Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Devemos desligar nossos Macs?


Adriano Arruguetti

Posts Recomendados

Boa noite pessoal,

Agora complicou! Tenho um iMac há quase dois meses, meu primeiro, e realmente é outra realidade, outro mundo!!!! Não preciso dizer isso pra vcs kkk. Voltando para a dúvida...

Fiz maior economia pra compra o meu e me apertei mais um pouco pra comprar um módulo isolador MICROSOL MIE G3 e tal. Fiz isso pois achei que seria necessário mesmo pra garantir mais o investimento. E aí??? Não é mesmo necessário? Hoje, tô na mesma do camarada Negrini, desligo sempre que vou sair. Se eu deixar hibernando, tenho que deixar o modulo ligado, claro, aí fica gastando energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 57
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Pra que serve um "módulo isolador"?

No desktop eu não dispenso um nobreak, se/quando tiver um iMac, definitivamente só vou deixá-lo repousando. Acho o máximo aquela coisa de abrir a tampa e já sair trabalhando no meu macbook, pena que nele (macbook) acabe consumindo bateria caso ele esteja desplugado, por isso só deixo-o em repouso quando vou usá-lo novamente em um curto espaço de tempo, digamos 3~4h. Na virada da noite quando vou dormir eu desligo.

No mais, - e valendo exclusivamente para os iMac´s, neste caso - não consigo entender como o dono não tem uma grana à mais sobrando pra bancar um nobreak ou pelo menos prever isso à curto prazo, que não é caro visto o benefício/segurança que proporciona, acho tão válido quanto um AppleCare.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc talvez não consegue entender, pois provavelmente tem um condição econômica mais consistente que a minha srsrssr, mas muita gente talvez entenda. Raspei o fundo da panela e um pequeno empréstimo pra comprar o meu iMac MB417BZ numa promoção do Fast Shop com apenas duas unidades R$ 3.054,00 (valeu cada centavo) e uns trezentinhos a mais, comprometiam mesmo srsrsr . Apenas quero uma orientação. Agradeço mesmo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o módulo isolador tenta simular um isolamento real feito na superfície terrestre em locais que o isolamento real se torna impraticável.

Isola realmente?

Para a grande maioria das pequenas descargas e para evitar choques durante a manipulação do equipamento: Sim.

E contra um raio? Não, mas nem o isolamento real também não é lá essas coca-colas para esses casos.

Então o modulo isolador serve para alguma coisa? Sim, se seu ambiente requer esse tipo de proteção.

É a melhor opção para o caso de ter apenas 1 aparelho de controle de energia? Na minha opinião, não. Pois o no-break consegue estabilizar e manter um tempo extra de energia. Enquanto o módulo isolador estabiliza e realiza o isolamento.

Na falta de energia o no-break tem uso, o módulo isolador não, o que pode fazer (também em casos extremos) que se perca arquivos em que se estava trabalhando ou até se corrompa o sistema operacional.

É necessário o módulo isolador? Não, não é necessário nem obrigatório. Mas é interessante usar alguma proteção e o módulo oferece um primeiro ponto de impacto em casos de problemas no fornecimento de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Costumo ligar e desligar o desktop todos os dias. Antigamente eu deixava por meses em sleep, mas como uso muito intensivamente o arquivo de swap chegava a dimensões absurdas. É verdade que o sistema sabe limpar o uso do swap, mas nunca vi voltar ao estado inicial (64Mb) depois de muito tempo de uso, mesmo que houvesse bastante RAM livre. Ao reiniciar/ligar-desligar, o swap "zera" (ou seja, volta ao padrão de 64Mb e 0kb em uso) e tudo funciona bem.

Mas uma coisa é certa: nada como deixar a máquina em sleep de um dia para o outro, e não ter que abrir um monte de coisas de novo.

Em resumo, como já foi dito aqui: vai da necessidade de cada um. Mas a preocupação com desgaste das máquinas em sleep não deveria ser um motivo para desligá-las...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Isso é uma questão bem relativa.

