Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Review do MacBook White Unibody 2009


zemahon

Posts Recomendados

Bom dia pessoal. Pois bem: ano passado eu comprei um MacBook White Unibody, logo quando saiu, em outubro. Foi meu primeiro Mac “de verdade” (tive experiências com um iBook G3 antes, que passou um tempo aqui em casa) e, desde então, passei a ter vários tipos de relação com ele.

4918730572_c53709cf92_z.jpg

Ok José, mas por que você só veio escrever o seu review agora, em torno de 10 meses depois? Porquê eu acho inútil fazer este tipo de texto logo no primeiro mês de uso. É normal algumas pessoas, usuários básicos, mas a fim de fazer coisas bem feitas que usuários básicos de Windows não fariam, passar muitos anos com um Mac. Por muitos anos leia-se 6-8 (ou quem sabe até mais). Levando isto em consideração, acredito que com 10 meses já é possível ter uma idéia de como vão ser os próximos 4-5, se a performance não cair.

Como assim, “se a performance não cair”? Bem, eu tenho um iPhone 3G. Logo quando comprei o bixinho, ele era rápido. Muito rápido. O iPod.app abria extremamente rápido, assim como Settings. Isso foi nos idos de 2008, com o sistema 2.0. Hoje, com o 4.0, não posso dizer a mesma coisa. Não é tão grave como vejo em vídeos por aí, mas mesmo assim é algo que eu não me acostumei ainda. E é este o medo que eu tenho com o Mac.

Mas, como diria meu amigo Jason (o da serra elétrica mesmo), vamos por partes. Quando meu MacBook chegou, ele vinha com o Mac OS X 10.6.1. Se o 10.6 tinha algum problema grave, corrigido no 6.1, então eu não vi. E até agora também não vi bug algum no sistema, como alguns relatam. Na maior parte do tempo ele se mantêm estável e redondo. Pelo menos uma vez por dia eu me encontro em uma situação que, depois de uma tarefa pesada (colocar 5 mil fotos no iPod Classic, sem ter um cache otimizado antes, por exemplo) ele fica extremamente lento, mesmo depois da conclusão do processo. Reiniciar resolve, e assim eu me sinto como se usasse windows novamente.

O Finder é o suficiente para um usuário como eu, não cheguei a me interessar em nada mais. Abrir pastas com o ponteiro do mouse segurando algum arquivo em cima é algo extremamente útil. E quando aliado ao Exposé, pronto, é perfeito. Exposé, ah... Exposé. Ele seria, talvez, a coisa mais viciante no Mac OS X. Ativá-lo com quatro dedos no Trackpad funciona perfeitamente, e é altamente viciante ficar colocando quatro dedos para cima e para baixo no ócio. Isso é especialmente interessante por conta de que a tela não tem uma resolução monstra para colocar várias janelas ao mesmo tempo. Eu sou uma pessoa jovem, apenas 18 anos, mas tenho mãos de criança. Com estas minhas mãos percebo que o Trackpad eventualmente pode se tornar pequeno de mais (por mais que seja gigante) para algumas pessoas com mãos maiores. Isso por que ações de quatro dedos executadas com os dedos juntos um do outro não são reconhecidas, apenas bastante espaçados, então tenha em mente isto.

E lá estou eu abrindo o Dashboard de cinco em cinco minutos. Só tenho um Widget instalado, que não seja dos padrões. É apenas um contados de dias e horas para um evento específico. Junto com ele estão previsão do tempo, bolsa de valores, calendário, relógio, conversor, tradutor e calculadora. Todos cabem e ainda sobra espaço para o dobro. Mas, eventualmente, a tela pode se mostrar pequena quando se tende a colocar um WebClip, ou algo de tamanho maior.

Aquele barulho de quando um Email chega que o Mail faz é de me deixar com um sorriso imenso na boca. Adoro email. Se você, assim como eu, usa a interface web de seu email no Windows, passará a mudar completamente o hábito com o Mail do Mac OS X. Ele é um aplicativo completo, ao menos para mim. Todos os meus emails chegam no destinatário e vice versa. Coisa simples, de ter que mandar um email, não costumava funcionar direito com o Evolution no Linux (aonde eu *tentei* usar um cliente de email). O Stationary é ótimo. Fazer cartões funciona muito bem, e fiquei feliz em saber que eles aumentam de tamanho a medida que você escreve. Minha conta é Gmail e eu tive vários problemas no inicio com ela. Como ela usava imap, meus emails ficavam mudando de caixas locais para servidor de uma forma inconsistente. Simplesmente *não* funcionava. Então mudei para Pop e até hoje estou feliz e me dando bem com tudo.

Até agora o Safari não me deixou na mão. Acredito que todos que usam Windows já conheçam o App, mas tenha em mente uma coisa: No Mac ele é muito melhor. Tudo é bem mais rápido, em especial javascript. Sabia disso por que a Apple alardeava muito, mas não tive como não me impressionar quando peguei ele para usar no dia-a-dia. E agora, com plugins, a coisa ficou bem mais interessante.

