Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas - Macbook Pro 13"


Mathew

Posts Recomendados

To guase comprando um Macbook pro 13" do modelo novo, porém, meu único medo é na questão de programação, faço faculdade de eng. de computação, e com isso preciso de compiladores, essas coisas.

Existem compiladores de C, java, essas coisas?

Ou rodando o Windows pelo BootCamp eu terei todos esses recursos?

Valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 62
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Não quer dizer que o Core 2 Duo não vai rodar, claro que vai. Tanto é que muitos trabalham com ele.

Apenas corrigi o que disseram acima. Dizer que o Mac OS vai compensar!!!! Isso é coisa de novato/leigo no assunto.

Sim, entendi o que você quis dizer. O Core 2 Duo ainda não é completamente obsoleto, tanto é que ainda é muito encontrado em notebooks e tal. Minha dúvida é o que seria melhor para o meu perfil, um Windows com i5 e 310M ou um Mac com Core 2 Duo e 320M. Sou novo na plataforma, nunca a utilizei a fundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa de um DESEMPENHO tão grande assim?

Sim, entendi o que você quis dizer. O Core 2 Duo ainda não é completamente obsoleto, tanto é que ainda é muito encontrado em notebooks e tal. Minha dúvida é o que seria melhor para o meu perfil, um Windows com i5 e 310M ou um Mac com Core 2 Duo e 320M. Sou novo na plataforma, nunca a utilizei a fundo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu principal objetivo é estabilidade e durabilidade. Quero um notebook que dure por uns 4 ou 5 anos sem ficar uma carroça, não adianta ter um i5 agora que daqui 3 anos não rodará programas atuais no Windows que o Core 2 Duo rodará no Mac.

Já tinha esquecido, tenho bateria como uma questão secundária.

Esses são meus principais objetivos.

Precisa de um DESEMPENHO tão grande assim?
Editado por Mathew
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, no meu ponto de vista, durar 4-5 anos é dificil, eu explico:

A tecnologia evolui rapidamente, tanto hardware quanto software. Na medida que os processadores evoluem, os programas vão tirando proveito disso, e a tendência é ficar cada vez mais rápida essa evolução.

Mas esse é o meu ponto de vista, vamos esperar por outras opiniões :P

Meu principal objetivo é estabilidade e durabilidade. Quero um notebook que dure por uns 4 ou 5 anos sem ficar uma carroça, não adianta ter um i5 agora que daqui 3 anos não rodará programas atuais no Windows que o Core 2 Duo rodará no Mac.

Já tinha esquecido, tenho bateria como uma questão secundária.

Esses são meus principais objetivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, no meu ponto de vista, durar 4-5 anos é dificil, eu explico:

A tecnologia evolui rapidamente, tanto hardware quanto software. Na medida que os processadores evoluem, os programas vão tirando proveito disso, e a tendência é ficar cada vez mais rápida essa evolução.

Mas esse é o meu ponto de vista, vamos esperar por outras opiniões :P

Bom, tenho um Quad Q6600, o mais básico da série, com uma HD4870. Comprei faz dois anos e ainda tá rodando legal, até jogos, nunca tive nenhum problema pra rodar algum no High e tal (os que joguei foram Prototype, Call of Duty MW2, Need for Speed Shift...) e também nunca tive problemas de lentidão usando photoshop e etc. Acho que daria pra ficar com esse computador numa boa por mais uns dois anos, excluindo o fator jogos (que não é meu objetivo, também).

De qualquer jeito, me disseram que os Macs duram bem mais que PCs no quesito ficar obsoleto, ai que está minha principal dúvida.

Obrigado pela opinião :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem um Q6600 e compro faz uns 2 anos, ele era um dos TOP na época. Então claro que hoje ainda de no coro.

Mas comprar hoje um Core 2 Duo e querer que dure assim, duvido muito. Para isso, tem que comprar o TOP de hoje.

Bom, tenho um Quad Q6600, o mais básico da série, com uma HD4870. Comprei faz dois anos e ainda tá rodando legal, até jogos, nunca tive nenhum problema pra rodar algum no High e tal (os que joguei foram Prototype, Call of Duty MW2, Need for Speed Shift...) e também nunca tive problemas de lentidão usando photoshop e etc. Acho que daria pra ficar com esse computador numa boa por mais uns dois anos, excluindo o fator jogos (que não é meu objetivo, também).

