Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MACs continuam seguros?


Posts Recomendados

Olá, fiquei em dúvida quanto à área para postar este tópico. Minha intenção não é promover rixas ou comparações banais com depoimentos emocionados e muitas vezes pouco coerentes.

Uso MACs há muuitos anos, e para o uso que faço, não penso que haja outra plataforma superior no mercado.

No entanto, tenho pensado muito no que tange especificamente à segurança do sistema. Existe um visível crescimento nas vendas de produtos apple, incluindo macs. O MAC era um sistema que ficava escondidinha e entregava poucos atrativos para criação de virus e afins há algum tempo. Hoje isso mudou, sobretudo em função dos ipods, ipads e iphones, que criaram mais visibilidade e peso para a marca, e acabaram também por alavancar as vendas e popularização das maquinas com o MAC OSX; muitos donos desses gadgets também acabam aderindo aos MACs.

Isso é ótimo, mas o que dizer dessa plataforma no que tange sua segurança, visto que , em se popularizando cada vez mais, ainda assim não usa nenhum tipo de proteção ativa contra possíveis ataques danosos? É possível considerá-la tão segura hoje quanto se ventilava há alguns anos?

Quero dizer que NUNCA tive problemas relacionados à segurança dos meus ibooks e macbooks, nem nunca usei antivirus ou coisa do tipo, mas quero aproveitar e colocar esta reportagem que saiu hoje na Folha de São Paulo para sustentar um pouco oque digo a respeito desse assunto.

http://www1.folha.uol.com.br/tec/771055-pr...relatorio.shtml

Especulação? Guerra entre concorrentes?Quebra de paradigma?

Pouco me interessa qual plataforma é mais segura. Quero saber simplesmente se nossos queridos MACs continuam seguros como antes!

O que acham?

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Tá bem inseguro mesmo- aqui já invadiram 3 ou vezes essa semana. Deve ser pq tá vendendo demais.

Só isso? aqui invadem tanto meu MBP que está mais lotado que ônibus de transporte público.

---

Não sou analista, mas... sinceramente, tenho certeza que o Mac OS hoje é tão seguro quanto era no início da década. Acredito que o sistema nunca evoluiu tanto nesse quesito. Nem nunca seguiu recomendações que muitos analistas de segurança recomendam para qualquer sistema.

Mas e daí? Nunca ouvi nenhuma queixa de quem usa o sistema. Seja de pessoas, ou até empresas.

Assim como no Windows, a maior parte dos problemas são de aplicativos de terceiros. A diferença é que a "pouca" segurança aplicada no Mac OS é o suficiente para deixar os usuários bem abrigados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é quando populariza, dai tu ve o povão usando que nao sabe nem clicar no mouse, dai temos problemas mesmo. Devia ser mais restrito quem pudesse usar.

É, o problema é que eles não podem restringir o uso... Mas sinceramente, na época que eu comprei o meu primeiro Mac, os produtos da Apple eram os Bentleys do mundo da computação, e pensei que como a Bentley, a Apple não deixaria seu produto "cair" de nível... Espero que a Apple olhe e veja um modo de se manter uma Bentley, sem sombra de estar vendendo um Fusca com cara de Bentley...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A apple coloca o preço como fator impeditivo... a restrição acaba sendo financeira...

É o que muitas casas noturnas fazem para evitar a "chinelagem", colocam um belo preço para entrar.

Gosto disso... diminui muito a quantidade de brigas... etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que muitas casas noturnas fazem para evitar a "chinelagem", colocam um belo preço para entrar.

Gosto disso... diminui muito a quantidade de brigas... etc...

Só casas de festa? IPTU e preço de imóvel tem exemplo melhor?

Editado por NickoO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só casas de festa? IPTU e preço de imóvel tem exemplo melhor?

Ai a gente entra em uma esfera tributável... não se pode determinar pelo valor do imposto, pq o valor do imposto está diretamente ligado ao valor do bem... ou seja, voltamos ao ponto anterior, o valor do bem (no caso, o preço de compra de um apartamente na Vieira Souto por exemplo) é que é impeditivo... se você é rico o suficiente pra comprar um apartamento desses quer dizer que você pode pagar o imposto que é cobrado por ele... tal qual carro e IPVA...

acho que esse tópico está saindo um pouco do tema! huahuahuahauhaua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... a "intrusão digital" é a culpada disso. Como o próprio rapaz que criou o tópico ( menininho, menininho, chama o papai ou a mamãe para levar uma chinelada ), a pessoa que usa, se não tem diferimento de que/e como usar, dá acesso completo ao O.S. ( na plataforma Microsoft começou um pouco a mudar este uso com a pessoa ter que efetuar o uso de perfil administrativo para instalar coisas, mas ainda continua falho, bem diferente do Mac OS ).

Fora este, até eu instalar um programa pirata, digitar a senha de administrador do Mac OS, desculpe vai demorar e muito para o Mac OS aqui ficar com alguma coisa....

Como disse: Maledeta "Intrusão digital" ( não é inclusão, intrusão é melhor )......

Editado por Dan Cautella
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Dan Cautella.

Acho gramaticalmente confusa sua colocação, e pouco esclarecedora do ponto de vista de conteúdo. Explique melhor o que quer dizer com `intrusão digital`?

Creio que isso foge um pouco do que deve ser discutido de fato. Não se pode limitar o uso de um equipamento que foi projetado com intuito único de ser vendido. Não estamos falando de obras de arte raríssimas ou coisa do tipo, mas sim de um produto de tecnologia destinado às massas, queira ou não. Isso ja acontece nos EUA e boa parte da europa, e está começando aqui no Brasil também. As vendas estão aumentando, é só reparar no aumento de cadastrados aqui no macmagazine, por exemplo. Boa parte se cadastrou esse ano.

