Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida entre Hd usb ou firewire


Posts Recomendados

USB também é bootavel: http://support.apple.com/kb/HT1948

Não vejo diferença alguma. Já tive uns 5 ou 6 HDs FW e FW800 e mais uma meia dúzia de USBs. Tanto faz.

Não sabia que USB ficou bootável. Antes não era. Bom saber, porque HDs USB são mais baratos ;)

Eu tive um HD externo USB que não voltava do sleep, o que me fez desanimar em usar essa conexão. Já os firewire pareciam HDs internos, cheguei até a usar como HD de scratch p/ photoshop uma vez.

Hoje uso só um samsung S2 - USB. Mas é só p/ copiar arquivo, desconectar e guardar. Pro que ele se propõe a fazer, faz muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Olá a todos! Vou aproveitar o tópico e colocar mais algumas dúvidas. Sou uma negação em hardware então talvez minhas perguntas sejam banais, mas aí vai a missa:

Tenho procurado um HD externo (2T ou mais) com FireWire 800, USB 2.0 e Gigabit Ethernet. Aparentemente não existe um modelo NAS (network-attached storage) que também apresente FireWire 800.

Cenário:

Tenho em casa uma rede Mac+PC e as interfaces disponíveis das máquinas são:

  • USB 2.0 (Todos)
  • i.LINK (um Vaio) [nome da Sony para IEEE 1394a de 4 pinos, conector FireWire 400 menor que o que a Apple usava]
  • FireWire 800 (um MacBook Pro)
  • Gigabit Ethernet

Minha rede é baseada em um roteador TP-Link antigo e básico, mas que me serviu bem até hoje. Trata-se de um TL-WR541G v4 (http://www.tp-link.com/products/productDetails.asp?class=&pmodel=TL-WR541G) com:

  • Wireless IEEE 802.11g, IEEE 802.11b
  • Megabit Ethernet

Indecisão:

Não sei exatamente o que quero, ou o que seria mais adequado pra mim. Quatro máquinas estão em uso em casa, então NAS me pareceu uma solução interessante. Ao mesmo tempo, a presença de uma FireWire 800 aparentava ser razoável para o Time Machine. Interface e-SATA é completamente descartada.

Além disso, é possível usar o Time Machine em uma partição de um HD? Como nunca usei o recurso, não sei.

Objetivo:

Criar um NAS com uma partição pra Time Machine e outra (ou outras, whatever) para funcionar como backup manual de PCs e armazenar arquivos não frequentemente usados tanto por Mac quanto PC.

Um lugar pra guardar os arquivos importantes (actual backup) e um reservatório para aqueles arquivos que um dia vão sair do HD do computador principal, como as séries de TV.

Problemas e alternativas:

Todos devem ter percebido que meu roteador é Megabit. Caso coloque um NAS seria indicado trocá-lo por um Gigabit e Wireless IEEE 802.11n, já que de nada adianta a velocidade da ethernet com a lentidão wireless. Ao meu ver, Wireless N melhoraria as coisas.

Isso vale a pena? Ou simplesmente desisto de NAS e compro um HD com FireWire que serviria a todos os computadores, mas desta vez separadamente?

Estou realmente indeciso quanto a isso.

Outra alternativa seria Montar um HD externo, com as conexões que eu desejasse, mas não tenho experiência nenhuma e também não sei se isso vale a pena. Opiniões?

Caso NAS seja realmente uma boa opção no meu caso, alguém sabe um bom roteador Wireless N e Gigabit Ethernet? Curiosamente o AirPort Extreme é o mais fácil de se achar e com preço mais convidativo. Alguma experiência de longo tempo pra dizer se vale a pena? Também aceito calorosamente indicações de outras marcas que atendam a esses requisitos.

Off-topic:

Já que mencionei o AirPort Extreme, alguém usa aquela porta USB realmente com impressoras? Funciona bem numa rede Mac+PC? Tinha uma HP antiga aqui que não é compatível com o Bonjour, mas como ela quebrou, vou ter que comprar uma mesmo. O medo é tornar as características de multifuncional inúteis usando dessa forma. Bom, também existem essas novas impressoras Wireless, mas a maioria é G.

Ufa, acho que disse tudo. Desculpem se abusei.

E se você leu até aqui, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

L.Pippa, sua dúvida envolve Wireless e eu sou uma negação completa em wireless, wifi, etc. Tanto que até me atrapalho com as nomenclaturas.

Todavia, eu fiquei um pouco encucado com o propósito de todas essas entradas, se você vai usar só 1 por vez. Afinal, pelo que você descreve, o HD vai servir pra servidor de arquivos. Para essa finalidade, não acho que ter todas essas conexões seja imprescindível. 1 único computador com HD externo, com qualquer interface já é o suficiente. Se quiser extrapolar, pode até comprar um mini pra servidor e deixar ligado 24/7.

Existe também uma solução da LaCie que funciona como um "servidor" na rede:

http://atera.com.br/dispprod.asp?COD=301421U

Teoricamente, você futuca o HD na rede, ele ganha um IP e todos da rede acessam esse HD. O calcanhar de aquiles desse HD é que ele trabalha em RAID, ou seja, se der pau na controladora, vai ser complicado recuperar os arquivos.

O complicador é o TimeMachine. Eu não uso, então não posso dar opiniões comprovadas na prática, mas fora o TimeCapsule que já é wireless e faz os backups automáticos via wireless, acho que qualquer outro HD vai ter que estar plugado no roteador. Novamente 1 só conexão já é o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tinha essa dúvida entre comprar firewire ou USB, mas acabei comprando um USB de 250GB por algo em torno de U$70,00 da samsung, na verdade se eu tivesse comprado o firewire eu estaria jogando dinheiro fora pois não uso os 250GB e a velocidade de transferência não é um problema para mim... eu so uso ele como backup de arquivos importantes, websites de clientes, toda a creative suite cs5, jogos para pc e programas básicos para instalar... é muito útil quando vai formatar o pc de alguem já ter tudo ali organizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta, eletrco!

Você citou interesse por impressoras multifuncionais, vai uma dica sobre isso - as multifuncionais tradicionais só aceitam a impressão por rede quando ligadas ao airport, ou seja, quando quiser digitalizar terá que plugar a USB diretamente no computador. Existem impressoras mais novas com wi-fi que já suportam todas as funções pela rede, e nesse caso nem precisa liga-las na USB do airport, no máximo por cabo ethernet se a escolha for por uma que tenha somente esse tipo de conexão de rede.

P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...