De qualquer jeito, me disseram que os Macs duram bem mais que PCs no quesito ficar obsoleto, ai que está minha principal dúvida.

Obrigado pela opinião :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada em alguns benchmarks e a diferença entre o Core 2 Duo P8600 que acredito ser o do Mac Pro 13" e do Core i3 330M não é assim tão grande, em processamento single coil o Core 2 Duo é até melhor e a diferença em multi tasking não é tanta. Já com o i5 a coisa muda, a diferença é realmente bem grande.

Entre um Sony que eu vi com o i3 330M e o Mac, eu não teria absolutamente nenhuma dúvida, pois a diferença não é tanta e o mac ainda teria a vantagem de uma boa placa de vídeo dedicada.

Bom, alguem tem mais alguma opnião entre Windows i5 + Vídeo 310M vs Mac Core 2 Duo + Vídeo 320M?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mathew. Como você disse que precisa também para os estudos, é necessário que pense na usabilidade do sistema como todo.

Eu não sou a pessoa mais indicada a te dizer o que é melhor pra você. Isto você descobre pessoalmente porém, com ajuda e a experiências de outros, podemos minimizar as dúvidas.

Quando comprei meu MBP 13' pensei da seguinte maneira: "... comprando um computador Apple, se eu não gostar do sistema operacional, posso colocar o Windows ou o Linux normalmente. Mas, se eu comprar de outra marca posso até utilizar o Windows ou Linux, mas nunca um Mac (nunca eu digo de maneira legal, nada de hackintosh). Como estou curioso em saber como é um Mac, vou compra-lo."

Acima foi apenas o que pensei quando comprei. Agora, se você tem mais dúvidas ainda sobre funcionalidades etc. Sugiro também que você passe em alguma loja que vende produtos Apple. Se for aqui em SP você tem muitos lugares que pode testar. Já vi até o PontoFrio vendendo iMac. Mas lojas como A2You, Fnac, MyStore, Saraiva são opçoes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mathew. Como você disse que precisa também para os estudos, é necessário que pense na usabilidade do sistema como todo.

Eu não sou a pessoa mais indicada a te dizer o que é melhor pra você. Isto você descobre pessoalmente porém, com ajuda e a experiências de outros, podemos minimizar as dúvidas.

Quando comprei meu MBP 13' pensei da seguinte maneira: "... comprando um computador Apple, se eu não gostar do sistema operacional, posso colocar o Windows ou o Linux normalmente. Mas, se eu comprar de outra marca posso até utilizar o Windows ou Linux, mas nunca um Mac (nunca eu digo de maneira legal, nada de hackintosh). Como estou curioso em saber como é um Mac, vou compra-lo."

Acima foi apenas o que pensei quando comprei. Agora, se você tem mais dúvidas ainda sobre funcionalidades etc. Sugiro também que você passe em alguma loja que vende produtos Apple. Se for aqui em SP você tem muitos lugares que pode testar. Já vi até o PontoFrio vendendo iMac. Mas lojas como A2You, Fnac, MyStore, Saraiva são opçoes.

Já dei uma olhada no Mac algumas vezes e gostei pra caramba do sistema, foi pouco pra saber o que seria mais funcional, mas acho que seria tranquilo de se adaptar e tal. O office 2011 pelo que vi nas screenshots parece bastante com o do Windows, então esse "medo" já era. Já existe um MSN bem legal pra mac, com vídeo e tal, fora que também existe o Skype.

Minha principal dúvida mesmo é sobre performance, se o Core 2 Duo ficaria obsoleto logo, mesmo em um mac, deixando de rodar aplicações Adobe "liso". Se um Core i5 em Windows duraria mais que um Core 2 Duo em um mac, basicamente essas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente, tô decidido pelo Mac, parei pra pensar e vi dificilmente passo da metade do uso do meu Quad Core Q6600, então um Core 2 Duo seria suficiente por no mínimo uns três anos (espero chegar a cinco, com ele!). Dei uma olhada em alguns reviews e notei que a diferença entre o Core 2 Duo P8600 e o i3 330M é pequena, o P8600 chega até a ser melhor no processamento single thread, enquanto perde por uma diferença pequena ~ média em multi threading, mas nada que comprometa o uso. Não creio que a Apple irá colocar o i5 no próximo Pro de 13" e mesmo se colocar, como eu disse, não usaria tudo, pois meu uso será basicamente Photoshop e Illustrator, fora aplicações básicas.

