Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como montar uma rede para home-office em sobrado


Posts Recomendados

oiê pessoal,

estou montando um home-office em um sobrado,

tenho netvirtua5MB e um imac 10.5.8 e

um tplink54MwirelessGrouter modelo tl-wr340gd.

hoje como só tenho o imac, fico indo pra lá e pra cá com ele mais o o modem da net nos cômodos para trabalhar;

mas futuramente terei um notebook ou pc funcionando para montar a rede que preciso.

mas antes disso, preciso saber se um hd externo irá funcionar na rede, pois antes de qualquer coisa preciso esvaziar hd e comprar um pente de 2GB para funcionar com 3GB de ram,

pois o valor para aumentar o hd é inacessível pra mim hj, pois só esse up já vai dar uns 500.00

entrei em contato com a net e eles oferecem o serviço cyber rede no qual eles distribuem os pontos de internet nos outros cômodos, porém...

há uma taxa de 9.90 e TEM QUE SER os routers homologados por eles que no caso NÃO É O QUE EU TENHO...

este serviço é realmente necessário?

alguém usa?

ou posso montar uma rede sozinha com o router q tenho???

diante de todo este longo descritivo e desespero, peço ajuda para me orientarem o que fazer.

obrigada a todos que sempre me salvam ao tirarem minhas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

não sei se entendi direito o problema, mas você não precisa contratar nada da net.

basta usar seu roteador wireless ligado diretamente no modem. você vai precisar configurar ele corretamente, claro.

caso sua casa seja muito grande e o sinal do router não alcance em todos os cômodos, você pode usar repetidores de sinal. tenho certeza que no fim vai ficar mais barato que contratar a enganação da net.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rott, obrigada!

desculpe minha ignorância, mas

como funciona esses repetidores?

como seria para eu montar?

o meu roteador veio com aquele cd minúsculo que não entra no imac, tanto que eu não consegui configurar e proteger minha rede,

coisa simples de fazer, mas que eu não consegui...por isso quase não o uso...

no sobrado, o grande problema que no meu quarto é o ponto principal,

e onde dou aula de musica é num quarto no extremo oposto do meu quarto no andar de baixo e na sala, que fica embaixo do meu quarto.

todos os cômodos tem cabo da net, por isso pensei em contratar o serviço pra não ter que ficar rodando com o modem.

mas, se vc puder me ajude em como fazer e o que comprar (marcas/lojas e o que vc tiver de referencia aqui em sampa até pra eu mandar meu imac para instalar o pente de ram)

e rott, rola montar uma rede com um hd externo?

o que vc recomenda?

muuuito obrigada por responder tão rápido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquise sobre as configurações do teu roteador, vai ter que configurar na mão. Entretanto, não se preocupe, provavelmente é coisa fácil de fazer.

Sobre o hd externo em rede, que tipo de hd é esse? ele vai ser acessado através da máquina na qual ele estará conectado, ou é desses modelos que liga direto pelo cabo de rede? Vou fazer um teste com o meu HD, depois digo o que aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o rott quis dizer com repetidores são os chamados Access Point Wireless e assim vc amplifica o alcance do seu sinal sem fio.

O seu router vc mesma pode configurar, basta digitar no safari 10.1.1.1 e entrar com login e senha ... de fabrica vem com login admin e senha admin ... assim vc acessa o seu router e faz as configurações, inclusive a senha de acesso a rede afim de evitar que visinhos usem sua net. Acredito que seja mais facil vc ligar no seu provedor e dizer que tem mais de um computador em casa e quer ter acesso com eles pela sua rede sem fio.

