Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Virus no Mac!


perdomomac

Posts Recomendados

Prezados.

Boa tarde!

Gostaria de ter mais informações sobre um suposto virus que está me atrapalhando.

Sei que é virus pois o Avira mostra uma notificação com o nome de autorun.inf toda vez que plugo um pen drive ou mesmo meu celular no Windows ( maquina da empresa ).

O que acontece, tenho percebido uma queda de performance no meu MAC e a demora para ligar/desligar está aumentando.

já peguei um pen drive formatado no Linux Zerado mesmo, e espeto ele no mac, blz em seguida plugo o mesmo no Windows e aparece o aviso de virus.

Deixo marcado por padrão para mostrar as pastas ocultas e no pen drive ele cria alguns arquivos e pastas inclusive uma chamada Trash com todo o conteudo da minha ixeira no MAC.

Ai vem minha pergunta!

Esse comportamento é normal?

Se for um virus como faço para remove-lo?

Testei o antivirus NOD32 beta e ele não reconhece ou encontra nenhum virus na maquina ou dispositivo.

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 17
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Oi. Eu tenho o Snow Leopard instalado e a tempos percebo que um diretorio estranho vem sendo criado.

O diretorio tem o seguinte nome: 삔 e fica na raiz do HD.

Não sei se o caractere vai aparecer aqui no forum, mas parece alguma coisa em chines/japones, não sei, não entendo esses idiomas.

Eu apago ele e depois de algumas horas, ele volta. Será virus ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui o Mac cria uns arquivos em todo pen drive que espeto desde o dia que comprei, mas não sei se são os mesmos que o seu.

E eles nunca me fizeram mal nenhum, vale salientar.

Olá!

Olha também nao percebi nenhum mal, porém o comportamento dos PC´s diante dos arquivos criados é que me causa essa estranheza...

e sem falar que criar arquivos com um tamanho pequeno nao atrapalha porém, tinha uma pasta com 300 Mb!

ai começa a complicar....

Obrigado pelo comentario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados.

Boa tarde!

Gostaria de ter mais informações sobre um suposto virus que está me atrapalhando.

Sei que é virus pois o Avira mostra uma notificação com o nome de autorun.inf toda vez que plugo um pen drive ou mesmo meu celular no Windows ( maquina da empresa ).

O que acontece, tenho percebido uma queda de performance no meu MAC e a demora para ligar/desligar está aumentando.

já peguei um pen drive formatado no Linux Zerado mesmo, e espeto ele no mac, blz em seguida plugo o mesmo no Windows e aparece o aviso de virus.

Deixo marcado por padrão para mostrar as pastas ocultas e no pen drive ele cria alguns arquivos e pastas inclusive uma chamada Trash com todo o conteudo da minha ixeira no MAC.

Ai vem minha pergunta!

Esse comportamento é normal?

Se for um virus como faço para remove-lo?

Testei o antivirus NOD32 beta e ele não reconhece ou encontra nenhum virus na maquina ou dispositivo.

Obrigado desde já!

Boa Tarde Perdomomac,

Isso é muito normal quando você usa um Pendrive nos dois sistemas, Mac e Windows.

O que acontece é o seguinte, você está usando um pendrive no Mac, certo?! Ai você decide jogar alguns arquivos do pendrive para o lixo do Mac.

Ai você ejeta o pendrive e pluga no windows, e lá está um monte de arquivos fantasmas, semi transparentes e um deles com o nome trash.

Isso não se trata de virus, são arquivos do Mac OS!

Quer fazer outro teste? Sem o pendrive você percebe que sua lixeira do Mac está vazia, tenta depois colocar o pendrive e confira!

É 100% de certeza que a lixeira vai estar cheia quando você plugar o pendrive.

Para você deletar os arquivos de qualquer dispositivo, seja um Pendrive ou um Disco Externo, você tem que sempre esvaziar a lixeira, pois caso o contrário o Mac simplesmente coloca-o na lixeira, e você nem percebe que os dados ainda estão no pendrive.