4918150869_9d058b7875_z.jpg

Eu sou um usuário bem básico do iCal. Tenho apenas o meu calendário pessoal, para não me esquecer de datas importantes, um com feriados brasileiros que baixei do próprio site da Apple e um com lançamento de games para Wii/Xbox 360/DS. Nisso ele funciona muito bem, embora pareça confuso no início. Meu Adress Book é bem desorganizado. Para mim, tendo o telefone e email da pessoa lá já tá bom. O único cartão mais organizado, com Website, endereço,... é o da minha namorada, e olhe lá. No geral são os apps que abrem mais rápido do sistema, e nem ligo de deixar aberto.

É bem comum deixar vários apps abertos ao mesmo tempo. Normalmente eu tenho 13 abertos. Mesmo com tudo isto o sistema roda muito bem. A maioria são leves, exceto iTunes, Safari e Pixelmator. Este último é bom ressaltar por que ele utiliza, na grande maioria do tempo, a sua placa de vídeo para realizar ações diversas. Isso é bom e ruim: ele libera o processador para outros processos, mas como a placa de vídeo do meu MacBook (9400m) não é lá essas coisas, o Pixelmator em si acaba se tornando lento.

Por falar em placa de vídeo: Ela não é essas coisas. É engraçado dizer, mas as animações do iBook G3 que tive a chance de brincar eram MUITO mais rápidas que a do meu MacBook, mesmo com os dois usando o sistema que veio de fábrica. Motivo de animações lentas? A Dock. Quando em tamanho grande, ocupando margem toda da tela, tudo é bem travadinho. Nada chega a ser lento, mas dá para ver engasgos. Sou muito chato nisto. Quando diminuída, ou utilizada nos lados ou em “modo 2D”, tudo fica rápido e lindo de novo. Estranho. A atualização de drivers de agosto melhorou um pouco, mas não foi lá muita coisa. E quando você desconecta o MagSafe então, fica tudo muito mais lento. Isso é para fazer a bateria durar mais, mas é bem perceptível.

A tela dele é linda. Se existe algum problema com a quantidade de cores que ela reproduz, eu não percebi. A qualidade da tela cai consideravelmente quando vista de uma forma que não seja de frente. Engraçado que eu notei que, se você ativar o exposé nessas situações, perceberá que tudo fica visível novamente. Surreal, eu sei, mas vale a pena dar um teste com o seu neste exato momento e conferir.

O corpo do MacBook é lindo. Muito fácil de arranhar (embora você nem perceba os arranhões) e mostra a poeira acumulada que é impressionante, mas mesmo assim não muda a sua beleza. Só escolhi o modelo branco, na época, por que eu acho o Design dele lindo. Quando a tela é refletida no corpo do MacBook, você vai entender o que eu estou dizendo. É mais pesado do que eu imaginei, e mais grosso também, mas não muda o fato dele ser fino e leve. Se é que você me entendeu. A falta de um receptor infra-vermelho me fez falta inúmeras vezes, mas se você tem um iPhone/iPod Touch instale o HippoRemote. É grátis, não precisa de software adicional no seu Mac (usando apenas o Screen Sharing) e funciona muito bem. Mas parando de fazer propaganda do HR e falando um pouco sobre o FireWire: se você é um usuário comum, desencane. Não vi motivos de o ter, e você também não terá. O FrontRow funciona bem na maior parte do tempo, mas insiste em colocar alguns Music Videos na parte de Movies. Fora isso, só um controle remoto para ficar perfeito.

4918140333_1e8d53df41_z.jpg

Todos (leia-se sem exceções) os Apps do iLife são lentos. iMovie, na maioria das vezes, é impraticável para editar um vídeo que, no final, terá 3-5 minutos com resolução SD. iPhoto é o mais rápido, mas mesmo assim é um bocado lento para rolar em uma foto, nada suave. E isso irrita. De. Mais. Os demais são lentos, mas nada insuportável. Apenas lentos. Espero que uma versão “X” deles saia em breve, assim como o Quicktime. E por falar nele, sua versão X é tudo que eu precisava. Instalei o 7 usando o DVD do Snow Leopard e comprovo: a diferença de velocidade é muito grande, e de funções também. O 7 tem muitos mais funções, mas não me vi em necessidade de usar nenhuma delas ao longo do tempo.

De Apps não padrão instalados eu tenho Things, Adium, Pixelmator, Tweetie, a suíte do iWork 09, App Cleaner, Burn, CleanMyMac, Cloud, Leech (ainda testando para saber se vou comprar), MacTracker, Plants vs. Zombies, Sky, Steam, Transmission, Vector Designer, VLC e Wii Transfer. Alguns são pagos, outros grátis. No geral a qualidade dos Apps de Mac são anos luz a frente do Windows em funções e usabilidade. Isso não se aplica a tudo, claro, mas em minhas experiências eu percebi uma diferença bastante gratificante.

