Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Memoria - 4GB DDR3 ou 8GB logo?


du_skn

Posts Recomendados

Seguinte pessoal, tenho um Macbook White Unibody Mid-2010

Atualmente o unico upgrade que fiz nele foi o hd que troquei por um 500GB.

Mas ultimamente tenho sentido necessidade de mais memoria ram.

A questão é, invisto na faixa de 200 reais para ficar com 4GB de ram, ou já gasto logo 500 reais e coloco 8GB já pensando no futuro?

Nao uso coisas tao pesadas, em geral fico aberto itunes, adium, vlc e firefox/safari, mas com várias abas abertas sempre.

O que compensa mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 13
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Pensando o futuro guarda essa grana e troque tua máquina assim que sair uma nova, tipo os macbooks PRO que estão por vir daqui uns 4/5 meses - ahuauhauh

8Gb de RAM é absurdo pra qualquer core 2 duo mobile, a não ser que tu virtualize muita coisa, que mesmo usando tanta RAM não sobrecarrega o processador. Se tu trabalha com imagens de 4gb no Photoshop teu processador vai pedir arrego da hora das aplicaçãoes, então não adianta de nada 8gb. Pra mim 4gb é o maximo necessário pra 99.99% do usuários, eu mesmo tinha uma máquina igual a essa tua e conseguia fazer muita coisa com 4gb, inclusive virtualizar o Windows 7 no Parallels Desktop 6 e dentro do Windows usava o Corel Draw X5 sem lag algum. E ainda tinha o Illustrator aberto no OS X, geralmente junto com o Fireworks.

Eu salvaria a grana pra outra compra, e ficaria com 4Gb mesmo, até pq com o tempo o preço dos modulos ta caindo, jaja tu compra 8Gb por 300, e seria o que tu gastou de uma vez pra comprá-los, mas tem os modulos de 4Gb, que na pior das hipoteses ainda vão te valer uns R$120,00~R$150,00.

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente coloquei 8GB no meu MBP porque estava impossivel trabalhar com 2GB.

Meu MBP ligado a um monitor externo, usando Photoshop, Illustrator, iTunes, Safari e etc ficava impraticável. 8GB caiu como uma luva e hoje em dia posso abrir tudo que eu quero, sem problemas. Recomendo fortemente. Como meu MBP tem AppleCare e ainda pretendo trocar o HD dele, não pretendo trocar de Notebook tão cedo, a não ser que ele quebre ou que os novos MBPs sejam SURREALMENTE mais maravilhosos. Mas por conta de processadore, placa de video e etc, não me imagino tendo necessidade de trocá-los tão cedo.

Recomendo 8GB logo. MAS, no seu caso, pro tipo de uso que você faz, 4GB segura a onda tranquilamente.

No meu caso, sendo designer, 8GB me permite não ter preocupações com memória, que era o que eu queria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Fabio. Não vejo necessidade de ficar com essa mania compulsiva de trocar de máquina a cada lançamento...bobagem! Creio que para usuários comuns uma máquina como a sua tenha ciclo de vida bastante razoável até que seja necessário substituí-la. Agora, penso que é necessário no mínimo 4Gb de RAM...2Gb é sacanagem.

Como falou que não usa nada tão pesado, bota 4Gb pelo custo benefício, que você vai sentir uma melhora bastante considerável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprou aonde?

Recentemente coloquei 8GB no meu MBP porque estava impossivel trabalhar com 2GB.

Meu MBP ligado a um monitor externo, usando Photoshop, Illustrator, iTunes, Safari e etc ficava impraticável. 8GB caiu como uma luva e hoje em dia posso abrir tudo que eu quero, sem problemas. Recomendo fortemente. Como meu MBP tem AppleCare e ainda pretendo trocar o HD dele, não pretendo trocar de Notebook tão cedo, a não ser que ele quebre ou que os novos MBPs sejam SURREALMENTE mais maravilhosos. Mas por conta de processadore, placa de video e etc, não me imagino tendo necessidade de trocá-los tão cedo.

Recomendo 8GB logo. MAS, no seu caso, pro tipo de uso que você faz, 4GB segura a onda tranquilamente.

No meu caso, sendo designer, 8GB me permite não ter preocupações com memória, que era o que eu queria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive um mac que comprei com 1Gb, depois fiz upgrade p/ 5GB e depois 9GB. Pareciam 3 máquinas diferentes. Principalmente no PS que é um devorador insaciável de RAM.