Outra coisa sobre virus,

Um virus no Windows, para ele ser executado ele precisa ser no formato .exe

Para existir um virus no Mac ele tem que ser no formato .dmg

Se você pegar um virus windows, colocar em um pendrive e jogar no Mac, não acontece nada, pois o mac não reconhece esse formato

e acontece o mesmo no inverso, se você pegar um virus Mac (que eu nunca vi) e joga dentro de um pendrive e depois coloca no windows,

não vai acontecer nada, pois o windows não acontece nada, pois o windows não reconhece arquivos .dmg

Muito simples!

Qualquer dúvida, pode falar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi. Eu tenho o Snow Leopard instalado e a tempos percebo que um diretorio estranho vem sendo criado.

O diretorio tem o seguinte nome: 삔 e fica na raiz do HD.

Não sei se o caractere vai aparecer aqui no forum, mas parece alguma coisa em chines/japones, não sei, não entendo esses idiomas.

Eu apago ele e depois de algumas horas, ele volta. Será virus ?

Pelo Mac aparece de um jeito e no Windows mostra de outro ( a letra do idioma alienigena) ....

nunca olhei na Raiz do HD vou verificar e te falo.

Vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Olha também nao percebi nenhum mal, porém o comportamento dos PC´s diante dos arquivos criados é que me causa essa estranheza...

e sem falar que criar arquivos com um tamanho pequeno nao atrapalha porém, tinha uma pasta com 300 Mb!

ai começa a complicar....

Obrigado pelo comentario.

Esses 300MB devem ser arquivos que você apagou do pen drive mas não esvaziou a lixeira, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Perdomomac,

Isso é muito normal quando você usa um Pendrive nos dois sistemas, Mac e Windows.

O que acontece é o seguinte, você está usando um pendrive no Mac, certo?! Ai você decide jogar alguns arquivos do pendrive para o lixo do Mac.

Ai você ejeta o pendrive e pluga no windows, e lá está um monte de arquivos fantasmas, semi transparentes e um deles com o nome trash.

Isso não se trata de virus, são arquivos do Mac OS!

Quer fazer outro teste? Sem o pendrive você percebe que sua lixeira do Mac está vazia, tenta depois colocar o pendrive e confira!

É 100% de certeza que a lixeira vai estar cheia quando você plugar o pendrive.

Para você deletar os arquivos de qualquer dispositivo, seja um Pendrive ou um Disco Externo, você tem que sempre esvaziar a lixeira, pois caso o contrário o Mac simplesmente coloca-o na lixeira, e você nem percebe que os dados ainda estão no pendrive.

Outra coisa sobre virus,

Um virus no Windows, para ele ser executado ele precisa ser no formato .exe

Para existir um virus no Mac ele tem que ser no formato .dmg

Se você pegar um virus windows, colocar em um pendrive e jogar no Mac, não acontece nada, pois o mac não reconhece esse formato

e acontece o mesmo no inverso, se você pegar um virus Mac (que eu nunca vi) e joga dentro de um pendrive e depois coloca no windows,

não vai acontecer nada, pois o windows não acontece nada, pois o windows não reconhece arquivos .dmg

Muito simples!

Qualquer dúvida, pode falar!

Acredito que o arquivo não precisa ser DMG, pois este é só uma imagem de disco. Chutaria que um virus para Mac precisaria ser .app ou um pacote de instalação (tal como quando se instala iWork, iLife e Clicktoflash)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Perdomomac,

Isso é muito normal quando você usa um Pendrive nos dois sistemas, Mac e Windows.

O que acontece é o seguinte, você está usando um pendrive no Mac, certo?! Ai você decide jogar alguns arquivos do pendrive para o lixo do Mac.

Ai você ejeta o pendrive e pluga no windows, e lá está um monte de arquivos fantasmas, semi transparentes e um deles com o nome trash.

Isso não se trata de virus, são arquivos do Mac OS!

