Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacFix - Arapuca, cuidado!


Posts Recomendados

Logei-me no fórum exclusivamente para denunciar uma assistência técnica em São Paulo, mais especificamente a famigerada MacFix, localizada à rua Bramantino , uma ruela sem saída impossível de se estacionar na Vila Olímpia.

Levei meu Mac Book branco com problemas de start up (às vezes ele não iniciava apesar do sinal sonoro e me mostrava a tela preta) para eles darem uma conferida.

A Loja, detrás da fachada preta de oficina mecânica, se parece mais um negócio da máfia opulenta: um armazém luxuoso com poltronas de couro preto, incontáveis plasmas de grandes dimensões, piso de mármore, luminárias de design, cães de raça e uma atendente bonitinha e bem vestida

Ingenuamente não me dei conta da arapuca que se armava.

Expliquei o problema. A tal atendente anotou meus dados, pegou a máquina e me fez assinar um termo que não li com a minúcia necessária, mas que, mais tarde, fui me dar conta que me obrigava a pagar R$150 para eles receberem a maquina.

Depois de 10 dias me enviam um email dizendo que o problema era a placa mãe e que a troca da mesma me custaria R$ 2250,00. No caso de declinar, deveria depositar a quantia de R$150 na conta antes de buscar a maquina.

Indignado mas resignado pela ingenuidade (apesar dos meus 35 anos), procedi ao depósito dos R$ 150 reais e resgatei a maquina.

Qual minha surpresa quando , após a vistoria pela tal Macfix, meu notebook não mais iniciava: ao apertar o botão de início, apenas uma tela cinza com um ícone de folder e uma sinal de interrogação. Tentei reiniciá-la durante 10 dias seguidos e nada...

Voltei à arapuca (MacFix) para requisitar um esclarecimento. Seguramente uma assistência tão cara haveria de me dar alguma solução técnica para meu problema.

Nossa bonitinha (mas ordinária) atendente, descaradamente me alega que, sendo um problema que o meu computador já apresentava (ás vezes não startar), o fato dele definitivamente não mais startar seria apenas uma evolução natural do problema inicial e que não haveria nada a se fazer a não ser trocar a placa mãe (pelos R$2250,00) ou então dar uma nova entrada para verificação da maquina , o que, obviamente , estaria sujeito a mais R$ 150!!). Tudo isso de forma irredutível! Me perguntei abismado: essa é a qualidade de atendimento e serviço da assistência técnica da Apple no Brasil

Enfim, não me restou nada a fazer além de pegar a maquina quebrada (com diversos arquivos no HD) e, indignado, ir embora deixando a promessa de que além de uma queixa no PROCON, iria entrar nas redes Mac e fazer a denúncia sobre o engodo para que os outros companheiros não caiam nessa cilada!

Não podemos deixar barato, as redes sociais são uma das poucas ferramentas eficientes para proteção do consumidor e cidadão frente aos abusos e engodos realizados por lojas, assistências, marcas ou, como nesse caso, aventureiros mercenários de grife!

Obrigado pela alenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu MBW está na garantia ? Se não estiver, os valores cobrados são normais. Se estiver, denuncie-os para a Apple !

Tentou dar boot nele com o DVD de instalação do sistema (qua é o seu ?), e verificar como está o HD usando o Utilitário de Disco ?

Em relação ao luxo da MacFix, é absolutamente normal. A Apple em sí é luxuosa.

E os cães são os mascotes ! KKK <_<

Editado por mmatheus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma reclamação...

Mas assim... Acho interessante você dar dados a respeito da entrada da sua máquina na assistência deles para validar seu testemunho aqui.

Para não parecer alguém só querendo prejudicar essa AT (mesmo ela já recebido várias reclamações). É que o sr. Paulo Pinheiro (proprietário da mesma) é uma pessoa difícil de se lidar. Então se você passar número da ordem de serviço e data do ocorrido, as pessoas do fórum não contestarão a veracidade.

