Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Review do iPhone 4


Posts Recomendados

Atendendo a alguns pedidos da galera do forum, gostaria de dar as minhas primeiras impressões sobre o iPhone 4 e compará-lo um pouco com o iPhone 3G.

Adquiri o iPhone 4 através da Telekom Deutschland em Hamburgo. Como bom Apple-Maníaco, resolvi fazer a reserva do aparelho no dia em que a Apple começou a receber pedidos: 15 de junho.

A primeira notícia ruim que recebi foi a de que o iPhone 4 de 32Gb, modelo que eu havia pedido, tinha se esgotado. Era dia 23 de junho, um dia antes da previsão de entrega do aparelho, e foi-me oferecida a opção de 16Gb por uma funcionária que me contactou por telefone.

Depois de pensar um pouco e chegar a conclusão de que 16Gb seriam suficientes, desde que eu administrasse melhor minha quantidade de dados no iPhone (e afinal de contas, meu iPhone atual tinha 16Gb também e eu consegui viver com ele desse jeito durante anos), resolvi aceitar o modelo de 16Gb. Era isso ou amargar a espera pelo modelo de 32Gb, coisa que meu coração consumista não estava disposto a aguentar.

Bom, cortando essa parte comovente da história, peguei o aparelho novo numa loja da Telekom em Hamburgo no dia 24 de junho, cidade maravilhosa onde moro há uns bons anos.

Esse é o meu 3o iPhone, oficialmente falando. Eu tive antes um iPhone 2G (vitimado numa enchente doméstica: caiu no vaso), esse iPhone 3G que funciona valentemente e agora o iPhone 4. Digo oficialmente porque o iPhone 3G foi trocado duas vezes no período de garantia, ou seja, o meu atual tem algo em torno de 5 meses de uso.

Levando em conta o curto período de tempo em que eu pude testar o iPhone 4, vou avaliar alguns pontos que julgo mais importantes para o usuário típico de um gadget Apple: desempenho geral, design, execução de manufatura e algumas impressões diversas (bateria, camera, etc).

A primeira coisa a se notar é a embalagem do novo iPhone 4, pois ela teve as dimensões drasticamente reduzidas quando comparadas aos modelos anteriores. Eu fiz algumas fotos da caixa do iPhone 4 junto com as do iPhone original (2G) e do iPhone 3G, para exemplificar o quanto a caixa ficou pequena.

post-546-1277567039_thumb.jpg

O conteúdo que acompanha o iPhone é conhecido: cabo branco, fonte de alimentação/ carregador, fones de ouvido comuns. O clip de remoção do cartão SIM não mais acompanha o aparelho novo, mas isso não chega a incomodar. Como a maioria dos usuários sabe, o Dock deixou de ser entregue junto ao iPhone já na época dos 3G, mas graças à algumas adaptações, ainda sou capaz de usar o Dock do iPhone 2G no meu iPhone 4 e no 3G também.

O design do iPhone 4 é uma evolução dos modelos anteriores. A forma básica dele é a mesma desde a sua primeira geração, afinal ao olhar o iPhone 4 de frente, ainda pode-se reconhecer o iPhone de sempre. A coisa começa a mudar ao virar o aparelho, aonde surge o painel traseiro de vidro.

As laterais do aparelho também estão mais limpas, com menos detalhes. A solidez minimalista do design desse iPhone foi mais reforçada pelo aro de aço inoxidável que circunda o aparelho e serve como antena de recepção Wifi, Bluetooth e 3G.

A coisa realmente fica interessante pra quem é detalhista, pois a execução desse aparelho é imbatível. Tive a oportunidade de brincar com o iPad e possuo um iMac de 24" e um MacBook Pro de 13" unibody, mas fiquei mais impressionado com a precisão do iPhone 4. É incrível como a Apple se mostrou eficiente ao desenvolver esse novo aparelho, e digo isso ainda de forma mais enfática por ser engenheiro de desenvolvimento de aviões e ter trabalhado com automóveis durante quase 18 anos. Só mesmo segurando o iPhone na mão pra entender o quanto a Apple cresceu nesse quesito.

