Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eu odeio os fans da Apple. Se você não for burro deve odiar também.


misercast

Posts Recomendados

Eu acho bem simples:

Se eu preciso de uma estação robusta de trabalho, vou de Mac.

Se preciso se uma solução mais descartável, vou de Windows.

Existem casos, em que uma máquina com Windows, justamente pelo custo ser mais baixo, é a opção certa.

Eu nunca ficaria levando o meu MBP em cafés nos shoppings, por exemplo, ou pegando ônibus por aqui, transporte público...

Tem gente que n se importa. Eu me importo, pq sei das estatísticas, e vai ser um rombo financeiro para mim se me roubarem... Aí vai de cada um. Infelizmente, no Brasil não da para ter um luxo e deitar tranqüilo.

Sendo assim, eu acho muito válido ter uma máquina "descartável" para esses momentos.

Não tem o que discutir quanto à qualidade da Apple... Isso só cego não vê. O processo de engenharia, existente por trás dos seus equipamentos, é absurdo (de bom). Eles pensam em detalhes, enquanto os "micros" aí fora, seguem um atrás do outro, e por isso oferecem suporte de troca de peças entre qualquer um - é tudo com a mesma lógica por trás, e eles querem é pegar grandes fatias de mercado com isso, não se importam se é mal feito ou se não foi tão bem planejado - seu público-alvo não espera nada além disso.

A Apple não foi feita para quem não se importa com qualidade. Se você é fotógrafo profissional, vai pegar uma câmera "genérica" ou vai investir alto para ter um trabalho com maior qualidade? Isso tudo é uma evolução, o que é visível e responde o pq de diversas empresas comprarem Macs, e usarem o OS X como plataforma em todo ambiente de trabalho.

Pq o Google trocou tudo por Macs? Por status? O Google precisa disso?

Se você tem condições de comprar ferramentas melhores, não vejo pq não evoluir o seu trabalho à outro patamar...

Aí eu concordo, que quem tanta raiva nutre por pessoas que tem Mac, só pode ser por uma questão financeira.

Eu uso Windows, tenho um Dell Vostro 1510, e tenho um MBP última geração.

Não tenho raiva deles, e não promovo brigas entre os dois. Eles convivem bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho bem simples:

Se eu preciso de uma estação robusta de trabalho, vou de Mac.

Se preciso se uma solução mais descartável, vou de Windows.

Existem casos, em que uma máquina com Windows, justamente pelo custo ser mais baixo, é a opção certa.

Eu nunca ficaria levando o meu MBP em cafés nos shoppings, por exemplo, ou pegando ônibus por aqui, transporte público...

Tem gente que n se importa. Eu me importo, pq sei das estatísticas, e vai ser um rombo financeiro para mim se me roubarem... Aí vai de cada um. Infelizmente, no Brasil não da para ter um luxo e deitar tranqüilo.

Sendo assim, eu acho muito válido ter uma máquina "descartável" para esses momentos.

Não tem o que discutir quanto à qualidade da Apple... Isso só cego não vê. O processo de engenharia, existente por trás dos seus equipamentos, é absurdo (de bom). Eles pensam em detalhes, enquanto os "micros" aí fora, seguem um atrás do outro, e por isso oferecem suporte de troca de peças entre qualquer um - é tudo com a mesma lógica por trás, e eles querem é pegar grandes fatias de mercado com isso, não se importam se é mal feito ou se não foi tão bem planejado - seu público-alvo não espera nada além disso.

A Apple não foi feita para quem não se importa com qualidade. Se você é fotógrafo profissional, vai pegar uma câmera "genérica" ou vai investir alto para ter um trabalho com maior qualidade? Isso tudo é uma evolução, o que é visível e responde o pq de diversas empresas comprarem Macs, e usarem o OS X como plataforma em todo ambiente de trabalho.

Pq o Google trocou tudo por Macs? Por status? O Google precisa disso?

Se você tem condições de comprar ferramentas melhores, não vejo pq não evoluir o seu trabalho à outro patamar...

Aí eu concordo, que quem tanta raiva nutre por pessoas que tem Mac, só pode ser por uma questão financeira.

Eu uso Windows, tenho um Dell Vostro 1510, e tenho um MBP última geração.

Não tenho raiva deles, e não promovo brigas entre os dois. Eles convivem bem.

