Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Airport Express x Mac Mini Intel


Posts Recomendados

Pessoal,

Sou "mais ou menos" novo aqui no fórum (tive maior participação nos classificados do que no restante) por isso talvez poucos me conheçam. Moro na serra gaúcha, mais precisamente em Bento Gonçalves, e estou enfrentando uns problemas de conectividade Airport no meu Mac Mini.

O ambiente: tenho um Mini Intel C2D 1.83, com Airport e Bluetooth. Também possuo um MacBook White Late 2006, com Airport padrão N (atualizei o firmware, hehe), além do meu celular Nokia E71 que também tem conectividade wifi. Todos estão pendurados na minha conexão de internet através de uma base Airport Express 802.11g, velha de guerra. Tudo isso está instalado em um apartamento antigo, em um prédio construído com paredes "de verdade", ou seja, realmente espessas, que acredito estarem atrapalhando um pouco a conversa entre minhas porcarias sem fio.

O problema: meu Mac Mini tem extrema dificuldade de localizar a minha rede wireless, apesar da Airport Express estar instalada a um quarto de distância, coisa de duas paredes e uns cinco ou seis metros em linha reta entre os dois. Meu celular também costuma pegar o sinal da Express meio fraquinho, às vezes nem encontra a rede, mas aí acho que é por causa da própria antena do celular que é muito pequena - e, sendo sincero, isso nem incomoda tanto, pois uso ele muito pouco em casa para navegar. Já o meu MacBook funciona perfeitamente quase na casa inteira, só fica meio fraco em ambientes mais distantes da base Airport.

O Mac Mini, pra ser bem exato, quase nunca pega a Airport de primeira, sempre pede a qual rede eu quero me conectar. Quando a rede aparece na lista, aparece com 1 ou 2 "risquinhos" somente. Aí tu manda conectar, insere a senha, e a cada 30 tentativas, ele conecta uma ou duas vezes - e depois perde a conexão. Em locais onde o MacBook pega a rede com sinal praticamente cheio, o Mini pega com 1 "risquinho", quando pega...

Primeira tentativa de melhoria: desmontei o Mini e constatei que a antena da Airport é muito pequena e escondida no canto superior direito da máquina, perto do botão do power. Então comprei no MercadoLivre as antenas de um notebook Asus EEE PC queimado, que tinham o mesmo conector coaxial da antena original do Mini. Instalei as duas na plaquinha Airport Extreme interna do Mini, melhorou um pouco, mas tá longe de ter ficado satisfatório, mesmo posicionando essas anteninhas dum lado pro outro - isso até fazia com que ele pegasse a rede e funcionasse legal por algum tempo, mas no dia seguinte, bastava mexer um pouco que fosse aqueles fios, que eu voltava à estaca zero. Fora o pé no saco que é ficar procurando sinal!!!

Segunda tentativa de melhoria: achei uns tutoriais na net e montei a minha "cantenna". Peguei uma lata de ceva, recortei, coloquei o fio da antena wifi por dentro da lata e apontei a boca da lata na direção onde está a Airport Express. No início ficou SHOW! Pegava a rede com quase 100% de sinal, veloz, estável, pensei, "acabou, resolvido, apesar de muito feio". Só que uns dias depois, o problema voltou exatamente como estava, mesmo com a "cantenna" instalada. Tive que ficar catando rede manualmente, mexendo a latinha até fazer o Mini encontrar a Airport.

Enfim...

A única coisa que resolveu por mais de um mês foi quando eu tive uma segunda base wireless em casa. Era uma TP-Link de 54 mbps, bem comum, que consegui configurar como "repetidor" (WDS) da Airport Express. Aí tinha ficado excelente, pois além de resolver o problema do Mini e aumentar o sinal na casa inteira, ela também servia de hub ethernet com roteador para a wireless. Era só plugar qualquer máquina velha via ethernet que já saía navegando sem mais delongas.

Só que eu tive que devolver essa base wifi pro meu pai (o dono dela hehehe) e voltei à m&rd@ que eu estava.

PORRRRTANTO...

Alguma alma caridosa tem alguma boa sugestão do que posso fazer, SEM TER que comprar uma segunda base wifi? Nem tanto pela grana, mas pela parafernália de fios que ficam espalhados pelos móveis, além de ter mais um aparelho ligado o tempo todo lá em casa, eu não gostaria de ter que apelar para essa solução, apesar de funcionar muito bem. Eu gostaria mesmo de ver meu Mini pegando a Airport do mesmo jeito (ou quase) que meu MacBook!

Alguém pode me ajudar?

Abraço a todos e me desculpem pelo monólogo interminável ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Obrigado por compartilhar. Apenas o estado actual de sites interessantes para o seu tópico informativo. Eu aprecio a respeito. É realmente tão útil para todos, especialmente para mim, porque eu quero saber de todos os tipos. Eu só quero dizer que o seu sentido de descrever, é agradável e fácil de entender, que eu aprecio o amor dela. Obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...