Quanto ao hd vc precisa seguir as dicas do Maddo e definir qual tipo de conexão o HD vai ter ... se vai ser USB ou Case. O que vc precisa ter em mente são as quantidades de acesso a esse dispositivo e quanto tempo ele vai ficar ligado. Se o HD vai ficar estatico sem precisar levar de um lado pra outro sugiro o uso de Case com ventilação própria + HD Sata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

muito obrigada e desculpe a demora pra responder

problemas de saude na familia...

estou lendo agora as respostas e obtive algumas informações de uma loja la da paulista:

*repetidores necessitam de técnicos...

bom, depois de muita conversa, ele me ensinou como voces a configurar meu router

mas não soube me dar uma alternativa para imprimir em rede..

comprei seagate free agent goflex de 500gb

agora vou tentar instalar tudo e falo pra vcs.

mas ainda nao entendi direito como vou montar minha rede interna pra compartilhar os arquivos com o note do meu tio e a impresora.

root,ouverross,maddo, obrigada mesmo e se não for abusar explica essa duvida que ainda tenho, porque quando se fala de imac, eles não sabem orientar...

inté

=ˆ.ˆ=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paradigma que precisa ser quebrado ... o Mac não tem mistérios que alguns minutos de analise em System Preferences não deixem tudo mais claro.

A sua rede interna vai funcionar normalmente linezul ... basta vc mentalizar o resultado final. Todas as maquinas que tem acesso sem fio wireless vão reconhecer o sinal dentro do espaço de alcance do sinal. Quem souber a senha de acesso vai poder navegar pela internet. As maquinas que estiverem na mesma rede e com o acesso de File Sharing liberados poderão se comunicar.

Ex: Se sua rede o router é 10.1.1.1 as depois maquinas vão ser do 10.1.1.2 em diante. Aconselho usar DHCP assim todas vão ser atribuidas a um IP automaticamente. Em System Preferences/ Sharing/ ... marcando a opção File Sharing vc vai liberar os acessos ao seu Mac e clicando no sinal de + vai dizer qual pasta ou HD que se seja liberado para Ler/Copiar. Em Options ... vc vai escolhe se quer que o acesso seja permitido via Mac e PC ... AFP pra Mac e SMB pra PC.

Quanto a imprimir pela rede vai do que vc pensa em fazer. Se for via cabo ou wireless ... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-156338044-print-server-wireless-tp-link-tl-wps510u-usb-_JM

Mesmo assim a impressora vai estar conectada em alguma maquina e essa maquina é quem vai ser a responsavel por compartilhar a impressão. Se for no Mac fica em System Preferences/ Print & Fax/ .. marcando a opção Shaing depois de adicionar a impressora.

Editado por OuVerRos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ouverros,

obrigada,

eu to aqui tentando configurar o roteador primeiro pra que minha rede fique protegida, ela está aberta.

entrei nesse endereço http://192.168.1.1

ai consegui abrir a pagina de configuração da tplink

consegui mudar o password, mas ainda ele aparece com o nome do equipamento e não pede senha.

conseguir configurar conforme o manual como ip dinamico por ter o virtua

e nao sei mais o que fazer....

tem varias opcoes la, em ingles, que a caipira aqui nao manja...

fora isso, pra imprimir ja saquei que tenho que ter um roteador com print server, mas pela dica ai vou tentar com o que tenho...

fucei la na preferencia de sistemas e cheguei onde vc falou, mas dá a impressao que qqr um pode ter acesso a essa pasta compartilhada, e s'o quero compartilhar com o note do meu tio aqui em casa e se alguem quiser acessar, precisa-se de uma senha.

ouverros e amigos...por favor paciencia

mas, ainda estou me adaptando a essa era digital e agradeco de coracao a colaboracao de vcs e todo o trabalho do forum em facilitar a nossa vida.

obrigada mais uma vez e conto com a ajuda de vcs.

int'e

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a senha que você mudou foi mesmo a de acesso ao Wireless ou será que não foi só a senha de acesso às configurações do roteador? são senhas separadas.

a senha do wifi você muda na seção Wireless da configuração (não tenho um roteador dessa marca então não sei te passar as instruções específicas). Geralmente chamam essa senha de 'passphrase', depende da marca.

compartilhando seu hd externo e impressora na rede, desde que a rede esteja protegida com senha, só vai permitir que usuários na sua rede interna acesse eles. Mesmo pessoas na sua casa vão precisar digitar a senha do seu Mac pra acessar o compartilhamento dele.

