Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apple: Religião ou Marca?


fdmlub

Posts Recomendados

  • 4 semanas depois...
  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

fdmlub,

Eu já vinha notando isso, sou recente no mundo dos produtos Apple e tenho percebido que muito usuarios são "cegos" em relação a Apple.

Temos como exemplo claro o Iphone 4 que tras consigo um grave erro de projeto, mesmo assim as vendas não foram afetadas, fico me perguntando se fosse essas mesmas pessoas comprariam um outro produto não Apple que detem um erro grave.

Isso só demonstra como genial é o Jobs que consegue vender até casa pegando fogo.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fdmlub,

Eu já vinha notando isso, sou recente no mundo dos produtos Apple e tenho percebido que muito usuarios são "cegos" em relação a Apple.

Temos como exemplo claro o Iphone 4 que tras consigo um grave erro de projeto, mesmo assim as vendas não foram afetadas, fico me perguntando se fosse essas mesmas pessoas comprariam um outro produto não Apple que detem um erro grave.

Isso só demonstra como genial é o Jobs que consegue vender até casa pegando fogo.

Abs!

Na verdade ficou comprovado que não se trata de erro de projeto, mas escrever isso pela milionésima vez não adiciona nada. Produto nenhum é perfeito, nem Apple nem de outra marca.

A questão é que a Apple faz produtos melhores que as outras empresas e tem uma das histórias mais interessantes que já se viu: surgiu como uma revolução na informática, teve seu fundador mandado embora, perdeu tudo e quase quebrou, readmitiu o tal fundador e hoje é a maior empresa do vale do silício e um dos maiores patrimônios corporativos dos EUA.

Não tem nada a ver com babação de ovo. É somente admirar o óbvio, pois poucas empresas tiveram uma trajetória assim e colocaram pelo menos 5 produtos revolucionários no mercado (Apple original/ Apple II, Macintosh, iPod, iPhone e iPad). A história deles é comparável a de outros ícones da indústria, como a Ford e a introdução da produção em série (e que também tem seus admiradores).

O negócio é que toda empresa revolucionária tende a polarizar opiniões: uns tem admiração e outros ódio incondicional. E mesmo que os tais odiadores não queiram admitir, a Apple é uma das maiores formadoras de tendência no mundo em quase todos campos, pois grandes ícones são assim mesmo.

Do mesmo jeito que o VW se tornou ícone dos automóveis, a Ford o modelo industrial, a Toyota o modelo de produção enxuta ou o Google como modelo de máquina de buscas, a Apple virou modelo de inovação, design e tecnologia.

Dá pra falar disso durante uns 3 dias seguidos aqui, mas eu tô sussa, hehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou sem tempo para ler o artigo, mas estava pensando nisso hoje na rua depois que vi um carro com um adesivo da Apple, daqueles que vem com os Macs (coisa cada vez mais comum aqui em Porto Alegre). É engraçado como existe inclusive uma "identificação" entre os usuários.

Com certeza é mais do que uma marca, mas por outro lado também é menos do que uma religião.

PS: parem de dizer que o iPhone tem erro no projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o electro, apesar do Steve ter seus defeitos e quem não têm, deve ter se irritado demais com esse problema do Iphone 4. Será que não sabia?Creio que muitas cabeças rolaram por lá em Cupertino... Aquela história que foi encontrado um protótipo em um bar... tudo marketing ao meu ver. Enfim, qualidade em primeiro lugar, e isso a Apple saber fazer! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a qualidade, detalhes e Designer da Apple são insuperaveis. Estou lendo "A cabeça de Steve Jobs" e ele é genial.

Fica uma pergunta: Você compraria uma Ferrari mesmo sabendo que a mesma pode apresentar falhas no motor?

Abs!

:D

É bom o livro? Tô lendo "O fascinante império de Steve Jobs", conta como foi que a Apple surgiu, o começo fala muito da história do Woz também, recomendo!

Qualquer coisa, independente do preço, pode ter falhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou sem tempo para ler o artigo, mas estava pensando nisso hoje na rua depois que vi um carro com um adesivo da Apple, daqueles que vem com os Macs (coisa cada vez mais comum aqui em Porto Alegre). É engraçado como existe inclusive uma "identificação" entre os usuários.