Seu ponto de vista é excelente. Mesma coisa comigo, não vou andar no onibus usando o ipad quando um eeepc que custa 1/4 do preço e da pra comprar em qualquer esquina supre muitas necessidades. Easo ocorra algum incidente com ele vai ser muito menos doloroso ($$$) e meu ipad estará em segurança. Ja imaginou um ipad no onibus? Mesmo sendo onibus executivo com a passagem mais cara todos olham espantados pq não é algo que se vê por aí todo dia e

é normal a curiosidade. Ja um netbook passa batido, é barato e usavel, apenas bem mais desconfortável... (ja que tudo no ipad funciona com 2 ou 3 "cliques" ("apertadas"??) e a navegação web e leitura de documentos nele é a coisa mais confortavel que ja existiu disparado num dispositivo daquele tamanho) . Essas pessoas tinham que acordar e entender que se eles andam de mercedes com motorista , essa simplesmente não é a realidade de 99% das pessoas e que preço importa , SIM!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas pessoas tinham que acordar e entender que se eles andam de mercedes com motorista , essa simplesmente não é a realidade de 99% das pessoas e que preço importa , SIM!

mas foi exatamente o que o electro falou: preço importa pra quem não tem o dinheiro. pra quem tem, esse não é um fator que tá na balança.

e sei lá, mais vale um gosto que dinheiro no bolso. dá pra usar um eeepc no metrô? desconfortabilíssimo. ipad dá, se você tiver coragem. às vezes eu tenho, dependendo do horário e da linha :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No metrô é meio tenso mas no onibus executivo é tranquilo! Só dar uma reclinada leve no banco e colocar no colo sobre a pasta. O espaço entre as poltronas é bom e sempre pego vazio por causa do horário. Ja tem algumas empresas que estao liberando wifi nos onibus executivos, a viação que eu uso é que é mão de vaca. Na volta vem mais cheio e as vezes pego onibus mais simples por que quero chegar logo em casa mas como ja fiquei tanto tempo na frente do computador o melhor é dar um descanso pra vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo quem tem uma condição abastada... É como dar uma Fender stratocaster americana pro moleque que so vai tocar 3 acordes numa banda de emocore no final de semana ou um par de mkII pro cara que quer tocar os hits da moda do hiphop descompromissadamente, ou então uma canon EOS pra menina adolescente que vai bater foto com as amigas pra por na rede social da moda, ou um fuzil 7,62 pra guarda civil/municipal de bairro calmo... É logico que quem tem grana ta pouco se lixando mas as vezes uma opção barata acaba sendo uma escolha bem mais sensata...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu super queria um fuzil 7,62! *-* Se você quiser me dar a EOS também, prometo que não reclamo. :)

Bom, isso é um ponto de vista BEM racional, né? E eu concordo total com vocês. Mas existem pessoas que são viciadas em gadgets, tecnologia, etc. Infelizmente, eu sou uma dessas pessoas. Tenho dinheiro sobrando? Não mesmo, muito pelo contrário. Quando eu encuco de comprar algo, economizo até no almoço pra conseguir. É tipo o meu hobby, é algo que eu me dou o luxo e pronto. Uso pro trabalho sim, mas confesso que compro muito mais por gosto pessoal e entusiasmo do que como ferramenta mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afficionado é outro grupo, aí é pq possuir o gadget vai proporcionar imenso prazer ao dono (justificando a economia para a aquisição) que provavelmente vai explorar o negocio a fundo e fazer uso pesado do treco (isso inclui postar em foruns como esse). É como ter um ipad. Ou vc tem pq é endinheirado ou pq é afficionado, salvo exceções muito particulares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consumismo geralmente é ligado a compra por impulso e de coisas até um pouco inuteis. Os afficionados geralmente namoram o produto que querem por meses e apos a compra usam bastante. Até acho que há um pouquinho de consumismo sim, mas até certo ponto eu acho normal (after all somos todos capitalistas ) ja que a função da Apple e qualquer outra grande marca é tentar nos convencer que nós precisamos desesperadamente do proximo produto utilizando marketing agressivo... Tendo bom senso e não sendo sem noção dá pra viver com isso de forma saudável (Pelo menos até sucumbirmos a sedução do proximo lançamento revolucionario).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consumismo geralmente é ligado a compra por impulso e de coisas até um pouco inuteis. Os afficionados geralmente namoram o produto que querem por meses e apos a compra usam bastante. Até acho que há um pouquinho de consumismo sim, mas até certo ponto eu acho normal (after all somos todos capitalistas ) ja que a função da Apple e qualquer outra grande marca é tentar nos convencer que nós precisamos desesperadamente do proximo produto utilizando marketing agressivo... Tendo bom senso e não sendo sem noção dá pra viver com isso de forma saudável (Pelo menos até sucumbirmos a sedução do proximo lançamento revolucionario).

Agora eu sou obrigada a concordar com você. E acho que me incluo bem na parte de "aficcionada".