O Photo Booth é extremamente divertido. É ótimo abrir meu Photo Booth e me deparar com mais de 300 fotos que tirei ao longos dos 10 meses com meus amigos. Me faz lembrar do passado. A resolução das fotos é muito pequena (VGA, embora sabemos que a iSight tenha uma resolução maior que isto) e a qualidade geral as vezes é fraca. Passei a tirar fotos segurando Shift para que o “Flash” não ocorra, ele sempre me deixa com uma cara branca ou algo que me valha.

A bateria dura muito. Hoje o Wi-Fi de casa funciona, mas a 10 meses atrás não. Então eu tinha que usá-lo no cabo mesmo, e assim cheguei a ter 10 horas de duração em uso comum. Wow. Não preciso falar mais do que isso, certo?

Em questão de Hardware eu percebo que vem do lado esquerdo inferior do meu MacBook um chupão e depois um click. Não conheço muito de onomatopéias, mas é algo como “Shuuuuuuup, Click”. Enfim, liguei para a Apple e eles não me responderam nada. Acredito estar indo na autorizada de Recife qualquer dia desses, pois moro no interior e quase nunca vou na Veneza Brasileira, mas como o caso parece ser sério...

No geral estou muito feliz com a compra. Paguei em torno de 3.000 nele e não me arrependo. Agora sei o por que de um Mac ser caro, e você saberá assim que passar um mês com um.

4921135365_6533823925_z.jpg

Agora eu vou fazer um Top das coisas que eu gostei e que não gostei sobre o MacBook em questão. Algumas coisas aparecem ao longo do texto, outras não, então vamos lá:

Pros

- Sistema Operacional muito bom (e Apps de terceiros com qualidade altíssima)

- Rápido para 80% do uso

- Bateria sobrenatural

- Design industrial que ainda me impressiona

- Pequenas coisas, como o MagSafe e Trackpad, que melhora nossa vida em 100%

- Acha sempre o dobro de redes Wi-Fi que meu iPhone e Wii.

- Mais Branco ao vivo do que em fotos. Meio Nonsense, mas é verdade.

Contras

- Sistema não usa a placa de vídeo em sua totalidade

- Extremamente lento em 20% do uso

- Falta de pequenas coisas, como infra-verelho

- Pode ficar demasiadamente quente em alguns momentos

*responderei qualquer pergunta aqui colocada e também adicionarei outras informações com o tempo. Obrigado pela atenção e leitura.

Editado por zemahon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom...o certo é fazer isso mesmo usar e usar para depois falar a opnião.

zemahon,

Nada de problema na carcaça né? já tive um branco antes do pro e é lindo mesmo.

Não tive problema na carcaça. Pelo que eu li na internet estes problemas demoram mais de 10 meses para acontecer no modelo anterior (tá bom, alguns acontecem mais cedo), mas eu vi alguns usuários, inclusive daqui do forum, dizer que o modelo unibody tem um camada de algum metal (ou outro material) que impede as rachaduras espontâneas.

A única coisa que tive problema foi quando meu iPhone caiu em cima dele quando estava fechado, aí eu tive um arranhão saindo da maçã. O arranhão é bem perceptível à luz do dia, mas em outras situações não nota-se nada. Isso foi na semana que eu comprei, e até hoje ele está do mesmo tamanho, então acredito que não resultará em uma rachadura.

É interesse da Apple este modelo unibody ser mais resistente justamente por que é mais caro e complicado de trocar sua carcaça, então acredito que não tenha problemas com isso no furuto.

Editado por zemahon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha namorada tem um destes. É uma bela máquina! Dizemos que o White dela namora com o meu MacBook Pro :P

A minha tem um HP. Ele é legal, mas meu MacBook não se dá muito bem com ele... Mas ela quer comprar um Mac. Ela gosta mais de desktop e tem mais $$$ para gastar. Acho que quando ela comprá-lo meu MacBook vai passar a se interessar mais.

Quando nos casarmos tudo será meu [risada maléfica].

Editado por zemahon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, parabens, me senti exatamente com o meu MBW aqui, é muito legal mesmo MAC, simplesmente apaixonante,

AGora, me diga ae se seu MB tem 2 ou 4 GB..

Outra coisa, eu dei um RUMO na minha vida depois que sincronizei as agendas do ICAL com o IPHONE, meu Deus, organizou a vida.

Sobre os WIDGETS eu instalei o ISTAT, instale e vc vai gostar, mostra tudo sobre ele.

To indo para os Estados Unidos mes que vem e vou trazer um MAC MINI, entrei de cabeça no mundo da APPLE.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que o iMovie atual é impraticável, mas o iMovie HD (que descobrir ser do pacote de 2006) é bem rápido e fluido, mas não tem muitas funções/temas. Na metade dos casos o iMovie HD me serve bem.

Lembrando que a Apple não disponibiliza mais o mesmo para Download, sendo necessário catar o mesmo por aí. Descobri que ele era um download grátis para quem comprou o iLife 08, pois não se acostumou com a versão nova (estamos na 09 atualmente), então não acho que seja ilegal baixá-lo, já que ele se tornou grátis no final de sua vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, parabens, me senti exatamente com o meu MBW aqui, é muito legal mesmo MAC, simplesmente apaixonante,

AGora, me diga ae se seu MB tem 2 ou 4 GB..

