Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvidas Mini Mac]


Thiago Fialho

Posts Recomendados

Pessoal,

Sou totalmente noob com MAC, ontem eu peguei um mini mac usado com processador G4 de 1,42GHz, se não me engano e 512 de ram DDR SDRAM. Apesar do Hardware não ser lá essas coisas, eu achei ele relativamente bom.

Tenho várias dúvidas, a primeira, consigo fazer um upgrade de momória facilmente? posso comprar um pente de 1Gb de DDR SDRAM no mercado e substituir ou tem alguma outra coisa? Tenho o MAC OS X v10.4 "Tiger" e fiquei totalmente decepcionado ao saber que com esse micro não poderei usar o Snow Leopard.. =(, mas pelo menos para o Mac OS X v10.5 "Leopard" eu consigo migrar? Como? Tem algum tópico ensinando?

Outra dúvida é com relação a um freeware que faça a vez do office nele, alguma sugestão? O iWork pelo que eu vi não é muito barato, quanto ao MS OFfice mesmo pra MAC OS, vale a pena? Não tem um openOffice para o MAC?

Bom, por enquanto é isso, com o tempo mais dúvidas virão.

Obrigado pessoal

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Pessoal,

Sou totalmente noob com MAC, ontem eu peguei um mini mac usado com processador G4 de 1,42GHz, se não me engano e 512 de ram DDR SDRAM. Apesar do Hardware não ser lá essas coisas, eu achei ele relativamente bom.

Tenho várias dúvidas, a primeira, consigo fazer um upgrade de momória facilmente? posso comprar um pente de 1Gb de DDR SDRAM no mercado e substituir ou tem alguma outra coisa? Tenho o MAC OS X v10.4 "Tiger" e fiquei totalmente decepcionado ao saber que com esse micro não poderei usar o Snow Leopard.. =(, mas pelo menos para o Mac OS X v10.5 "Leopard" eu consigo migrar? Como? Tem algum tópico ensinando?

Outra dúvida é com relação a um freeware que faça a vez do office nele, alguma sugestão? O iWork pelo que eu vi não é muito barato, quanto ao MS OFfice mesmo pra MAC OS, vale a pena? Não tem um openOffice para o MAC?

Bom, por enquanto é isso, com o tempo mais dúvidas virão.

Obrigado pessoal

:P

Hummm valeu a pena pq é um PPC então a chance de dar problema é menor, mais em compensação a compatibilidade com os novos programas lançados são poucas, afinal desde 2006 ja tem intel nos processadores

A memoria é so comprar um compativel e trocar e não tenho certeza mais não da para por o Leopard não =\

Eu acho que compensa vender e comprar um Mac Mini novo ou pelo menos um C2D 1,83ghz 80gb usado que vc vai sair ganhando.... so nao vendo o meu porque se não fico sem nada rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm valeu a pena pq é um PPC então a chance de dar problema é menor, mais em compensação a compatibilidade com os novos programas lançados são poucas, afinal desde 2006 ja tem intel nos processadores

A memoria é so comprar um compativel e trocar e não tenho certeza mais não da para por o Leopard não =\

Eu acho que compensa vender e comprar um Mac Mini novo ou pelo menos um C2D 1,83ghz 80gb usado que vc vai sair ganhando.... so nao vendo o meu porque se não fico sem nada rsrs

Pavlo,

Obrigado pela respostas. Eu realmente vou querer trocar para um mais novo, mas infelizmente não agora. Com relação a atualização, perguntei sobre a versão Leopard, pelo que sei (que não é muito) apenas a Snow Leopard que exige a presença de processadores intel. Alguém saberia me confirmar essa informação?

Enfim, estou gostando do danado.

Muito Obrigado,

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida, vi que o pente de memória é DDR SDRAM, alguém sabe a frequencia?

Para informações do sistema, clique na maçã (canto superior esquerdo) e depois em "About this Mac". Na janelinha que aparecer tem o botão "More info".

Lá vc fica sabendo de tudo do sistema, RAM, HD, frequência, conectividade, etc.

Tenho um Macmini G4 também, e é um ótimo negócio instalar o Leopard. Com ele vem o aplicativo Front Row, que é um bom Media center.

Infelizmente o Leopard não está mais à venda em lojas. Procure aqui no fórum se alguém está vendendo um usado, ou abra um tópido demonstrando interesse.

Pra trocar memória e HD tem que abrir o bichinho. É meio chato mas nada demais, se fizer com paciência. No site www.ifixit.com tem instruções detalhadas, comentadas e com fotos, passo a passo. É uma mão na roda, salve aí nos seus favoritos.

Caso queira trocar o HD, fique atento ao tipo. O meu Macmini G4 usa HD 2,5" IDE. Hoje o mais comum é encontrar SATA pra vender.

Tem OpenOffice pra Mac sim, mas baixe o pacote correto, que é PPC, e não o Intel. Tem o BROffice e o NeoOffice também.

Abraço e boa sorte aí!