De qualquer maneira, isso é culpa do srs. Carlos Palmieri (cpalmieri@apple.com) e Rafael Rubalo (rruballo@apple.com) que ficam sentados nas suas cadeiras e não dão a cara a tapa para cobrar ou esclarecer as merdas que praticamente todas as ATs já fizeram e fazem com nossos Macs. Ai você liga no Apple Line e eles te transferem para alguém lá de fora, absurdo. Uma empresa do tamanho da Apple não tem quem resolva isso aqui? Como já comentei outras vezes, tem que descredenciar, tem que peneirar as que tem o atendimento um pouquinho melhor e credenciar outras empresas que queiram fazer esse tipo de serviço. Tem que fiscalizar.

Um produto tão caro e bom como são os produtos Apple, não podem ter um serviço desse nível. Com curiosos prestando serviço. Pessoas despreparadas.

Editado por Ombudsmac
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Número de cadastro de cliente: ID 21157

Ordem de Serviço: OS 27676

a maquina foi liberada em 23 de fevereiro uma vez reprovado o orçamento.

retirei ela no final do mesmo mês.

uma vez retirada a maquina e descoberto o pau, fiquei cerca de 10 dias com ela em casa tentando que ela funcionasse e acabei retornando lá na Macfix no final de março.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]

as merdas que praticamente todas as ATs já fizeram e fazem com nossos Macs.

[...]

Não seja tão generalizador assim. Tive/sei quem teve ótimas experiências com 4 assistências autorizadas da Apple, com Macs Pro, MBP, iPhones e iPod Touch (meu caso é o último).

Nem vou levar em conta o comentário que matheus fez.

O assunto é sério e vem com comentários completamente fora do contexto.

Tá, ok. A segunda parte do meu comentário não foi muito útil. Mas a primeira foi, e o mouses nem sequer respondeu ela. Se o MBW dele está fora da garantia, a assistência tem a total razão em cobrar os valores citados por ele. E, como ele assinou o tal termo, estava (ou não, mas assinou) ciente que teria que pagar $150 em caso de desistência.

Pelo que sei, a interrogação que está aparecendo no MBW dele significa que não foi encontrado um disco de inicialização. Pelo que sei tem como resolver.

E se for mesmo a placa mãe o problema, e o MBW dele não estiver mais dentro da garantia, não tem outro jeito a não ser trocá-la. E não espere encontrar uma ai por $500.

Editado por mmatheus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O caso não é esse.

A questão aqui não é qual é o problema, quanto custa e como resolver.

A questão é que o equipamento tinha uma característica antes de entrar na dita AT. E depois que saiu de lá, está de outro jeito.

mouses, existe uma coisa que não sei se você verificou. Quando o Mac inicia com essa característica que você disse, significa que, ou ele não achou os parâmetros de sistema necessários para a inicialização no HD, ou o HD está com defeito, ou algum defeito na comunicação entre o HD e a logic board. Onde quero chegar? Você já verificou se seu arquivos estão no HD? Pode ser que ele tenha sido formatado (apagado) e você nem sabe disso ainda. É típico da MacFix, já apagaram todo meu HD. Depois ainda disseram que eu assinei a ordem de serviço é que lá está escrito que eles não se responsabilizavam pelos dados no HD. Porra, como eu ia fazer backup se o problema era na fonte de energia do meu iMac? Palhaçada. Mas enfim, confere ai se não te lascaram também.

Com relação as ATs serem uma merda... Já passei por todas (quando digo todas, são todas de SP, todas mesmo) e sempre aconteceu alguma coisa errada. Ou comigo ou com meus colegas.

Não tem nenhuma (até agora) que tenha dado o diagnóstico correto de primeira, ou cobrado a mais por uma peça do que ela realmente valia, ou a arrogância dos técnicos e dos proprietários quando fazem alguma merda e não querem admitir. Mas pelo que percebi, isso vem de cima para baixo.