Com certeza é mais do que uma marca, mas por outro lado também é menos do que uma religião.

Mês passado eu fui a Porto Alegre, vi um carro com o adesivo e pensei na hora "será o wafi?" :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom o livro? Tô lendo "O fascinante império de Steve Jobs", conta como foi que a Apple surgiu, o começo fala muito da história do Woz também, recomendo!

Qualquer coisa, independente do preço, pode ter falhas.

Oi Mathew Bom Dia!!

Quanto ao livro, A Cabeça de Steve Jobs, já o li umas 3 vezes, e toda vez eu leio por uma visão diferente, muito bom o livro! Recomendo!! A leitura é fácil e empolgante.

Editado por filipedurando
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante este tópico e o artigo sobre sobre religião ou marca!

Bem eu vou um pouco mais alem eu acho q apple e um estilo de vida kkk

como o Wafi disse a uma "identificação" entre nos admiradores da maça kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achar que os macs são caros é um erro.. Se formos ver o preço de um MacBook e compararmos com um Windows de mesma configuração, vamos notar que o Mac sai mais caro. Mas nenhum PC consegue uma câmera de qualidade como a iSight, um Trackpad multitouch (dá até pra usar como tablet, daquelas da Wacom!), até os botões do Mac têm mais qualidade!! E o que, pra mim, é mais importante: o software. O Mac OS X é o melhor SO do mercado! É esse o maior diferencial da Apple. O fato de só vender computadores com o seu sistema operacional faz a Apple ter controle sobre o hardware e sobre o software ao mesmo tempo. Por isso que o Windows e, se formos ver o lado dos smartphones, o Android tem tantos bugs. Como adaptar um sistema operacional para que ele rode em milhares de modelos de computadores diferentes? Não dá certo. A quantidade de Bugs é enorme. Já nos macs, os bugs (se é que existem) são rapidamente corrigidos, através de updates.

Editado por NetoViana
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achar que os macs são caros é um erro.. Se formos ver o preço de um MacBook e compararmos com um Windows de mesma configuração, vamos notar que o Mac sai mais caro. Mas nenhum PC consegue uma câmera de qualidade como a iSight, um Trackpad multitouch (dá até pra usar como tablet, daquelas da Wacom!), até os botões do Mac têm mais qualidade!! E o que, pra mim, é mais importante: o software. O Mac OS X é o melhor SO do mercado!

Por esses motivos que usamos Mac :)

Eu acho o seguinte: à beleza e à satisfação de usar um Mac com Mac OS não tem igual.

Mês passado eu fui a Porto Alegre, vi um carro com o adesivo e pensei na hora "será o wafi?" :P

:lol:

Meus adesivos ainda estão na caixa, mas ultimamente tenho visto pelo menos um carro com maçã por dia. Nos shoppings mais "luxuosos", então, é fácil encontrar até mais de um.

Sempre fico em dúvida se são os adesivos originais ou algum cliente do Marcelino aqui do fórum (ele vende adesivos brancos também, acho) :P

Editado por wafi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neto,

Vc não acha Mac caro??? A Apple é disparada a empresa que tem as maiores margens de lucro no segmentos que atua.

Uma prova é que a divisão de celulares da Apple vendendo uma quantidade infinitamente menor de aparelhos teve um lucro maior do que a Nokia.

Outro fato é que recetemente as operadoras Brasileiras estão com estoques altissímos de Iphones e após reclamações com a Apple a mesma ofereceu desconto de 25%, isso mesmo 25%, ou seja, PAGAMOS MUITO CARO NO PRODUTOS APPLE.

Quem são os culpados? nós mesmos que compramos e permitimos essa "bolha"

Por isso eu digo que a Apple consegue causar uma "miopia" em seus consumidorea e está mais para religião.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tópico o meu estudo da atualidade, a fidelização das marcas.

Vocês não fazem idéia do quanto que satisfaz a opinião de todos (Não precisam se preocupar, não estou usando vocês como estudo de caso, heheheheheh)

Wafi,

Quando você disse que se identificava quando via uma Maça pregada no carro, esse sentimento eu sempre tenho, mas o melhor de todos é que moro no interior de Pernambuco, e para ver uma dessas é quase um Milagre. Nós consumidores Apple, conscientemente ou inconscientemente, buscamos ao diferente, o contrário a maioria, um MacBook, iMac, iPod, e todos os produtos da Apple.