Minha única dúvida é sobre a tela do MBP, ela reflete muito? Geralmente fico de costas pra janela e mesmo com a cortina fechada, da pra perceber a luz batendo com o monitor desligado, gostaria de saber se isso se tornaria um grande problema.

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente, tô decidido pelo Mac, parei pra pensar e vi dificilmente passo da metade do uso do meu Quad Core Q6600, então um Core 2 Duo seria suficiente por no mínimo uns três anos (espero chegar a cinco, com ele!). Dei uma olhada em alguns reviews e notei que a diferença entre o Core 2 Duo P8600 e o i3 330M é pequena, o P8600 chega até a ser melhor no processamento single thread, enquanto perde por uma diferença pequena ~ média em multi threading, mas nada que comprometa o uso. Não creio que a Apple irá colocar o i5 no próximo Pro de 13" e mesmo se colocar, como eu disse, não usaria tudo, pois meu uso será basicamente Photoshop e Illustrator, fora aplicações básicas.

Minha única dúvida é sobre a tela do MBP, ela reflete muito? Geralmente fico de costas pra janela e mesmo com a cortina fechada, da pra perceber a luz batendo com o monitor desligado, gostaria de saber se isso se tornaria um grande problema.

Obrigado a todos.

Difícil dizer sem conhecer o lugar, mas a tela reflete bastante sim... Se você usar com o brilho no máximo diminui um pouco o problema, mas isso é ruim se você estiver usando na bateria. O ideal seria sentar de frente para a janela, de modo que a luz não atinja diretamente a tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada em alguns benchmarks e a diferença entre o Core 2 Duo P8600 que acredito ser o do Mac Pro 13" e do Core i3 330M não é assim tão grande, em processamento single coil o Core 2 Duo é até melhor e a diferença em multi tasking não é tanta. Já com o i5 a coisa muda, a diferença é realmente bem grande.

Entre um Sony que eu vi com o i3 330M e o Mac, eu não teria absolutamente nenhuma dúvida, pois a diferença não é tanta e o mac ainda teria a vantagem de uma boa placa de vídeo dedicada.

Bom, alguem tem mais alguma opnião entre Windows i5 + Vídeo 310M vs Mac Core 2 Duo + Vídeo 320M?

Somente corrigindo Mathew, a placa de vídeo do MBP 13'' não é dedicada, ela é compartilhada com a memória principal.

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somente corrigindo Mathew, a placa de vídeo do MBP 13'' não é dedicada, ela é compartilhada com a memória principal.

Abraços...

Opa, obrigado!

Fui ler o review do Notebookcheck da GT 320M agora e vi uma nota lá dizendo que não era a mesma placa do Macbook, em seguida li o review da 320M do Macbook e tava confirmando isso mesmo!

Mesmo assim, não são 256mb dentre 4GB de RAM que irão me fazer falta.

Mas valeu pelo toque!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado!

Fui ler o review do Notebookcheck da GT 320M agora e vi uma nota lá dizendo que não era a mesma placa do Macbook, em seguida li o review da 320M do Macbook e tava confirmando isso mesmo!

Mesmo assim, não são 256mb dentre 4GB de RAM que irão me fazer falta.

Mas valeu pelo toque!

Então Mathew, decidiu pelo MacBook Pro mesmo? Vai comprar quando? Quando você já estiver com ele faz um review pra nós ;-)

Boa sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Mathew, decidiu pelo MacBook Pro mesmo? Vai comprar quando? Quando você já estiver com ele faz um review pra nós ;-)

Boa sorte!!

Vou de Mac sim, só tenho tenho que resolver umas coisas, tô em provas, depois vêm férias, mas acredito que num prazo dentro de um mês eu já consiga me ajeitar!