Começa na arrogância da Apple e chega até um técnico que começou a trabalhar com Apple a algumas semanas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

matheus, meu macbook já tem mais de 3 anos.

me parece que o problema é esse mesmo que vc citou: ele não encontra um disco de inicialização

Já tentei reiniciar-lo com a disco original de instalação e ele não encontra o HD - não adianta disk-utility ou tentar setar o start up disk...nada, sumiu.

O fato grave é que antes de deixá-lo na MacFix, esse problema nunca foi acusado.

É certo que ele tava com um problema de inicialização (por isso que levei-o à assitência), mas iniciava sim e funcionava normalmente.

Agora não consigo ver meu HD pois a maquina não reconhce, assim não tenho nem como saber de ele realmente foi zerado, Ombudsmac...

Minha insatisfação maior é a falta de retorno ao cliente nesse caso. Nunca me foi passado um laudo, ou uma explicação minimamente detalhada do problema. Me chegou um orçamento para a placa de mãe que deveria ser trocada e ponto!

E quando retornei para discutir sobre o problema encontrado na minha máquina, a unica satisfação dada foi: "a maquina já estava com o problema, é normal que ele pudésse evoluir para estágio".

Dureza ná?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo aos Srs e diretamente ao Sr Luiz Mauricio (mouses)

O computador deu entrada na Macfix no dia 5.2.10 com o seguinte problema: liga mas não reproduz imagem

O computador apresentava a tela cinza e não com um ponto de interrogação. Para quem trabalha com Apple sabe que pode ser placa lógica e com os softwares de diagnósticos que temos e com os procedimentos que a Apple indica, acusou a troca da placa lógica.

Detectamos também que a bateria estava ruim e o topcase trincado.

O topcase foi trocado no programa de qualidade Apple sem custo para o cliente.

O HD está íntegro com todos os dados preservados.

Entregamos um papel que serve de recibo para retirada do equipamento com diversas normas que o cliente deve ler, justamente para depois não alegar desconhecimento.

A qualquer momento pode interromper o processo de entrada do equipamento na assistência se discordar das nossas normas.

O orçamento foi passado no dia 8.2.10 e somente tivemos resposta se aprovado ou não dia 23.2.10

Cobramos taxa de R$ 150.00 para orçamento reprovado para evitar que diversos técnicos independentes utilizem a nossa assistência técnica e mesmo clientes que apenas querem saber o que acontece de defeito no equipamento, nos causando despesa com recepção, hora de trabalho dos técnicos, administração do equipamento internamente na nossa assistência técnica e que ao obterem o diagnóstico fazem leilão de preços entre assistências.

O Cliente sempre é avisado ao deixar o equipamento, quando pode ser algum problema que tem custo elevado o reparo .

A opção de deixar o equipamento na nossa assistência é do Cliente.

É preciso terem mente que ao comprar um produto Apple, está comprando um produto eletrônico sujeito a falhas. Qualquer produto de marca seja Dell, Sony ou outra de primeiro nível, cobram altos valores no conserto dos seus equipamentos e não podemos comparar Apple com equipamentos de segunda categoria.

As peças e preços são fornecidas pela Apple e nossas margem são as menores do mercado.

Nossas istalações são diferenciadas das demais assistências, nosso laboratório é organizado e temos controle de todas as peças que trabalhamos via código de barras.

Sabemos que erros ocorrem e sempre que identificamos algum problema fazemos as correções necessárias e quem conhece a Macfix sabe que fazemos o possível para que o serviço tenha o menor custo para o cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De novo essa história de AT respondendo...

Mas aproveitando que você tá por aqui:

Cobramos taxa de R$ 150.00 para orçamento reprovado para evitar que diversos técnicos independentes utilizem a nossa assistência técnica e mesmo clientes que apenas querem saber o que acontece de defeito no equipamento, nos causando despesa com recepção, hora de trabalho dos técnicos, administração do equipamento internamente na nossa assistência técnica e que ao obterem o diagnóstico fazem leilão de preços entre assistências.