Vamos trabalhar com suposições.

Primeiro compramos um produto mais caro do que os outros, isso pode se dá por dois motivos, pela Marca, o desejo de se mostrar como uma pessoa bem sucedida, ou um usuário entendido do assunto, ou por um quesito de satisfação anterior.

Você quando compra um produto caro, basicamente você acredita que aquele produto especifico vai suprir as suas necessidades, se isso acontecer, bingo, você provavelmente vai comprar outros produtos da mesma marca, mas se não acontecer, você vai continuar sendo um consumidor avulso a particularidades.

Voltando a maçanzinha do carro, e volto a ressaltar que estamos supondo, tendo em vista que não estamos com dados de pesquisa para comprovar.

Se nós buscamos o diferente, sofremos as vezes algum tipo de preconceito, como por exemplo: (Ah, Filipe comprou um MacBook só para se amostrar.), muitas vezes nossos argumentos não são o suficiente para convencer certas pessoas de que nós compramos aquele certo produto por um determinado motivo, e nos sentimos as vezes isolados, excluidos da maioria.

Como todo ser humano, precisamos viver em grupos, buscamos outras pessoas que se assemelham a nos no quesito de comportamento, ao ver aquela maçã no carro, o seu cerebro diz: "não sou tão diferente assim, existem pessoas que pensam a mesma coisa que eu". E esse pensamento, nos conforta. É um eterno paradoxo, nós buscamos nos diferenciar, mas ao mesmo tempo precisamos nos sentir agrupados.

--

Ao Xcorex,

Essa Miopia que você fala de fato vem de nós mesmos, mas não acontece apenas com produtos da Apple, acontece com qualquer tipo de produto.

Ano passado eu terminei uma pesquisa com consumidores de uma determinada marca de roupas, de alto valor percebido e de custo. Uma das principais questões que interpretei foi justamente essa que você falou: A percepção de Barato, Justo e Caro.

E isso é quase uma equação, por exemplo:

Você está com muita sede, antes disso você viu um comercial de um refrigerante novo e isso lhe despertou a curiosidade, você compra esse produto que é mais "caro" do que os outros, e você espera que ele faça o que a propaganda diz, e melhor, mate sua sede.

Se ele fizer o que é promovido, BINGO, ele atingiu usas expectativas. Você passa a considerar não um produto caro, mas um produto justo.

É claro que existem várias outras vertentes para isso, mas esse é apenas um caso genérico.

Para você atribuir o preço de Barato, você precisa acreditar que, além do produto atingir usas expectativas, ele tem que dá uma sensação de que você ganhou alguma coisa, ou seja, você comprou aquele refrigerante que você já considerava justo, e ainda ganhou um brinde. Para você, o refrigerante saiu barato, já que pagou por uma coisa e saiu com duas.

--

Bom, eu não vou finalizar esse meu pensamento, por que acredito que essa discussão ainda tem muito a enriquecer, e então o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Para mim não é religião...

Se prestar eu uso, se não prestar...

Utilizo computadores e parafernálias tecnológicas profissionalmente (não jogo em computadores).

Apesar disso, substituí todos os meus produtos por Mac a alguns anos.

Motivos: Superioridade tecnológica, facilidade, beleza, prazer.

Hoje, buscando um MAIOR poder de processamento (e não podendo investir R$ 16.000,00 num MacPRO Top de Linha), acabei cedendo novamente a um PC.

Mas o detalhe é que eu montei pessoalmente o PC, escolhendo apenas componentes Top de qualidade e gastei em tudo o mesmo preço que pagaria em um MacBook Pro de entrada de linha (vide PC na minha assinatura).

O melhor de tudo vem no final: me habituei com a facilidade e consistência do MacOS, tanto que transformei esse meu PC em um HACKINTOSH... meti-lhe um OSX Snow Leopard e estou feliz da vida...

Windows, nunca mais. Com fé em Deus!

....................

A propósito, ViNagahori...

Prêmio "Pá de Ouro" pra você

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...