Outra coisa, eu dei um RUMO na minha vida depois que sincronizei as agendas do ICAL com o IPHONE, meu Deus, organizou a vida.

Sobre os WIDGETS eu instalei o ISTAT, instale e vc vai gostar, mostra tudo sobre ele.

To indo para os Estados Unidos mes que vem e vou trazer um MAC MINI, entrei de cabeça no mundo da APPLE.

abraços

É realmente muito bom! O meu tem 2GB, me esqueci de comentar. Ele é completamente "padrão" (Core2Duo 2.26, 2Gb de Ram, 9400m e 250 GB de HD). O meu iPhone também ficou extremamente organizado com ele. Antes eu não sincronizava com nada, por que no Windows é sofrível e com a Agenda do Google (que não uso mais) ficava muito mal formatado. Eu instalei o iStat aqui também, mas eu não curto muito ficar sabendo sobre detalhes do meu Hardware.

O Mac Mini é show também. Não curti 100% o design deste novo (embora tenha achado muito bonito), mas achei ele muito caro. Para trazer de outro país é melhor algo pequeno mesmo, mas 700 dólares eu achei de mais. Isso por que ele começou com 500 dólares, e a Apple devia ter se mantido assim. Com 700 (ou mais, a depender do modelo) eu coloco mais um pouco e compro um iMac. Mas como você vai trazer para o Brasil (ou queira fazer um Media Center), é melhor o mini mesmo.

Boa sorte com viagem! Se for para a Flórida aproveite para comprar lá: Os impostos são mais baratos e é mais fácil de conversar com o vendedor e ganhar um desconto. Consegui descontos muito legais quando fui.

Não compre nada em New York. 15% de impostos não é legal para ninguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bati palmas aqui, muito bom Pinguim.

Agora me explique melhor a parte de olhar de um jeito que não seja de frente, e ativar o Exposé, não entendi :S

Sobre sincronizar o iCal com o iPhone, MECONTACOMOFAZPELOAMORDEDEUS :/ Sempre penso na possibilidade de ver as tarefas/trabalhos/provas/compromissos no iPod.

Falando do Shuuuup-Click, joga no Youtube pra gente dar uma olhada. Nunca notei isso no Mac de ninguém. Deve ser algo de errado mesmo, tenta correr atrás.

O iLife não é rápido, isso é fato. Não gosto do iMovie, sou muito mais o AE. O iPhoto eu gosto.

Mais uma vez, parabéns pinguim. Muito legal seu review :P

Hugs, by a maçã amarelo-esverdeada-amarronzada-preta. HAHA :P

--

É, isso sim foi um review. Hands on/unboxing é só farofa --'

Editado por mmatheus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bati palmas aqui, muito bom Pinguim.

Agora me explique melhor a parte de olhar de um jeito que não seja de frente, e ativar o Exposé, não entendi :S

Sobre sincronizar o iCal com o iPhone, MECONTACOMOFAZPELOAMORDEDEUS :/ Sempre penso na possibilidade de ver as tarefas/trabalhos/provas/compromissos no iPod.

Falando do Shuuuup-Click, joga no Youtube pra gente dar uma olhada. Nunca notei isso no Mac de ninguém. Deve ser algo de errado mesmo, tenta correr atrás.

O iLife não é rápido, isso é fato. Não gosto do iMovie, sou muito mais o AE. O iPhoto eu gosto.

Mais uma vez, parabéns pinguim. Muito legal seu review :P

Hugs, by a maçã amarelo-esverdeada-amarronzada-preta. HAHA :P

--

É, isso sim foi um review. Hands on/unboxing é só farofa --'

iCal com iPhone? É só ir nas configurações de Sincronização do iPhone e escolher pra ele sincronizar com o iCal, simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade, muita gente faz "hands on" e diz que é "review". Tira da caixa, analisa os componentes, usa um pouco e diz o que achou.

É mesmo. Eu gosto de ver realmente como é o produto antes de falar sobre ele. No caso eu tentei falar um pouco sobre o Software, sobre o Hardware e ter um foco bem maior em falar dos dois ao mesmo tempo, pois é essa a essência do Mac.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

É, isso sim foi um review. Hands on/unboxing é só farofa --'

Muito obrigado Maçã Amarelo-Esverdeada-Amarronzada-Preta. Passei um dia escrevendo o Review (até dá para ver que as fotos vão desde dia até a noite :P) e muito bom ver que você gostou :D

Agora me explique melhor a parte de olhar de um jeito que não seja de frente, e ativar o Exposé, não entendi :S

- Coloque um papel de parede com uma mistura de cores bem grande. Este é perfeito -> http://orioto.deviantart.com/art/Yoshi-s-P...round-107538584

- Minimize todas as janelas

- Levante-se e olhe o MacBook "de cima", de modo que algumas cores (como a bochecha do yoshi) fiquem com cores invertidas

- Agora coloque os quatro dedos para baixo, ativando o Exposé

Você vai perceber que a tela vai ficar mais escura, mas como não tem nada na frente o papel de parede fica livre. Aí percebe-se que tudo que estava com cores invertidas passaram a ficar perfeitos, sem problema nenhum.

