Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

É necessário particionar o HD no MAC?


Edu Costa

Posts Recomendados

Olá pessoal, sou novo no mundo MAC, comprei meu primeiro MBP e estou aguardando a entrega. Sou bastante experiente em Windows e estou em dúvida sobre a necessidade de se particionar o HD do MAC (500GB). No Windows, é comum o sistema travar ou não iniciar devido a instalação de um pgm com bug ou incompatível. Por isso sempre mantive uma partição somente para os DADOS. No MAC é comum isso acontecer? É comum reinstalar o sistema operaciona (Snow Leopard)?

Gostaria que me dessem uma visão do que ocorre no dia-a-dia com um MAC. Consegui instalar uma versão do Leopard 10.5.2 no meu PC mas dá muito erro, falta driver, etc. Foi bom só para conhecer. Gostei muito e estou dizendo adeus aos PCs. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 13
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

tem gente que reinstala toda hora nesse fórum, que mais parece paranoia.... mas quem conheço só formatou quando fez upgrade do sistema e quis uma instalação limpa(as vezes reinstalar programas é mais prático do que desinstalar/apagar centenas de coisas inúteis).

O meu MBP tem 500GB(e agora só tem 30GB livre, OMG, até dois dias atrás era 150GB), nunca pretendi particionar e nem pretendo. Mas se você é uma pessoa organizada e tem muito conteúdo digital como eu(filmes+músicas+DVDs de shows+imagens de softwares e sistemas operacionais) prefira um disco rígido externo, é a opção mais segura e pertinente para esses dados.

Eu não formatei o meu(comprei em agosto passado). Mas pretendo no final do semestre, já que os softwares e conteúdos de edição de vídeo não precisam ficar no meu MBP, já que a edição aqui é algo esporádico(e ocupa dezenas de gigas).... e eu tenho muita preguiça de desinstalar tudo e limpar o sistema(eu gosto de tudo bem clean).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas informações. Eu tenho a impressão que os pgms não interferem tanto no sistema operacional quanto no windows. Estou certo?

Quando se desinstala um pgm basta arrastar para a lixeira ou temos que limpar manualmente alguma área? Fica lixo?

Mais uma dúvida: posso utilizar um PENDRIVE de 64 GB como se fosse um HD externo para instalar um Windows via Parallels Desktop, ou somente HD externo mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas informações. Eu tenho a impressão que os pgms não interferem tanto no sistema operacional quanto no windows. Estou certo?

Quando se desinstala um pgm basta arrastar para a lixeira ou temos que limpar manualmente alguma área? Fica lixo?

Mais uma dúvida: posso utilizar um PENDRIVE de 64 GB como se fosse um HD externo para instalar um Windows via Parallels Desktop, ou somente HD externo mesmo?

Os programas geralmente não dependem do sistema, basta dar duplo clique de onde ele estiver e vai abrir. E jogar no lixo para deletar.

Há programas específicos para a remoção de softwares, que ajudam a limpar dados de cache e preferências ao deletar algum programa. Mas não são tão necessários, pois esses arquivos extras não causam lentidão no sistema com o tempo(totalmente diferente do registro do windows).

O pendrive pode ser usado para parallels, mas não poderá formatar em FAT(limite de tamanho de arquivo em 4GB) devido a grande imagem do disco rígido que o programa criará. Sem contar que ele poderá rodar mais lento devido o gargalo que seu pendrive pode causar como acesso ao disco rígido(aí depende da velocidade do pendrive).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Isso era algo que tava começando a pensar...

Se existia ou não a necessidade de particionar o mac

No win tinha (tenho lá no desk) uma partição só de dados (fotos, docs...)

tb pensei em comprar um hd externo e colocar td nele, até as coisas que tenho no desk

Ter um pouco de organização...kk

Tô vendo que meu MBP esta se tornando aos poucos o meu micro principal...kkk

Mas que eh interessante ter uma partição aqui no note só para dados...principalmente aquelas fotos...kkkk

[]`s

Set

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é um dos hábitos dos usuários de PC's. Macs não dão problema como o Windows. Não é necessário particionar.

