Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Opinião sobre SSD & HDs e outras coisas


Pedro B.

Posts Recomendados

Quanto a vibração, vi gente falando que pode ser devido a falta dos parafusos, que por falta de atenção durante a troca, as pessoas nem percebem sua existencia, e instalam o HD sem os parafusos.

Será que alguém faz isso? Seria muita burrice ou uma tremenda falta de atenção.

Esse HD ganhou vários "awards" de sites bem renomados, como o selo de ouro do Tom's Hardware, PC MAG, entre vários outros. Só acho engraçado a contradição de informações, não aqui no fórum, mas de fórums do exterior, como o MacRumors. Tem gente lá que diz o mesmo que aqui, que não diminuiu nada a duração da bateria e que a vibração não se percebe ou, no máximo, quando se encosta a palma da mão no notebook, para descançar. Entretanto, tem outros que dizem que nem aguentaram ficar com o HD, vibrava demais, comeu mais de duas horas de bateria se comparado com o 5400RPM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Quanto a vibração, vi gente falando que pode ser devido a falta dos parafusos, que por falta de atenção durante a troca, as pessoas nem percebem sua existencia, e instalam o HD sem os parafusos.

Será que alguém faz isso? Seria muita burrice ou uma tremenda falta de atenção.

Ah, minha irmã, por exemplo, nem iria se lembrar dos parafusos. =p Mas talvez os deixem frouxos, ou menos apertado do que deveria, e com a vibração, comece a soltar, piorando a situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a vibração, vi gente falando que pode ser devido a falta dos parafusos, que por falta de atenção durante a troca, as pessoas nem percebem sua existencia, e instalam o HD sem os parafusos.

Será que alguém faz isso? Seria muita burrice ou uma tremenda falta de atenção.

Eu creio que deve ser por causa disso mesmo. Tomei muito cuidado ao trocar e apertar os parafusos para deixar o mais próximo possível do original. Até mesmo o adesivo que vem colado no HD para ajudar a puxá-lo eu retirei e coloquei no novo. :P

Editado por EduRocha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há tempo eu estava "namorando" esse HD, e nessa semana acabei comprando e efetuando a troca. Primeiramente achei BRUTAL a velocidade e diferença de um para o outro, o meu HD anterior era o original de 5400rpm e é impressionante a diferença entre os dois.

Quanto as vibrações não senti nenhuma diferença, os ruídos são perceptíveis quando se exige muuuito do HD, não posso falar que não existe pois estaria mentindo, mas são muito imperceptíveis. Sinto que no local do HD ficou ligeiramente mais quente, fica ainda mais perceptível nos dias mais quentes. Ainda não usei o macbook pro só na bateria para poder dizer se cai o rendimento ou não, mas assim que eu testar conto aqui pra vocês.

Fiz um teste com o AJA, mas não sei ler ...rs... Quanto maior o número melhor, é isso mesmo?

post-393-0-52135900-1294441960_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia senhores!

É meu primeiro post no fórum e, se me permitirem, vou começar com uma dúvida. Espero estar postando no lugar certo. Preferí usar este tópico à abrir outro específico.

Trabalho com fotografia. Para edição das imagens utilizo um mini, Late 2009 - core 2 duo 2,53 GHz - 4GB RAM - 320 GB HD, conectado a um Apple Cinema Display HD de 23" e um tablet Intuos 3 da Wacon.

Meu workflow é o seguinte:

  1. Capturo as imagens em RAW;
  2. Transfiro parao HD do Mini e faço uma cópia de todas as imagens originais em DVD;
  3. Faço o pré tratamento das imagens que serão utilizadas com o Capture One da Phase One (software de tratamento em RAW e conversor para TIFF);
  4. Exporto estas imagens em TIFF 16 bits (arquivos da ordem de 50 MB até 90 MB dependendo da câmera utilizada na captura) para o HD do Mini;
  5. Trato as imagens com o Photo Shop CS4 e salvo as imagens prontas em PSD (tmanho pode variar bastante em função do número de camadas, sempre mais que 50MB p/ imagem) no HD do Mini;
  6. Crio uma cópia destas imagens (PSD) no HD externo externo via FireWire 800;
  7. Gero uma versão de cada imagen pronta (via PS) em TIFF para a impressão e gravo em DVD;
  8. Gero uma versão de cada imagen pronta (também via PS) em JPEG (500 kB a 1MB por imagem) que fica armazenada no HD do Mini;
  9. Apago todas as demais imagens (RAW, TIFF e PSD) do HD do MINI.

Como viajo bastante, fico com um "passivo" grande de imagens para tratar. Pensando em minimizar esta situação comprei um MacBook Pro 13" - Core 2 Duo 2,66GHz - 4 GB de RAM - HD de 320 GB @ 5400 RPM, para editar as imagens a noite, nas viagens.

Estarei viajando para os EUA no final do mês e pretendo dar um UP na configuração do MacBook aumentando a RAM para 8 GB e substituindo o HD. É neste ponto que surge minha dúvida:

Estou indeciso entre colocar um Seagate Momentus XT, 500GB @ 7200 RPM (US$ 120,00), um HD Híbrido que possui 4 GB de SSD e um bom algoritmo para otimizar o uso deste ou um Mercury Extreme PRO SSD de 120 GB (US$ 250,00).