Sobre sincronizar o iCal com o iPhone, MECONTACOMOFAZPELOAMORDEDEUS :/ Sempre penso na possibilidade de ver as tarefas/trabalhos/provas/compromissos no iPod.

Eu sincronizo indo na aba Info quando conecto o iPhone (e o iPod Classic) e seleciono "Sync iCal Calendars" e escolho o calendário.

Falando do Shuuuup-Click, joga no Youtube pra gente dar uma olhada. Nunca notei isso no Mac de ninguém. Deve ser algo de errado mesmo, tenta correr atrás.

Eu dei uma busca no Google e vi que pode ser algo normal, pode ser o HD morrendo ou pode ser problema na ventilação. Eu tou percebendo que o MacBook anda ficando mais quente que o normal do lado esquerdo, aonde o Click acontecia (falo no passado pois ele não acontece faz 2 semanas, então tou dando um tempo para ver se ele para). No youtube tem alguns casos, mas é muito difícil de reconhecer se é igual ao meu pois as gravações são muito ruins.

O iLife não é rápido, isso é fato. Não gosto do iMovie, sou muito mais o AE. O iPhoto eu gosto.

Eu nunca testei o AE. E mesmo se eu testasse, eu não ia ter $$$ para comprar mesmo :/ Mas por enquanto o iMovie HD me satisfaz bem. Quase nunca edito algum filme, mas quando eu edito ele nunca me deixa na mão.

E muito obrigado de novo por elogiar meu Review, muito mesmo Maçã não-muito-colorida-mas-mesmo-assim-colorida :P

Editado por zemahon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

iCal com iPhone? É só ir nas configurações de Sincronização do iPhone e escolher pra ele sincronizar com o iCal, simples.
Eu sincronizo indo na aba Info quando conecto o iPhone (e o iPod Classic) e seleciono "Sync iCal Calendars" e escolho o calendário.

Ah. Por um momento fiquei feliz aqui. Eu sincronizo meu iPod 1-2 vezes por semana, e adiciono eventos no iCal/recebo novos via assinatura 1-5 vezes ao dia. Aí não adianta :(

- Coloque um papel de parede com uma mistura de cores bem grande. Este é perfeito -> http://orioto.deviantart.com/art/Yoshi-s-P...round-107538584

- Minimize todas as janelas

- Levante-se e olhe o MacBook "de cima", de modo que algumas cores (como a bochecha do yoshi) fiquem com cores invertidas

- Agora coloque os quatro dedos para baixo, ativando o Exposé

Você vai perceber que a tela vai ficar mais escura, mas como não tem nada na frente o papel de parede fica livre. Aí percebe-se que tudo que estava com cores invertidas passaram a ficar perfeitos, sem problema nenhum.

O loco ! Como você descobriu isso ? HAHA.

Eu dei uma busca no Google e vi que pode ser algo normal, pode ser o HD morrendo ou pode ser problema na ventilação. Eu tou percebendo que o MacBook anda ficando mais quente que o normal do lado esquerdo, aonde o Click acontecia (falo no passado pois ele não acontece faz 2 semanas, então tou dando um tempo para ver se ele para). No youtube tem alguns casos, mas é muito difícil de reconhecer se é igual ao meu pois as gravações são muito ruins.

Leva em uma AT quando tiver oportunidade, é sempre bom prevenir.

Eu nunca testei o AE. E mesmo se eu testasse, eu não ia ter $$$ para comprar mesmo :/ Mas por enquanto o iMovie HD me satisfaz bem. Quase nunca edito algum filme, mas quando eu edito ele nunca me deixa na mão.

Cara, teste. Se você gostar de edição, vai se maravilhar com ele :P

Muito obrigado Maçã Amarelo-Esverdeada-Amarronzada-Preta. Passei um dia escrevendo o Review (até dá para ver que as fotos vão desde dia até a noite :P) e muito bom ver que você gostou :D

...

E muito obrigado de novo por elogiar meu Review, muito mesmo Maçã não-muito-colorida-mas-mesmo-assim-colorida :P

HÁ, finalmente você citou todas as cores da minha maçã :D Gostei mesmo, ficou muito bom :P -gostei do não-muito-colorida-mas-mesmo-assim-colorida :P

Abraços, The Multicolored Apple :D

Editado por mmatheus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O loco ! Como você descobriu isso ? HAHA.

Um dia, no ócio, fiquei colocando os quatro dedos para cima e para baixo, esperando um Email chegar. Me levantei e fiz isto, aí eu percebi e fiquei chocado.

Meio nonsense, mas devia ter um modo para ativar isso o tempo todo, daí você podia ver seu MacBook de um angulo meio abstrato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal este tipo de avaliação ajuda aos outros e novos usuários a decidir pela compra!

Gostaria de ver um revim desses do macbook pro e do iPad!

Os amigos mais veteranos que tem podiam criar tópicos com sues review!

