Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iPhone 4, iOS 4.1, performace, bateria e soluções.


Posts Recomendados

Não sei se todos os donos de iPhone 4 perceberam o que vou relatar, mas desde que o mesmo foi atualizado para o 4.1 eu (e várias outras pessoas) vêm passando por alguns problemas que conseguem incomodar bastante.

Primeiro é que até o 4.0.2 o iPhone 4 tinha uma bateria ótima, performace ótima e gerava animações extremamente fluidas. Após o 4.1 ele continuou a ter uma performace ótima, nenhum App passou a funcionar mais lento que o normal, mas as animações não.

Por exemplo: coloque 9, ou mais, apps em uma pasta e posicione na última linha de Aplicativos e você vai perceber que ela dá umas pequenas travadas para abrir (fora que, depois do toque, ainda demora um pouco para ela realmente abrir, não muito, mas demora mais que o 4.0.2). Se você colocar de 5 a 8 apps e posicionar na terceira linha também percebe-se a mesma "travadinha". Isto acontece em listas também, quando o scroll é feito para cima, e não para baixo. É mais perceptível quando os nomes são grandes (como no Contacts e no Artists do iPod). É tanto que no Songs do iPod o efeito nem é muito perceptível. Outra coisa perceptível é quando abre-se um App que já estava aberto, na barra de multitarefa, e a animação de abrir o App simplesmente é cortada pela metade. Isto é tão generalizado que já foi até percebido em uma propaganda da Apple (a mais recente, que ela fala sobre o Retina Display). Outra coisa é quando troca de aplicativo e abre o barra de multitarefa há uma certa travadinha.

Outra coisa é o consumo exagerado de bateria. Muitos (como eu) reclamam que a bateria de seu iPhone 4 está durando *menos* que a do iPhone 3G. Depois que eu restaurei o 4.1, ela até melhorou significativamente, mas ainda existe os momentos em que ela decide cair de vez.

Eu andei lendo pessoas que passam pelo mesmo problema e uma das coisas que pode ser a causa é o Camera.app. Muita gente percebeu que, depois de aberto o aplicativo, as animações do sistema se tornam um pouco lentas. Mesmo fechando o App pela barra de multitarefa, o efeito ainda é perceptível. O motivo disto tudo pode ser o HDR. A Apple simplesmente não testou com o grande público a função (até então "secreta", anunciada apenas perto do lançamento), sendo feito apenas internamente. Isto pode ter feito com que o App tenha alguma falha que faça ele comer memória de uma forma muito maior que o normal.

Uma forma interessante de perceber o problema é testar com um iPhone 3GS ao lado, que não sofre dos problemas citados. É perceptível que o 3GS vai passar todas as animações de uma forma muito mais fluida que o iPhone 4. O motivo disto pode ser que, como o 3GS não recebeu o HDR, ele possa ainda estar com o mesmo Camera.app que vinha na versão 4.0.2, e assim não causando problema nenhum.

E vocês pessoal, passaram por algum problema parecido? Tem alguma solução para o problema?

*ps.: Alguns usuários afirmaram que o 4.2 resolve o problema citado, outros dizem que não. O que é evidente, segundos alguns testes, é que o 4.2 usa menos memória ram que o 4.1. A quantidade é pouca e não se sabe se é o que realmente pode estar ajudando alguns usuários, mas já é um começo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Esse lançe do HDR que foi citado, seria somente se ele fosse executado uma primeira vez? Tipo assim, se dei um reset no iPhone e não entrei no Camera.app, então o bug não ocorre?!? Também estou tendo muitos problemas com a minha bateria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto o problema não é ativar o HDR, o bug acontece independente disto. É o próprio Camera.app que tem um vazamento (Leak) de Memória fora do comum. Fechá-lo não resolve o problema, pelo que vi, apenas reiniciando o iPhone depois que você fecha o App por completo (na barra de multitarefa)

Faltou dizer que os usuário de iPod Touch 4G não se manifestaram. Não sei se o iPod Touch 4G tem função de HDR para sua câmera, porém.

