Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Meu Mac veio com HD SATA 1 ou 2 ?


Posts Recomendados

Pessoal,

Ontem vi uma coisa que me deixou chateado.

Acho que meu Mac veio com HD SATA 1, devido a essas informações que encontrei na Visão do Sistema:

Velocidade do Link: 3 Gigabits

Velocidade do Link Negociada: 1,5 Gigabit

Se alguém souber a resposta, é só falar.

Se for mesmo SATA 1, vou providenciar a troca pelo SATA 2

post-4113-0-53654600-1293915804_thumb.pn

Editado por Ramon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

estranho..é para ser sata II. para ter certeza abre o note e verifica direto no HD.no meu antigo PRO se não me engano era sata II sim.

outro detalhe, veja se no hd tem algum jumper nele pois se tiver só vai rodar a 1.5Gb/s mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PC que eu uso ainda é IDE! Faz tanta diferença assim?

Do IDE para SATA faz bastante. Já do SATA 1 para 2 depende do uso.

estranho..é para ser sata II. para ter certeza abre o note e verifica direto no HD.no meu antigo PRO se não me engano era sata II sim.

outro detalhe, veja se no hd tem algum jumper nele pois se tiver só vai rodar a 1.5Gb/s mesmo.

HD SATA tem jumper? Isso não é só nos IDE?

Exatamente igual ao do meu Mac mini, que tem praticamente a mesma configuração.

Pra que esse pânico? A performance tá deixando a desejar?

Isso quer dizer que é mesmo SATA 1?

Então, esses dias fiz umas transferencias de arquivos grandes e exportação de vídeo, e achei que ele poderia ter sido mais ágil.

Além do mais, estou achando a busca no Spotlight MUITO LENTA. Ele busca, busca, e demora para encontrar os arquivos (nem sei se tem a ver isso com o fato de ser SATA 1 ou 2).

E além do mais, já estava pensando em colocar um HD de maior capacidade, pois meus 320GB estão um pouco limitados. Então só iria acelerar o processo de troca unir o útil ao agradável ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon, acho que deve ser SATA II sim, pois se o 1 só roda a 1,5 porque teria um 3 lá?

Mas se tá achando lento e quer aumentar a capacidade, porque não trocar, não é mesmo? :P

Ps: Acho que essa de a busca estar lenta pode ser o fato do HD estar muito cheio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon, acho que deve ser SATA II sim, pois se o 1 só roda a 1,5 porque teria um 3 lá?

Mas se tá achando lento e quer aumentar a capacidade, porque não trocar, não é mesmo? :P

Ps: Acho que essa de a busca estar lenta pode ser o fato do HD estar muito cheio...

Ele mostra o 3 por suportar, mas so trabalha em 1,5.

Mas não está cheio, não estou nem com 50% ocupado. Quero aumentar para poder colocar coisas que não coloquei ainda.

Meu MBP 13" (Quase a mesma config) está igual.

--

Qual o modelo do HD de vocês?

EDIT: Achei isso. Parece que não fui o único a recalmar. Interessante é que é o mesmo modelo de HD

http://discussions.apple.com/thread.jspa?threadID=2401816&tstart=0

Editado por Ramon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um usuário lá postou essa informação com fonte e tudo:

Wikipedia a decent place to start.

"For mechanical hard drives, SATA 3 Gbit/s transfer rate exceeds drive throughput, and will for some time, as the fastest mechanical drives barely saturate a SATA 1.5 Gbit/s link."

Notebook drives are not "the fastest mechanical drives". They are quite a bit slower than something like a 15k Seagate Cheetah, which are barely able to touch the limit of SATA 1.5Gb/s, if that.

Or you could look here.

"Individual disk drives, however, rarely take advantage of 3Gb/s bandwidth. Why? An ATA drive's internal data transfer speed tops out at about 60MB/s--the maximum rate that the data head can sustain reads or writes to the disk media."

"This means a single drive with a 1.5Gb/s interface connected to a 3Gb/s host interface delivers the same internal drive data rate as an otherwise identical drive with a 3 Gb/s interface, since the drive's internal data rate, not the interface, is the gating factor in performance."

A explicação me parece ter muito sentido, portanto só será possível notar alguma diferença de performance se vc trocar o HD por um SSD, que é capaz de lidar com a maior velocidade do link SATA. Em HDs aparentemente o gargalo é outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estranho..é para ser sata II. para ter certeza abre o note e verifica direto no HD.no meu antigo PRO se não me engano era sata II sim.

outro detalhe, veja se no hd tem algum jumper nele pois se tiver só vai rodar a 1.5Gb/s mesmo.

Acabei de olhar aqui, e não tem Jumper não.

Fiz umas pesquisas, e parece que esse HD Hitachi HTS545032B9SA02 é mesmo SATA 1

--

Em alguns testes aqui, achei o desempenho um pouco fraquinho. Esperava pelo menos 70MB/s

post-4113-0-09912300-1293993674_thumb.pn

Editado por Ramon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como prometido Ramon:LorBUFyvAzU8viTgLdqyCfb6KDikUcGB_o.png

1225ZGb3HiqpTzwjvAm7sNQU8yi1Gt4e_o.png

:o ! Parece que foi um bug, hahaha.

oTRWXXrsgcTysxFqldI6PvCVz6P6wWc9_o.png

É matheus, o meu ainda tá melhor. Fiquei mais tranquilo agora.

Mas estou pensando seriamente em colocar um HD Hybrido. Pelo que andei pesquisando, o desempenho é bem interessante. Nada que se compare ao SSD, mas bem melhor que os HD convencionais.

Veja a imagem que nosso amigo EduRocha mostrou.

post-4113-0-63353600-1294012933_thumb.pn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...