Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Possível problema no superdrive do iMac alumínio


eacoimbra

Posts Recomendados

Senhores,

Hoje comprei três mídias DVD+R DL da Elgin. Ao inserí-las, são reconhecidas como mídias vazias e do formato correto. Mas ao tentar gravá-las obtenho mensagens de erro estranhíssimas.

Pelo Toast 8 e 9 recebo um mensagem extremamente técnica e de difícil entendimento:

The Drive Reported An Error: Sense key=Medium Error. Sense Code=0x73, 0x03. Seguida de The Disc Failed to be written.

Tentando queimar o mesmo projeto pelo Burn recebo uma mensagem mais assustadora:

A gravação na unidade MATSHITA DVD-R UJ-85J falhou. O dispositivo falhou ao calibrar o nível de potência do laser para esta mídia.

Estou sem outras mídias para teste. O que vocês acham? Será que o superdrive já tá gritando com menos de 4 meses de uso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Olha cara...nw sei se é o caso...mas para ter certeza...dá uma testada com Dvd's e Cds normais (-R)

Comprei a algum tempo atrás, um Dvd + Rw e outro Dvd - Rw ambos da Sony...mas apenas o DVD -RW foi reconhecido e utilizado por várias vezes até que devido a riscos nw consegui mais utilizá lo

Essa parada de + e - R é uma bosta....

Testa ae e manda pra nóis os resultados....

Abraços

Adriano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

Hoje comprei três mídias DVD+R DL da Elgin. Ao inserí-las, são reconhecidas como mídias vazias e do formato correto. Mas ao tentar gravá-las obtenho mensagens de erro estranhíssimas.

Estou sem outras mídias para teste. O que vocês acham? Será que o superdrive já tá gritando com menos de 4 meses de uso???

Já usei estas mídias da Elgin usando o toast no meu superdrive e funcionou bem levando a crer que seu problema é mais de drive do que de mídia. De qualquer modo, você pode testar as da Sony (DVD+R DL), também usadas por mim e verificar se funciona. Caso apresente problemas, AT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora vejam, a primeira vez que comprei um DVD DL pra gravar no meu iMac comprei uma mídia com label todo branco, da marca REC. Só comprei a Elgin pois me pareceu mais confiável que essa REC e ainda por cima estava mais barata: 4,00 contra 4,50 da REC. Hoje voltei lá e troquei pelas mídias da REC e vou fazer os testes à noite.

Aproveitando o tópico, fiquei com uma dúvida. Eu sempre achei mais confiável as mídias DVD-R do que as DVD+R, mas na busca por DL só encontrei DVD+R DL. Existem mídias DVD-R DL, ou não?

abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá, tenho um mac mini, acontece exatamente o que descreveu por aqui, todas as midias são devolvidas, e aparece o código de erro de que o laser não conseguiu calibrar...., conseguiu resolver?

O superdrive esta com problemas, já comprei vários tipos de mídia, uma ou outra eu consigo, no forum macusers, postei também este caso, alguns falaram de desgaste do superdrive, outros mencionaram qualidade da mídia, também me informaram que pode ser uma regulagem do laser?, será que alguém sabe como resolver ou tem algo para acrescentar?

Aguardo noticias.

Heracles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for problema no Superdrive, só levando no AT...

Se estiver na garantia, eles providenciam o reparo gratuitamente, eu acho. Conheci dois amigos com esse problema que tiveram os defeitos cobertos pela garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela sugestão, mais o equipamento tem mais de 2 anos, eu andei lendo em foruns internacionais, que o problema é normal, existe até uma forma de mudar o firmwares, li por aqui e entrei para ver no link http://www.powerbook-fr.com/dossiers/dv ... cle30.html só que só aceita mudar a região free se eu estivesse com o Tiger, o meu roda Leopard, então não consegui, mais estou procurando para ver se acho algo mais.

engraçado é que le qualquer DVD comprado (filmes), na hora que eu tento gravar qualquer DVD ou seja inserindo o disco virgem, o mesmo e jogado,para fora, ele não aceita a mídia, cd consigo gravar.

Obrigado, e aguardo se por acaso achar ou alguem que saiba algo mais.

Heracles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora vejam, a primeira vez que comprei um DVD DL pra gravar no meu iMac comprei uma mídia com label todo branco, da marca REC. Só comprei a Elgin pois me pareceu mais confiável que essa REC e ainda por cima estava mais barata: 4,00 contra 4,50 da REC. Hoje voltei lá e troquei pelas mídias da REC e vou fazer os testes à noite.

Aproveitando o tópico, fiquei com uma dúvida. Eu sempre achei mais confiável as mídias DVD-R do que as DVD+R, mas na busca por DL só encontrei DVD+R DL. Existem mídias DVD-R DL, ou não?

abraço a todos

Emerson,

as mídias DL de padrão -R existem sim, mas só foram comercializadas há pouco tempo (as -RW, por exemplo, não tem sequer um ano de existência) e ainda são muito difíceis de encontrar por aqui. Ocasionalmente, aparece um anúncio no Mercado Livre.