Fiz algumas fotos dele, mas é difícil de representar em imagens o quanto ele é superior em acabamento em relação ao iPhone 2G e o 3G (ou 3GS, já que ele possui o conjunto mecânico do 3G). Que ele é mais fino e discreto nem preciso comentar, pois isso apareceu em tudo que é review por aí, mas as fotos que eu tirei dos 3 irmão falam por si.

post-546-1277567166_thumb.jpg

post-546-1277567186_thumb.jpg

post-546-1277567201_thumb.jpg

Falando um pouco sobre desempenho, ele se assemelha muito ao iPad, em parte por possuir o tal A4 como unidade de processamento. Esse processador faz o iOS 4 responder quase que instantaneamente ao toque na tela. A impressão de resposta dele é incomparável com a do iPhone 3G, modelo que eu usei até então.

A coisa não fica aparentemente só aí, pois o consumo dele tem se mostrado muito mais eficiente do que o do 3G. Quando digo mais eficiente, quero dizer bem mais eficiente, pois ontem usei o iPhone 4 exaustivamente com Wifi, 3G, vídeos, internet, fotos, telefonemas, bluetooth e quase todos os apps que tenho. Isso desde 7:30 da manhã até quase 2:00 da manhã, e a bateria ainda mostrava mais de 30% de carga! Com o iPhone 3G a coisa é bem mais feia, e a bateria teria entrado na reserva fatalmente lá pela meia noite.

Os meios de transmissão de dados funcionam eficientemente (Wifi, Bluetooth, 3G) até onde pude comprovar. Navegação via Wifi e 3G são ótimas, e também bem mais rápidas do que no iPhone 3G, mas não sei dizer se isso é somente pelo desempenho melhor como um todo, ou se o Wifi protocolo "n" também ajuda. Ainda não conectei um teclado bluetooth nele, mas usei o iPhone com o sistema bluetooth do meu BMW e ele funcionou perfeitamente, logo na primeira tentativa. A qualidade de áudio via bluetooth não mudou a ponto de eu perceber alguma coisa.

A camera dele é um espetáculo à parte: eu nunca achei que camera de celular fosse digna de confiança, mas começo a mudar de opinião. Ela é realmente muito boa, tanto para fotos quanto para vídeos. Eu uso uma camera Canon IXUS 120IS, que gosto muito, mas já dá pra pensar em deixá-la em casa em algumas ocasiões, pois o iPhone manda bem nesse quesito, principalmente em fotos externas.

Falando um pouco sobre desempenho do iOS4 nele, só posso dizer que estou muito impressionado. Ele é, como eu havia mencionado antes, rápido e responsivo, bem similar ao iPad. A título de comparação, resolvi cronometrar o tempo que leva pra abrir um app pesado no iPhone 4, em comparação com o iPhone 3G. O app usado no teste foi o TomTom West-Europa.

O iPhone 3G levou 27 segundos pra abrir o app (usando iOS4) e o iPhone 4 levou 8 segundos! Acho que isso dá pra dar uma impressão do quanto o iPhone 4 é rápido.

Sobre a qualidade da tela do iPhone 4 não há mais muito o que se falar: ela é simplesmente arrebatadora. Pra quem, da mesma maneira que eu, achava a tela do iPhone boa até então, uma ótima notícia: melhorou ainda mais, e isso é perceptível! Não é aquele tipo de melhora que só serve pra decorar brochuras de propaganda, e sim algo que qualquer leigo nota ao bater o olho.

post-546-1277567223_thumb.jpg

Indo agora ao ponto que todos andam curiosos: o canto esquerdo inferior, aonde a junção das duas antenas ocorre, e o motivo de tantos comentários na internet afora...

A tal queda de sinal ocorre realmente, se o usuário permanecer com a mão ou o dedo entre as duas antenas. Até agora, no entanto, ela não foi suficiente pra derrubar totalmente o sinal no meu iPhone 4.

O sinal do Wifi e bluetooth permanecem sólidos, ou seja, o contato com as mãos só reduz o sinal da rede 3G. Mesmo assim, como eu mencionei, não consigo ver isso como um problema que faça o iPhone ser menos atraente. Se isso é algo que eu nunca havia notado no iPhone 3G antes, no iPhone 4 eu só notei depois de ter lido a respeito no Engadget.

Levando tudo isso em consideração, acho que o iPhone 4 tem muitas qualidades que farão dele o produto mais bem sucedido da Apple de todos os tempos, e o motivo de muita preocupação para a concorrência. Ele é de longe o aparelho celular mais bonito e robusto que eu já vi, e um dos produtos Apple mais bem acabados, se não o mais bem executado de todos.

