Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciando na área


Posts Recomendados

Olá pessoas,

Independente de iPhone, o qual não faço questão nenhuma de desenvolver app, gostaria de saber qual o caminho a seguir para programar para Mac.

Sei que preciso aprender Objective-C, tava analisando estudar C puro e depois entrar no Objective, e usar o Cocoa.

Pergunta: Java se assemelha em algo?

Digo isso pois aqui em SP os cursos de graduação e/ou tecnólogos são todos voltados a Java, não sei porque.

Sempre me falam que o que da grana é C#, mas não curto a idéia de ser peão de fábrica de soft. Gostaria de aprender algo voltado ao Mac e iPad, este ultimo que tem mais futuro na minha opiniao.

Alguma dica?

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Bom, eu acho que deve ser mais fácil compreender a sintaxe Smalltalk do Objective-C vendo ele diretamente do que depois já ter se acostumado com a Sintaxe C-like usada na maioria das outras linguagens mais comuns.

Não sei se no Objective-C tem que trabalhar muito com ponteiros... mas se for o caso... começar com C puro pode ser uma boa pedida. Depois uma apostila de Prog. Orientado a Objetos utilizando Objective C ou Smalltalk pode te dar um empurrão inicial(deve existir um material assim)

Acho que ver C++ com OO, para quem quer ir para o Objective-C, vai só confundir mais(o jeito que me sinto agora).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

C/C++ é interessante aprender.

Vamos aos fatos:

1. Você quer desenvolver para Mac, certo?

Não necessariamente você precisa utilizar o Xcode e cia.

Qt é uma ótima pedida. Lá você pode utilizar nativamente C++ e Java.

Não tenha preconceito só porque o negócio "é da Nokia".

2. Você quer desenvolver para iPad, certo?

Mesmo com frameworks e/ou engines disponíveis, você acaba caindo no Objective-C.

Tente, se já não for, motivar seu lado auto-didata e :

http://developer.apple.com/library/mac/#do...ctiveC/ObjC.pdf

Resumindo... Se seu objetivo é trabalhar nestas duas plataformas, as ferramentas da Apple serão muito suas amigas.

Editado por franzSilva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim este é o foco, o problema é como uma pessoa que nao tem ainda conhecimento de nenhuma dessas linguagens poderia entrar nelas.

Nao acho facul nenhuma que ensine C, tudo Java e C#.

Alguem que programe aqui de voces ja fez a transicao de Java para Objective-C?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Java e C# são as mais usadas no mercado brasileiro mas se quiser destacar-se mergulha no Objective-C + Cocoa.

Pensa que no futuro vc será um dos únicos do grupo a conhecer esta plataforma.

Na empresa onde trabalho precisamos de pessoas que programem para Apple/iPhone mas não tem ninguém !!!

Para C/C++, Java e C# existem muitos.

Entendeu o recado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tigos,

Em 2008, comecei a escrever uma série de artigos sobre introdução ao desenvolvimento no mundo Apple e fiz alguns artigos básicos sobre objective-c, devido ao trabalho não tive mais tempo de continuar, mas de qualquer forma é uma material que pode ajudar quem esta começando, mesmo que seja simples.

http://blog.pierrefreire.com.br/search/lab...o%20Objective-c

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na facul eu tenho C direto, e agora iniciando em Java.

Java é brinquedo de criança perto de C.

Tem um sistema em C que tô penando fazem 2 semanas para fazer. Em Java, que eu nunca tinha mexido (mas já sabia OO), fiz em 4 horas - o Eclipse dá uma baita forcinha também.

C é excelente para vc aprender a programar de verdade. Digo isso, pq no C vc faz a alocação dinâmica de memória na unha, trabalha com ponteiros, é obrigado a declarar o tipo das variáveis... Resumindo: não tem nada mastigado, o que te dá muito mais controle na hora de programar (tanto pode ser bom, como ruim :D)

Da para entender muito melhor como tudo funciona. Uma base sem igual para programar.

Eu antes só programava em PHP... Pra mim foi um choque brutal. Tipagem era uma coisa que eu achava imbecil antes - quando n estudava mais a fundo, e que hj em dia eu n consigo viver sem.

É interessante ver essa origem, mesmo que vc n vire programador C.

Eu acho C um saco pra ser sincero, mas a base que ele te dá, é ótima.

Obj-C realmente é muito mais Smalltalk que C. Eu tô boiando em Obj-C ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...