O foda dos produtos da Apple é que eles parecem pensar em tudo, todos os detalhes. Já li algumas análises sobre alguns produtos, incluindo análises semióticas, e de ponto de vista do Design a Apple é um símbolo e modelo a ser seguido. O que acaba sendo meio que uma espécie de "ídolo" pra mim.

Mas vou te dizer que acho até meio irônico um cara que entitula uma parte do tópico com "se você não é idiota, deve odiar também" chegar a dar uma opinião tão relevante. Se você tivesse começado essa discussão de uma maneira um pouco mais receptiva, de repente a discussão poderia ter seguido por outro caminho. :)

Editado por Marcela
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, confesso que exagerei um pouco no título do post... Mas pelo menos um monte de gente resolveu entrar pra discutir o assunto do fanatismo exagerado. Pena q alguns talvez nem leram o post todo. Quando eu falei fã no titulo estava me referindo aqueles fanboys fanáticos que não conseguem enxergar absolutamente nenhum defeito nos produtos da Apple e acham que não existe computação além da que funciona melhor pra eles. Não me referia a qualquer um que aprecia os produtos da maçã. Eu mesmo gosto bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo quem tem uma condição abastada... É como dar uma Fender stratocaster americana pro moleque que so vai tocar 3 acordes numa banda de emocore no final de semana ou um par de mkII pro cara que quer tocar os hits da moda do hiphop descompromissadamente, ou então uma canon EOS pra menina adolescente que vai bater foto com as amigas pra por na rede social da moda, ou um fuzil 7,62 pra guarda civil/municipal de bairro calmo... É logico que quem tem grana ta pouco se lixando mas as vezes uma opção barata acaba sendo uma escolha bem mais sensata...

Quer dizer que se eu tenho dinheiro e quero comprar algo que ainda não sei usar, devo controlar-me e comprar alguma coisa mais vagabunda e barata só porque eu não tenho domínio sobre esse artigo?

Se eu tenho dinheiro e vontade de comprar algo, vou e compro. Qual o problema disso?

Imagina se só quem entende de carro (leia-se entender tecnicamente e saber dirigir de verdade, coisa que pouca gente sabe) pudesse comprar carros de marcas melhores. É ridiculamente absurdo, na boa.

Eu nunca soube tocar guitarra e comprei logo de cara uma Rickenbacker 12 cordas pra aprender. Eu tinha dinheiro pra isso, sabia o que a guitarra seria capaz de proporcionar, e mesmo sem saber tocar meio acorde, comprei uma guitarra que custa mais caro que um iMac de 27" no Brasil provavelmente. Não tem nada a ver com ser rico, até pq não sou. Tem a ver com conviccão de se estar fazendo o que se tem vontade. Todo ser humano tem direito de fazer extravagâncias.

Meus pais vieram me visitar esse ano e nunca tinham botado a mão num Mac. Usaram meu iMac enquanto estavam aqui e acabaram comprando um no Brasil quando voltaram, pois acharam legal. Eles não são ricos (são aposentados e bem fodidos por sinal, como todo aposentado no brasil é). Eu achei bacana que eles tenham comprado aquilo pra satisfazer um gosto, um capricho. Pra mim quem zomba disso é amargurado na vida (sem querer ofender ninguém).

Obviamente temos opiniões bem antagônicas aqui. Eu jamais compraria uma coisa de qualidade nitidamente inferior só por não ter pleno domínio sobre ela.

Mas sei lá, de repente sou eu que não sou apegado a dinheiro e nem tento encontrar razão em tudo que os outros fazem e nem no que eu faço.

Pronto, falei demais já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eletro, o seu raciocínio é o mais humano possível.. tanto que qualquer sistema que tente abafar os impulsos humanos falhará. Isso é impossivel, aliás, sem nenhum propósito, pois, pasmem, somos seres humanos, ora bolas (e por que negar isso então?).

Enfim, quem não pode ou está bem no limite, realmente, tem que avaliar com cuidado esse tipo de extravagancia. Agora, se é possível, rapaz... a vida é para isso mesmo, aproveitar e pronto. Senão entraremos numa neurose ciclica de sempre buscar e nunca aproveitar. Não é ser irresponsável, é ser feliz racionalmente.

Mas, como concluiu, cada um com cada um. Penso semelhante, e nem iria me manifestar, mas pensando bem é salutar a demonstração de similitude de pensamento. Afinal, tenho certeza que não somos só nos dois que pensamos isso. Aliás, no fundo, o próprio autor do tópico pode ter esse mesmo raciocínio, só o desenvolveu de outra forma.

é isso aí... abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma lá... São questões diferentes.