Acho que é isso que eu tenho pra contar agora. No decorrer dos dias serei capaz de postar mais sobre o iPhone, mas já posso afirmar com convicção que a aquisição valeu demais a pena. Espero que tenham gostado desse mini-review. ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 16
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Beleza de review Electro. Me diga uma coisa, o pessoal tava falando que nao é mais possivel distinguir apenas pelo tato se o aparelho esta de costas ou de frente quando colocado no seu bolso. Eu tenho mania de colocar meu iPhone com a tela virada para o meu corpo quando coloco ele no bolso, por isso a pergunta.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo review Electro. Eu ainda não tinha noção como o iPhone 4 tinha ficado tão compacto. Os caras simplesmente fizeram um produto superior.

Cada vez mais tenho falado com pessoas e ninguém está tendo problemas com a recepção. Aparentemente há uma queda sim, mas nada que realmente seja um ponto negativo para seu funcionamento.

Parece que aquilo que eu tinha falado de que 100 pessoas reclamando se destacam muito mais que 10000 satisfeitas e quietas, bem, era verdade então. E eu fico muito feliz com isso.

Mal posso esperar para por as mãos no meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste hoje com o TomTom. Pra quem tem dúvidas sobre a eficiência das antenas do iPhone 4, o TomTom funcionou exponencialmente melhor que no iPhone 3G.

Além de abrir muito mais rápido, como eu havia mencionado no meu review, o TomTom encontra o sinal rapidamente e de primeira.

A indicação da rota é nitidamente mais precisa, sem dar aquelas travadinhas de procurando o sinal. Só perde-se o sinal quando se entra num túnel, mas mesmo assim o iPhone inteligentemente continua a mostrar a rota.

E claro, o multitasking do TomTom já está funcionando após um update que saiu na semana passada: ao colocar a tela do iPhone em repouso, a rota continua sendo indicada pelo speaker, e ainda existe a possibilidade de ouvir músicas da biblioteca do iPod App enquanto a rota é dada.

Todo o teste foi feito sem ajuda do suporte de fixação da TomTom, ou seja, só a antena e receptor do iPhone foram usados. E o iPhone ficou o tempo todo no banco do motorista, no meio das minhas pernas (hehe). Em momento algum ele denotou qualquer perda de sinal, a não ser quando eu entrei num túnel de 4km de comprimento!

Tá sensacional esse iPhone!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste hoje com o TomTom. Pra quem tem dúvidas sobre a eficiência das antenas do iPhone 4, o TomTom funcionou exponencialmente melhor que no iPhone 3G.

Além de abrir muito mais rápido, como eu havia mencionado no meu review, o TomTom encontra o sinal rapidamente e de primeira.

A indicação da rota é nitidamente mais precisa, sem dar aquelas travadinhas de procurando o sinal. Só perde-se o sinal quando se entra num túnel, mas mesmo assim o iPhone inteligentemente continua a mostrar a rota.

E claro, o multitasking do TomTom já está funcionando após um update que saiu na semana passada: ao colocar a tela do iPhone em repouso, a rota continua sendo indicada pelo speaker, e ainda existe a possibilidade de ouvir músicas da biblioteca do iPod App enquanto a rota é dada.

Todo o teste foi feito sem ajuda do suporte de fixação da TomTom, ou seja, só a antena e receptor do iPhone foram usados. E o iPhone ficou o tempo todo no banco do motorista, no meio das minhas pernas (hehe). Em momento algum ele denotou qualquer perda de sinal, a não ser quando eu entrei num túnel de 4km de comprimento!

Tá sensacional esse iPhone!

Era de se esperar que essas antenas fossem beneficiar esses componentes, como o GPS....

ai ai... ansiedade... Setembro que não chega!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAahaha! Sou o Jobs disfarçado de ser humano, hehe!

Os botões são bem mais fáceis de manusear que os dos iPhones anteriores. Eles dão uma impressão de robustez bem maior tb.

Quanto ao vidro traseiro, não dá pra perceber muita diferença tátil. Acho que o que faz a pegada do iPhone 4 ser melhor é o fato dele ser mais quadrado e plano na parte traseira, além de obviamente ter um volume significativamente menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sensacional o review! E o melhor é que foi feito por alguém que conhecemos as opiniões... pq é difícil ler algumas coisas sem ter os parâmetros da pessoa.

Olha... em agosto/setembro se pintar a oportunidade de comprar um desses na europa, sei não... acho que ficarei mais pobre e mais feliz, paradoxalmente.

No mínimo, pelo que vi, tentarei trazer um 3gs, pra matar a vontade!

Sempre que puder, electro, vá colocando as impressões sobre o uso contínuo do seu Iphone 4... é muito importante isso.

obrigado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...