Não sei como funciona nas outras ATs, muito menos em outros países, mas isso de cobrar por orçamento reprovado é RIDÍCULO e só dificulta para os usuários terem acesso à assistência (você não vai para saber qual o problema e se vale a pena resolver, vai sabendo que a conta vai ser de 150 para cima).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já acho correto a cobrança de um determinado valor caso o cliente reprove o orçamento. Tudo bem, R$ 150,00 é um valor abusivo, mas se uma taxa justa deve ser cobrado sim.

Se não cobrarem, o cliente pula de loja em loja, pechinchando preços, não podendo esquecer que a loja obtém custos ao orçamentar um reparo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já acho correto a cobrança de um determinado valor caso o cliente reprove o orçamento. Tudo bem, R$ 150,00 é um valor abusivo, mas se uma taxa justa deve ser cobrado sim.

Se não cobrarem, o cliente pula de loja em loja, pechinchando preços, não podendo esquecer que a loja obtém custos ao orçamentar um reparo.

Concordo, aliás, um orçamento não deveria passar de 50 reais na minha opinião... cobre todos os custos e ainda há um bom lucro.

Como o próprio cara da loja averiguou, é super fácil fazer diagnóstico... espeta a ferramenta na USB e deixa rodando. O técnico inclusive pode trabalhar em outra coisa nesse meio tempo.

Não é justo cobrar a hora inteira de todos funcionários envolvidos + lucro, sendo que a maioria dos funcionários, excluindo o técnico, não vão passar nem 10 minutos com a máquina na mão.

A não ser que seu assistente demore mais que 5 minutos para colocar um código de barras em alguma coisa. Nesse caso eu diria para demitir o rapaz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As ATs devem responder aos Fóruns pois muitas das reclamações não tem fundamento ou são colocadas diferentes do fato acontecido. Ficaria mais fácil se o usuário reclamasse diretamente no nosso site que possui um email justamente para resolver problemas que muitas vezes não passam do atendimento e não chegam ao conhecimento da diretoria.

Não somos perfeitos e sempre nos atualizamos quando percebemos falhas ou recebemos reclamações.

vamos diminuir o valor cobrado por orçamento, mas nnao vamos deixar de cobrar um valor pelas razões já explicadas. Nós aumentamos o valor quando a Apple aumentou muito o valor das peças e não aumentou o valor dos equipamentos e inviabilizava o conserto de equipamentos com placa lógica ou display defeituosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As ATs devem responder aos Fóruns pois muitas das reclamações não tem fundamento ou são colocadas diferentes do fato acontecido. Ficaria mais fácil se o usuário reclamasse diretamente no nosso site que possui um email justamente para resolver problemas que muitas vezes não passam do atendimento e não chegam ao conhecimento da diretoria.

Não somos perfeitos e sempre nos atualizamos quando percebemos falhas ou recebemos reclamações.

vamos diminuir o valor cobrado por orçamento, mas nnao vamos deixar de cobrar um valor pelas razões já explicadas. Nós aumentamos o valor quando a Apple aumentou muito o valor das peças e não aumentou o valor dos equipamentos e inviabilizava o conserto de equipamentos com placa lógica ou display defeituosos.

Ele não está tentando resolver o problema dele aqui, e sim compartilhar o ocorrido com os outros membros do fórum, e alertá-los, para ficarem mais espertos ao escolherem a dita assistência, que é de sua propriedade.

Qual a relação do valor das peças com o valor do orçamento ? Quando novos modelos de Macs são lançados, os mesmos vêem com novas peças. A tecnologia presente nas mesmas é mais recente/avançada, e isso gera o aumento do valor !

Concordo que um valor sobre o orçamento deve ser cobrado, mas não uma taxa abusiva como essa.

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R$ 2.250,00 pra consertar um Macbook WHITE?????

Comprei o meu Unibody por 2.600,00. O anterior estava R$ 1.999,00.

O cliente tem que pensar que ele tem 2 opções

- Leva ai, paga R$ 150,00 pra nada e depois compra um novo, pq o orçamento não vai valer a pena.

- Nem leva aí, economiza R$ 150,00 para comprar um novo.