A diferença de preço explicada pela qualidade é fato, disso não duvidamos. Não há como comparar um Mac um HP de ponta com um Positivo, e a diferença de preço entre esses produtos é, em boa parte, explicada pela qualidade do produto em si. As peças utilizadas, a tecnologia embarcada, o valor agregado pela mão de obra especializada...

Mas há diferenças de preços que não há tecnologia e superioridade que explique. É como costumo dizer: há uma clara diferença entre uma camisa de R$15,00 e uma de R$150,00, R$200,00. A de R$150,00 provavelmente vai durar muito mais, desgastar menos, sei lá. Mas existem camisas que custam R$800,00, R$1.000,00. Será que a diferença na qualidade do material e em sua durabilidade explicam?

Claro, há aí outros valores agregados: a sensação de ser único, de pertencer a certo grupo, de ter exclusividade... É consumismo? Quando a marca vale mais que o produto em si, o que isso significa?

E a questão levantada pelo misercast não se aplica ao exemplo dado pelo electro. Mesmo tendo todo o dinheiro do mundo, eu não compraria uma câmera fotográfica profissional de ponta simplesmente porque não sou aficcionado por fotografia e, provavelmente, não me interessaria em aprender todos os recursos de uma câmera desse porte. Optaria por uma excelente câmera amadora, mas ainda assim pequena e com funções básicas. Não convém o exemplo do electro, onde ele afirma que sabia exatamente os recursos e a qualidade da guitarra e, além disso, ainda tinha interesse em aprender a usar seus recursos, independentemente do fato de ele tocar sozinho em um quarto ou num show para 150 mil pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma lá... São questões diferentes.A diferença de preço explicada pela qualidade é fato, disso não duvidamos. Não há como comparar um Mac um HP de ponta com um Positivo, e a diferença de preço entre esses produtos é, em boa parte, explicada pela qualidade do produto em si. As peças utilizadas, a tecnologia embarcada, o valor agregado pela mão de obra especializada...Mas há diferenças de preços que não há tecnologia e superioridade que explique. É como costumo dizer: há uma clara diferença entre uma camisa de R$15,00 e uma de R$150,00, R$200,00. A de R$150,00 provavelmente vai durar muito mais, desgastar menos, sei lá. Mas existem camisas que custam R$800,00, R$1.000,00. Será que a diferença na qualidade do material e em sua durabilidade explicam?Claro, há aí outros valores agregados: a sensação de ser único, de pertencer a certo grupo, de ter exclusividade... É consumismo? Quando a marca vale mais que o produto em si, o que isso significa?E a questão levantada pelo misercast não se aplica ao exemplo dado pelo electro. Mesmo tendo todo o dinheiro do mundo, eu não compraria uma câmera fotográfica profissional de ponta simplesmente porque não sou aficcionado por fotografia e, provavelmente, não me interessaria em aprender todos os recursos de uma câmera desse porte. Optaria por uma excelente câmera amadora, mas ainda assim pequena e com funções básicas. Não convém o exemplo do electro, onde ele afirma que sabia exatamente os recursos e a qualidade da guitarra e, além disso, ainda tinha interesse em aprender a usar seus recursos, independentemente do fato de ele tocar sozinho em um quarto ou num show para 150 mil pessoas.

fdmlub, faço minhas as suas palavras! Num mundo onde o fator custo invariavelmente é preponderante para 90% das pessoas, a relação entre custo e benefício apresentada por um produto irá sempre influenciar a decisão de qualquer pessoa comum (ao menos as sensatas) na hora da aquisição do mesmo. Afficionados por tecnologia e profissionais não contam pois buscam beneficios distintos. Embora eu acredite que muitos produtos da Apple (apesar da "aura" agregada a marca) realmente ofereçam excelente relação entre custo e benefício (Macbooks a 2.300,00 ajudariam muito, mas os impostos...), e ja tenha evangelizado muitas pessoas que provavelmente nunca usariam um mac na vida a fazer a mudança, em muitos casos de uso por aí o beneficio a mais (ou não há benefício a mais, acredite, as vezes É MELHOR USAR PC/WINDOWS/COMMODITY PC) simplesmente não justifica o aumento no custo. A própria Apple (== Steve Jobs) escolhe não adentrar no segmento low end, simplesmente não é interessante pra eles. Meu post apenas criticava o fanatismo exagerado por partes de alguns fans, considero até que exagerei no título, mas foi só critica aos fanboys fanatiquinhos... Só que na minha opinião quem afirma que o produto da Apple será a melhor opção para qualquer caso de uso em qualquer circunstancia, deve ser classificado no mínimo como fanático.

Nem vou entrar no mérito de estarmos no Brasil e coisa e tal...

Editado por misercast
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...