Quanto ao seu problema, eu ainda não usei mídias DL +R, tenho apenas as -R da Elgin e funcionam bem, nunca perdi uma gravação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Cara. Na minha agência temos dois imacs alum c2d. Minha makina que possui unidade da marca OPTIARC, nao grava ou le dvd nipponic nem a poder de reza brava! a makina ao lado, comprada junto com a minha, possui gravadora pionner: le e grava todas as midias normalmente. qdo uso o toast com midia nipponic, o computador desliga no meio da gravacao. por isso, podem estar certos q o problema nao é a midia. sao os drives. nada explica uma midia ser gravada numa makina e rejeitada por outra makina de mesma configuracao. eu ja acionei a AT e vao fazer a substituicao do drive pra mim.

Boa sorte com seu drive. troque-o enquanto ha garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Meu imac tb é novinho e a primeira vez que tento gravar dvd dá esse pau aí: " não foi possível calibrar o laser..."

Alguém conseguiu contornar o problema?

eu usei DVD+R DL da Multilaser.

Como se contacta a assistência técnica? O meu está na garantia, só tem um mês.

tenho um macbook aluminium que veio com o superdriver MATSHITADVD-R UJ-868 e tb nao grava nessa midia :(

vou comprar outras midias para testar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu iMac tem Superdirve Pioneer e já gravei algumas mídias DVD-R suspeitíssimas com ele, tipo, Ellcom, Cyber Comp, VGT, e nunca tive esse problema relatado acima. Quem teve problemas checou se no System Profiler aparece isso aqui em

Disc Burning -

CD-Write: -R, -RW

DVD-Write: -R, -R DL, -RW, +R, +R DL, +RW

?

http://pt.wikipedia.org/wiki/DVD#Tipos_de_DVD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Cara, tive o mesmo problema. e digo a vc q fui ate mais longe. dpois de perder diversos dvds da nipponic, troquei de midia e o problema persistia com algumas delas.

resultado: fui ate uma AT. la, eles substituiram a unidade de dvd (tiraram uma optiarc e colocaram uma matshita).

tamram!!!! o problema continua. agora comprei uma caixa de dvd kodak e o bostao continua desligando no inicio da gravacao. o pior de tudo? a garantia da makina acabou.

se pelo menos soubessemos o que esta causando o problema dariamos um jeito de consertar. o pior e que nem as ATs sabem o pq do problema.

se ag souber de algo... (desde que nao seja a dica da borrachinha na memoria; aff)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tive o mesmo problema. e digo a vc q fui ate mais longe. dpois de perder diversos dvds da nipponic, troquei de midia e o problema persistia com algumas delas.

resultado: fui ate uma AT. la, eles substituiram a unidade de dvd (tiraram uma optiarc e colocaram uma matshita).

tamram!!!! o problema continua. agora comprei uma caixa de dvd kodak e o bostao continua desligando no inicio da gravacao. o pior de tudo? a garantia da makina acabou.

se pelo menos soubessemos o que esta causando o problema dariamos um jeito de consertar. o pior e que nem as ATs sabem o pq do problema.

se ag souber de algo... (desde que nao seja a dica da borrachinha na memoria; aff)

Barros, nunca mais tive esse problema. Também nunca mais usei aquela mídia Elgin. :P

Hoje em dia eu quase não gravo DVD's, muito menos DL. Mas sempre que preciso de mídias vou no camelódromo da Rua Urugaiana (Rio de Janeiro) e compro SONY DVD-R. Pra falar a verdade, eu nem sei se essas mídias são da SOny mesmo, mas funcionam.

Se bem que... Esses dias trouxe uns dvd's gravados em casa e não leram no HP Compaq dc5750 aqui no trabalho. Era como se o dvd não existisse para ele. Acho que dos seis que trouxe, três apresentaram esse erro. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses drives Optiarc que vem em alguns iMacs são uma droga. Não é só a questão de gravação, a leitura deles também deixa muito a desejar. Comparando o tempo de resposta de um Pionner para ler um DVD data, dá pra notar bem a diferença. Na hora de listar os thumbnails dos arquivos ele demora muito mais. Isso quando não resolve dar pau e começa a misturar o nome dos diretórios gravados no DVD. Para ler CD é um pouco menos precário, mas ainda assim é muito pior que o Pionner. Por isso que esses iMacs aluminium estão tão baratos. Com componentes desse nível, não dá para cobrar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eh florida, o meu drive pionner deu problema no imac 7.1. se encontra na AT neste momento. agora com o 8.1 drive optiarc estou perdendo muita midia. era uma vez apple sinal de qualidade e confiança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

pois e pessoal. essa semana devo voltar a AT pra reparar dinovo a gravadora. dessa vez a matshita. o pior é que começo a suspeitar que o defeito pode nao estar so na gravadora. a garantia da minha makina acabou. estou agora dentro da garantia de 3 meses da peça substituida. caso o problema seja fora da gravadora, terei que acionar o procon. isso devido ao fato da AT ter emitido um laudo alegando problema somente no superdrive e considerando o hardware ok. se o problema for o hardware, eles terao de arcar com o prejuizo.

mais uma vez a apple vacila e as AT's se mostram totalmente despreparadas para certos tipos de reparo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...