Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Boa prática de backup no Time Machine - qual?


NicholasPufal

Posts Recomendados

Estava pesquisando aqui, e fazendo experiências...

Se faz realmente necessário eu copiar todo o meu HD (todo o Macintosh HD) usando o Time Machine? Para efeitos de informações essenciais, copiando apenas o meu usuário completo basta?

Eu notei que alguns programas - como o iCal - não tem mais seu profile dentro do meu usuário.

Conforme inclusive comentei em outro tópico (a dúvida é outra, apesar de usar o mesmo tema - e por isso abri outro tópico) meu interesse é apenas ter todos os dados dos meus aplicativos.

A vantagem em mandar todo o HD via Time Machine é a de restauração completa depois? Com um clique - em tendo todo ele no HD - eu consigo restaurar todos os meus programas instalados atualmente, além das suas configurações? É isso?

Eu li no site da Apple, mas eles apresentam o B-A-BA da coisa apenas. Se procurei mal, por favor, alguém me aponta o que não vi lá.

Valeu

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 15
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Estava pesquisando aqui, e fazendo experiências...

Se faz realmente necessário eu copiar todo o meu HD (todo o Macintosh HD) usando o Time Machine? Para efeitos de informações essenciais, copiando apenas o meu usuário completo basta?

Eu notei que alguns programas - como o iCal - não tem mais seu profile dentro do meu usuário.

Conforme inclusive comentei em outro tópico (a dúvida é outra, apesar de usar o mesmo tema - e por isso abri outro tópico) meu interesse é apenas ter todos os dados dos meus aplicativos.

A vantagem em mandar todo o HD via Time Machine é a de restauração completa depois? Com um clique - em tendo todo ele no HD - eu consigo restaurar todos os meus programas instalados atualmente, além das suas configurações? É isso?

Eu li no site da Apple, mas eles apresentam o B-A-BA da coisa apenas. Se procurei mal, por favor, alguém me aponta o que não vi lá.

Valeu

Abraços

Se você fizer backup do hd todo, você poderá recuperar o sistema exatamente como está através do disco de instalação do MacOS.

Se fizer backup só da sua pasta home, você terá que reinstalar o sistema e todos os programas, mas as configurações dos programas se recuperará.

Agora um detalhe, as preferências estarem em /Users/usuario/Library/Preferences é apenas uma convenção. Pode haver programas que não guardam informações desta maneira (talvez como o iCal que você citou) e você terá que analisar cada caso.

O jeito mais fácil (e é o que eu uso) é deixar ele fazer backup de tudo, tendo em vista o preço baixo de hds hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Time Machine copia tudo.

Então você pode restaurar as coisas do jeito que quiser: tudo; usuários inteiros; arquivos individuais.

O Time Machine é muito simples, você ativa e esquece. No meu ponto de vista, não precisa saber mais nada.

---

Até onde eu sei não há desvantagens nele(pois não pode dizer que fazer backup de tudo é uma desvantagem), mas quem procura por algo específico, pode encontrar outras soluções mais adequadas.

Não sei se respondi sua dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel e Alex,

valeu o retorno.

Eu acho que vou deixar ele fazer de tudo mesmo. Melhor prevenir do que remediar - backup nunca é demais.

Queria simplificar para ocupar menos espaço no meu HD, na hora de fazer backup.

Só para fins de informação: o meu Mac HD tá com capacidade de 270GB - o resto alocado pro Boot Camp, que não me interessa. O meu HD externo tem 500GB. Acho que estou tentando achar fio de cabelo em ovo, pq tenho quase o dobro disponível para backup - e com as minhas apps + o meu user, o total em backup dá uns 55GB. Ele indexa isso tudo, verifica alterações, e grava apenas os novos - como um repositório, certo?

É, se for esse o funcionamento, tô com espaço de sobra e complicando - e para mim ter backup de até 1 mês já estaria ótimo.

Valeu!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel e Alex,

valeu o retorno.

Eu acho que vou deixar ele fazer de tudo mesmo. Melhor prevenir do que remediar - backup nunca é demais.

Queria simplificar para ocupar menos espaço no meu HD, na hora de fazer backup.

Só para fins de informação: o meu Mac HD tá com capacidade de 270GB - o resto alocado pro Boot Camp, que não me interessa. O meu HD externo tem 500GB. Acho que estou tentando achar fio de cabelo em ovo, pq tenho quase o dobro disponível para backup - e com as minhas apps + o meu user, o total em backup dá uns 55GB. Ele indexa isso tudo, verifica alterações, e grava apenas os novos - como um repositório, certo?

É, se for esse o funcionamento, tô com espaço de sobra e complicando - e para mim ter backup de até 1 mês já estaria ótimo.

Valeu!

Abraços

Você só tem 55gb ocupados? Eu tenho uns 200gb ocupados e faço backup num hd de 500gb, tenho em torno de 100gb livres ainda no hd externo e com backup desde 24 de dezembro!

O Time Machine só copia o que foi modificado, economizando espaço. Você verá que no primeiro backup, demorará bastante, mas os próximos serão bem rápidos.