Vou comprar um HD de 500GB Western Digital Scorpio Blue por fora também, junto com um case pro HD do Macbook (vou usar como externo, talvez para Backup) e tô pensando em pegar um mouse bluetooth, porém não sei qual. Só achei o Magic Mouse (acho que não vou me adaptar bem, minha mão é muito grande) e um Logitech V470, porém li que ele tem alguns problemas com lag, então essa escolha vou empurrando, a final, com um touchpad desses mouse nem é tão necessário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou de Mac sim, só tenho tenho que resolver umas coisas, tô em provas, depois vêm férias, mas acredito que num prazo dentro de um mês eu já consiga me ajeitar!

Vou comprar um HD de 500GB Western Digital Scorpio Blue por fora também, junto com um case pro HD do Macbook (vou usar como externo, talvez para Backup) e tô pensando em pegar um mouse bluetooth, porém não sei qual. Só achei o Magic Mouse (acho que não vou me adaptar bem, minha mão é muito grande) e um Logitech V470, porém li que ele tem alguns problemas com lag, então essa escolha vou empurrando, a final, com um touchpad desses mouse nem é tão necessário!

Só para tirar as duvidas do Mathew sobre Garantia e troca de peças, comprei meu Macbook pro de 13 a duas semanas e eu já tinha comprado o HD de 500GB Western Digital Scorpio Blue, ainda na iTown (Apple Premium Reseller Administrada pela Saraiva) aqui da Bahia, perguntei no setor de assistência técnica da própria loja disse que eu trabalhava com informática e que sabia como trocar o HD e que já tinha tido outro macbook pro antes desse, se eu poderia trocar o HD e se eu perderia a garantia por isso, a resposta foi que sim, ai perguntei como eu faria para trocar ele disse q tinha que ser na loja e que era cobrado R$ 80,00 pelo serviço, inconformado no outro dia liguei para o suporte da Apple Care e fiz a mesma pergunta, eles me disseram que eu poderia trocar sim sem nenhum problema e que eu só perderia a garantia se fosse causado algum eu causasse algum dano na troca da peça.

Conclusão: ligue para o Suporte da Apple Care para confirmar, pois qualquer assistência da Apple vai dizer que perde a garantia para poder faturar com o serviço.

Sobre fazer o HD original de Externo, preferi não fazer isso pois já tenho um externo de 320 da WD e ai deixo o de 250 da Apple guardado caso dê algum problema no Mac coloco o original de volta para evitar dor de cabeça e levo na assistência técnica.

A sim já to vendo na net um Seagete de 500GB 7200RPM para trocar.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Jackson, obrigado pela dica, mas pra mim foi o contrário.

Já liguei duas vezes pro suporte da Apple e em ambas me falaram que perde a garantia, na primeira o atendente foi firme e tal. Já a segunda vez que eu liguei, o atendente se enrolou um pouco, primeiro falou que eles recomendavam que fosse feito com assistência, porque eu poderia danificar o equipamento. Ai eu perguntei: "se eu não danificar nada, perco?" E ele disse que sim.

Cheguei a questionar, dizendo que no manual não consta nada a respeito e tem até instruções para trocar memória e HD e só tem um aviso dizendo que eles recomendam que troque na assistência e tal e dizendo que só perde a garantia se eu danificar o equipamento. Só me responderam que isso são instruções pra trocar depois do periodo de garantia. Agora me diz, se eu danificasse meu equipamento, depois da garantia, como eu ia perder a garantia que eu não tenho?

Mais tarde liguei pra uma assistência da Apple duas vezes também e em ambas me confirmaram que não tem problema algum em trocar memória e HD.

Eu sinceramente confio mais no manual pelo seguinte motivo: Se eu danificar o equipamento trocando algo, vai dar pra perceber, caso contrário, não. Não tem nenhum lacre, nem nada.

Só pra terminar, as opções que eles te dão são ridículas. Ou você paga 400 paus a mais por um HD e ainda perde o de 250GB que vem com o Mac ou você tem que comprar um HD e pagar 80 reais (acho que aqui em São Paulo deve ser até mais caro) pra um cara desparafusar alguns parafusos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você fizer besteira, coloca o antigo HD de volta, com cuidado... E se não existe lacre nenhum, não tem como eles verem isso.

A menos que eles tenham um sistema de checagem da pressão do parafuso ou algo ultra sofisticado... Mas cara, tem gente que veio com um parafuso solto embaixo da barra de espaço em um MBP de 17'' novo. Aí se o cara te questionar, diz que se tem algo meio errado, veio assim. Não tem o que ele questionar se o HD que está lá dentro é o original.

