Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Safari abre sozinho!


Daniel Silva

Posts Recomendados

Quando entro em minha conta no Mac, pessoal, o Safari logo abre, sem eu dar comando algum.

Ele não está em nenhuma pasta de Startup, não está marcado pra abrir no login (nem em System Preferences>Accounts>Login Items) e não há script que rode no boot pra chamá-lo.

Quando passei a notar isso não consegui identificar o que eu tinha alterado no sistema que pudesse provocar isso.

Alguém sabe de algo a respeito?

Senão, o que eu poderia fazer pra descobrir? Pelo console eu não achei nada indicativo. Sei que ele abre sozinho adepois de carregar o Menu, o dock e antes de carregar os Login Items.

Como saber que processo/serviço/aplicativo chama ele?

Desde já, muito obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Manda benzer.

Agora, falando sério, parece que vc já fez todos os diagnósticos que eu indicaria. Maaaas, tenta isso (parece redundância com o que vc já fez, mas, vai saber): ícone do dock > botão direito > opões > abrir no início da sessão.

Vê se tá marcado. Se sim, só desmarcar e boa.

Fora isso, só os powers-mega-masters-mac-sei-lá-o-que pra te ajudar.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehe, é feia a coisa aqui!

em verdade ele abre o safari mas não abre janela alguma. por isso que demorei pra perceber, pois ele ficava apenas marcado no dock como aberto, ele nem fica em primeiro plano...

idéias?

valeu!

Olá Daniel,

Rapaz o Mac OS X tem um troço chamado Automator, que basicamente é um programa que abre outros programas, para otimizar o seu tempo de trabalho, mas acredito que esse não seja seu caso.

Faça o seguinte, no ícone do Safari no Dock, clique com o botão esquerdo em cima, ai vai aparecer umas funções, no submenu Opções você vai ver 3 outros menus: Manter no Dock, Abrir no inicio da Sessão e Mostrar no Finder. Basta desativar, se estiver ativado, a segunda opção e pronto. Ele não vai mais abrir quando você iniciar sua sessão.

Qualquer coisa, pode falar.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uau. Agora ficou louco tudo!

Reiniciei com CMD+OPT+P+R e não mudou nada.

Mas, antes disso, quando postei a última mensagem, algo mudou: o sistema não inicia mais o Safari, e, sim, o Google Chrome...

Logo, é certo que algum processo/aplicativo está chamando uma conexão/URL, que agora abre com o Chrome (ele não é o navegador padrão), mas não abre nenhuma página em específico, apenas a página inicial.

Não fica nenhum log no sistema de quem abre qual programa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há nada nas pastas de startup.

Pessoal, descobri e já ajeitei as coisas... Após mais de um mês desse jeito...

Eu, primeiramente, havia desconfiado que um applicativo estava chamando o browser. Apostei no ControllerMate, software que configura actions pra mouses, teclados, controles externos, controles remotos, etc.. Eu tinha um applescript configurado nele, que interagia com o Safari, por isso logo desconfiei dele. A questão é que o script era pra rodar quando e apertasse um botão de um controle USB, e esse controle não estava nem conectado no Mac quando ele ligava, assim fui abandonando a possibilidade de ser esse app. Mas cedo fiz uns testes: desativei o processo backgroud do app que iniciava no startup do sistema: não resolveu. "Deslinkei" o script ao botão do controle: nada. Exclui o app como teste: nada mudou. Assim conclui não ser o app o problema. Procurei em fóruns esse tipo de problema com o software: nenhum indício.

Logo parti pra outras possibilidades. De nada adiantaram. Estudei todo o provcesso de boot e startup do sistema, e nada encontrei, :-).

Mas essa semana alterei o script, para interagir com o Google Chrome, que estou usando mais vezes, e, depois de um tempo, o Google Chrome começou a iniciar sozinho no startup. Assim ficou claro que era o script o causador de tudo. Fui mexer nas configurações do ControllerMate (já o havia feito anteriormente) e não encontrei nada. Então comecei a alterar o script perfazendo alguns testes. Percebi que o script era "pré-carregado" no início do sistema pra melhorar a perfomance do app durante o seu uso e que, de acordo com os comandos que eu tinha no script, o browser iniciava nesse pré-carregamento. Pronto. Só faltava eu alterar essa forma de interação que o problema se resolveria. Ufa!

O desenvolvedor do software disse que isso acontece, mesmo, e que, para alguns, acaba por ser um problema essa feature. Na próxima versão do software ele vai resolver isso.

Liguei o programa ao script da seguinte forma: transformei o script em um .app, de maneira que não havia como "pré-carregá-lo" mais. Apenas seria invocado quando eu efetivamente o chamasse pelo botão do controle. Tudo bonito e funcionando!

Obrigado pela ajuda, galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa... meu controllermate é cheio de AppleScripts e nunca me deram problema....

Todos eles são para um controle de volume avançado com meu teclado Bluetooth.... eles servem para mudar o volume dos aplicativos em primeiro plano(ou iTunes em background, quando não há aplicativos de vídeo em primeiro plano).... tudo isso apenas quando eu estou usando a saída de áudio digital, onde o controle de volume comum do OS X não serve para nada.

Nunca vi ele lançar o meu iTunes, já que meu script para o iTunes conversa diretamente com o programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bá, que legal esse teu applescript aí... poderia mandá-lo para mim, né?! ^_^ ou a configuração do teu CM!

Bom, é que sou novo em scripts pro Mac, então certamente a maneira que eu fiz o script causa isso... eu chamo 2x no script o Chrome (tell application "Google Chrome") e 1x o processo dele (tell application "System Events" tell process "Google Chrome").

Tenho que me aprofundar melhor pra fazer isso de outra maneira! Ah e eu uso o activate também pra trazê-lo pro primeiro plano...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use ele como um apple script com retorno ON OFF.

Ele retorna true caso o volume do Mac seja inoperante, o que acontece quando ele está usando a saída de áudio digital.(até porque é muito mais fácil e rápido do que abrir as preferências do sistema e fazer ele ler a caixa)

tell (get volume settings)
	set cpuvol to output volume
end tell
if cpuvol is not equal to missing value then
	return false
end if
return true

Acredito que a coisa mais legal que fiz foi usar um botão extra do teclado dinovo Edge para ativar exposé: 1 apertada, ativa exposé para o programa; 2 apertadas, exposé para todos programas; 3 apertadas, mostra desktop

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...