Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Vídeo do MBP 13"


Silver472

Posts Recomendados

olá, fórum. eu gostaria de saber se a placa dos novos MacBooks Pro de 13" (Mid 2010, MC374LL/A) é onboard ou offboard.

eu pergunto pra várias pessoas e cada um diz uma coisa, então eu não sei como é a placa de vídeo. a memória dela é compartilhada com a memória normal (ou seja, ela "rouba" 256MB para rodar os apps e se precisar de mais ela pega tb) ou ela possui dedicadamente 256MB de VRAM, sem roubar do sistema e se precisar de mais, aí sim ela pega do sistema?

obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 17
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

tah isso eu ja sei. a 320M tem memoria dedicada sim, e pelo q dizem é de 256MB. se ela nao possuir, eslareçam isso pra mim por favor, pq eu nao entendi nada! quanto é a memoria da 320M e qual é o maximo que ela pega da memória RAM? ela sempre tah roubando da RAM ou ela só pega quando precisa? ela nao tem memoria dedicada e usa direto ja a memoria da RAM ou ela rouba so qnd precisa pq ela tem uma memoria dedicada?

Editado por Silver472
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela compartilha 256MB da memória RAM, ué. Se essa memória, quando não em uso pelo video, fica disponível pro sistema não sei.

Btw, não custava nada ter dado uma olhada no site da Apple já que você achou tantas informações divergentes né:

NVIDIA GeForce 320M graphics processor with 256MB of DDR3 SDRAM shared with main memory

http://www.apple.com/macbookpro/specs-13inch.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

la embaixo do site da Apple tah escrito "Memory available to Mac OS X may vary depending on graphics needs. Minimum graphics memory usage is 256MB."

ou seja, a placa usa no mínimo 256MB e se precisar ela pega mais?

Obrigado pela ajuda!

Editado por Silver472
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, vamos ter de desenhar :angry:

Se a memória é compartilhada com a RAM ela não possui memória dedicada. As 9400M/320M NÃO POSSUEM VRAM. Não tem memória no chipset, não tem VRAM, não tem memória interna ao processador gráfico. Ficou claro agora?

Toda a memória usada pelo vídeo é roubada da memória principal. E a quantidade de memória usada pelo vídeo é variada, dependente ao uso. Existe um uso mínimo e um uso máximo. O uso mínimo divulgado na 9400M é 128MB quando em 1GB de RAM total e 256MB quando em 2GB ou mais. Já para a 320M o uso mínimo é 256MB.

O vídeo compartilhado sempre irá roubar da memória RAM total APARTIR de 256MB no caso do MBP13" novo com a 320M. Se você tem 4GB de RAM, destes 4GB 256MB irão para o vídeo e os restantes 3.840MB serão disponibilizados ao sistema para uso como RAM. Caso seja necessário a placa de vídeo irá requisitar mais memória.

Editado por epromer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar e grifar a parte "Toda a memória usada pelo vídeo é roubada da memória principal", só para garantir.

Eu não sei qual o máximo que a 320M pode roubar. Aparentemente a 320M possui uma taxa de roubo dinâmico, que varia conforme o uso(ao invés da quantidade de RAM, como era nas 9400M). Alguém confirma isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tah bom. muito obrigado gente, agora minha dúvida foi sanada!

ou seja, é até uma placa inteligente, e se tiver essa taxa de roubo dinâmico que o Gabriel M Couto falou, é melhor ainda. então na verdade o sistema sempre tera 3840MB no máximo pra usar?

enfim... ela é melhor do que uma Intel on-board, e acho até que dá pra jogar uns jogos legais sim...

muito obrigado pela ajuda, e quando eu tiver mais dúvidas eu posto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o sistema sempre tera 3840MB no máximo pra usar?

Sim. E dependendo da utilização do subsistema gráfico poderá ter menos ainda RAM disponível pois 256MB é o mínimo compartilhado na 320M. Uso de monitor secundário, jogos e etc. farão que a memória compartilhada seja maior e consequentemente a RAM disponível seja menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. E dependendo da utilização do subsistema gráfico poderá ter menos ainda RAM disponível pois 256MB é o mínimo compartilhado na 320M. Uso de monitor secundário, jogos e etc. farão que a memória compartilhada seja maior e consequentemente a RAM disponível seja menor.

Hum, acho meio estranho isso... Qual seria o máximo?

E a 9400M também funciona nesse esquema ou é fixa em 256MB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, acho meio estranho isso... Qual seria o máximo?

E a 9400M também funciona nesse esquema ou é fixa em 256MB?

wafi

A Apple só informa o mínimo utilizado

320M para qualquer quantidade de RAM = 256MB

9400M em 1GB de RAM total = 128MB (Mac mini '09 vinha com 9400M e 1GB DDR3)

9400M em 2GB de RAM total = 256MB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha... a 9400m aki do meu macbook white... rodou CSS no "máximo"e resolução 1280.... (Sem filtros)

e fica completamente JOGAVEL!! (Hj irei testar o HL2)

é uma plaquinha onboard muito valente!!

Eu sei que o tópico é sobre o novo MBP, mas já que falaram de 9400:

A placa é razoável sim, andei medindo aqui e ela roda o NFS Shift (original, no Windows XP, tudo certinho) com tudo no mínimo e em 1280x800 a 20 fps. Eu sei que tem gente que gosta de jogar em Full HD a 60 fps, mas para uma placa compartilhada não deixa de ser um bom resultado. Com isso já dá para ter um referencial..

Vocês tão falando que o CSS tá rodando bem, tá dando até vontade de comprar... Pena que perdi a promoção de 7 USD, já está 14 USD e logo volta para 20...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que o tópico é sobre o novo MBP, mas já que falaram de 9400:

A placa é razoável sim, andei medindo aqui e ela roda o NFS Shift (original, no Windows XP, tudo certinho) com tudo no mínimo e em 1280x800 a 20 fps. Eu sei que tem gente que gosta de jogar em Full HD a 60 fps, mas para uma placa compartilhada não deixa de ser um bom resultado. Com isso já dá para ter um referencial..

Vocês tão falando que o CSS tá rodando bem, tá dando até vontade de comprar... Pena que perdi a promoção de 7 USD, já está 14 USD e logo volta para 20...

Amigo, CSS pode até rodar bem na Gefoce 9400M, mas não roda bem nos monitores LED 13.3".

Me parece que a taxa de atualização deles é bem lenta, o que oferece um desconforto enorme pra quem está acostumado a jogar em monitores CRT ou monitores com taxas de atualização baixas (2ms).

Estou aguardando meu cabo mini DisplayPort to VGA chegar que eu vou testar no meu CRT que tenho costume de jogar no desktop.

Outra coisa, por experiência eu notei que a Geforce 9400M tem praticamente o mesmo desempenho da Geforce 6800Xtreme (256mb/256bit)

Editado por hemersonmf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...