Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sério problema: meus arquivos em xeque


Thiago Pimentel

Posts Recomendados

Boa noite,

Estou com um sério problema: devido a uma estúpida falta de atenção, rodei um "rm -rf /" durante alguns segundos e agora meu Snow Leopard não inicia. Para na tela branca inicial e em vez da tradicional maçã agora aparece o ícone de uma pasta com uma interrogação, piscando.

Tenho mais de cem gigabytes de arquivos que preciso salvar. Já tentei reparar o disco com o dvd do Snow Leopard ("O volume Sem Título parece estar OK", "Reparação do volume concluída") e ainda assim, depois de reiniciar a máquina (MacBook Pro 13', modelo de metade de 2009), o sistema não sofre alterações, permaneceu como mencionei acima.

Tenho um PC Desktop disponível com Windows Vista Ultimate e minha ideia é transferir todos os meus arquivos para ele. Com o dvd do Snow Leopard já verifiquei pelo terminal que meus arquivos estão lá (não sei se todos depois da remoção involuntária, mas posso dizer que a maioria). Já tentei montar a partição do Windows pelo terminal (a partir do dvd, usando cabo de rede entre o Mac e o PC) com o mount_smbfs e o mount -t afp sem sucesso. Não sei se fiz do jeito certo (pesquisei na internet tudo o que tentei até agora), pois sou inexperiente com este tipo de coisa.

Existe alguma chance de salvar meus arquivos? :wacko:

Obrigado.

Editado por Thiago Pimentel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Se acontessesse comigo, eu faria o boot do seu macbook atraves de um cd do linux (ubuntu 9.10 por ex).

Com acesso aos arquivos e a rede, transferiria via pendrive ou via compartilhamento de pasta (compartilhando uma pasta no windows, enxergando via linux).

Tem como recuperar sim, não se preocupe. Fora esse modo que citeo existem outros mais!

Até mais e boa sorte,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, acredito que o método do CD de boot Linux vai ser o mais simples pra você.

Baixa o ISO, grava um CD dessa imagem, lembre-se que não é gravar o CD com o arquivo .iso dentro e sim gravar como imagem, liga o macbook apertando o Option, insira o CD, seleciona o CD na tela e inicie o Boot.

Ele vai abrir a tela do Ubuntu e vai te dar oportunidade de olhar os arquivos que estão no seu HD. Além disso, te dará acesso à rede com possibilidades de copiar para o PC os arquivos.

Além disso, se você tiver coragem e um case para HD de notebook, pode abrir o macbook tirar o hd, colocar no case e ligar no PC. E aí precisa instalar um software no PC para ler a partição do Mac (HFS).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal,

Primeiro, agradeço aos três pelas sugestões: tentei o método pelo Ubuntu 9.10 e descobri que é muito mais difícil enxergar o Windows Vista desta versão do Ubuntu que imaginei. Pesquisei em fóruns do Ubuntu e em outros lugares, tentei diversas abordagens e parece que existe um problema com essa questão, de modo que não consegui estabelecer a conexão entre o Windows Vista e o Ubuntu (rodando no Mac como live cd, sem instalação). Daria para fazer a transferência pelo pen drive (tenho um com 4 gb) não fosse o fato de que existe arquivo maior que a capacidade do pen drive.

Também baixei aqui o macdrive mas ele não enxergou o hd do Mac. Acho que vou ter que tentar mesmo montar o Windows pela linha de comando a partir do DVD de instalação do Snow Leopard (coisa que já tentei antes) mas não faço ideia de como realizar isso. Mais alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Everson,

Instalei o openssh-server e aparentemente ele está rodando. Baixei o wincsp no Win Vista, desabilitei o firewall deste e tentei acessar por ele colocando "ubuntu" e "ubuntu.local" em Host name (usando porta 22, como configurada por padrão no arquivo sshd_config) e não conectou. Tentei descobrir o ip com "ifconfig" no Ubuntu rodando no Mac e ele me devolveu onde creio que deveria estar o ip:

"endereço inet6: fe80::225:bcff:fee0:b002/64"

Lembrando que o MacBook e o PC estão conectados por um cabo de rede.

Este endereço não funciona no wincsp. Como estabelecer essa conexão? E por esse método dá para transferir arquivo de qualquer tamanho?

Desculpe se a dúvida é muito básica, mas tenho quase nenhuma experiência quando se trata de tal tema.

@rsorelli,

Tenho um amigo que tem um Macbook White e esta sua sugestão vou tentar no caso de eu não conseguir resolver isto sozinho aqui em casa. Obrigado.

Editado por Thiago Pimentel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez fui converter um rmvb pelo PenGUin e fiz essa bobagem no desktop. O arquivo original virou alguns milhares de arquivinhos pequenos. Resultado, o finder não iniciava direito, eu não podia apagar os arquivos e na época NÃO tinha backup dos meus arquivos. A única solução foi entrar pelo kurumin que conseguia acessar o desktop do mac e apagar na unha os arquivos. Até hj eu tenho 3 live cds do kurumin aqui em casa. Ele lia todas as partições, em qualquer formato, show de bola. Faz tempo que nada desse tipo acontece comigo mas ele já me salvou num pc tb.

Não sei se vai funcionar mas acho que vale a pena sim.

andrejm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...