Editado por zemahon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um iPod touch. Ele está gastando muita bateria, algo fora do normal pra um gadget como esse. E certas animações também estão péssimas, mas a pior dela é a da câmera. Quando abro, ela fica por uns 5~6 segundos para abrir. E quando fui contar deu uma sugada na bateria. Talvez seja problema de gerenciamento, ou como sugeriram num outro tópico, erro no mostrador da bateria. E o WINDOWS LIVE MESSENGER.app nao está emitindo os "push".

Tenho um iPod touch. Ele está gastando muita bateria, algo fora do normal pra um gadget como esse. E certas animações também estão péssimas, mas a pior dela é a da câmera. Quando abro, ela fica por uns 5~6 segundos para abrir. E quando fui contar deu uma sugada na bateria. Talvez seja problema de gerenciamento, ou como sugeriram num outro tópico, erro no mostrador da bateria. E o WINDOWS LIVE MESSENGER.app nao está emitindo os "push". Tomara que lancem logo uma solução!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Push do Windows Live Messenger também não funciona no iPhone 4 com 4.1. Passei a usar o Meebo (que roda em background e não dá log off quando sai).

Eu instalei o Beta 3 do 4.2 no meu iPhone 4 (não precisa de UIDD de desenvolvedor para instalar o beta, só clicar com Option em Update no iTunes e selecionar a IPSW, mas para usar como um todo precisa do beta do iTunes 10.1) e percebi algumas poucas animações melhor, mas no geral é quase a mesma coisa. E, por ser um beta, a velocidade bruta ficou pior. Espero que no final não seja assim, e que eles resolvam o problema de vez.

Queria poder fazer o downgrade para o 4.0.2...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha bateria drena muito rápido. Tinha o 3G que durava muito. Deixei as mesmas configurações que tinha no 3G e mesmo assim, o iPhone4 dura muito menos.

Eu tenho uma teoria: para melhorar o sinal em função do AntennaGate, eles podem ter dado uma forçada para amplificar o recebimento do sinal e daí consumindo mais bateria. Não se pode ser isto.

Será que na iOS4.2 isto será regularizado?

Editado por TagHeuer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um iPhone 4 e deixo o 3G , dados do celular e roaming desligados o tempo todo. Só ligo qdo quero acessar a net . Minha bateria dura muito assim , caso contrário drena muito rápido. Tem uma app que faz isso automático mas não lembro o nome . Ás vezes meu iPhone 4 da uma " crise " que costuma acontecer após eu mexer com alguma foto ou entrar na net , ele fica quente e gasta toda bateria em 2 ou 3 horas. Eu tenho que desligar e ligar de novo para passar isso , provavelmente é uma app que fica aberta fazendo isso.

Editado por surgeon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um iPhone 4 e deixo o 3G , dados do celular e roaming desligados o tempo todo. Só ligo qdo quero acessar a net . Minha bateria dura muito assim , caso contrário drena muito rápido. Tem uma app que faz isso automático mas não lembro o nome . Ás vezes meu iPhone 4 da uma " crise " que costuma acontecer após eu mexer com alguma foto ou entrar na net , ele fica quente e gasta toda bateria em 2 ou 3 horas. Eu tenho que desligar e ligar de novo para passar isso , provavelmente é uma app que fica aberta fazendo isso.

Eu diria que é a camera e seu vazamento de recursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um iPhone 4 e deixo o 3G , dados do celular e roaming desligados o tempo todo. Só ligo qdo quero acessar a net . Minha bateria dura muito assim , caso contrário drena muito rápido. Tem uma app que faz isso automático mas não lembro o nome . Ás vezes meu iPhone 4 da uma " crise " que costuma acontecer após eu mexer com alguma foto ou entrar na net , ele fica quente e gasta toda bateria em 2 ou 3 horas. Eu tenho que desligar e ligar de novo para passar isso , provavelmente é uma app que fica aberta fazendo isso.

Hoje fiz o teste de fogo no meu iPod. Não cronometrei, mas foi em torno de 2h no wifi, tocando músicas e com o Meebo em background. Só. Acho que está gastando demais mesmo, ainda mais se olhar para o iPad...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...