Quer fazer outro teste? Sem o pendrive você percebe que sua lixeira do Mac está vazia, tenta depois colocar o pendrive e confira!

É 100% de certeza que a lixeira vai estar cheia quando você plugar o pendrive.

Para você deletar os arquivos de qualquer dispositivo, seja um Pendrive ou um Disco Externo, você tem que sempre esvaziar a lixeira, pois caso o contrário o Mac simplesmente coloca-o na lixeira, e você nem percebe que os dados ainda estão no pendrive.

Outra coisa sobre virus,

Um virus no Windows, para ele ser executado ele precisa ser no formato .exe

Para existir um virus no Mac ele tem que ser no formato .dmg

Se você pegar um virus windows, colocar em um pendrive e jogar no Mac, não acontece nada, pois o mac não reconhece esse formato

e acontece o mesmo no inverso, se você pegar um virus Mac (que eu nunca vi) e joga dentro de um pendrive e depois coloca no windows,

não vai acontecer nada, pois o windows não acontece nada, pois o windows não reconhece arquivos .dmg

Muito simples!

Qualquer dúvida, pode falar!

Filipe,

Obrigado pelas informações sao bem esclarecedoras,

Porém o que me deixou mais preocupado foi o fato do antivirus para Mac o NOD 32 Versão Beta sempre me avisar no MAC também sobre a existência do mesmo vírus que me era alertado no Windows...

Ai que eu fico puto pois todos os antivirus me avisam da presença do arquivo e nenhum consegue remove-lo.

a questão das pastas entao pelo menos pra mim ficou claro, porém acredito que nao tenha conseguido remover o vírus, e removi o antivirus do MAC estava prejudicando demais a performance.

Valeu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filipe,

Obrigado pelas informações sao bem esclarecedoras,

Porém o que me deixou mais preocupado foi o fato do antivirus para Mac o NOD 32 Versão Beta sempre me avisar no MAC também sobre a existência do mesmo vírus que me era alertado no Windows...

Ai que eu fico puto pois todos os antivirus me avisam da presença do arquivo e nenhum consegue remove-lo.

a questão das pastas entao pelo menos pra mim ficou claro, porém acredito que nao tenha conseguido remover o vírus, e removi o antivirus do MAC estava prejudicando demais a performance.

Valeu!!!!

Que bom,

Eu particularmente não utilizo nenhum antivirus no Mac, justamente por que prejudica e muito a performance!

Sem falar que no seu caso, ele quase convenceu você de que seu Mac estava com virus! Mas isso é normal.

Eu toda vez que vou em uma gráfica para imprimir um arquivo, e volto com o meu pendrive, dentro dele está uma cultura de virus, para deletar basta jogar na lixeira e na hora de limpar a fica pressionando o option, que ele apaga até a alma do arquivo!

Qualquer dúvida, pode falar!

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Oi. Eu tenho o Snow Leopard instalado e a tempos percebo que um diretorio estranho vem sendo criado.

O diretorio tem o seguinte nome: 삔 e fica na raiz do HD.

Não sei se o caractere vai aparecer aqui no forum, mas parece alguma coisa em chines/japones, não sei, não entendo esses idiomas.

Eu apago ele e depois de algumas horas, ele volta. Será virus ?

Opa.. afinal descobriu o que é esta pasta... também tenho ela e mais 2 outras, conseguiu remover?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Autorun.inf é sinal de virus de windows instalado no pendrive. Alguma maquina windows infectada está inserindo o virus quando vc espeta o pendrive nela, não se preocupe, não vai afetar seu mac. O Mac coloca arquivos ocultos no pendrive, mas são indices e preferencias de pasta do finder como o .DS_Store

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, vou falar por suposições aqui...

Talvez o Nod pra Mac também tenha no database os vírus pra Windows, mas não quer dizer que seu Mac tá correndo algum risco... Eu vivo usando pendrives alheios aqui que vem entupidos de vírus pra Windows e não acontece nada no meu Mac, o máximo que eu vi foi um que estava com o .exe protegido e eu não soube como deletar (quando eu tentava enviar pra lixeira, dava a msg dizendo que o arquivo era protegido).