E parabéns zemahon pela iniciativa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal este tipo de avaliação ajuda aos outros e novos usuários a decidir pela compra!

Gostaria de ver um revim desses do macbook pro e do iPad!

Os amigos mais veteranos que tem podiam criar tópicos com sues review!

E parabéns zemahon pela iniciativa!

Eu pretendo escrever um Review do iPhone 3G em breve. Só fico relutante pois ele não vai ser útil, visto que este modelo não é mais vendido. Pensei a mesma coisa com o MacBook, mas ele é bastante similar ao modelo que é vendido hoje, então fui em frente.

Mas acho que o meu "Review" do iPhone 3G não será um Review de verdade, mas sim algo diferente. Enfim, aguarde que eu terei uma surpresinha... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Decidi fazer um pequeno update no review, e dar uma visão do computador com alguns anos de uso. O motivo disso é:

 

A. Saber o quão bem (ou não) os Macs envelhecem, mesmo que seja a médio prazo.

 

B. Ter uma noção da capacidade de computador de gerações passadas, para saber se o Mac A ou B hoje em dia poderia atender às suas necessidades.

 

C. Porque eu quero, e porque eu posso. E porque hoje é sábado.

 

Primeiramente, este MacBook passou por três níveis de uso diferente. O primeiro foi entre o final de 2009 (quando comprei) até o final de 2010. Nesta época eu fazia um uso bem comum dele, apenas para email, web, edição bem simples no Pixelmator, PDF, etc. Durante 2011 até começo de 2014 eu estudava Ciências da Computação, então já fazia um uso um pouco mais pesado dele. Não era o uso de um profissional da área, pois estava apenas estudando, mas já aumentou um pouco minhas necessidades. 

 

No início de 2013 troquei a memória de 2GB por 8GB e o HD de 250 GB para 500 GB. No começo de 2014 entrei no curso de Design, e meu uso mudou dramaticamente. É a partir dessa perspectiva que vou discutir abaixo.

 

Performance

 

Ram: O Snow Leopard realmente usa menos memória, e é bem usável para o uso comum com apenas 2 GB. Mas o sistema também possui bem menos processos rodando, e seus aplicativos possuem menos funções. De forma geral, o impacto não é muito grande com 8 GB, mas sinto que 2 GB seria pouquíssimo para o El Capitan. O sistema usa, sem nada aberto, pouco mais de 2.6 GB. Existe caches de apps nessa conta, mas mesmo assim seria demais para “apenas" 2GB.

 

Quando o assunto é uso pesado, eu consigo atingir os 8 GB em algumas situações, sendo elas quando abro uma PSD de 2 GB ou quando estou editando vídeos grandes no FCP. São situações bem isoladas, e no geral dificilmente em entro na memória virtual.

 

Vídeo: Se você observar no meu review antigo, vai ver que o OS X tinha problema com a fluidez de algumas animações na 9400m. Depois de algumas atualizações (e em especial a dupla Mavericks + Yosemite) não tive muito mais o que reclamar. No El Capitan ainda precisa dar uma melhorada, mas definitivamente a performance é bem melhor que na época que comprei. 

 

Os aplicativos 3D, como o Rhino e o Blender/Maya, é onde a placa brilha. Ela realmente usa todo o seu potencial, e é uma performance que me agrada bastante. As vezes acontece uma lentidão, mas está dentro do aceitável para um notebook não profissional de 2009. Nota em relação a jogos: Uma vez instalei o steam nessa máquina. Portal rodou muito bem na resolução nativa, e Half Life precisou que diminuísse um pouco a qualidade das texturas. Não fiz testes muito além disso, visto que não gosto muito de jogar no notebook mesmo.

 

Processamento: Não percebi perda de performance durante os anos. Tudo que esse Core 2 Duo fazia em 2009, ele faz hoje. O El Capitan obviamente demanda mais do hardware, mas a perda de performance para o uso básico que fazia antigamente (email, web, foto…) é imperceptível. Não tenho como falar da performance nos aplicativos profissionais que uso hoje em dia. No geral, esta é uma linha de processador que vai completar uma década de uso pela Apple, e me impressiono com a performance que eles possuem.

 

Dia-a-dia

 

Sistema: De 2009 até hoje passei por seis atualizações do Mac OS: Snow Leopard, Lion, Mountain Lion, Mavericks, Yosemite e El Capitan. Possuo um disco externo com Snow Leopard, e uso ele para manter um sistema “salva vidas”, caso seja necessário. Quando comparado com o El Capitan, e diferença de usabilidade é enorme. Sinto como se fosse outro computador. Não conseguiria imaginar minha vida sem os apps em tela cheia, sem os novos gestos do trackpad, e sem as melhorias dentro dos aplicativos nativos.

 

Illustrator + Photoshop: Funciona muito bem, obrigado. Consigo jogar vários elementos com efeitos aplicados no Illustrator. Existe uma lentidão aceitável em adicioná-los, mas depois tudo volta ser fluido. É possível trabalhar muito bem. O Photoshop é mais lento, mas está longe de ser impraticável. Consigo fazer um trabalho complexo com bastante facilidade. Acredito que quando precisar usar alguma mistura de efeitos, ou uma illustração muito complexa, possa ser estressante, mas para o dia-a-dia é muito satisfatório.

