Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

estação mac X servidor linux


Posts Recomendados

Pessoal, bom dia.

Estou precisando tirar uma dúvida sobre um acontecimento grave e recorrente.

Trabalho com Mac ligado em rede, com servidor linux. Até aí, ok, mas já perdi todos os arquivos .indd (extensão do indesign) por três vezes. No relatório do servidor aparece a informação de que uma solicitação para deletar os arquivos teria partido da minha estação.

O que ocorreu foi mais ou menos assim: estava com o finder aberto e, sem mexer no computador, eu via as pastas sumindo, sem que pudesse abrí-las ou salvá-las, simplesmente sumindo, tanto do meu computador quanto dos outros dois usuários de Mac que tinham o finder aberto e conectado na rede. Ou seja, todos podiam ver os arquivos sumindo. E toda vez e que tentava abrir e salvar um documento que ainda não havia desaparecido, imediatamente este arquivo sumia. Como um arquivo pode sumir sem apertar o comando DEL?

Quero saber se alguém já viu algo do tipo. O departamento de TI da empresa é especializado em PC, não manja nada de Mac porque temos somente três Macs na empresa e pra eles o mac é uma tecnologia nova, algo do tipo um ano e meio na empresa, o resto é tudo PC (mais ou menos uns 70 PCs ligados na rede). Perdi uma edição interia de uma revista de 242 páginas.

Alguém faz alguma ideia do que possa ter acontecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 16
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Além de todos os programas do Mac, tenho o Adobe completo. Nada de mais, o maior problema é que a empresa só tem programa pirata nas máquinas e isso tá me deixando muito desconfiada. Será que pode interferir tanto a ponto de apagar arquivos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais estranho ainda é que sem comando nenhum, somente com o finder aberto, eu e todos os outros usuários tenhamos uma visão simultânea dos arquivos sendo deletados.

Outra coisa muito estranha é que quando vou salvar um arquivo, via de regra aparece a mensagem que o arquivo está "locked" e eu não tenho privilégios suficiente para alterar aquela pasta, muito embora eu tenha aceso normal na maioria das vezes.

Segundo o cara do depto de TI não tem nada bloqueando meu acesso ao server.

Será que o Servidor não foi infectado por algum trojan? A única coisa estranha é o fato do seu Mac tem enviado o comando de deletar os arquivos..

também levantei a hipótese de ser um vírus, já que a maioria dos usuários têm PCs. Até já houve um problema anterior com vírus, mas os Macs não foram afetados. Segundo o cara de TI não há vírus no server

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em sua máquina há alguma coisa marcada no menu de compartilhamento nas preferências do sistema?

Alô? Alguém?

Pra apagar alguma coisa via bluetooth outra pessoa teria que pedir permisão pra logar na minha máquina, certo?

O bluetooth tá compartilhado, mas está configurado para perguntar antes sempre que houver solicitação de conexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Faz um mês o post, mas só vi agora. Conseguiu resolver o problema?

Pelo que você falou, só os arquivos .indd que são excluidos, correto?

- Provavelmente, o servidor não "aceita" esse formato. Ou por achar que é um virus, por ter 4 letras, ou porque o Sr. Linus implantou um comando que deleta os .indd. Uma solução pode ser zipar o arquivo .indd aí vai ficar por exemplo revista.indd.zip. É uma forma de enganar o servidor. Faça um teste com outros arquivos com extensão de 4 letras ou mais, por exemplo o .pages ou o .numbers. Se esses arquivos também forem deletados, então é o servidor que não aceita extensão com mais de 3 letras.

- Experimente também não usar espaços no nome. Por exemplo, ao invés de usar "Revista edição 01.indd" experimente "revista_edicao_01.indd" - sem caracteres especiais. Não lembro a explicação técnica, mas vale a pena tentar.

Se TODOS os arquivos são excluídos, então o problema pode ser tão bobo que é difícil de solucionar.

- Pode ser que o administrador da rede não deu a permissão correta ao seu usuário. Seria legal verificar com ele.

- Acesse System Preferences / Sharing / File Sharing / Options e veja se a opção correta está habilitada: (AFP, FTP ou SMB).

- Servidores podem ser acessados via ftp (geralmente). Tente esse tipo de acesso usando o cyberduck (programa de ftp).

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o Snow 10.6.3? Pelo que sei ele veio com algum tipo de problemas com relação a servidores Samba/Linux, em que os arquivos ficavam indisponíveis para o Mac ou algo assim, não sei se foi resolvido..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Eita...

Não tem nada a ver. Tenho um servidor Linux e Funciona 200%. Provavelmente está fazendo algo errado.

http://www.kremalicious.com/2008/06/ubuntu-as-mac-file-server-and-time-machine-volume/

Procure por "Linux" "AFP"

dá uma olhada aqui e ve se resolve:

http://www.gooduser.info/entry/prevent-mac-os-creating-ds-store-files-mac-hfs-volumes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomende o uso de SVN para compartilhar dados sensíveis entre varias maquinas. Impossivel de perder qualquer arquivo. Aqui onde trabalho implantamos SVN não só para os fontes da equipe de informatica mas para todo o compartilhamento de documentos, planilhas e toda sorte de documentos de conteúdo sensível entre todos os departamentos da empresa. Para usuarios windows o cliente (Tortoise SVN) se integra com o s.o é excelente e demanda pouquissimo esforço dos usuarios para adaptação. Para mac é só usar um aplicativo cliente (ou a console se você for hardcore) como o versions. Melhor prevenir do que remediar depois quando o sumiço ou edição indevida de um arquivo pode custar o emprego de alguém ou a perda de algum projeto importante. Com o SVN todas as alterações podem ser revertidas posteriormente e comprovamos que funciona bem até com binários. Segurança dos dados é muito importante. E com o SVN não tem como ser mais seguro (so se entrarem no CPD e atearem fogo no servidor, ja que o mesmo possui RAID e backups periodicos para outros discos) .

Editado por misercast
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Aqui uso mac com servidor linux, e eu percebi que ao salvar o arquivo ele dava um erro e exclui o arquivo, de qualquer extensão. E eu precisava salvá-lo novamente. A TI solucionou o problema, mas eu não me lembro o que era.. acho que um comando de permissão total e irrestrita do linux para os macs. Mas no seu caso parece que é com os arquivos .indd. se ter mais alguma dúvida, me envie um e-mail. bormaister@gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de certas empresas é o depto de TI mesmo. Soluções que integram mac e pc existem aos montes, mas tem uns caras de TI que insistem em adotar uma certa tecnologia que não funciona.

Trabalhei em uma empresa em que o pessoal indicava um monte de solução BARATA e BOA pro administrador, mas o cara não arredava o pé de querer instalar um servido Linux. Pra quê eu não sei, porque nem a gente que usava mac conseguia usar e não tinha utilidade nenhuma para o pessoal que usava PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

trabalho numa empresa com 100% dos servidores rodando Linux (CentOS e Mandriva) e o compartilhamento de arquivos por SMB funciona que é uma maravilha e nunca tivemos problemas, com maquinas de todos os sistemas operacionais conectando neles e salvando todo o tipo de arquivos. Para dados sensíveis usamos SVN, porém nunca tivemos maiores problemas com o Samba. Configurei pessoalmente o smbd em varios dos servidores e tudo funciona as mil maravilhas, o maximo que ja ocorreu foi algum problema bobo de autenticação , mas o Linux é muito confiavel e com um raid bem configurado só se você explodir o servidor ou der rm -rf explicitamente no que quiser apagar. Tem algo de muito errado na rede que apagou seus arquivos.

Já descartaram a hipótese de sabotagem???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...