Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro MB990 esquentadinho


Ricardo M. Salles

Posts Recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

Eu tenho um MacBook Pro Unibody, do modelo MB990 (brasileiro) e fiquei impressionado ontem, aqui no RJ, no frio da madrugada, estava editando um vídeo, mas antes precisava converter o formato do vídeo AVI para MOV, então descobri o fato do equipamento esquentar, mas não é a temperatura que considerava normal (de 50C ~ 65C) para um processador Intel, quando em uso trivial de navegação na internet e edição de texto.

Na realidade, fui monitorando e percebi que o FAN rodava no padrão em 2000RPM e mantinha esta velocidade sem variação, com o equipamento tanto na tomada quanto na bateria, e a temperatura, na medida que ia convertendo o vídeo, ia subindo gradativamente, até que alcançou 100C e ai o FAN começou a acelerar a rotação para diminuir a temperatura da CPU.

Acho muito estranho a estratégia de manter baixo até a temperatura alcançar este limite ou até 103C, pois com uso frequente, e no caso aqui nos trópicos se for em tempartura ambiente de 30C, teríamos uma máquina com pouco tempo de vida útil, devido ao desgaste das peças (soldas) em função do calor e resfriamento (choque térmico).

Eu digo, fiquei impressionado bastante, porque este é meu primeiro MacBook, e fiz 2 outras vezes com outros vídeos para ver se havia algo de errado nos procedimentos, mas aconteceu o mesmo. Depois que alcança a temperatura máxima, a velocidade do FAN aumenta e baixa a temperatura entre 80C ~ 90C, o que acho ainda alto.

A minha solução foi baixar um programa na internet e reconfigurar o FAN para trabalhar com padrão de 3000 RPM e temperatura mínima de 45C e máxima de 80C.

Depois que fiz isso não tive mais o problema da temperatura chegar ao extremo.

Vocês que são usuários mais experientes em MAC, sabiam deste problema ou é somente o meu equipamento? No início fiquei até com receio de ter estressado o hardware e as soldas com a temperatura excessiva. Imagina usuários que não tem conhecimento profundo de hardware manter o uso por 3 anos e de repente o equipamento danificar? Um alto investimento com uma falha destas?

A Intel tem um dispositivo nos seus processadores que, ao alcançar a temperatura próxima ao limite, desliga o equipamento imediatamente para preservar o hardware, mas vi que no MAC isto não aconteceu.

Queria ouvir as opiniões de vocês. Se terei no futuro problema com este equipamento ou este pequeno estresse não tenha prejudicado, já que implantei uma solução rapidamente. Ou a outra alternativa é correr para a Apple e pedir solução, se ocorrer somente no meu, já que está na garantia e tem pouco tempo de uso.

Agradeço desde já.

Editado por Ricardo M. Salles
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Meu fica nessa faixa de 80c a 90c com picos de 100c quando jogo algum game ou tem paginas com flash. Fan fica nos 6200rpm.

Não sei se é normal, mas creio que a Apple constroi o hardware em mente que os usuários usem ao máximo. Pelo fato de ser aluminio, a impressão é que esquenta mais mesmo. Que eu faço é deixar ele com pouco contato em partes físicas, deixando arestas entre a base e ele para melhor ventilação.

Isso porque é inverno, imagino no verão, vai da pra ferver uma água nele =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu fica nessa faixa de 80c a 90c com picos de 100c quando jogo algum game ou tem paginas com flash. Fan fica nos 6200rpm.

Não sei se é normal, mas creio que a Apple constroi o hardware em mente que os usuários usem ao máximo. Pelo fato de ser aluminio, a impressão é que esquenta mais mesmo. Que eu faço é deixar ele com pouco contato em partes físicas, deixando arestas entre a base e ele para melhor ventilação.

Isso porque é inverno, imagino no verão, vai da pra ferver uma água nele =)

É isso mesmo que pensei. No meu aconteceu somente quando fiz a conversão de vídeo, mas depois que instalei este aplicativo e mudei os parâmetros - acima identificados - não chegou ao pico de 100C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro aplicativo que cheguei a testar foi smcFanControl , mas julguei melhor o Fan Control melhor pois deixo a temperatura determinar a velocidade da rotação do Fan. O SMCFanControl somente mostrou parâmetros da velocidade do Fan da CPU para meu MacBook Pro e Snow Leopard. Os demais parâmetros não consegui definir.

PS: Desculpe moderadores, não consegui editar a mensagem anterior para incluir este complemento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fórum já tem alguns tópicos sobre o assunto...

http://macmagazine.com.br/forum/index....showtopic=26861

http://macmagazine.com.br/forum/index....showtopic=27058

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?showtopic=1339

http://macmagazine.com.br/forum/index....showtopic=26473

http://macmagazine.com.br/forum/index....showtopic=22237

Mas vamos lá.