 

Rhino + Render (Maya ou Blender): É o meu uso mais pesado. Uso o Rhino apenas para modelar, tudo funciona como esperado. O Aplicativo é muito bom e muito focado, então isso ajuda também. Já para renderizar, é um problema. Manipular os modelos tanto no Blender quanto no Maya é fácil, mas é bastante lento para renderizar uma imagem que quase sempre é complexa. Ela renderiza, mas é coisa de horas… No entanto, não deixo de fazer o meu trabalho.

 

Final Cut Pro X + Aperture: O Aperture funciona como sempre. Bastante rápido mesmo com imagens RAW, não tenho o que reclamar. Só posso reclamar da Apple ter abandonado o desenvolvimento… Já o FCP engasga para editar 1080p, e para exportar é uma desgraça. Já em 720p não tive problema.

 

Tela: A resolução é 1280 x 800. É pouco. Esta é a resolução horizontal mínima para usar o FCP, e não aconselho usar o Maya com menos que isso. A qualidade da tela deixa um pouco a desejar também para uso profissional, visto que a exibição de cores e os ângulos de visão não são os melhores. Fora de cada, e para uso comum, esta tela faz seu trabalho muito bem, mas em casa eu aconselho usar um monitor externo. A performance de vídeo cai um pouco, mas vale a pena.

 

Sobre SSD: Atualmente uso um drive de 5400rpm. Aplicativos abrem numa velocidade aceitável, mas arquivos são meio lentos para copiar ou duplicar. No geral, pretendo colocar um SSD ainda esse ano, e acredito que a máquina vai ganhar outra sobrevida.

 

Aquecimento: É comum as ventoinhas ligarem quando estou renderizando algo no Maya/Blender (ou quando o flash está ligado, mas nem me lembro da última vez ;P). No entanto, o MacBook nunca se desligou sozinho, então nunca houve um super aquecimento propriamente dito. 

 

Durabilidade

 

Este é o ponto mais impressionante. A única coisa que deu defeito desde o dia da compra foi a borracha inferior que simplesmente derreteu e se soltou. Foi feio, mas logo descobri que era problema de fábrica e a iTown trocou fora da garantia sem cobrar nada. 

 

Obs.: Essa borracha nova é de uma qualidade muito melhor que a antiga. Não suja, derrapa menos e esquenta menos. Não sei que bruxaria é essa, mas aconselho todo mundo que tenha esse MacBook trocar esta borracha mesmo que a sua não tenha causado problema.

 

O exterior da máquina continua lindo. Eu conservei este notebook muito bem nos primeiros anos, mas depois tive que ser menos cuidadoso devido à vida agitada. Mesmo assim ele não possui amassados, mesmo nos pontos onde já levou pancadas fortes. Vez ou outra dou uma limpada para ficar mais branquinho. Acho esse computador muito bonito.

 

No geral, meu trabalho do dia-a-dia se desenrola muito bem. Este MacBook cumpre o trabalho, mesmo que as vezes haja uma lentidão aqui e alí. Não trocaria essa lentidão por R$ 8 mil a menos na minha conta. No entanto, isso não será para sempre. Pretendo trocar este computador quando eu me formar em Design, o que seria 2017 pelas minhas contas. E mesmo depois disso, ele ainda terá muita utilidade nas mãos de minha namorada, que é estudante de Direito e não precisará de muito processamento.

 

Recomendações

 

Eu paguei pouco menos de R$ 3000 na própria Apple Store BR, em 2009. Vejo o pessoal vendendo esta máquina por R$ 1500, as vezes menos. Acho que vale muito a pena. Eu trabalho nesta máquina, e com certeza meu trabalho pagaria R$ 1500 a curto prazo. É ótimo para trabalhar, ganhar dinheiro e depois comprar um computador mais potente, talvez até mesmo um iMac usado, visto que você já teria a mobilidade do MacBook.

 

Engraçado que vejo muita gente perguntar se o MacBook Pro/Air de hoje seria bom para design gráfico/industrial e eu vejo gente responder que não. Meu MacBook morre de rir com isso. Claro que você pode trabalhar mais rápido até mesmo num MacBook Air de entrada, e isso pode ser até 3 ou 4 vezes mais rápido, mas não muda o fato que a baseline de comparação (no caso, este MacBook branco) é muito boa por si só.

 

Quando for em 2017, eu dou mais um update aqui :D

Editado por zemahon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só adicionando um detalhe que esqueci, e o forum não me permite editar mais:

 

Ele é pesado. Tipo, muito pesado. Não é prazeroso sair com este MacBook na bolsa, e este foi o motivo principal de comprar um iPad para me ajudar nas aulas. As vezes ainda preciso sair com ele, quando o iPad não pode me satisfazer. De forma geral, é o único grande motivo que me faria trocar por um modelo atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que o tópico foi ressuscitado rs, eu sou da opinião que os C2D ainda tem muito gás pela frente. Tive um MacBook white desses e fazia miséria com ele, desenvolvi muita coisa considerada "pesada" nele. Sei que eles são capazes de muita coisa porque há alguns meses atrás estava trabalhando num iMac de 2009 e o bicho segurava incrivelmente bem tudo que faço no i5 de quarta geração hoje. O segredo realmente é o combo RAM+SSD. 

