Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iPhoto - como organizar as fotos?


thiagoaos

Posts Recomendados

Seguinte,

Comprei meu mac a pouco tempo, e antes para organizar minhas fotos eu utilizava o Picasa, agora estou tentando utilizar o iPhoto porém estou meio perdido com ele.

-Quando ele importa uma foto ele cria um cópia correto? no seguinte diretório /Users/NomeDoUser/Pictures/iPhoto Library/Originais/2008/NomeDoEvento ?

Bom ai que está, no Picasa ele guardava no caminho lá, porém com o nome do Album, ai com isso estou meio perdido em como organizar minhas fotos, devo usar Album ou devo usar Evento? Pergunto isso pois ele da muita enfase a evento, inclusive tendo um menu próprio para o mesmo.

Posso deletar a foto fonte, sendo que ele cópia para o diretório que eu especifiquei?

Qual a diferença entre album, smart album, ou simplesmente uma pasta (folder)?

Quero importar toda minha galeria que tinha no picasa porém estou com receio.

Grato,

Thiago Antonius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

cara, eu estou usando o iphoto, tenho mais de 20 mil fotos digitais desde 1999 e não quis fazer merda, então importei todas, depois joguei as originais pro hd externo e vou deixar la guardado, o jeito certo de se usar o iphoto é por eventos e só, os outros metodos são apenas modo de vizualizar as fotos que ja estão separadas em eventos vai tentando usar e sempre com o pé atras, deixe uma copia das fotos originais... abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, vamos por partes:

Seguinte,

Comprei meu mac a pouco tempo, e antes para organizar minhas fotos eu utilizava o Picasa, agora estou tentando utilizar o iPhoto porém estou meio perdido com ele.

Primeiro, parabéns pelo seu novo Mac. Algumas coisas são bem diferentes do Windows, e o iPhoto é uma delas.

-Quando ele importa uma foto ele cria um cópia correto? no seguinte diretório /Users/NomeDoUser/Pictures/iPhoto Library/Originais/2008/NomeDoEvento ?

Como padrão, sim: no menu iPhoto > Preferences > Advanced, a caixa "Copy items to iPhoto Library" deve estar marcada, e qualquer foto adicionada no programa será copiada para a biblioteca dele. Se você tiver tudo catalogado em pastas e quiser só experimentar o iPhoto antes de copiar tudo, você pode desmarcar essa caixa e arrastar. As imagens aparecerão no programa mas não sairão de suas pastas originais.

Bom ai que está, no Picasa ele guardava no caminho lá, porém com o nome do Album, ai com isso estou meio perdido em como organizar minhas fotos, devo usar Album ou devo usar Evento? Pergunto isso pois ele da muita enfase a evento, inclusive tendo um menu próprio para o mesmo.

Qual você deve usar? Depende apenas de você, e como você quer se organizar. Os Eventos, por padrão, classificam as fotos por dia: um dia, um evento. Isso é um fato assumido pelo programa e pode ser configurado nas preferências do sistema também.

Os álbuns são independentes. A melhor analogia é com aqueles álbuns de folha de plástico do mundo real, ou com as pastas de imagens que usava antes. Você pode colocar as fotos que quiser, como quiser.

Posso deletar a foto fonte, sendo que ele cópia para o diretório que eu especifiquei?

Depende. Se a caixa "Copy items to iPhoto Library" que eu falei antes estiver marcada, pode apagar a original sem medo pois ela foi copiada para a biblioteca do programa. Se estiver desmarcada e sua foto estiver no iPhoto, apagá-la fará com que ela suma do iPhoto também.

Qual a diferença entre album, smart album, ou simplesmente uma pasta (folder)?

Albums são lugares onde você pode colocar qualquer foto. Folders são lugares que agrupam albums; você não pode colocar fotos sozinhas ali. E a melhor maneira de entender o smart album é pensar nele como uma pesquisa salva. Ao criar um novo smart album, aparece uma janela para você definir alguns filtros, e as fotos exibidas por esse álbum serão apenas aquelas que batem com os filtros que você definiu. Por exemplo, se eu criar um que busque fotos com o nome "Casa", com data de maio de 2008, com o comentário "teto vermelho", vou ver apenas fotos que tenham todas essas características.

Quero importar toda minha galeria que tinha no picasa porém estou com receio.

A minha sugestão é a seguinte: se tiver espaço no HD, deixe a caixa "Copy items to iPhoto Library" marcada, importe tudo para o iPhoto e deixe o Picasa quieto, sem apagar nada. Daí, passe um tempo com o iPhoto para ver o que acha. Só dá para saber experimentando.

Ah, e não se sinta obrigado a gostar do programa só porque está no Mac. Procure entender como ele funciona e veja se atende suas necessidades. Eu, por exemplo, passei pelo iPhoto, Aperture, Lightroom e desisti de todos. Organizo tudo pelo Finder, com resultados bem mais satisfatórios para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Vou dar uma de coveiro e desenterrar esse tópico.

Estou querendo importar minhas fotos para o Iphoto, mas não quero que o programa copie as fotos para a library. Ok, basta desmarcar nas preferencias a opção de copiar. Fiz isso, mas quando estou importando o album para o Iphoto percebo que o espaço no meu HD está diminuindo. Se eu desmarquei a opção de cópia, não era para o Iphoto apenas "visualizar" as fotos na minha pasta do finder, sem que ocorra nenhuma alteração no tamanho do HD?

Outra dúvida. Deletei todas as fotos que havia importado para o Iphoto, inclusive o trash, e mesmo assim meu arquivo Iphoto Library (/Users/NomeDoUser/Pictures/iPhoto Library) tem mais de 500mb... alguma explicação?