Editado por cometa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pirataria é proibido por aqui. Podem parar com essa conversinha djá. <_< <_<

Que papo é esse de que a chance de um PPC dar problema é menor que um Intel? É uma máquina mais velha, o que por si só já bastaria como contra-argumento. Além disso os PPC nunca foram imunes a problema.

Aliás, teve muito mais problema de hardware na época dos PPC do que dos Intel, desculpe a sinceridade.

Leopard roda nessa máquina, mas com 512Mb nem se atreva a instalar, pois ele é mais devorador de RAM que o Tiger. Coloque RAM nele antes.

As especificações vc encontra do apple-history.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem que procurar RAM PC3200 de 400MHz. De Desktop mesmo, só os MacMinis mais novos usam memória de Laptop.

Trocar a RAM de um MacMini não é operação das mais fáceis, porque ela fica embaixo do drive ótico e HD, e tem que remover a antena do Wifi para chegar neles.

Aqui tem um tutorial:

http://www.ifixit.com/Guide/Repair/Install...werPC-RAM/273/1

Como esses pentes não são tão fáceis de se encontrar por ai, recomendo que vc procure um Assistência Técnica Apple pra fazer um orçamento, pq eles tem a memória e profissionais para instalar sem risco de quebrar os dentes da caixa de aluminio o queimar chips com estática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive um mini G4 1,5GHz com 1GB de RAM e o Tiger voava baixo nele.

O Leopard é mais atual, bonito e cheio de novas tecnologias, mas é beeem mais pesado que o seu antecessor. Portanto, já te deixo ciente que você não irá curtir nenhum pouco o desempenho, mesmo que use somente Office/Messenger/Internet. O sistema se arrasta, é sério. No meu laptop Celeron M440 com 1,5GB RAM ficou absurdamente melhor.

Se fosse um PowerMac G4 Dual com uns 2GB de RAM eu também não poria minha mão no fogo, os únicos Macs PPC que rodam o Leo com desempenho decente a ponto de superar os Intel em algumas aplicações são os G5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pirataria é proibido por aqui. Podem parar com essa conversinha djá. :unsure:<_<

Que papo é esse de que a chance de um PPC dar problema é menor que um Intel? É uma máquina mais velha, o que por si só já bastaria como contra-argumento. Além disso os PPC nunca foram imunes a problema.

Aliás, teve muito mais problema de hardware na época dos PPC do que dos Intel, desculpe a sinceridade.

Leopard roda nessa máquina, mas com 512Mb nem se atreva a instalar, pois ele é mais devorador de RAM que o Tiger. Coloque RAM nele antes.

As especificações vc encontra do apple-history.com

Eu não conheço nenhum que deu problema :P nunca tive PPC muito menos conheci alguem :P rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para informações do sistema, clique na maçã (canto superior esquerdo) e depois em "About this Mac". Na janelinha que aparecer tem o botão "More info".

Lá vc fica sabendo de tudo do sistema, RAM, HD, frequência, conectividade, etc.

Tenho um Macmini G4 também, e é um ótimo negócio instalar o Leopard. Com ele vem o aplicativo Front Row, que é um bom Media center.

Infelizmente o Leopard não está mais à venda em lojas. Procure aqui no fórum se alguém está vendendo um usado, ou abra um tópido demonstrando interesse.

Pra trocar memória e HD tem que abrir o bichinho. É meio chato mas nada demais, se fizer com paciência. No site www.ifixit.com tem instruções detalhadas, comentadas e com fotos, passo a passo. É uma mão na roda, salve aí nos seus favoritos.

Caso queira trocar o HD, fique atento ao tipo. O meu Macmini G4 usa HD 2,5" IDE. Hoje o mais comum é encontrar SATA pra vender.

Tem OpenOffice pra Mac sim, mas baixe o pacote correto, que é PPC, e não o Intel. Tem o BROffice e o NeoOffice também.

Abraço e boa sorte aí!

Grande,

O seu Mac ficou realmente muito lento com o Leopard conforme um amigo disse? O seu tem quantos GB de memória RAM?

Vlws.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Uma outra dúvida. Segundo esse link: http://support.apple.com/kb/SP517?viewlocale=pt_BR eu preciso do seguinte requisito mínimo pra instalar o Leopard:

Computador Mac com processador Intel, PowerPC G5, ou PowerPC G4 (867MHz ou mais rápido)

512MB de memória

Drive de DVD para instalação

9GB disponíveis de espaço no disco

Algumas funcionalidades precisam de um servidor de internet compatível; Taxas podem ser aplicadas.

Algumas funcionalidades precisam do serviço .Mac da Apple; Taxas aplicadas.

Bom, todos os requisitos acima eu tenho, entretanto eu coloquei o dvd do leopard e quando ele vai carregar a instalação, aparece uma mensagem dizendo que ele não pode ser instalado naquela máquina, mas não diz o porque. Alguém saberia me dizer? Vou aumentar a minha memória pra 1Gb, será q pode ser isso? Pois o dvd que eu tenho é do leopard 10.5.5

Ah, o meu mini mac tem combo, acredito que não mas o dvd do leopard é dual-layer, creio que o meu drive tenha suporte, correto?

Bom, mesmo assim, valeu pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.4k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...