Ao contrário do que o colega Sichieri falou, o PS não carrega o processador quando trabalha com imagens grandes - carrega a memória - porque ele só consegue gerenciar 3Gb de RAM na versão 32bits. MAS... o excedente de RAM ele usa como scratch. Até a versão CS3, havia um plugin chamado FORCEVMBUFFERING que forçava o PS a usar o excedente de RAM como scratch e assim aumentar o desempenho. Tem o mesmo plugin pro CS4, mas pelo jeito ele já usa o excedente de RAM em default. Mas isso que eu falei, só pra quem trabalha com imagens gigantes faz diferença. Quem trata foto pessoal de 10mpx 2Gb tá bom demais!

HOJE, 4Gb é o suficiente pra rodar iTunes, Pages, Safari, tudo o que você precisa... Roda maravilha. Você vai abrir o System Monitor e vai ver sempre 1 ou 2Gb livres.

MAS, amanhã chega o Lion,o iLife 2012... e aí aqueles gigas economizados PODEM a fazer falta.... PODEM. Nada indica que as specs dos novos programas serão tão agressivos assim.

Então minha dica é: olhe seu histórico de compras e veja qual o tempo médio que dura um computador em suas mãos. Se dura 2 anos que é a média, fique com os 4Gb. Aí quando comprar um outro note, já compra com 8 ou 16Gb. .

Se você usasse o Photoshop, aí já ia recomendar colocar o máximo logo de cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu quis dizer, e parece que não ficou muito claro, é que se tu tem uma imagem de 4Gb, que vai usar RAM pra caramba, o processador vai ser gargalo, ainda mais na hora de aplicar filtros, então não adianta nada ter 8Gb de RAM se quando for fazer qualquer alteração nela vai ver a bolinha colorida na tua tela por uns 30 segundos...

De resto concordo, quanto mais RAM melhor, mas acho desnecessário, e a pergunta dele foi essa, sem outras palavras, se ele iria sentir diferença na máquina com 4 ou 8Gb, e depende do uso, pelo pouco que ele disse, acho que tanto faz, não vai sentir diferença não.

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu quis dizer, e parece que não ficou muito claro, é que se tu tem uma imagem de 4Gb, que vai usar RAM pra caramba, o processador vai ser gargalo, ainda mais na hora de aplicar filtros, então não adianta nada ter 8Gb de RAM se quando for fazer qualquer alteração nela vai ver a bolinha colorida na tua tela por uns 30 segundos...

De resto concordo, quanto mais RAM melhor, mas acho desnecessário, e a pergunta dele foi essa, sem outras palavras, se ele iria sentir diferença na máquina com 4 ou 8Gb, e depende do uso, pelo pouco que ele disse, acho que tanto faz, não vai sentir diferença não.

falou <o.

xD

Então, Sichieri, a bolinha rodando, geralmente é sinal de "buffer cheio" ou seja, é a memória trabalhando.

então não adianta nada ter 8Gb de RAM se quando for fazer qualquer alteração nela vai ver a bolinha colorida na tua tela por uns 30 segundos...

Muito pelo contrário. Mais memória vai minimizar ou eliminar esse gargalo do buffer. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, primeiro queria agradecer a ajuda de todos!

Estou com o white faz 6 meses. O plano é usar ele mais uns 2 anos.

O uso é basicamente internet com varias abas abertas, trabalhos no office, videos em 1080p, adium e uma brincada no photoshop, mas nada profissional.

Pelo meu uso, melhor 4gb entao pelo custoxbeneficio?

Os 4gb usados, de 200 reais, já foram vendidos. Achei novos, kingston por 275. O 8gb é 500gb tbem novo, mas G.Skill.

E agora, 275 nos 4gb ou 500 reais nos 8gb?

Conversando com meu irmao, ele acha mais vantagem pegar 4gb, e guardar o restante para um SSD ano que vem.

Melhor opçao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Sichieri, a bolinha rodando, geralmente é sinal de "buffer cheio" ou seja, é a memória trabalhando.

Muito pelo contrário. Mais memória vai minimizar ou eliminar esse gargalo do buffer. ;)

Hum, então explica pra mim pq sempre que é lançado um processador novo existe um teste de aplicação de filtros no Photoshop pra mostar esse "benchmark" do processador?

A RAM é mais pra deixar o arquivo aberto do que outra coisa, essa é a definição basica de "memória", por isso tem esse nome, senão usariam outro, o processamento, também como ja diz o nome, é no processador quem realiza (...) é redundante, mas é o que to tentando dizer... A RAM vai ser importante sim, mas não nesse caso, e o Buffer é limitado principalmente pelos RPM/Cache do HD, ainda mais numa imagem desse tamanho.