O meu macbook white late 2009 tem exatamente o mesmo comportamento e como voce pode ver tambem nao somos os unicos. Tinha ficado preocupado em principio, mas creio que a apple tenha projetado eles pra suportar a temperatura. E nao acho muito legal ficar mechendo no default das configurações de cooler... A Apple projetou assim então é porque supostamente ele deve funcionar assim... E qualquer coisa ainda tem a garantia. Se você acha que tem algum problema entao leva na AT pra eles testarem...

Editado por Bruno Furtado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, vi aqui no forum q vc possui um mbp mb990 e q vc tbm trabalha com edição de video, estou querendo comprar um mac igual ao seu e gostaria de saber se ele tem um bom desempenho com edição de video de alta resolução em final cut e motion e photoshop tbm e quanto de memoria ram vc utiliza.

abraço e grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nao sei sobre o MBP, mas o meu white( q bem dizer é igual ao pro), demora uns 15 minutos pra converter video de 30 minutos .avi para o ipod touch via handbrake. Uma experiencia que fiz, pra criar um dvd a partir de um .avi de 700mb, demorou mais de meia hora.

Nao tive experiencias com programas profissionais e como pra mim é casual a demora nao atrapalha. Acho que pra você o ideal é do MBP de 15" pra cima. Mas pelo preço acho vantagem um iMac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao keep, eu ate queria comprar um imac ate pelo fato de a tela ser maior, mais eu preciso transportar ele em viagens e tal entao tem quer ser laptop mesmo, estou pensado em comprar o mb990 pelo fato dele estar em promoçao deve ser pra queimar o estoque e entrar os modelos novos, ta custando 3mil reais, dai pretendo acrescentar mais 2gb de memoria nele, e para jogos qual o desempenho dele? duração de baterias e ect....abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao keep, eu ate queria comprar um imac ate pelo fato de a tela ser maior, mais eu preciso transportar ele em viagens e tal entao tem quer ser laptop mesmo, estou pensado em comprar o mb990 pelo fato dele estar em promoçao deve ser pra queimar o estoque e entrar os modelos novos, ta custando 3mil reais, dai pretendo acrescentar mais 2gb de memoria nele, e para jogos qual o desempenho dele? duração de baterias e ect....abraço.

Oi Diogo,

Sou publicitário, e trabalho bastante com criação e edição de videos no After e Premiere, além de muita criação impressa com o Illustrator e edição de imagens com o PS. Na época que comprei meu MB, modelo Aluminium ainda, e até hoje não me arrependi com relação a ele. Quando comprei meu iMac recentemente, é claro que percebe a diferença, mas no Macbook dá para trabalhar perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vlw filipe por tirar minha duvida, como eu trabalho com video de alta definição, ilistrator, ps e etc ...estava um pouco preocupado com questao de lentidao ou ate mesmo travar....o seu tem 2 ou 4 gigas de ram, vc conssegue trabalhar com plugins de efeito e color corretion em real time perfeitamente no after? e em relação a rederização ele tbm eh tranquilo? abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao keep, eu ate queria comprar um imac ate pelo fato de a tela ser maior, mais eu preciso transportar ele em viagens e tal entao tem quer ser laptop mesmo, estou pensado em comprar o mb990 pelo fato dele estar em promoçao deve ser pra queimar o estoque e entrar os modelos novos, ta custando 3mil reais, dai pretendo acrescentar mais 2gb de memoria nele, e para jogos qual o desempenho dele? duração de baterias e ect....abraço.

Por 3mil voce pode comprar um MBWhite novo que é melhor do que o MBP 990. A não ser q voce prefira o pro mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, vi aqui no forum q vc possui um mbp mb990 e q vc tbm trabalha com edição de video, estou querendo comprar um mac igual ao seu e gostaria de saber se ele tem um bom desempenho com edição de video de alta resolução em final cut e motion e photoshop tbm e quanto de memoria ram vc utiliza.

abraço e grato.

Diogo, desculpe a demora na resposta, mas estava afastado do computador por alguns dias devido a doença.

Em relação as suas dúvidas, não sou um profissional nato em edição de vídeo, tenho muito o que aprender, mas utilizei alguns conversores de AVI para MOV e depois usei o programa nativo do Snow Leopard, o iMov, para gerar e editar as cenas.

O que causou maior tempo de consumo foi o programa de conversão, mas achei um mais rápido que poupa tempo total de 25 minutos, isto para minha configuração de fábrica com somente adicionado 4GB de memória RAM A-DATA.

No programa de edição iMov, o maior tempo foi na hora de gravar o arquivo, que levou uns 30 minutos, para um video de 2 horas, e como usei o programa que falei no início não tive mais problema de pico de temperatura, permanecendo em no máximo 80C a 82C.

No mais, não uso photoshop nem final cut ou motion, por não ter experiência.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...