Se vc acha que esse modelo de negócios tem futuro, acho que vc deveria chamar uma consultoria estratégica.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o cara da AT, no quesito "cobrar pelo orçamento", pelos motivos já ditos acima. É totalmente justo. Não sei quanto aos valores, se estão tão caros assim. Qualquer um sabe que em Sampa os custos são outros. Nunca precisei ir em uma aqui em BH, então, não tenho parâmetros para avaliar se está caro ou não. Por experiência, sei que tem muito cliente que realmente faz leilão. Já passei por isso e é de ficar puto. Você perde seu tempo e literalmente paga para trabalhar. Sem contar os picaretas, que provavelmente deixariam os equipamentos na autorizada para fazer o diagnóstico gratuito. Então, se a cobrança é norma da casa e vc assinou sem ler, vamos combinar que não problema deles, né...

Sobre o valor da peça, deu azar de ser uma das mais caras, praticamente o valor de um equipamento novo. Traduzindo: deu PT.

E eu acho super válido, as empresas se manifestarem sim. Não é isso que reclamamaos tanto? Falta de comunicação? O cara veio aqui educadamente, não agrediu/acusou ninguém e tentou esclarecer a situação, que ao meu ver, foi muito bem esclarecida.

Sem querer defender nenhum dos lados, até pq eu tbm sou consumidor. Hasta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu acho super válido, as empresas se manifestarem sim. Não é isso que reclamamaos tanto? Falta de comunicação? O cara veio aqui educadamente, não agrediu/acusou ninguém e tentou esclarecer a situação, que ao meu ver, foi muito bem esclarecida.

Sem querer defender nenhum dos lados, até pq eu tbm sou consumidor. Hasta.

Claro!

Isso com certeza... podia ter simplesmente se omitido, mas veio aqui dar satisfações.

Quanto a isso nada a questionar.

A única coisa que eu questiono é o modelo de negócios.

Fui dono de uma assistência técnica (outro ramo). Cobrava 30,00 para orçamento não aprovado (o que era raridade, já que 80% era aprovado), porém muita gente simplesmente não deixava o equipamento por causa dessa taxa.

Retiramos a taxa, e o movimento está muito melhor (a taxa de aprovação continua em 80% mas o volume de equipamentos consertados está muito maior).

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficaria mais fácil se o usuário reclamasse diretamente no nosso site que possui um email justamente para resolver problemas que muitas vezes não passam do atendimento e não chegam ao conhecimento da diretoria.

Só adicionando aqui: fiz uma compra online na Macfix uma vez. A comunicação com a loja é PÉSSIMA. Recebi o produto, ok, mas em momento algum consegui estabelecer QUALQUER comunicação com vocês. Paguei, não recebi nenhuma confirmação ou prazo, mandei CINCO emails pedindo informações sobre prazo para envio e confirmação de recebimento do pagamento. Ninguém se deu ao trabalho de responder nenhum.

Que tipo de atendimento é esse? E você diz que ficaria mais fácil se o usuário mandasse um email?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele está querendo justificar o injustificável.

A idéia de pedir para entrar em contato direto com a AT, é para que procedimentos que demonstram a total falta de capacidade dessa empresa ser uma AT, não ser revelado.

Essas e outras reclamações que lemos aqui, provam isso.

Não estou aqui contestando os 150,00 reais cobrados (apesar de jamais pagar isso por um orçamento), imaginem quantas pessoas passam por esse tipo de lugar e sofrem com problemas e não tem como reclamar.

Já tentei reclamar uma vez a respeito de um erro que fizeram no meu iMac, para variar a resposta foi curta, arrogante e grossa e só veio depois de muito ligar e mandar emails.

Grandes merdas ter um lugar bacana (apesar de extremamente precário para acesso com carro - rua sem saída, sem estacionamento...), recepcionista bonita, código de barras... Se o serviço ser duvidoso (para ser econômico com as palavras).

Pode vir aqui querer argumentar, já não é de hoje que as reclamações acontecem nesse e em outros fóruns.

Editado por Ombudsmac
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...