Lí bastante sobre o tema mas não consegui decidir. Estou interessado efetivamente no aumento da velocidade de trabalho. Não há dúvida que com o SSD terei uma inicialização mais rápida mas, e na performance em geral? Como fica a degradação da velocidade de escrita no SSD com o tempo uma vez que o MAC oS X, pelo menos na versão atual, não suporta recurso de TRIM?

Se alguém possui alguma informação relevante, dica ou opinião ficaria bastante agradecido.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eSSE HD híbrido Seagate Momentus permite instalar o sistema direto nos 4gb de SSD? Tô pensando em botar ele no mac mini.

Gustavobl Você não escolhe o que fica na memória de estado sólido, o algoritmo do controlador que decide em função do seu perfil de uso. É adaptativo. Provavelmente o SO deve ocupar boa parte dele.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia.

Comprei semana passada, após muita pesquisa, um SSD 2,5" da OCZ Vertex 2 com capacidade de 160 GB no site www.wza.com.br; wxcelente atendimento por sinal.

Foi muito fácil trocar o HD do MacBook pro i5, não tendo demandado mais que 10 minutos por todo o trabalho.

O produto vem muito bem embalado com perceptível cuidado do fabricante.

Em testes mostrou-se muito rápido mesmo. O sistema operacional inicializa totalmente em menos de 20 segundos e

desliga em 1 segundo. Outros softwares básicos como iphoto, safari, itunes a percepção de ganho de velocidade

é grande.

Em resumo, parece outra máquina!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RWEBER Dê uma olhada no macperformanceguide.com é a bíblia para Photoshopeiros e todas as suas dúvidas estarão respondidas.

Mas vou adiantar algumas coisas: o Momentus XT NÃO é vantajoso para o seu workflow, porque você precisa de velocidade sequencial de leitura. Nesse caso o momentus atua como um HD comum de 7200RPM e fica pau-a-pau com o Hitachi default de 5400RPM. A vantagem do momentus aparece nos comandos que você mais usa, pois ficam em cache e são lançados mais rapidamente, por exemplo, o boot, ou um programa específico que você abre todo dia. Usuários comuns, dificilmente vão encher o cache de 4Gb do momentus, por isso praticamente todas as operações serão mais rápidas. Mas o seu workflow é diferente e você não vai sentir ganho de produtividade.

Para o seu note, só valeria a pena MESMO migrar para um SSD, o mais recomendado seria o OCZ Vertex 2.

Agora entra custo vs benefício... Se você comprar um Momentus, você terá um ganho de 10% de performance a um custo de R$ 300,00 (preço do Monaco). Se você comprar 2 HDs Samsung "genéricos" a R$ 220,00 os dois e colocar em RAID 0, terá um ganho de performance de leitura e gravação 70% a 100% (dependendo da operação) a um custo menor... Porém, você vai ter que instalar o HD extra no lugar do leitor de CD e isso não é mamão com açucar como trocar memória... Mas também não é uma cirurgia como trocar processador...

No trabalho uso um Macpro e qdo viajo uso um MBP. EU optei por manter o HD de 250 Hitachi e comprar um OCZ qdo a grana permitir. Por já usar RAID no macpro sei que o ganho não justifica a perda do leitor de dvd... isso é minha opinião.

No caso do seu comp principal, acho o mini fraco pro seu workflow. O ponto fraco é justamente o HD que é de 2.5 o mesmo dos notebooks. O ideal é um macpro, claro... Mas sei que grana é um problema sempre, então dê uma olhada no macperformanceguide.com que tem umas soluções muito interessantes com HDs externos em RAID para certas operações. Não é o ideal, mas é mais barato que gastar R$ 10.000,oo num pro. Mas fique de olho porque você pode achar o modelo "antigo" o Quad 2,66 a R$ 7000,00 em algumas revendas... Uso esse modelo e é ótimo.

No seu caso, sugiro também uma olhadinha no Lightroom, que pode te ajudar a acelerar o workflow... O LIghtroom trata a imagem... acerta curvas, levels, white balance, etc... Acho mais adequado usar o LR quando se tem umas 100 imagens pra tratar...

Editado por Panqueca
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas vou adiantar algumas coisas: o Momentus XT NÃO é vantajoso para o seu workflow, porque você precisa de velocidade sequencial de leitura. Nesse caso o momentus atua como um HD comum de 7200RPM e fica pau-a-pau com o Hitachi default de 5400RPM. A vantagem do momentus aparece nos comandos que você mais usa, pois ficam em cache e são lançados mais rapidamente, por exemplo, o boot, ou um programa específico que você abre todo dia. Usuários comuns, dificilmente vão encher o cache de 4Gb do momentus, por isso praticamente todas as operações serão mais rápidas.

Desde ontem estou com meu macmini atualizado com o Momentus XT... realmente, para uso comum, meu caso, é visível o ganho de velocidade no boot, abertura de programas e etc.... tudo funciona mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...