeito encontrado é temporario e causado somente em algumas situações bem especificas).

Olá Michel,

Acredito que o meu caso também possa estar enquadrado na sua descrição acima, mas ficaria um pouco difícil de solucionar visto que minha mesa é de Madeira e não ficava inclinado nem nada. Sem falar que o próprio MacBook possui calços de borracha, dificultando ainda mais a transferência de energia.

Além do mais, que minha mesa fica muito próximo da tomada e eu até hoje não precisei usar a extensão que vem com o MacBook, usando assim apenas o MagSafe que possui 2 pinos.

Com relação ao rompimento da garantia eu não sofro isso, já que meu MacBook ainda é o Aluminium, e que a bateria pode ser removida apenas abrindo a tampa. E como eu mencionei acima, quando eu apertei e folguei o parafuso o problema sumiu sem falar que o trackpad ficou melhor, como se tivesse saído da fábrica ontem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...