Fica tranquilo e bota ele pra copiar tudo, como você disse, melhor prevenir do que remediar ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho importante deixar claro que você pode optar em selecionar diretórios específicos para que não seja feito o backup.

Por exemplo:

No meu Time Machine eu configurei para não fazer o Backup das pastas (Libary, System e Applications).

Basicamente ele controla só o backup da minha pasta de usuário, ou seja, documentos, imagens, videos, desktop, etc...

Para mim manter o Backup de Aplicativos não faz sentido uma vez que tenho todos eles salvos em outro disco.

Então em caso de formatação eu reinstalo tudo.

[]'s

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim manter o Backup de Aplicativos não faz sentido uma vez que tenho todos eles salvos em outro disco.

Então em caso de formatação eu reinstalo tudo.

[]'s

Rodrigo

Mas a vantagem é justamente não precisar reinstalar tudo...

Eu troquei o HD original do meu Mini por outro, rodei o Time Machine e não precisei fazer mais nada, tudo ficou igual a antes.... economizei algumas horas que gastaria tendo que reinstalar os aplicativos e configurar um por um...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsorelli, minha idéia inicial era exatamente essa. Eu até tinha configurado o TM assim. Mas aí comecei, por curiosidade, a procurar pelo profile (configs) de cada um dos programas que me importam. Resultado: não achei o Filezilla nem o iCal. Não faço a mínima idéia onde esses dois guardam suas configurações.

Então, por via das dúvidas, eu vou deixar fazendo backup de tudo. Aí é garantido que de algum lugar essas preferências virão.

Mas concordo com o teu pensamento.

O que acontece também, é que eu não sabia que o TM consumia tão pouco espaço do HD. Achei que fazendo backup de tudo (dos 60GB-70GB utilizados do meu Mac HD) teria rapidinho preenchido esse espaço. Pelos comentários, vi que não é bem assim, e que tenho espaço de sobra.

Até durmo mais tranqüilo ;)

Só aproveitando o tópico, uma outra dúvida: se eu formatar, qual a vantagem de copiar tudo de volta via Time Machine? Quero dizer... Se formata com a finalidade de deixar o sistema "como novo", zero bala. Em puxando tudo de volta, não vai deixar uma instalação limpa "poluída"?

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsorelli, minha idéia inicial era exatamente essa. Eu até tinha configurado o TM assim. Mas aí comecei, por curiosidade, a procurar pelo profile (configs) de cada um dos programas que me importam. Resultado: não achei o Filezilla nem o iCal. Não faço a mínima idéia onde esses dois guardam suas configurações.

Então, por via das dúvidas, eu vou deixar fazendo backup de tudo. Aí é garantido que de algum lugar essas preferências virão.

Mas concordo com o teu pensamento.

O que acontece também, é que eu não sabia que o TM consumia tão pouco espaço do HD. Achei que fazendo backup de tudo (dos 60GB-70GB utilizados do meu Mac HD) teria rapidinho preenchido esse espaço. Pelos comentários, vi que não é bem assim, e que tenho espaço de sobra.

Até durmo mais tranqüilo :D

Só aproveitando o tópico, uma outra dúvida: se eu formatar, qual a vantagem de copiar tudo de volta via Time Machine? Quero dizer... Se formata com a finalidade de deixar o sistema "como novo", zero bala. Em puxando tudo de volta, não vai deixar uma instalação limpa "poluída"?

Se você quer reinstalar o sistema do zero, limpando tudo, aí não tem jeito, é fazer tudo na mão mesmo.

Agora se por exemplo o hd do seu mac estragar, corromper o sistema de arquivos ou outro problema grave no sistema acontecer, você pode recuperar tudo como tava antes apenas restaurando o backup e poupando tempo ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsorelli, minha idéia inicial era exatamente essa. Eu até tinha configurado o TM assim. Mas aí comecei, por curiosidade, a procurar pelo profile (configs) de cada um dos programas que me importam. Resultado: não achei o Filezilla nem o iCal. Não faço a mínima idéia onde esses dois guardam suas configurações.

Então, por via das dúvidas, eu vou deixar fazendo backup de tudo. Aí é garantido que de algum lugar essas preferências virão.

Mas concordo com o teu pensamento.

O que acontece também, é que eu não sabia que o TM consumia tão pouco espaço do HD. Achei que fazendo backup de tudo (dos 60GB-70GB utilizados do meu Mac HD) teria rapidinho preenchido esse espaço. Pelos comentários, vi que não é bem assim, e que tenho espaço de sobra.

Até durmo mais tranqüilo ;)

Só aproveitando o tópico, uma outra dúvida: se eu formatar, qual a vantagem de copiar tudo de volta via Time Machine? Quero dizer... Se formata com a finalidade de deixar o sistema "como novo", zero bala. Em puxando tudo de volta, não vai deixar uma instalação limpa "poluída"?

Você pode formatar, instalar limpo, e recuperar apenas o que precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...