Desde quando você tem MAC?Ano passado comprou o primeiro?

Se MAC já foi um produto para muito poucos em função do preço (e de fato era quando comprei o meu primeiro em 2000), hoje e cada vez mais irão se popularizar, e a discussão é até que ponto isso pode, como alguns relatos tem indicado, afetar a segurança do sistema. Não se trata de DISCERNIMENTO de quem usa (só corrigindo o que você escreveu, DIFERIMENTO é o ato de ADIAR), mas de fato quais as armas do sistema para se proteger no cenário atual, diferente do que havia anos atrás, em que pouca gente tinha porque era caro, portanto pouco atrativo para quem cria pragas virtuais.

P.S - MACs ainda são equipamentos caros, bem mais caros que concorrentes semelhantes, mas numa sociedade como a nossa, com alto crescimento econômico, pessoas que não tinham acesso passam a ter. Concordo que o brasileiro médio é muito pouco instruído a respeito de qualquer tecnologia, e certamente esse mesmo brasileiro médio ainda não tem MAC. Mas vejo com bons olhos o fato de isso estar mudando.

Abraços cordiais :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Na revista MAC+ edição 37 tem uma matéria especial sobre segurança e achei muito interessante que a coloquei no blog e como novato, já providenciei de ajsutar o meu mac, nunca se sabe.... Não tenho o windows no mac e nem pretendo ter...já é um grande avanço para barrar vírus e demais intrusos. segue o link para quem quiser dar uma espiada:http://macmais.terra.com.br/materias/seu-mac-esta-protegido/ :D

Editado por macsaber
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na revista MAC+ edição 37 tem uma matéria especial sobre segurança e achei muito interessante que a coloquei no blog e como novato, já providenciei de ajsutar o meu mac, nunca se sabe.... Não tenho o windows no mac e nem pretendo ter...já é um grande avanço para barrar vírus e demais intrusos. segue o link para quem quiser dar uma espiada:http://macmais.terra.com.br/materias/seu-mac-esta-protegido/ ;)

Não siga a dica do Firewall, se você não tem motivos para isso, nem usa modens 3G todo o tempo. Ligar um Firewall é um belo desperdício em 99,9% dos de rede doméstica.

AntiVírus(Anti-Malwares)? Só se você tiver programas piratas no Mac ou Windows na rede(e quiser ajudar que as outras máquinas continuem limpas).

---

No Windows eu só não recomendo desligar o Firewall porque o vai-e-vem de malwares ocorrem de inúmeras maneiras, todo o tempo. Então o Firewall já não fará diferença nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não siga a dica do Firewall, se você não tem motivos para isso, nem usa modens 3G todo o tempo. Ligar um Firewall é um belo desperdício em 99,9% dos de rede doméstica.

AntiVírus(Anti-Malwares)? Só se você tiver programas piratas no Mac ou Windows na rede(e quiser ajudar que as outras máquinas continuem limpas).

---

No Windows eu só não recomendo desligar o Firewall porque o vai-e-vem de malwares ocorrem de inúmeras maneiras, todo o tempo. Então o Firewall já não fará diferença nenhuma.

Não entendi Gabriel. Vc acha melhor deixar o Firewaal desligado? Mesmo para quem acessa a internet? E quanto a criação de outro perfil de usuário deixando um como adm e o outro como padrão? Ou seja, o de perfil adm seria para instalar programas e o de padrão para uso normal. Na verdade apesar de ter feito isso não gosto, prefiro ligar o mac e entrar direto no sistema. O que aconselha, já que possui mais experiência?

Editado por macsaber
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi Gabriel. Vc acha melhor deixar o Firewaal desligado? Mesmo para quem acessa a internet? E quanto a criação de outro perfil de usuário deixando um como adm e o outro como padrão? Ou seja, o de perfil adm seria para instalar programas e o de padrão para uso normal. Na verdade apesar de ter feito isso não gosto, prefiro ligar o mac e entrar direto no sistema. O que aconselha, já que possui mais experiência?

Essa parte de evitar usar a conta admin acho totalmente desnecessária, só pela incomodação de ter que trocar de usuários para instalar programas eu já considero inviável.

Pessoalmente, não acho necessário ter toda essa preocupação com segurança. Claro que o Mac não é perfeito e é possível que tenha brechas de segurança, mas ainda é um sistema bem menos visado e praticamente não existem vírus (são poucos, que são transmitidos junto com programas piratas para Mac e viram até notícia quando surgem, de tão raros que são), então não precisamos ter toda essa paranóia de Win user.

Aqui também deixo o Firewall desligado, e uso intensivamente a internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Firewall desligado aqui desde sempre... e uso a internet 100% do tempo. É a maior besteira ligar um Firewall, quando se é um usuário comum atrás de um roteador nas configurações padrão.

Como eu disse, Firewall só em casos específicos.

Contas especiais para instalar programas são desnecessários. Todo malware no Mac - se algum dia você se deparar com um - irá pedir senha de administrador para funcionar, mesmo estando na conta de administrador... assim como todos os programas que alteram o sistema pedem senhas.

Tem uma regra que é válida para todos usuários, seja de qualquer sistema: Não seja paranóico, mas esteja sempre atento!

Seguindo isso, você pode esquecer anti-vírus até no Windows - claro que isso é após algumas configurações, tal como desativar a reprodução automática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...