No caso, se o Nod pra Mac também tiver no database os virus pra Windows, ele vai alertar sempre... Não sei como é no Mac, pois eu não testei, mas no Windows o Nod tinha um botão que dava mais detalhes, incluindo o caminho completo de onde estava o arquivo infectado... tenta procurar aí...

Mas pra tirar todas as dúvidas, roda um antivirus só pra Mac... os free que conheço são:

ClamXav

iAntivirus

O ClamXav eu usei por um tempo, mas hoje uso o iAntivirus. Tenho quase certeza que eles não vão acusar nada, mas não custa nada tentar... Alias, recomendo deixar um deles ali, paradinho nos aplicativos pra quando a pulga ficar atrás da orelha, o cara dar uma varredura.. eu faço isso com o iAntivirus, mesmo com todo mundo me dizendo que não tem virus pra Mac.. Pode ser "herança" de ex-usuário do Windows, mas sei lá, deixa ele quieto lá nos aplicativos que é melhor.. :P

Agora, quanto ao outro amigo das pastas japonesas/chinesas/coreanas/hieróglifos orientais (hahaha), notei que aqui tbm tem, logo duas.. haha.. não faço a menor idéia do que é isso, e no fórum oficial da Apple a rapaziada também tá reclamando disso e não obteve respostas ou soluções.. Uma pesquisada básica e eu encontrei um ou outro dizendo que isso é coisa de update da Adobe.. O interessante é que do sábado pra hoje, meu Adobe Air sofreu dois updates, o que explicaria essas pastas se for realmente coisa da Adobe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados.

Boa tarde!

Gostaria de ter mais informações sobre um suposto virus que está me atrapalhando.

Sei que é virus pois o Avira mostra uma notificação com o nome de autorun.inf toda vez que plugo um pen drive ou mesmo meu celular no Windows ( maquina da empresa ).

O que acontece, tenho percebido uma queda de performance no meu MAC e a demora para ligar/desligar está aumentando.

já peguei um pen drive formatado no Linux Zerado mesmo, e espeto ele no mac, blz em seguida plugo o mesmo no Windows e aparece o aviso de virus.

Deixo marcado por padrão para mostrar as pastas ocultas e no pen drive ele cria alguns arquivos e pastas inclusive uma chamada Trash com todo o conteudo da minha ixeira no MAC.

Ai vem minha pergunta!

Esse comportamento é normal?

Se for um virus como faço para remove-lo?

Testei o antivirus NOD32 beta e ele não reconhece ou encontra nenhum virus na maquina ou dispositivo.

Obrigado desde já!

Tive esse problema na máquina em meu trabalho e passamos o Avira e acabou. Ao passar o Avira e detectar mande apagar e depois disso, você deve criar em todos os diretórios (ex. C:\, D:\...) incluisve nos seus pen drives uma pasta com o nome de AutoRun.inf vazia. Depois vá nas propriedades da pasta e marque negar para todos. Com isso o vírus não vai mais conseguir se instalar pois, ele vai encontrar a pasta e não poderá gravar nada nela. Só uso isso no micro que está com windows, já com Mac creio não ser preciso, a não ser que tenhas feito Boot Camp. Eu uso o aplicativo CleanMyMac e um antivírus chamado iAntivirus no meu MacBook por vias das dúvidas. ;)

Editado por Mundo MacBook
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é virus hehehehe...

O MacOS grava uma série de aquivos de uso interno, que geralmente são invisíveis ao usuário mac, mas são visíveis para outros sistemas.

Instale o BLUE HARVEST que isso é resolvido na hora. Não esqueça de ler a documentação. O software é pago, mas é baratinho e vale cada centavo.

http://www.zeroonetwenty.com/blueharvest4/

Um abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...