Ao autor:

Com ctz cara, fica com 4gb e salva a grana pra um SSD, ai sim tu vai ver diferença em desempenho pra coisas basicas como essas que tu quer. Repito, 4 ou 8Gb pra vc não fará diferença NENHUMA.

falou <o.

xD

Editado por Sichieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, então explica pra mim pq sempre que é lançado um processador novo existe um teste de aplicação de filtros no Photoshop pra mostar esse "benchmark" do processador?

A RAM é mais pra deixar o arquivo aberto do que outra coisa, essa é a definição basica de "memória", por isso tem esse nome, senão usariam outro, o processamento, também como ja diz o nome, é no processador quem realiza (...) é redundante, mas é o que to tentando dizer... A RAM vai ser importante sim, mas não nesse caso, e o Buffer é limitado principalmente pelos RPM/Cache do HD, ainda mais numa imagem desse tamanho.

xD

Noooooossaa Schieri, agora que a confusão está feita. :lol:

Vamos por partes: Processador faz uma coisa, memória faz outra e HD faz outra. A confusão é que você está pensando FILTRO/PROCESSADOR e eu estou falando IMAGEM GRANDE/MEMÓRIA (pois esse foi o motivo que me fez escrever nesse tópico).

Os benchmarks existem dos mais diversos tipos: velocidade de processador, acesso de memória, acesso de disco. Os benchmarks da apple são genéricos pra mostra "olha como esse processador executa um filtro mais rápido que o anterior" e só. E isso não tem NADA a ver com o que falei antes, que é relativo a grandes imagens. Vou explicar:

Para a imagem estar aberta, aí sim você acertou, isso é função da RAM. A cada layer ou a cada comando (healing, por exemplo) isso é escrito na memória, com isso é fácil deduzir que quanto mais você edita uma imagem, mais enche a RAM, afinal fica tudo armazenado lá. Por isso também é possível dar cmd+z.

Mas para escrever instruções há um "buffer". Eu não sei exatamente os termos técnicos, por isso coloquei buffer entre aspas. Quando você dá um rotate por exemplo, as instruções são jogadas na memória que tem acesso rápido. Se a memória recebe mais informação do que consegue escrever/ler as informações ficam na fila, então a bola fica girando pois precisa esvaziar informação velha para escrever/ler informações novas. (ou como falei, encheu o buffer).

MAS nem todos os processos PRECISAM por decreto da RAM. Muitos podem ser executados no disco rígido. Por isso, quem tem mac com pouca memória tem o disco "gritando" o tempo todo. É porque a memória lotou e o PS está usando o HD para fazer a função da RAM. Quando as instruções passam a ser escritas no HD passa a se chamar MEMÓRIA VIRTUAL. Aí sim, esse "buffer cheio" fica mais evidente, pois o HD é infinitamente mais lento para escrever/ler que a RAM.

Falei acima do FORCEVMBUFFERING. Como ele funciona? Se o PS, tem mais que 3Gb, tipo 12Gb, então não há motivo pro PS gerar memória virtual (no HD) que é lento. Então o PS "força" o uso da RAM excedente. Não é que o PS agora vai superar a barreira dos 3Gb.... Quer dizer que o plugin vai enganar o próprio PS e dizer que a RAM é um HD. Então o PS vai criar memória virtual na RAM mesmo. Sacou? É uma gambi que os gênios da adobe descobriram. Mas agora que o PS é 64 bits. não precisa mais desse plugin, pois o PS consegue acessar diretamente até 64tb de RAM se não me engano.

Resumindo, para operações de grandes formatos, memória é importantíssimo, pois vai ser possível tratar uma imagem de 2Gb da mesma forma que se trata uma imagem de 20mb. Portanto, faz todo o sentido o que falei abaixo, pois as operações em questão estão vinculadas a velocidade de acesso de memória.

Sichieri, em 08 dezembro 2010 - 13:53, disse:

então não adianta nada ter 8Gb de RAM se quando for fazer qualquer alteração nela vai ver a bolinha colorida na tua tela por uns 30 segundos...

Muito pelo contrário. Mais memória vai minimizar ou eliminar esse gargalo do buffer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tempo: Tudo isso que eu falei pode ser encontrado aqui:

http://macperformanceguide.com/

Aproveitando a deixa, a dica do Sichieri em colocar um SSD é boa sim. Inclusive no macperformanceguide.com há artigos que comentam o desempenho do SSD. Só o preço no Brasil que é proibitivo. Se puder comprar fora do país é melhor.

Editado por Panqueca
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...