Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DUVIDA - Power Mac G4 400MHz AGP


Fabio C da Silva

Posts Recomendados

Ingressei no mundo dos macs ja na era intel (ja os conhecia, na era dos powerpc g3 e g4, porem nunca tive contato) e estou interessado em comprar outro mac para fazer "companhia" pro meu atual macbook (fazer experimentos e sw leves alem de guardar alguns arquivos), ja li um pouco (inclusive aqui) e algumas pessoas dizem que é uma boa maquina ja outros dizem q ja esta fora por causa de arquitetura e software (concordo um pouco com estes).

A maquina q estou em vista vem com essas specs:

CPU Power PC G4 400MHz;

RAM 512MB DIMM;

HDD 40GB IDE;

VGA ATI RAGE 128MB (AGP);

DRV DVD-ROM IDE;

Quero deixá-la melhorzinha com uns 1,5 ou 2GB de memoria sapo :P e um HD um teco maior, um disco com uns 80GB alem do atual de 40GB

A grande duvida é: Qual o desempenho do Power PC G4 400MHz com os atuais 512MB de RAM rodando o Tiger (10.4.11) em relação à um pc de mesma epoca?

Em relação ao Processador, tem opção de upgrade?! Se sim, existe a possibilidade de instalar um PPC G4 de 500MHz DP?

Fico grato pela atenção e na expectativa de respostas para tais indagações

REF.: http://www.everymac.com/systems/apple/powermac_g4/stats/powermac_g4_400_agp.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 16
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Amigo, PPC não vale a pena hoje em dia. Você praticamente não vai usar a máquina, porque a performace vai ser irritante. Se fosse um Power Mac G5 até poderia valer a pena, mas mesmo assim, ainda será uma porcaria perto do seu MacBook. Isso eu afirmo com certeza pois até duas semanas atrás usava um G5 Quad-Core e já não rodava nem mesmo o msn mais novo. Investe um pouquinho mais e pega um Mac Mini Intel e você será feliz.

Abraços!

Editado por Pedro Huback
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse o mmatheus, acho que vou compra-lo apenas por gosto e qse nenhum uso ou seja => Coleção! (Fora que acho ele bunitao, nao mais que o iMac G4)

Quero algo que seja capaz de fazer cia pro macbook e também poder jogar um flight simulator (é um dos poucos se nao o unico jogo que realmente curto) mas nada de exageros e placas de video dual com 3d etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquece de jogo 3D num PPC G3 ou G4, eles ñ tem muito desempenho pra isso.

Recentemente comprei um Quicksilver, mesmo com o pessoal do forum falando que ñ valia a pena, mas pelo preço e beleza, ao meu ver compensou.

Antes dele, havia comprado um G3 Blue, me decepcionei somente com 1 quesito, não haver versão de navegadores descentes pra ele.

Safari somente o 3.0, e mesmo assim poucos sites ainda dão suporte a ele.

Firefox ficava muito lento.

Chrome Ñ existe versão pra PPC, até que vi.

o IE-ca que vinha por padrão no OS 9, é uma porcaria.

Como peça de souvenir até que vale, dependendo do preço, qualquer coisa a cima de 300 reais nele é um roubo a mão desarmada.

Dependendo de onde vc more, e do valor que em em mãos, opte por um PPC G4 ou G5 que pelo menos dará pra rodar o 10.5.8.

Mas se vc tem pelo menos 1200 reais em mãos, compre um mac mini intel, os antigos estão ness valor e ainda da muito cor dentro.

Tenho planos de comprar um iMas G3 blue, só pra decoração.

Fiz uma gambiarra no meu G4 QS e consegui instalar o leopard nele, vi uma desempenho melhor que no Tiger, o mal é que esse é capado de c ache, tendo somente 256Kb, coisa ridícula num PC desse porte e da época que ele foi construído. O G3 Blue tinha 1Mb de cache, só pecava pela fraca VGA dele que matava na hora de assistir vídeos.

Tenho vontade de comprar um kit sonnet, mas haja grana pra isso, sei que além de c aro, é raro de s e achar.