Se fosse seguir essa linha de raciocínio, uma pessoa que vai na garantia porque tá com uma parafuso solto, o cara de cara chegaria e diria "foi mexido, você perdeu a garantia"... Defeitos de fábrica tem n possibilidades, logo não tem o que se estressar com isso. Se deu porcaria na troca, coloca o original antes de levar na assistência. Não tem grilo.

Quanto ao aspecto da performance, de um Core2Duo durar uns 3 a 5 anos... Olha, se você é um cara paciente talvez até dure. Eu digo paciente, porque os programas vão ficar tão pesados em 3 anos, que um Core2Duo vai pedir água.

Claro que, se você não precise das versões mais recentes dos aplicativos, não tem rolo. Mas parar no tempo é uma coisa que não combina com tecnologia.

Eu sei pq atualmente (prestes a migrar prum MBP) estou com um Dell Vostro 1510. Comprei ele faz exatamente 1 ano e 3 meses. Para minha atividade, não dá mais.

Eu trabalho com desenvolvimento (programação, ferramentas para layout e prototipagem). Uso Photoshop, Flash, Apache, PHP, MySQL... As vezes uso alguma linguagem que precise ser compilada (C, C++). Também mexo com produção sonora - e isso sim, exige muito processador.

Ele tá rodando tudo, sim, mas eu noto que eu perco muito tempo às vezes e tenho alguns "freezes".

É uma máquina que há 1 ano atrás era muito boa. A placa de vídeo é integrada, não é boa, mas o restante dos componentes sim.

1 ano, na teoria, parece pouco, mas na verdade é bastante.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você fizer besteira, coloca o antigo HD de volta, com cuidado... E se não existe lacre nenhum, não tem como eles verem isso.

A menos que eles tenham um sistema de checagem da pressão do parafuso ou algo ultra sofisticado... Mas cara, tem gente que veio com um parafuso solto embaixo da barra de espaço em um MBP de 17'' novo. Aí se o cara te questionar, diz que se tem algo meio errado, veio assim. Não tem o que ele questionar se o HD que está lá dentro é o original.

Se fosse seguir essa linha de raciocínio, uma pessoa que vai na garantia porque tá com uma parafuso solto, o cara de cara chegaria e diria "foi mexido, você perdeu a garantia"... Defeitos de fábrica tem n possibilidades, logo não tem o que se estressar com isso. Se deu porcaria na troca, coloca o original antes de levar na assistência. Não tem grilo.

Quanto ao aspecto da performance, de um Core2Duo durar uns 3 a 5 anos... Olha, se você é um cara paciente talvez até dure. Eu digo paciente, porque os programas vão ficar tão pesados em 3 anos, que um Core2Duo vai pedir água.

Claro que, se você não precise das versões mais recentes dos aplicativos, não tem rolo. Mas parar no tempo é uma coisa que não combina com tecnologia.

Eu sei pq atualmente (prestes a migrar prum MBP) estou com um Dell Vostro 1510. Comprei ele faz exatamente 1 ano e 3 meses. Para minha atividade, não dá mais.

Eu trabalho com desenvolvimento (programação, ferramentas para layout e prototipagem). Uso Photoshop, Flash, Apache, PHP, MySQL... As vezes uso alguma linguagem que precise ser compilada (C, C++). Também mexo com produção sonora - e isso sim, exige muito processador.

Ele tá rodando tudo, sim, mas eu noto que eu perco muito tempo às vezes e tenho alguns "freezes".

É uma máquina que há 1 ano atrás era muito boa. A placa de vídeo é integrada, não é boa, mas o restante dos componentes sim.

1 ano, na teoria, parece pouco, mas na verdade é bastante.

Meu medo é esse, não tenho como trocar de notebook (ainda mais nesse valor) a cada 2 anos. Preciso de no mínimo uns 3 anos com o equipamento, pois o primeiro ano vai ser só pagando as doze parcelinhas :).

Minha dúvida é realmente essa, tenho a opção de pegar notebooks com core i5 e tal, mas estarei optando pelo Mac, será que da pra rodar as coisas com folga nesses três anos com o Mac OS C2D? Ou seria melhor um Windows Core i5?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...