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, consegui configurar a rede com senha, mas claro, surgiu outra duvida

como compartilho arquivos com o note win7 do meu tio?

da pra ser via wirelles?

e a impressora da pra compartilhar pelo note ou imac sem o print server?

desculpe, ainda nao entendi...

no mac to tentando la em preferencias do sistema>compartilhamento ou rede e nao to conseguindo...

ai gente, as vezes acho q tenho q comprar um monte de perifericos,

mas sei q o q quero vcs resolveriam num instante, mas sou burrinha ainda nessa area...

conto com vcs de novo e espero saber um dia responder e ajudar outros como vcs.

mais uma vez

obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos,

obrigada por me ajudarem, mas a minha "leiguice" tá me fazendo apanhar horrores...

eu só quero montar uma rede doméstica que envolvem

meu imac(10.5.8)

o note do meu tio

minha multifuncional

e o hd externo q comprei (seagate freeagent goflex), q qnd fui configurar fiquei em dúvida se configurava só pra mac e o que ele me oferece de "plus" em relacao a outros.

bom, fiz tudo o que vcs me disseram, ok!

consegui compartilhar a net via wireless

o alcance não chega no quartinho de musica,

o que faço?

compro outro roteador como o meu para ser um repetidor?

é dificil configurar?

tem várias opções de configurações no roteador e claro....não faço idéia de como mexer e ter um melhor aproveitamento do produto.

eu ainda não consegui compartilhar uma pasta de qqr coisa com o note do meu tio, não acho o computador dele.

e tb a impressora.

dá pra fazer via wirelles ou é só deixar conectada a um dos computadores?

como faço?

enfim, sei que deve ser muito simples, mas eu não consigo.

podem me ajudar?

obrigada pra quem responder..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos tentar resolver por partes ... que assim fica mais facil.

O mais importante vc já tem que é o acesso wireless. Agora vc precisa amplificar o seu sinal pra ter acesso onde vc precisa dentro de casa. Como foi dito um pouco mais acima pelo amigo Akira, vc pode tentar plugar o seu modem wireless num ponto mais ao centro da casa onde o sinal seja distribuído de forma mais abrangente. Bem isso é o mais óbvio hehehe

Se isso esta feito e o sinal ainda não satisfaz o uso como vc quer, vc precisa sim obter um acessório a mais chamado Acess Point ou então uma antena maior afim de aumentar o sinal.

Procure por Antena Amplificadora de Sinal ... Exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161696028-antena-wifi-5dbi-c-cabo-amplificadora-de-sinal-multilaser-_JM

Vale lembrar que o ideal é ir a uma loja fisica e assim vc tera mais informações e a garantia de que o que esta comprando vai atender ao seu caso.

Para impressora tem que saber se ela tem suporte ao uso em rede ou se vc precisa deixar a impressora conectada no mac e dele compartilhar na rede. Outra opção seria isso: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-156386609-servidor-de-impresso-wireless-tp-link-tl-wps510u-_JM

Assim a impressora não precisa ficar "grudada" perto do computador onde for usar.

Quanto ao acesso a rede todos os computadores precisam estar na mesma rede. No caso de redes eu gosto de usar IPs fixos. Mas em casos de redes domésticas e com poucos computadores pode usar IP automático (DHCP). Seja IP fixo ou dinâmico, todos precisam estar na mesma rede ... por padrão fica o noome Workgroup e tanto no Mac como no Windows precisa estar o mesmo nome pra todos "aparecerem" na rede. Desculpe mas no windows eu não sei te ajudar como fazer esse processo. Ainda mais no windows seven que eu nunca usei. Aguarde mais respostas sobre isso com alguém que sabe ...

Eu já li algo sobre o Windows Seven reconhecer o Mac na rede sem precisar de app como MacDrive, eu usava esse pra poder ter acesso ao disco do Windows quando usava o XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

obrigada ouveros,

desculpe a demora em responder

agora ta mais facil de entender...eu acho

mas agora com as ferias da pra testar tudo

e volo pra dizer os resultados,

se der certo vai ser o melhor presente de natal,

ter meu home office funcionando pra eu voltar

a trabalhar,

feliz natal a todos e um ano cheio de prosperidade,

como essa, através da reciprocidade e a disposição.

inté

=ˆ.ˆ=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...