Eu trabalho com o MAC PRO e o desligo sempre. O tempo máximo que ele fica na "ativa" por dia é de 8 horas. As vezes ao reiniciá-lo demora demais, porém é algum bug com a rede, pois ao tirar o cabo de rede ele liga num piscar de olhos. Nunca tive problemas em desligar e ligar.

Em casa eu uso o iMac e também faço o mesmo procedimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clistenes,

Você fez uma ótima compra, o modulo isolado e muito importante porque ele substitui o aterramento alem de proteger contra subtensão, sobrecarga, sobretensão e sobreaquecimento. Enquanto a deixar o modulo ligado não tem problema... Mais sempre que poder desligue afinal é sempre bom economiza energia. Depois da uma olhada no site da microsol lá tu pode tira suas duvidas sobe o modulo que você comprou. http://www.microsol.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estabilizador é lixo, nem rola. As próprias fontes dos computadores tem mecanismos/tecnologias de proteção.

Antigamente era muito recomendado. Mas hoje em dia, sem grilo, um filtro de linha já basta.

É isso dai! Se tiver que colocar estabilizador é melhor não fazer isso e gastar uma boa grana com nobreak!! Ai sim!

Trabalho um hospital e na minha sala tem uma serie de PC's e nessa chevarada tivemos 3 fontes queimadas! Todos com estabilizador, fiquei sabendo sobre este assunto ao conversar com o pessoal da TI. Ao questionar sobre os estabilizadores me disseram que o que vale mesmo é uma boa terragem da fiação, e que se quisesse colocar nobreak ,poderia ser uma saida mas teria que comprar os caros, pois os baratos de R$600,00 também não são segurops para resolver o problema!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso dai! Se tiver que colocar estabilizador é melhor não fazer isso e gastar uma boa grana com nobreak!! Ai sim!

Trabalho um hospital e na minha sala tem uma serie de PC's e nessa chevarada tivemos 3 fontes queimadas! Todos com estabilizador, fiquei sabendo sobre este assunto ao conversar com o pessoal da TI. Ao questionar sobre os estabilizadores me disseram que o que vale mesmo é uma boa terragem da fiação, e que se quisesse colocar nobreak ,poderia ser uma saida mas teria que comprar os caros, pois os baratos de R$600,00 também não são segurops para resolver o problema!!

Pra um grande números de PCs eu não sei porque nunca testei, mas eu tenho um APC BACK-UPS 600 ES desde 2004, paguei um pouco mais da metade do valor que disseste, e ele segura um PC com monitor, TV, PS2, DVD player e mais alguns penduricalhos. Já me poupou de boas dores de cabeça nesse intervalo de tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já q a discussão parece ter ido para o lado de proteção elétrica, recomendo a leitura dos posts do faller no seguinte link: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=207878

Recomendo tbm ler outro post dele neste link: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=228181

Há inúmeros outros posts dele (e tbm de outros entendidos) esclarecendo como deixar nossos computadores bem protegidos. Muito útil.

A propósito, quais as características das fontes utilizadas nos imacs? N duvido q sejam produtos de alta qualidade, mas nunca é d+ se informar.

Clistenes,

Você fez uma ótima compra, o modulo isolado e muito importante porque ele substitui o aterramento alem de proteger contra subtensão, sobrecarga, sobretensão e sobreaquecimento. Enquanto a deixar o modulo ligado não tem problema...

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/fi...ks/pagina3.html

ó, esse artigo aqui dá uma explicada. em resumo, estabilizador só é benéfico em instalações elétricas muito porcas.

não vou ficar pregando contra eles pois, como disse, nem sei explicar direito o problema hehe.

abraços!

Nossa, esse autor tbm explica muito bem. Recomendado!

P.S.: Desculpa pelo flood. É q eu n tinha visto esse link antes de postar minha mensagem (e tbm pq n dá + pra editar minha mensagem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...