CASo sua vontade seja souvenir, cai dentro que é manero, tem versões do Ubuntu pra PPC que derrepente fica até melhor que com Tiger ou OS 9 instalado.

vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Power PC G4 1.42GHZ Dual, ainda da para fazer muita coisa, também já tive um G4 400Mhz e posso lhe dizer que pouco se pode fazer com ele nos dias de hoje, não recomendo você comprar essa maquina na intenção de fazer muita coisa nela, se quiser alguma coisa para brincar e fazer testes, tente pegar algo acima de 1.4Ghz mas sabendo que muitos software's não rodam mais nessas maquinas.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, se quiser um Mac potente mesmo, recomendo: MacBook Pro, MacBook Air, Mac Mini ou iMac

Mas pra quem tá subestimando o Power Mac G4, fiquem sabendo que ele é um ótimo Mac sim!

Outro dia fui visitar um dos grandes jornais daqui de Recife e na parte de edição de imagem só se usava ele! Me falaram que nunca tiveram problemas com desempenho, abriam todos os programas e realizavam todas as atividades com perfeição por parte do Mac. (E devo admitir que o resultado final fica uma beleza! O visual do jornal é bem legal).

Resumindo: Se quiser algo pra colecionar e ao mesmo tempo usar, vai fundo! (Só não pode se estressar possíveis "travadinhas" e incompatibilidade de programas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, se quiser um Mac potente mesmo, recomendo: MacBook Pro, MacBook Air, Mac Mini ou iMac

Mas pra quem tá subestimando o Power Mac G4, fiquem sabendo que ele é um ótimo Mac sim!

Outro dia fui visitar um dos grandes jornais daqui de Recife e na parte de edição de imagem só se usava ele! Me falaram que nunca tiveram problemas com desempenho, abriam todos os programas e realizavam todas as atividades com perfeição por parte do Mac. (E devo admitir que o resultado final fica uma beleza! O visual do jornal é bem legal).

Resumindo: Se quiser algo pra colecionar e ao mesmo tempo usar, vai fundo! (Só não pode se estressar possíveis "travadinhas" e incompatibilidade de programas).

Sem querer ser chato, mas você faz idéia de quão velho é um PM G4 400?

Essa máquina tem 11 anos. Acho que pela idade da pra ter noção de como vai ser a compatibilidade com softwares.

E não digo nem com softwares recentes, já que a última versão de OS que uma máquina dessas é capaz de rodar (e com muito sofrimento) é duas gerações antes da atual.

Isso significa que nem browser decente funciona nesse mac, pra deixar bem claro.

Que a máquina foi boa um dia não sobra dúvida.

Nos dias atuais uma máquina dessa só serve pra:

1. colecionar

2. peso de papel bem pesado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer ser chato, mas você faz idéia de quão velho é um PM G4 400?

Essa máquina tem 11 anos. Acho que pela idade da pra ter noção de como vai ser a compatibilidade com softwares.

E não digo nem com softwares recentes, já que a última versão de OS que uma máquina dessas é capaz de rodar (e com muito sofrimento) é duas gerações antes da atual.

Isso significa que nem browser decente funciona nesse mac, pra deixar bem claro.

Que a máquina foi boa um dia não sobra dúvida.

Nos dias atuais uma máquina dessa só serve pra:

1. colecionar

2. peso de papel bem pesado

Não sei o software, browser e muito menos os programas que usam, mas tenho inclusive uma foto deles lá e garanto que usam para fazer o visual do jornal.

Pode ser uma ótima equipe que faz milagres com os piores programas, mas isso não desmerece o computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tem certeza que usam um PPC 400 pra edição ? Cara, não sei se você já usou um, mas a performance é péssima. Tenho um iMac G3 DV, e não roda nem Youtube em 240p !

Sei que é velho e com performance muito ruim... Nunca utilizei um e a única vez que vi alguém utilizando ao vivo foi como descrevi acima. Realmente até quando ele movia o mouse dava umas travadinhas mas, eram uns 30 PPC na sala pra fazer o trabalho (Creio que uns 8 iMacs já davam conta do recado).

Claro que não se compara aos Macs atuais e que eles não estavam usando o Photoshop CS5 Extended ou algo do gênero, mas o que eu quis dizer (e que provocou essa polêmica toda), foi que ele ainda serve pra algo, mesmo já sendo item de colecionador.

Espero encerrar a polêmica com esse post, que foi mais explicativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

PPC hj em dia eh pra colecionar e fazer tarefas basicas.

Navegar (sem flash), escutar um som (itunes 10.1 ainda roda nele), e assistir filme ripado, nunca vi dvd no meu.

Nao me arrependo de ter comprado o meu, mas um MDD cairia bem, caso eu ache alguem que aceite trocar rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...