Fala isso pros HDs, que são os mesmos utilizados nos notebooks padrão Windows. Quero ver se eles vão concordar com sua afirmação...

Se fosse assim não seriam necessários Time Machine, Time Capsule, Restauração do Sistema, HDs externos, placas de redundância que custam milhares de dólares e bla bla bla e não haveria no dicionário a palavra Backup ou Cópia de Segurança...

Software é uma coisa, hardware é outra e pode dar pau esteja ele em um Mac, um PC, um servidor fodástico ou até ser aquelas tranqueiras Military Class lá.. se for pra dar pau, vai dar... claro que há uma diferença na construção das coisas que as deixa mais ou menos resistentes e duráveis, mas no caso dos HDs das máquinas comuns, seja Apple ou HP, Lenovo, Dell e o escambau são a mesma bicheira e estão sujeitos aos mesmos problemas.

Mania de misturar kernels de SO com hardwares banais (HD, leitores/gravadores de DVD, etc.)...

Como dizia um velho sábio, "num confunda o c* com a b*nd*"

E respondendo a pergunta inicial, se você mantiver um backup externo, não vejo necessidade no particionamento, pois em caso de problemas de software, reinstala tudo, manda ver no backup e está resolvido. Se o seu problema for hardware, troca por outro e novamente o backup te salva...

Se você não tem um backup externo e tiver problemas com software, a partição te salva. Se tiver problemas no hardware, dependendo da gravidade, não tem partição no mundo que vai te salvar

Simples assim...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala isso pros HDs, que são os mesmos utilizados nos notebooks padrão Windows. Quero ver se eles vão concordar com sua afirmação...

Se fosse assim não seriam necessários Time Machine, Time Capsule, Restauração do Sistema, HDs externos, placas de redundância que custam milhares de dólares e bla bla bla e não haveria no dicionário a palavra Backup ou Cópia de Segurança...

Software é uma coisa, hardware é outra e pode dar pau esteja ele em um Mac, um PC, um servidor fodástico ou até ser aquelas tranqueiras Military Class lá.. se for pra dar pau, vai dar... claro que há uma diferença na construção das coisas que as deixa mais ou menos resistentes e duráveis, mas no caso dos HDs das máquinas comuns, seja Apple ou HP, Lenovo, Dell e o escambau são a mesma bicheira e estão sujeitos aos mesmos problemas.

Mania de misturar kernels de SO com hardwares banais (HD, leitores/gravadores de DVD, etc.)...

Como dizia um velho sábio, "num confunda o c* com a b*nd*"

E respondendo a pergunta inicial, se você mantiver um backup externo, não vejo necessidade no particionamento, pois em caso de problemas de software, reinstala tudo, manda ver no backup e está resolvido. Se o seu problema for hardware, troca por outro e novamente o backup te salva...

Se você não tem um backup externo e tiver problemas com software, a partição te salva. Se tiver problemas no hardware, dependendo da gravidade, não tem partição no mundo que vai te salvar

Simples assim...

Abraço

Ué, mas se o HD o sujeito morrer se vão as duas partições, e não somente uma. E outra, o OS X permite ser reinstalado sem mexer na pasta de usuário, os arquivos ficam intactos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, mas se o HD o sujeito morrer se vão as duas partições, e não somente uma. E outra, o OS X permite ser reinstalado sem mexer na pasta de usuário, os arquivos ficam intactos.

Justamente.

Com backup externo o particionamento não é necessário pois, sejam problemas de software ou hardware, você sempre terá seus dados salvos.

Sem backup externo e em caso de problemas de software, reinstala (seja do zero ou "por cima") e recupera pelo backup, mas se o HD do cara morrer (que você citou e eu já havia falado anteriormente), já era mesmo.

Sobre o OS X permitir ser reinstalado (o Windows também permite), eu parti do principio de uma instalação nova, evitando instalar por cima de uma coisa que já está com problemas. Mas este é método que eu utilizo para lidar com as coisas, portanto, sou do tipo que aconselha o uso de partições para proteção dos dados sem interferência no funcionamento do OS.

Abrassss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...