Valeu galera!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida. Deletei todas as fotos que havia importado para o Iphoto, inclusive o trash, e mesmo assim meu arquivo Iphoto Library (/Users/NomeDoUser/Pictures/iPhoto Library) tem mais de 500mb... alguma explicação?

Provavelmente, ele está com algumas fotos na pasta MODIFIED, na biblioteca do iPhoto...

Eu tenho o problema que, todas as fotos que importo do meu iPhone são copiadas automaticamente para a ORGINALS e para a MODIFIED.... Alguém sabe o por quê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Não há nenhum método de organização tipo Finder ou até mesmo Picasa? Aonde ele simplesmente lê o nome da pasta e organiza por ai sem alterar ou copiar nada? Algo passivo que somente "leia" suas pastas e fotos? Pelo que percebi o iPhoto é um iTunes pra fotografia e precisa que tudo seja importado e desorganiza geral...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

alem das duvdas anteriores em relacao a fazer com que o iphoto apenas leia nossos arquivos, paira ainda uma duvida nao questionada pelo menos que tenha visto, desculpem as perguntar basicas, mas eh que sou novo no mac.

Existe uma forma seja pelo iphoto ou ate mesmo atraves das imagens originais de aplicar uma foto como wallpaper??? no windows clicava-se com o botao direito do mouse e escolhia a opcao para usar como papel de parede. existe algo semelhante no MAC?

Posso (com "Copy items to iPhoto Library" DESMARCADA) excluir foto pelo iphoto e as mesmas serem excluidas efetivamente de seu lugar de origem, ou devo ir ate a pasta origem e removela por la?

Valeu desde ja.

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Owww Dimiro!!! mil desculpas eu havia dado uma olhada pra tentar achar essa aplicacao de wallpaper no iphoto ... mas como padrao, essa funcao vem desabilitada, mas consegui ativar dando uma olhada na secao visualizar - barra de ferramentas.

So uma coisa, pra eu apagar as fotos indesejadas diretamente do iphoto e a mesma sumir da pasta origem eh necess'ario alguma combinacao de teclas ou somente arrastando para o lixo resolve?

Valeu por tudo!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também quero saber se há algum jeito de fazer com que o iPhoto somente leia as fotos!

Estou precisando tirar olhos vermelhos de várias fotos, e depois terei que importar tudo de novo para a biblioteca! :(

Será que existe algum "hack" que permita isso? :lol:

o iphoto remove olhos vermelhos.... entre outras coisas....

tudo sem alterar as fotos originais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto to na mesma que voce!!! nao gostaria de ficar gerando arquivos redundantes!! Hoje desmarquei a opcao de copia para a fototeca, e tentei apagar umas fotos desfocadas que tirei .... apaguei-as ate mesmo da lixeira (iphoto) mas quando fui na pasta originaria, adivinha.... eles ainda estavam la!

Se ainda estavam la, mesmo nao autorizando copia, o que foi apagado?!

Alguem tem uma forma de fazer com que o IPHOTO:

* apenas leia as imagens da pasta original;

* quando alteradas (editadas) ou excluidas, tais alteracoes serem aplicadas diretamente na pasta original;

* Alterar a forma de criacao dos eventos. *(PS)

*PS - tenho diversas fotos do meu filho, devidamente organizadas, por ANO e dentro da pasta os MESES, assim posso facilmente localizar e visualizar as fotos de interesse. Ao importar as fotos para o iphoto, o mesmo, de uma baguncada legal!!!! os meses estao fora das pastas ... tem meses repetidos de anos diferentes tipo "janeiro" repetidas pois uma eh de 2008 e outra de 2009.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para apagar as fotos diretamente utilize OPTION + COMMAND + DEL. ;)

E quanto aos eventos, eu sinceramente descarto eles, uso apenas folders e albuns, pra mim ficou muito melhor a organizacao, ou seja, pra mim os eventos nao existem.. hehe

E quanto esse lance dele sempre preservar a foto original, eu sinceramente nao sabia, agora fiquei receoso com esse lance pois assim com o tempo haja espaço ne...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para organizar as fotos faço assim:

1. Sempre tiro as fotos com a máquina digital com a hora certa.

2. No Mac, importo as fotos com o aplicativo Captura de Imagem.

3. Separo as fotos pelo mês (Janeiro 2009, Fevereiro 2009, ...) em pastas.

4. Abro o programa CocoViewX (http://www.stalkingwolf.net/software/cocoviewx/) para renomear as fotos. Se as fotos foram tiradas, por exemplo em São Paulo, uso o programa para renomear em ordem em que foi tirada. Resultado: Fotos 2009 > Janeiro 2009 > São Paulo 1, São Paulo 2, ...

5. Importo as pastas (e não as fotos). Logo os eventos são criados com o mesmo nome da pasta: Janeiro 2009, Fevereiro 2009, e assim por diante.

Agora gostaria de saber algum programa que use as fotos somente para leitura, pois quero modificar as originais (se eu fizer alguma alteração na foto, o iPhoto não irá substituir a original). O iLovePhotos faz isso?

Se alguém conhecer outro software que renomeie fotos por ordem de que foram tiradas, vale a dica. O CocoViewX sempre atendeu as minhas necessidades. Você seleciona as fotos e digita assim: Nome # (a barrinha "#" é quantos números o nome da foto terá. Se você colocar Nome ## ficará assim: Nome 01)

Editado por Roberto G.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mt bom esse programa... baixei ele!!! Valeu pela dica.

outra coisa que reparei e que o iphoto cria varios arquivos pequenos de face. tem como desabilitar isso??

Bom até onde eu sei, não é possível.

O programa realmente é bom! E o melhor de tudo, ele é gratuito! É o Faststone Image Viewer que eu procurava para o Mac!

Editado por Roberto G.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...