 

A corrida pelo hardware mais forte deu uma diminuída, antigamente em 2, 3 anos havia uma evolução tão grande no hardware que era complicado não fazer upgrade. Acredito que com a chegada dos smartphones e tablets a corrida mudou de lado e os PCs deram uma estagnada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que o tópico foi ressuscitado rs, eu sou da opinião que os C2D ainda tem muito gás pela frente. Tive um MacBook white desses e fazia miséria com ele, desenvolvi muita coisa considerada "pesada" nele. Sei que eles são capazes de muita coisa porque há alguns meses atrás estava trabalhando num iMac de 2009 e o bicho segurava incrivelmente bem tudo que faço no i5 de quarta geração hoje. O segredo realmente é o combo RAM+SSD. 

 

A corrida pelo hardware mais forte deu uma diminuída, antigamente em 2, 3 anos havia uma evolução tão grande no hardware que era complicado não fazer upgrade. Acredito que com a chegada dos smartphones e tablets a corrida mudou de lado e os PCs deram uma estagnada. 

 

Eu também cara. Sou daquele tipo de gente que pensa: "Se eu fazia X com esse computador Y anos atrás, o que me impede de fazer X com ele hoje?". Tenho que admitir que meu uso mudou muito de uns anos para cá, mas fica claro que essa regra é válida. Basicamente, esse computador é tão rápido (ou lento) quanto em 2009. O C2D, em 2015, ainda é excelente. Como falei acima, ele engasga em algumas coisas, mas essas eram as mesmas coisas que ele engasgava em 2009. Em nenhum momento ele perdeu alguma utilidade que já tinha, mas tenho que admitir que as atualizações do Mac OS X trouxeram várias novidades (e, em alguns casos, até melhorias de performance). Mas claro, a tecnologia evolui de forma diferente para profissões diferentes. 

 

Acredito que o usuário comum só verá necessidade de trocar este computador (ou os MacBooks que vieram antes, em 2006) quando os navegadores não forem mais capazes de renderizar as novas páginas da Web, ou reproduzir vídeos do youtube, ou até mesmo a placa wifi não for mais compatível com os roteadores do futuro (menos provável).

 

A exemplo da minha profissão, os designers vão trocar apenas quando quiserem acelerar seu trabalho. Eu mesmo trabalho com design gráfico para meios impressos e digitais, além de modelagem/rendering estático de produtos para uso em publicidade. Faço tudo neste MacBook, e o pessoal que veio antes de mim faziam as mesmas coisas que eu faço em seus sistemas PowerPC G4 e G5. Eles rodavam a CS 4 ou CS 3 da Adobe, mas faziam o mesmo trabalho que eu rodando a CS 6. Esses softwares adicionam funções que simplificam nossa vida, mas ainda é possível obter o mesmo resultado (ou algo bem próximo) nos mais antigos. Pegue qualquer livro ou revista (bem diagramado) de dez anos atrás e verá o que estou falando.

 

Trabalho sozinho, mas se fosse abrir um estúdio hoje não pensaria duas vezes antes de o equipar com iMac G5 ou Core (2) Duo. Os grandes estúdios de 2005 usavam G5 e faziam coisas maravilhosas, porque o meu não poderia? Esta é uma profissão que é muito mais limitada pela sua criatividade e conhecimento, do que pela tecnologia. Não posso comentar sobre outras ramificações na área (como Game Design em formato digital) pois ainda não tenho familiaridade.

 

Já a exemplo dos desenvolvedores de software, acho que a coisa muda um pouco. É uma área que está sempre mudando, sempre evoluindo. A medida que as interfaces ficam mais simples (graças a Deus e aos designers), os códigos ficam mais poderosos e pesados. Neste cenário, torna-se necessário aumentar o ritmo de upgrade. Mas acredito que um computador top de linha de hoje possa aguentar pelo menos uns cinco anos. Posso estar errado, visto que não é minha área (não mais).

 

Sobre a "Ghz run" que vivemos atualmente no mundo mobile, eu fico chateado. Eu tenho um iPhone 4S e um iPad 3. Mantenho ambos no iOS 7 simplesmente porque não consigo aguentar eles no iOS 8. Meu Mac foi atualizado inúmeras vezes do Snow Leopard até o El Capitan, e eu não o sinto drasticamente mais lento, só alguma coisa aqui e alí. Outras são até mais rápidas. Porque não acontece o mesmo no iOS? Eu entendo que os aplicativos devem ficar mais pesados, e você atualiza se quiser, mas jamais imaginei o mesmo para o sistema. Tive um iPhone 3G praticamente inútil graças a isso. Portanto, decidi ficar no iOS 7 e estaria mais feliz não fosse os novos apps que não funcionam nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...